Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 27/Aug/2014 às 12:14
28
Comentários

Eduardo Jorge, a surpresa do debate da Band

Para internautas que acompanharam o debate da Band, Eduardo Jorge foi o grande vencedor. Irreverente, o candidato não se limitou a temas triviais e abordou legalização do aborto e da maconha. Nas redes, foi chamado de 'Mujica brasileiro'

eduardo jorge marina magrinha debate
Marina encara Eduardo Jorge no momento em que o candidato a chama de ‘magrinha’. “Jamais tive intenção de ofender Marina chamando de magrinha. Ela é minha amiga. Fui o que sou há trinta anos” (Eduardo Jorge, em entrevista após o debate)

Eduardo Jorge chamou a atenção dos internautas durante o debate presidencial da TV Bandeirantes nesta terça-feira (26). O candidato do PV disse na saída da emissora que não teve intenção de ser irreverente:

“Fui o que sou há trinta anos”, declarou.

Como nem os candidatos da extrema esquerda fizeram, Eduardo Jorge chamou atenção pela defesa em elevado tom de voz do direito ao aborto das mulheres, do voto facultativo, do parlamentarismo e da legalização das drogas.

Sempre com as mãos soltas e com bastante gesticulação, o presidenciável do PV citou Mahatma Gandhi, Leon Tolstói e John Lennon. Lembrou da Guerra do Vietnã e, em resposta a Luciana Genro, disse ser a favor da “paz mundial”:

“A Luciana não gosta de paz e amor, mas eu gosto. Paz e amor não quer dizer covardia. Não quer dizer falta de capacidade de enfrentar o debate. Paz e amor são ideias de gente como Gandhi, Leon Tolstoi e John Lennon. Nós podemos sim. E o PV é o partido revolucionário em vários aspectos. Queremos a revolução com democracia, repudiando qualquer forma de autoritarismo de esquerda e de direita. Com uma cultura de paz transformando a cultura de guerra, que fez o século XX ser o século da destruição”, filosofou Eduardo Jorge durante o debate.

O ponto alto da excêntrica participação dele no debate, contudo, foi quando o candidato questionou as ideias de Marina Silva (PSB) sobre a dívida externa brasileira e chamou a candidata de “magrinha”:

“Se auditar a nossa dívida e colocar ela numa ressonância, ela vai sair magrinha, parecida com você”, declarou Eduardo Jorge, arrancando risos da platéia e olhares furiosos da oponente.

Sobre o episódio, o jornalista Kiko Nogueira escreveu:

Provavelmente desde os 9 anos Marina Silva não era chamada de “magrinha”. O olhar de Marina, sempre voltado para as grandes questões da existência — dormirá ela com a responsabilidade de salvar o mundo? Será ela capaz de rir de alguma piada? –, oscilou entre a surpresa e o desprezo. Jorge saiu sambando, quase pedindo mais uma cerveja.

Em outro momento emblemático do debate, Eduardo Jorge deixou Boris Casoy a ver navios quando o jornalista o questionou a respeito da regulamentação da mídia (chamada por Boris de censura).

História

Médico sanitarista, Eduardo Jorge nasceu em Salvador e foi filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) até 2003, quando saiu por divergências com a direção partidária e passou a integrar o PV.

Na PT, Eduardo Jorge foi deputado federal e estadual por São Paulo, além de secretário dos governos de Luiza Erundina (1989-1990) e Marta Suplicy (2001-2002).

Já no PV, foi secretário de Meio Ambiente das gestões de José Serra e Gilberto Kassab.

Na época de estudante de medicina na Paraíba, Eduardo Jorge militou no movimento estudantil contra a Ditadura Militar, fazendo parte do PCBR (Partido Comunista Brasileiro Revolucionário). Ele foi enquadrado duas vezes na Lei de Segurança Nacional daquela época sob acusação de ser subversivo.

Questionado se a defesa apaixonada da legalização das drogas que fez no debate tem alguma relação com o passado hippie e revolucionário, o candidato gargalhou:

“Hippie ainda sou, mas só de vez em quando”.

