Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 13/Aug/2014 às 13:16
52
Comentários

Eduardo Campos morre em acidente aéreo em Santos

Eduardo Campos morre aos 49 anos em acidente aéreo em Santos. Presidenciável do PSB morre no mesmo dia - 13 de agosto - que seu avô, Miguel Arraes, que morreu em 2005

eduardo campos morre avião santos
Eduardo Campos morre em queda de avião em Santos (Edição: Pragmatismo Político)

O candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB-PE) morreu na manhã desta quarta-feira, aos 49 anos, vítima de um acidente aéreo em Santos. A informação foi confirmada pelo coordenador-adjunto da campanha do PSB, Bazileu Margarido. O presidenciável do PSB morreu no mesmo dia que o seu avô, Miguel Arraes – 13 de agosto.

Eduardo Campos seguia do Rio de Janeiro para Santos para cumprir agenda eleitoral, mas o avião arremeteu por conta do mau tempo no litoral paulista. Ao menos cinco imóveis foram atingidos na queda da aeronave. A Rede Globo inicialmente informou que o candidato estaria acompanhado da mulher e de um dos filhos. O jornal O Estado de S.Paulo, no entanto, desmentiu a informação e garantiu que não havia familiares de Eduardo Campos no avião.

Marina Silva, vice de Eduardo Campos, não estava no avião. A ex-senadora, que embarcaria hoje na mesma aeronave de Campos, decidiu mudar a rota na última hora e embarcar em um avião de carreira com assessores.

A presidente Dilma Rousseff deve fazer um pronunciamento oficial ainda hoje. Ela cancelou a entrevista marcada para hoje à noite no Jornal Nacional e na Globo News.

Luciana Genro, candidata do PSOL à Presidência da República, lamentou morte de Eduardo Campos. “Minha solidariedade aos familiares e amigos. Esta eleição se transformou em luto!”, publicou no Twitter.

A Rede Sustentabilidade se pronunciou sobre a queda do avião de Eduardo Campos. “Todos estamos chocados com a morte de Eduardo Campos, em queda de avião hoje de manhã. Marina Silva segue agora para Santos (SP)”, divulgou o perfil do partido no Twitter.

Entrevista no Jornal Nacional

Após dar uma entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo, na noite de ontem, Eduardo Campos deveria cumprir agenda eleitoral em Santos, onde, às 10h30, concederia entrevista coletiva na Praia do Mercado. Contudo, o presidenciável não compareceu aos compromissos e não era possível fazer contato com ele, preocupando os membros de sua campanha.

ANAC

Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o avião pertence a um particular (AF Andrade Empreendimentos e Participações Ltda.) e está com a documentação em dia.

“Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave. A Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os fatores que possam ter contribuído para o acidente”, diz a nota, assinada pelo brigadeiro do ar Pedro Luís Farcic, chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.

Biografia

Eduardo Campos nasceu em Recife, em 10 de agosto de 1965 e deixa a esposa, Renata Campos, e cinco filhos: Maria Eduarda, João Henrique, Pedro Henrique, José Henrique e Miguel. Era filho do poeta e cronista Maximiano Campos e neto do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes, cassado durante o golpe de estado de 1964.

Campos formou-se em economia pela Universidade Federal de Pernambuco em 1985. Participou da campanha de Miguel Arraes ao governo de Pernambuco em 1986 e, com a vitória do avô, passou a atuar como chefe de gabinete e organizou a criação da primeira Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado.

Filiou-se ao PSB em 1990 e foi eleito deputado estadual no mesmo ano. Disputou sua primeira eleição majoritária em 1992 para prefeitura de Recife, ficando em quinto lugar. Foi deputado federal por Pernambuco por três mandatos consecutivos, entre 1994 e 2007. Em 2004, foi nomeado ministro da Ciência e Tecnologia no primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006). Em 2005, assumiu a presidência nacional do PSB.

Foi governador de Pernambuco por dois mandatos consecutivos (2007-2014), com apoio de Lula. Foi reeleito com 82% dos votos em 2010. Em setembro do ano passado, liderou o afastamento do PSB do governo Dilma, com a entrega de todos os cargos na gestão. Deixou o governo do estado em abril deste ano, para disputar a presidência da República, tendo como vice a ex-senadora Marina Silva, da Rede Sustentabilidade.

