Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 18/Aug/2014 às 13:23
41
Comentários

Datafolha aponta garantia de 2º turno com Marina na disputa

Datafolha: Marina tem números superiores a Aécio Neves no primeiro turno e a Dilma Rousseff no segundo turno

A ex-senadora Marina Silva apareceu em empate técnico na corrida presidencial com Aécio Neves (PSDB) no primeiro turno e com Dilma Rousseff (PT) no segundo turno, nas duas situações à frente dos adversários dentro da margem de erro, mostrou a primeira pesquisa eleitoral após a trágica morte do candidato Eduardo Campos (PSB).

Confira abaixo os números da nova pesquisa datafolha para a eleição presidencial, com o nome de Marina Silva substituindo Eduardo Campos. Para relembrar a pesquisa anterior, clique aqui.

Pesquisa estimulada

– Dilma Rousseff (PT): 36%
– Marina Silva (PSB): 21%
– Aécio Neves (PSDB): 20%
– Pastor Everaldo (PSC): 3%
– José Maria (PSTU): 1%
– Eduardo Jorge (PV): 1%
– Luciana Genro (PSOL): 0%
– Rui Costa Pimenta (PCO): 0%
– Eymael (PSDC): 0%
– Levy Fidelix (PRTB): 0%
– Mauro Iasi (PCB): 0%
– Brancos/nulos/nenhum: 8%
– Não sabe: 9%

Segundo turno

Nas simulações de segundo turno, o Datafolha avaliou os seguintes cenários:

– Marina Silva: 47%
– Dilma Rousseff: 43%
– Brancos/nulos/nenhum: 6%
– Não sabe: 4%
.
– Dilma Rousseff: 47%
– Aécio Neves: 39%
– Brancos/nulos/nenhum: 9%
– Não sabe: 5%

O Datafolha não realizou a simulação de uma disputa entre Aécio Neves e Marina Silva.

Rejeição

– Dilma Roussef: 34%
– Aécio Neves: 18%
– Pastor Everaldo: 17%
– Zé Maria: 16%
– Eymael e Levy Fidelix e Rui Costa: 13%
– Marina Silva, Luciana Genro e Mauro Iasi: 11%
– Eduardo Jorge: 10%

Avaliação da presidente

A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma tem a aprovação de 38% dos eleitores – no levantamento anterior, divulgado em 17 de julho, o índice era de 32%. O percentual de aprovação considera os entrevistados que avaliaram o governo como “bom” ou “ótimo”. A pesquisa mostra ainda que o índice dos que desaprovam a gestão, ou seja, consideraram o governo “ruim” ou “péssimo”, foi de 23% (era 29%). Dos ouvidos, 38% consideram o governo como “regular” (mesmo percentual anterior).

– Ótimo/bom: 38%
– Regular: 38%
– Ruim/péssimo: 23%
– Não sabe: 1%

A entrada da ex-senadora na corrida presidencial não tira votos dos dois principais adversários: Dilma aparecia com os mesmos 36 por cento e Aécio com 20 por cento na pesquisa anterior feita pelo Datafolha.

As intenções de voto nulo ou em branco caíram de 13 por cento na pesquisa anterior para 8 por cento, enquanto os indecisos recuaram de 14 por cento para 9 por cento agora, disse o Datafolha.

O Datafolha ouviu 2.843 eleitores em 176 municípios em 14 e 15 de agosto. Números da pesquisa foram disponibilizados em reportagem no site do jornal Folha de S. Paulo na madrugada desta segunda-feira.

com informações de Reuters e Folha de S.Paulo

Recomendados para você

Comentários

  1. J.C Souza Schlesinger Postado em 18/Aug/2014 às 13:35

    É isso mesmo vamos fazer o dever de casa pra tirar o PeTralha do governo. Como pode esta mulher, Dilma Roussef, ter sido tão ruim? Ainda tem gente que vai votar nela só pra ver o PT no poder, mas esquecem que ela nunca chegou nem aos pés do Lula, incompetência em pessoa. Eu sou um dos nulos que agora vai no 40 porque pra mim já deu tamanha incompetência.