Na internet, Eduardo Jorge também virou meme:

eduardo jorge debate meme
Eduardo Jorge vira meme após debate da band (Pragmatismo Político)

Rodrigo Rodrigues, Terra Magazine

Recomendados para você

Comentários

  1. Onda Vermelha Postado em 27/Aug/2014 às 12:19

    Pra aqueles que não viram! O QUARTO programa da Dilma exibido à noite, é muito bom! Vai direto ao ponto: Saúde! Sem dúvida, o setor que acumula as maiores carências e críticas. São apresentadas as dificuldades, os desafios e o que foi e está sendo feito na área de saúde como, por exemplo, aumentaram-se em 97%, em termos reais, os recursos da saúde de 2002 a 2014, apesar de não contarmos desde 2008 com a CPMF, derrubada pela oposição! E isso não se faz com Blábláblá, mas com ações concretas! A implantação do Mais Médicos diferente do afirmado por alguns não é um mero “paliativo”. Somente diz isso quem não conhece a área! Na verdade é uma ação concreta de estruturação do Sistema Único de Saúde(SUS) que já contratou mais de 14000 médicos e atendeu, em menos de um ano de funcionamento, mais de 50 milhões brasileiros em todo o país. Dentre esses, cerca 700 municípios que não contavam com um único médico sequer antes da implantação do programa. E para suprir a carência de profissionais, o programa também já criou 4041 novas vagas nos cursos de medicina de um total de 11 mil novas vagas até 2017. Em suma, um esforço gigantesco! Foram concluídas a construção de mais 7000 postos de saúde(UBS) e 13000 estão em construção, que por sua vez, estão sendo interligadas via Internet banda larga para prover diagnóstico à distância e agilizar o atendimento. E vem aí o Mais Médicos Especialidades para as especialidades com mais carência! Já a expansão do SAMU atingiu 70% do nosso imenso território e é maior do mundo no gênero. As UPAS 24H concluídas já chegaram a 328, e estão em construção 342. Somos um dos países de maior cobertura de vacinas GRATUITAS do mundo. É óbvio que temos problemas e isso é visível e reconhecido por todos, mas deixar também de reconhecer os avanços já alcançados pode significar botar tudo isso a perder. O que somente poderá ser garantido se tivermos CONTINUIDADE de ações e planejamento na área. Aqui também os mais pobres eram, de fato, INVISÍVEIS. Foi mais uma demonstração de que a mídia omitiu SIM, deliberadamente, as realizações nestes últimos quatros anos de Governo Dilma. Assista o programa e comprove você mesmo! Não me canso de repetir! Muita gente boa vai se surpreender, outros vão se indignar, outros vão se identificar, outros tantos vão querer saber por que não foram informados por nossa “gloriosa” imprensa. A Dilma tem o que apresentar! E os outros? Quais são, de fato, as propostas CONCRETAS? Só Blábláblá? E o Lula mandou os seus recados certeiros. Afinal, que “nova política” é essa com velhas práticas? É o que tá todo mundo repetindo: “A verdade vai vencer a mentira, e o amor e a esperança venceram o medo e o ódio!”. Atenção respeitável público! Preparem-se! Aqui está a VERDADE! Veja em https://www.youtube.com/watch?v=5Cmgvgdtsyo

    • Rafael Postado em 27/Aug/2014 às 12:56

      Quanta porcaria! Queria eu morar neste Brasil que o PT esta pintando!

      • Gente chata não falta Postado em 27/Aug/2014 às 16:01

        Agora essa é a nova da oposição: dizer que quer morar no Brasil da propaganda eleitoral da Dilma. Bom, eu moro e to feliz. Os que não acham isso deviam fazer como Mainardi e a trupe, e pular fora. Que gentinha chata essa oposição.

      • Maria Postado em 28/Aug/2014 às 00:19

        melhor o Brasil que o PT "pinta" do que o retrocesso causado por FHC e pelo PSDB. É inegável que ouve melhoras nestes 12 anos de PT... é só parar um pouco e estudar a história do Brasil

      • Seu Paulo Postado em 28/Aug/2014 às 11:26

        "deviam fazer como Mainardi e a trupe, e pular fora." Como é que era aquele slogan da ditadura mesmo? Ah, "Brasil, ame-o ou deixei-o!" O que uns 30 anos de distância não fazem, hein?

      • Luciana Postado em 28/Aug/2014 às 13:31

        Não gostar de um candidato é uma coisa, mas reconheça o que ela fez! E também se lembre que não existe só presidente da república, ela é só uma parte desse poder, temos governador, prefeitos, etc. Eu não acho isso porcaria de modo algum, pelo menos ela não deixa o Brasil na mão de banqueiros, nem fica se pendurando em um "engavetador geral da república". Temos que parar um pouco de ódio e com essa mania leviana de pensar que tudo esta uma bosta, porque as coisas não são por ai.