Vídeo do acidente:

com agências

Recomendados para você

Comentários

  1. Felipe Peters Berchielli Postado em 13/Aug/2014 às 13:19

    Independente das posições politicas,uma tragédia,ninguem merece isso,força aos familiares.

    • Edimar Resplandes Gomes Postado em 13/Aug/2014 às 22:16

      INDEPENDENTE DE ELEIÇÃO, ERA UM GRANDE HOMEM, NOTEM PUDE ACOMPANHAR PELO JORNAL NACIONAL, ERA O MELHOR PARA GOVERNAR O BRASIL, ESTAVA PREPARADO, MAIS NÃO DEU... QUE DEUS CONFORTE A FAMÍLIA, VAMOS ENFRENTE, TUDO NÃO ACABOU, FORÇA FAMÍLIA CAMPOS DEUS ESTA COM VCS.

  2. poliana Postado em 13/Aug/2014 às 13:31

    cara, tÔ em choque aki!! inacreditável!!!!!! q tragédia meu deus!!!!

  3. JOÃO SOARES Postado em 13/Aug/2014 às 13:32

    Sou pernambucano mas não iria votar em Eduardo Campos por pensar que a politica praticada por ele era "mais do mesmo", porem um acidente como esses é sempre muito triste independente de quem for vitimado por ele. Sinto muito pelas famílias dos que se foram nessa tragedia.

    • INEZ ANDRADE DA CUNHA Postado em 13/Aug/2014 às 15:53

      INDEPENDENTE DE VOTAR EM QUEM, FOI UMA TRAGÉDIA QUE SE ABATEU EM NOSSO ESTADO. FOI-SE UM GRANDE POLÍTICO, UM CHEFE DE FAMÍLIA, UM BOM FILHO, UMA BOA ALMA. PRA MIM ESTE NÃO É O MOMENTO DE SE FALAR EM ELEIÇÃO. NÓS, OS PERNAMBUCANOS PERDEMOS NOSSO LÍDER MAIOR. GRANDE PESAR E CONDOLÊNCIAS À SUA FAMÍLIA.... PRA NÓS É SOMENTE TRISTEZA.. ..

      • dam alves Postado em 14/Aug/2014 às 01:56

        impressionante que neguem fala dos piloto que também e gente e tem família

  4. Nilceia bianchi Leão Postado em 13/Aug/2014 às 13:32

    Que o Senhor conforte o coração dos familiares.

  5. J.C Souza Schlesinger Postado em 13/Aug/2014 às 13:35

    Que tragédia. Ele não mereceu pq deixou familiares. Que a família seja forte nesse momento e esses babacas de direita e esquerda, hoje, pelo menos esqueçam as diferenças e façam que nem seus candidatos. Hoje é um dia lamentável.

  6. Max Vanner Postado em 13/Aug/2014 às 13:37

    Podem procurar que vão encontrar o dedo do luladrão aí. No mínimo mandou algo aí, como com Celso Daniel e o Toninho do PT...

    • poliana Postado em 13/Aug/2014 às 13:41

      cara, fecha essa boca estúpida! será q nem diante de uma tragédia dessas vc consegue deixar as diferenças políticas de lado???!! qta estupidez meu deus! p.s.: sabia q n ia demorar de aparecer gente falando q a culpa é do pt, e q isso foi queima de arquivo. affff...tenha santa paciência! e q deus conforte o coração dos familiares de campos e os dê forças pra superar essa perda traumática!!!

      • José Ferreira Postado em 13/Aug/2014 às 13:55

        Nesse caso (apenas nesse caso) foi acidente. Descanse em paz, Eduardo Campos.

      • Luciano Bras Postado em 14/Aug/2014 às 00:24

        Veja bem Poliana, eu tambem prefiro acreditar que foi só um acidente, mas em se tratando de um país que está em ano de eleições e um dos partidos rivais realmente possui um histórico verdadeiramente tenebroso, eu te aconselharia a pensar duas vezes antes de mandar alguém fechar a boca...

      • poliana Postado em 14/Aug/2014 às 15:52

        vc é mais um doente luciano bras. n vale nem a pena me prolongar nisso! q absurdo!!! nojo de pessoas como vc!!