    • J.C Souza Schlesinger Postado em 18/Aug/2014 às 13:50

      PSB é o melhor partido do brasil na atualidade e é centro-esquerda. N entendo o medo dos esquerdistas de plantão.

    • J.C Souza Schlesinger Postado em 18/Aug/2014 às 13:52

      Jaja vão aparecer notícias contra a Marina. Vão usar todos os artifícios do desespero pra tentar atingi-la.

      • Dhoco Postado em 18/Aug/2014 às 14:29

        Essa Marina é uma louca varrida....evangélica preconceituosa, preparem-se para um estado estilo “islâmico extremista” caso essa pessoa seja eleita.... PS: e fazer comentários com nomes diferentes, coisa feia em champs

      • Jonas Schlesinger Postado em 18/Aug/2014 às 14:41

        Pô se a pessoa não souber que sou o mesmo J.C tá mal hein brother.

      • eu daqui Postado em 18/Aug/2014 às 14:59

        Dhoco, extremismo já existe de montão e patrocinado pelo pt: neonazismo e nazinegrismo. Quem fomenta um alimenta o outro. Fundamentalismo neste país não é nenhuma novidade.

    • eu daqui Postado em 18/Aug/2014 às 14:58

      É isso aí: o trabalhador colocou lá e o trabalhador é quem vai tirar. Mas não necessariamente pra recolocar o psdb.

      • poliana Postado em 18/Aug/2014 às 19:42

        pra colocar a marina, eu prefiro ver o fhc d volta a presidência da república! viro tucana na hora!

  2. Rogerio Postado em 18/Aug/2014 às 13:39

    Sabe quem vai impedir que a Marina vá pro 2o turno? A Globo. O PiG quer o Aécio. A Marina serve só pra impedir a vitória da Dilma no 1o turno.

  3. Júlia Postado em 18/Aug/2014 às 13:42

    Agora que a corrida eleitoral vai começar de verdade... O bicho vai pegar para a Dilma; e sinceramente, não quero que ela saia. Entretanto, alego que não sei muito sobre os projetos da Marina, vou procurar saber mais. Mas só de saber o quanto o partido dela é intolerante... Dá para saber o que está por vir se ela ganhar. (http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/06/rede-de-marina-coleta-assinaturas-em-manifestacao-contra-gays.html)

    • poliana Postado em 18/Aug/2014 às 18:24

      julia, foi exatamente essa notícia da marina silva q me fez abrir os olhos pra farsa q ela representa! se faz de ambientalista defensora ferrenha do meio ambiente, mas é pura fachada!ela é mesmo uma fundamentalista religiosa, tão fanática qto essa corja evangélica q vem crescendo no cenário político nacional! me dá arrepios na espinha só de pensar q uma evangélica fanática pode ser eleita presidente da república! eu n sei quem é pior, se ela ou um tucano!! é por isso q vou continuar votando no pt! dilma e lula terão meu voto enqto essas opções existirem no país!!!!!!!!!!!

    • Tatiana Postado em 19/Aug/2014 às 14:21

      Engraçado, neste vídeo ela é bem convincente em sua resposta. https://www.youtube.com/watch?v=qHrW-vKd1f0&feature=youtu.be "Marina Silva da resposta sábia a jornalista, e deixa uma opinião bem clara e sensata com relação ao estado laico e a presidência da comissão de direitos humanos com Marcos Feliciano."

  4. Sherlockbr Postado em 18/Aug/2014 às 13:43

    Eu acredito que o caminho para um Brasil cada vez melhor para todos ainda é com o PT e que as alternativas não só não apresentam alternativas melhores, como possuem rabo preso com grupos extremamente maléficos para a nossa sociedade...