    • Paola Postado em 27/Aug/2014 às 16:27

      Gente do céu, parece fã do Justin Bieber.

  2. Jonas Schlesinger Postado em 27/Aug/2014 às 12:20

    Ele foi cômico, mas surpresa nenhuma. Insosso demais e foi eclipsado por Luciana Genro que foi eclipsada pelo Fidelix. Este sim achei irreverente. Até o Boris riu com as presepadas dele.

  3. vitor Postado em 27/Aug/2014 às 13:05

    pena que brasileiro tem medo de ir ao medico

  4. Grazi Postado em 27/Aug/2014 às 13:06

    Eduardo Jorge foi lá só pra zueira. rs Obs. Paz e amor foram ideais de John Lennon só na canção, na realidade ele era um idiota agressor de mulheres.

    • Zico Postado em 27/Aug/2014 às 14:37

      John Lennon agredindo mulheres? Onde isso foi publicado, na Contigo ou na Ti-ti-ti?

      • Deisy Postado em 28/Aug/2014 às 08:45

        boa! passa a fonte, nunca ouvi falar de Lennon agredindo mulheres. Quanta irresponsabilidade!

  5. Rouselise de Queiroz Postado em 27/Aug/2014 às 13:10

    prefiro a Dilma.

  6. mauricio augusto martins Postado em 27/Aug/2014 às 13:15

    O Dr. Eduardo Jorge sem dúvida é uma esperança mais a Esquerda, gostei quando "lembrou" o candidato do Aecioporto que quem criou '"A LEI DOS GENÉRICOS" foi ele, e não o "sequestrador" çerra, preocupante como sempre, foi a EDUCAÇÃO cortês em Sociedade e sua aplicação na prática, a Nobre Representante do PSOL Sra. Luciana Genro didaticamente afirmou que "Pastor" não cabe em Regime Democrático muito menos em ESTADO LAICO, nem o "cargo"(muito menos a Pessoa), e passou a chamá-lo de Sr. Tal, espanto é não ter sido acompanhado por "repórteres" inquisidores e muito menos pela Blablárina que chama o coiso de "Pastor" e a Presidenta da República Federativa do BRASIL de "você"(!!!), tentando rechear ainda mais os coxinhas, trocando Educação por Carteiradas, mas quem ganhou mesmo foi a DILMA, passaram a vida toda Satanizando o Partido dos Trabalhadores e agora ela mostrou parte das Conquistas e os fez ENGOLIR, isto imagino sentido pelo incauto Eleitor. Pelo horário do Debate, sempre fôra de ataque a Esquerda para que possam "levantar" um Factóide, mas o INIMIGO DOS GARIS para quem não sabe o Boris Casoy levou nas Fuças uma certeza, que a LEY DE MÉDIOS vem ai, apoiada pelo Dr. Jorge...maumau

  7. Rodrigo Postado em 27/Aug/2014 às 13:37

    (Outro Rodrigo) A zuêra me lembrou o "Cabaré do Barata", com Agildo Ribeiro e os presidenciáveis. Bons tempos, em que as posições eram definidas e mantidas.

  8. poliana Postado em 27/Aug/2014 às 15:33

    eu ri demais qdo o boris casoy o perguntou sobre a regularização da mídia, e durante a pergunta deixou claro q dilma era contrária a isso...aí o eduardo jorge respondeu: "nesse caso, concordo com a presidenta". kkkkkkkkkk...

  9. Eleitor Consciente Postado em 27/Aug/2014 às 16:25

    Parem de criticar o jeito de ser do cara, descarte um candidato pelas suas proposta e não por sua personalidade, Eduardo Jorge é um cara irreverente, alegre, que foge do padrão comportadinho e falso sorridente de se fazer política, para que vocês querem mais um político enlatadinho? Pesquisem sobre o cara, vejam a campanha, as propostas, vale a pena...

  10. Leonardo Postado em 27/Aug/2014 às 16:45

    Apesar dele falar "dívida" de maneira genérica, ele se referiu à dívida interna, que vem crescendo a passos largos e nunca teve uma auditoria. vide: http://www.auditoriacidada.org.br/

  11. Ed Nezer Postado em 27/Aug/2014 às 17:21

    Bem lembrado que ele caiu fora do PT por "divergências". Outros também seguiram o mesmo caminho, me permito, por dignidade.