    • Rodrigo Duque Postado em 13/Aug/2014 às 13:53

      Meu amigo perdeu uma boa chance de ficar calado..

    • Felipe Peters Berchielli Postado em 13/Aug/2014 às 13:54

      Sempre apareceu um pqp,aliás nem pensou que o PT tem mais a perder do que a ganhar com a morte do candidato.

    • naldo Postado em 13/Aug/2014 às 13:56

      Max, o PT é o que mais tem a perder, pois a pressão será enorme para Marina Silva substituir o Eduardo (o código eleitoral permite substituição nesse e em outros casos, mesmo após findo o período de registro). Embora ela não estivesse conseguindo transferir seus votos para o Eduardo, ela candidata é outra conversa, e provavelmente será ser alçada à condição de heroína pela mídia. Em 2010, na semana antes da eleição, quando as pesquisas indicavam a eleição de Dilma no primeiro turno, Marina foi amplamente promovida pelos grandes grupos de mídia - o objetivo era levar as eleições para o segundo turno, o que de fato acabou acontecendo. Quem pode sair beneficiado é o PSDB paulista, pois se Marina aceitar, ela irá ao segundo turno com Dilma e adeus Aécio. Como se sabe, o PSDB paulista nunca engoliu o Aécio.

      • wander Postado em 14/Aug/2014 às 13:51

        Mariana é filhote do pt e o bom filho a casa torna. Não se pode entregar os destinos de uma Nação nas mãos de quem nunca administrou uma quitanda imagine administrar um NAÇÃO.Se Lulla, Dima, MARINA FOSSEM BONS MESMO A INICIATIVA PRIVADA TERIA PINÇADO ELES, PORQUE NÃO O FIZERAM? eles são bons administrar o patrimônio publico, que atende ao interesse do grande capital, e no final são administradores ricos e povo pobre. POBRE DE SAUDE, POBRE DE EDUCAÇÃO, POBRE DE EMPREGO, POBRE DE FOME, POBRE DE ESPERANÇA. A TENDENCIA COM ESTA GENTE É CONTINUAR CADA VEZ MAIS POBRE.

    • Helena/S.André SP Postado em 13/Aug/2014 às 15:37

      Deixe de ser estúpido, criatura. Vc não tem noção do que fala. Vc desconhece o que acontecia no governo Celso Daniel. Ele sofria pesada perseguição dos empresários vinculados ao transporte público da cidade. Vá se informar melhor antes de ficar dizendo asneiras a respeito de Celso Daniel e do PT.

      • silvana Postado em 14/Aug/2014 às 12:55

        eu so acho que, indepedente de quem morreu, devemos respeitar, pq sao seres humanos que tiveram morte tragica, respeito a toda familia.

    • Luiz Roberto Postado em 13/Aug/2014 às 20:57

      Poliana, sim que Deus conforte o familiares de Eduardo Campos para superar esta terrível perda! Max Vanner não quis ser insensível ao comentar sua suspeita. Não se trata de diferenças políticas ,se trata de fatos muito estranhos. Não podemos dar nome aos bois ainda mas uma coisa é certeza não foi uma fatalidade e sim um atentado. Por tudo que a perícia e os especialistas estão constatando era impossível ocorrer isso com o avião, tudo esta levando a crer que foi um atentado (crime político). É só vc analisar com calma os fatos vai chegar a esta conclusão. A verdade aparecerá vc vai ver. Podem ser que não descubra quem são os culpados, mas com certeza descobrirão que foi um atentado, sabotaram o avião para ocorrer isso!

      • poliana Postado em 14/Aug/2014 às 15:51

        affff...só pode ser brincadeira!! q absurdo meu deus! tá bom luiz roberto. o eduardo campos foi algo de ataques terroristas milimetricamente orquestrado por dilma e pelo pt!! tá bom assim??? n seria mais vantagem pro pt planeajar um atentado contra aécio neves??!! menos viu cara, tenha santa paciência..esse ódio político q existe entre petistas e tucanos no país TEM Q ACABAR! pelo amor de deus!!!! q absurdo!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Paulo Postado em 14/Aug/2014 às 00:09

      O fato beneficia o candidato do psdb, pois quem vota em Eduardo não vota no PT, talvez a CIA para beneficiar o candidato que representa as elites que querem entregar o PAÍS aos estrangeiros.