  12. Fernanda Ocanto Postado em 27/Aug/2014 às 17:35

    A Dilma pode falar de Números, o Aécio inventar histórias prá boy dormir, Marina fingir que vai respeitar a constituição e o estado laico, Mas quem falou o que devia ser falado e discutido foi o PV -Eduardo Jorge e PSOL - Luciana Genro, A politicagem numerológica não tem levado ao Brasil a lugar nenhum! somente fodeu a educação sem vacelina! Aumentou a burocracia na medicina do SUS, Desrespeitaram o meio ambiente em todas as suas vertentes! não fizeram a reforma agraria, nem previdenciária, nem parlamentar que prometeram! o salario mínimo continua sendo mínimo, e os cabritos continuam pondo filhotes neste mundo e comprando ração com bolsa família, bolsa gás, bolsa educação..... ao em vez de colocar isso diretamento no bolso do trabalhador, eles camuflam de bolsas para criar dependencias governamentais de uma parcela x da população! e agora segundo o tucano quer dar mais uma bolsa estudantil, segundo a psdbista aumentar os juros e segundo a petista, deixar tudo como esta! e que se fodam as mulheres que morrem por causa de abortos clandestinos, que se fodam as comunidades periféricas mais carentes que acabam reféns das drogas! Uma educação fajuta por causa de leis aprovadas a 18 anos! e a merda continua solta e neste caso foi colocada no ventilador a todo vapor com os estrumes radicalistas de extrema que querem vender o Brasil e armar os cidadãos! ai pronto... podemos nos matar de metralha se a fome não matar!!!! vamos despolarizar as discussões entre o quarteto fantástico e colocar estes dois luciana e jorge pra quebrar nestas eleições! o povo brasileiro esta cansado de números pra OMC e UNESCO, temos de ter números reais para o povo brasileiro!

  13. anonymo Postado em 27/Aug/2014 às 18:56

    eu ia anular meu voto, mas encontrei em quem votar

  14. Jani Postado em 27/Aug/2014 às 22:50

    Eu gostei do Eduardo Jorge....ao menos é autentico. Se a Marina fosse a Acreana humilde que é nao estaria travestida com cara de quem vai vender peixe e entregar isca. Ela ocila, vai para onde o vento sopra. É venenosa e crente.

  15. Onda Vermelha Postado em 28/Aug/2014 às 11:49

    Pessoal vejam o “desastre” e a falta de “consistência política” da “fadinha da floresta” na entrevista com a jornalista Renata Lo Prete na GloboNews. Entrevista esta que se seguiu a do JN desta quarta-feira. Fazendo justiça a repórter, aqui as perguntas foram muito mais bem elaboradas. As respostas nem tanto! Marina Silva é a entrevistada no Jornal das Dez. Divulguem! Veja em http://g1.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/videos/t/todos-os-videos/v/marina-silva-e-entrevistada-no-jornal-das-dez/3592002/

  16. Lucas Postado em 28/Aug/2014 às 13:08

    Esse cara não dá para levar à sério. Os mais inteligentes e esclarecidos são a Luciana, o Aécio e a Marina, nessa ordem. O resto...é papo furado.

    • Mateus Souza Postado em 28/Aug/2014 às 17:14

      Pra mim a Luciana Genro não é realmente esclarecida, frequentemente atacou pessoas ao invés de argumentos e foi incapaz de falar com calma sobre qualquer coisa. Sou de Belo Horizonte e nunca conheci pessoalmente alguém que tenha votado nele pra Governador ou Senador, sempre me pergunto aonde ele esconde os eleitores dele... Concordo que pelo menos a Luciana discutiu objetivamente problemas concretos em algum momento, o Eduardo Jorge o fez sempre e ganhou meu voto, uma postura autêntica exibindo a personalidade dele não diminui a racionalidade das propostas dele independentemente deu gostar do jeito dele ou não.

    • poliana Postado em 28/Aug/2014 às 19:21

      aecio esclarecido??? oi???!!!

  17. Eliana Postado em 28/Aug/2014 às 17:48

    Irreverência um tanto quanto tendendo ao deboche...!

  18. Roberto Pedroso Postado em 29/Aug/2014 às 09:40

    Concordo com a senhora Eliana,os que se apresentam como candidatos são ex petistas fanfarrões e um Aécio do PSDB que muito lembra o Collor( vejam só que tipo de oposição se transformou o PSDB!)e alguns poucos aventureiros sem experiência ou lastro político entre as escolhas que se apresentam é aconselhável ficar com o "menos ruim" e não trocar o certo pelo duvidoso.Em tempo essa pode ser a eleição para presidente da republica mais disputada mas também é a que menos se discute propostas e programas de governo....