    • valclecia Postado em 14/Aug/2014 às 11:23

      deixa de ser idiota,max ,neste momento não e hora de falar tanta asneira,e sim orar pela alma dele

  7. Marcio Costa Postado em 13/Aug/2014 às 13:52

    Sou de Santos, a cidade está estarrecida com o incidente. Pessoalmente, não iria votar nele, mas é uma tragédia sem precedentes para as famílias das vitímas.

  8. Danilo Postado em 13/Aug/2014 às 14:02

    em choque!melhor candidato a presidência. lembro da última frase que ele disse na entrevista ao JN,"acreditem no Brasil."

  9. adriano Postado em 13/Aug/2014 às 14:40

    Acidente é pouco provável, mas não impossível e depende da afirmação da perícia oficial, mesmo assim peritos independentes devem resguardar para que não haja manipulações por qualquer parte interessada(que não são poucas). Para a democracia brasileira é imprescindível a certeza absoluta de que o suposto acidente não foi um atentado.

    • Rafael Martini Postado em 13/Aug/2014 às 15:04

      "Acidente é pouco provável". Para esse aí, a hipótese de atentado é mais forte do que a de uma infeliz fatalidade. Ah, por favor, né?

      • Fredy Postado em 13/Aug/2014 às 15:27

        Quantas panes o avião de Garotinho sofreu quando se preparava para ser candidato à presidência, lá no passado?

  10. Raquel Ribeiro Postado em 13/Aug/2014 às 15:07

    Que coincidência este acidente. Que Deus conforte a família das vítimas!!!

  11. Amanda Postado em 13/Aug/2014 às 15:20

    Além de lastimável o falecimento de Eduardo Campos, um ser humano, é triste ver comentários como: culpa da Dilma. Culpa do PT. Por favor né meus queridos, tenham no mínimo respeito! Como se tudo que acontecesse de infeliz no mundo fosse culpa da Presidenta!

  12. Helenice Alves Postado em 13/Aug/2014 às 15:36

    meu Deus estou chocada ate agora!!! estou perplexa, minhas condolencias ao familiares. e que Deus conforte o coracao de cada um deles!!!!!!!

  13. Mark Postado em 13/Aug/2014 às 17:11

    A Marina também estaria nesse avião. Tá na cara que foi atentado.

  14. Paulo Sergio Postado em 13/Aug/2014 às 17:30

    Meus pêsames a todos os familiares e amigos de Eduardo Campos . Mas se ia pousar na pista que fica em Guarujá? O avião arremeteu muito longe da pista no meu ponto de vista.

  15. Denisbaldo Postado em 13/Aug/2014 às 18:19

    Marina Presidente da República em 3, 2, 1...

    • poliana Postado em 13/Aug/2014 às 20:16

      n sei não viu denis' (olha a intimidade. rs)...acho q ela pode desbancar aécio e ir pro 2º turno com dilma..o q vc acha?

      • Denisbaldo Postado em 13/Aug/2014 às 22:07

        Sim, o Aécio e nada é a mesma coisa. Ela pode ser eleita a nova presidenta.

      • poliana Postado em 14/Aug/2014 às 15:48

        denisbaldo, calma, ainda é cedo pra tiramos esse tipo de conclusão. tá tudo muito recente ainda. n gosto de marina silva, acho-a uma farsa. posa de defensora da natureza, sustentabilidade e n sei mais o q, mas no fundo é tudo faixada. ela é uma fundamentalista religiosa. pra mim n difere dos malafaias e felicianos da vida! nem sob tortura voto na marina!

  16. REGISCAM Postado em 13/Aug/2014 às 18:25

    VAMOS FAZER UMA PRECE PARA ESSE ESPIRITO QUE É IMORTAL. EM VEZ DE FICAREM ESPECULANDO. ACORDEM PQ AGORA é A HORA. NÓS ESTAMOS PRECISANDO NOS CONECTAR COM A VERDADE. MUDA BRASIL. NÃO FALE O QUE PENSA, PENSE PRA FALAR. TEM VÁRIAS PESSOAS LENDO, TA NA HORA DE CRESCERMOS EM TUDO. SÓ PRA TERMINAR. NÃO ACREDITE NO POLITICO QUE DISSER- "QUE VAI FAZER E ACONTECER, PQ NÃO DEPENDE DELE E SIM DE TODOS."

    • paulo cesar Postado em 14/Aug/2014 às 11:50

      Estou lendo os comentários...estou chocado.. Sera que o candidato estava só no avião..e os outros? Não se fala neles?.. Ou a vida dos demais não valem nada?

  17. paulo.d.f Postado em 13/Aug/2014 às 18:36

    Uma lamentavel tragedia, pessoas publicas como o Sr. Eduardo Campos, tripulacao e colaboradores. Que a graca do bom DEUS os possa confortar

  18. Silvia Postado em 13/Aug/2014 às 18:41

    Dificilmente saberemos o resultado das investigações deste acidente: em maio deste ano, foi assinado decreto da presidente Dilma tornando sigilosas as investigações Brasil...

  19. GLAUSIMAR MANOEL DA SILVA Postado em 13/Aug/2014 às 20:19

    apesar toda essa tristeza vista nesse dia, é um homem que sem duvida merece todo respeito e gratidão pelo que fez no nosso estado pernambucano ,sou testemunha ocular de muitas ações feita na pulicar ,trazendo muitas melhorias para nosso estado Pe.deixou admirações e ispiraçoes,,,,,,,,,.obrigado EDUARDO CAMPOS!!!!!!!!!!

  20. Beatriz Postado em 13/Aug/2014 às 20:55

    Sei lá. Então Marina Silva é a sortuda do ano? Em cima da hora resolveu pegar um avião de carreira? Por quê? É tão inseguro quanto o outro, em tese... a não ser que soubesse de mais algum dado... E no mesmo dia que a morte do avô? Não acredito em tantas coincidências. Isso foi um recado. Um cala boca. Eduardo era jovem. Mesmo que não ganhasse nessa, ganharia crédito para uma próxima. Ainda poderia continuar disputando tranquilo por mais 10 anos. E em 10 anos, ganharia a adesão do povo, farto de tudo isto. Eu que pensava que quem mandava era a Senhora Dilma. Vejo que ela é apenas uma marionete de algo maior. Isto tudo me dá um profundo nojo. Quem diz que foi azar, no fundo sabe que não foi. Até quando vamos continuar fazendo o jogo do contente? A coincidência de números já relatados em outro site, do número 13: o número do PT, o número de letras do nome de Eduardo, do de Lula, a soma cabalística do aniversário de Eduardo: não me surpreenderia ser obra dos Iluminati. Nâo sei aonde ele não colaborou com esta ordem. Mas que isto ocorreu e que ele teve uma resposta dura, disso não tenho dúvidas. Pena que ainda em século XXI viramos fantoche disto tudo. Votarei nulo. Não ia votar nele, mas diante deste horror todo, só posso dizer que vou votar nulo. Vão roubar meu voto. Mas iam roubar de qualquer maneira. Assim, pelo menos fico com a minha consciência limpa.

  21. araujo Postado em 13/Aug/2014 às 22:14

    pelo os braços de deus ele cerar bem mas recebido do que pelo os braços dos homems. e deus limpara dos olhos de todas a familia todas as lagrimas

  22. Francisco Juliano Postado em 13/Aug/2014 às 22:25

    Sou pernambucano e também não iria votar em Eduardo Campos, mas também não queria que isso tivesse acontecido com ele. Jamais desejaria isso pra ele e nem pra ninguem neste mundo. Minhas condolencias a todos familiares das vitimas dessa tragedia.

  23. daniel filho Postado em 14/Aug/2014 às 00:22

    pernambuco e brasil em luto muito obrigado a todos vcs independente de partido ou religiao.

  24. afael Postado em 14/Aug/2014 às 07:57

    Não sei se vcs ficaram curiosos, mas CADÊ o avião???? Só vi fumaça e bagunça, não existe nenhum destroço, pedaço de asa, turbina, nada nada

  25. Muca Postado em 14/Aug/2014 às 08:00

    Acredito em algum atentado. .muita coincidencia ele ter fritado o PT, a Marina nao estar junto, ...

  26. Jeane nunes Postado em 14/Aug/2014 às 09:00

    Que Deus der o conforto a essa família linda,ele já esta nos braço de Deus.

  27. iara Postado em 14/Aug/2014 às 10:39

    lamentavel tragédia, pesames