    • eu daqui Postado em 18/Aug/2014 às 15:01

      Só com o nazinegrismo, nazicoitadismo, nazivitimismo, nazirevanchismo e naziressentismo os futuros sucessores de Israel.

  5. Pereira Postado em 18/Aug/2014 às 13:52

    não só o rabo como todo o resto. Partido socialista é assim, corrompe tanto que se perde na própria corrupção.

  6. Pereira Postado em 18/Aug/2014 às 13:54

    Naro solbo, com certeza. Só o fato de tirar a comunistada revolucionária do PT já é um alento. Mas a esquerda está sozinha no Brasil infelizmente.

    • Victor Postado em 18/Aug/2014 às 15:41

      Que delirante!!!kkk! Comunista revolucionária?!! Deve ler Olavo de Carvalho , o velho senil que diz que é filósofo

    • Jorge Postado em 18/Aug/2014 às 20:25

      Estes sujeitos no estilo do Pereira precisam compreender a diferença entre esquerda e direita. Por favor, não é tão complicado assim. Querer dizer que a esquerda domina no país é um pouco arbitrário, se fosse verdade não teríamos perdido tanto tempo na demarcação de territórios quilombolas nos anos de Dilma ou não teríamos os desmandos acerca de terra indígena, ou Belo Monte é o que senão isso? A Dilma pode até ter lá sua inclinação pessoal à esquerda (eu não duvido que tenha) mas um poder sozinho não faz muita coisa, na verdade não faz quase nada. Ela se elegeu por meio democrático e constitucional, acessou os meios de legitimação estabelecidos pela estrutura política para legitimar-se e não pode ir contra o que essa mesma estrutura política lhe indica fazer. Sua campanha foi financiada além de estar no mesmo guarda-chuva do PMDB. A política do PT no governo federal é uma política de conciliação, nada de revolucionária, Pereira. Os interesses dos grupos étnicos minoritários continuam em segundo ou terceiro plano; as políticas de desenvolvimento como o PAC privilegiam aspectos de incremento de renda e consumo e não categorias referentes à qualidade de vida, o índice GINI quase não é citado nas avaliações dos programas; as políticas públicas no estilo "bolsa família" são medidas paliativas que não chegam a pôr em xeque a concentração de renda, mas estabelecem uma possibilidade de se "conviver" com ela e a reforma agrária foi esquecida. Todas essas medidas são ou medidas de uma direita moderada ou de uma esquerda conciliadora, não tem nada de revolucionário nelas. De um governo de esquerda esperamos mais, Pereira. Me parece que aqui é como lá fora: o medo da esquerda é maior que a capacidade cognitiva e vontade de abrir os olhos. Nos EUA fizeram há pouco tempo uma pesquisa que num momento enumerava as ações do programa de saúde proposto pelo Obama sem citar seu nome, num segundo momento perguntavam se o entrevistado era a favor do Obama Care; no primeiro caso a aceitação foi ampla, no segundo houve rejeição. É um medo da esquerda comprado à toa, sem reflexão. Cobram educação de qualidade, cobram saúde de qualidade, cobram segurança e de repente quando aparece alguém que pretende fazer isso (porque não se faz isso com políticas de direita, sinto informar, Pereira) o sujeito se perde esbravejando ódio. Educação de qualidade só com investimento no setor público, ou criaremos uma nova aristocracia; saúde não pode ser negócio e sistema privado é negócio: Pereira, procure nos EUA um jovem classe média com aparelho de ortodontia; e sobre a segurança, não se alcança sem esforços no sentido de diminuir a desigualdade social: matar um bandido, como proclamam por aí, não acaba com o fenômeno do banditismo. O que no fim das contas a nossa direita de internet pretende é uma via extrema, um holocausto de negros e pobres, índios e camponeses, sem saber que boa parte de vocês, alguns tantos outros Pereiras por aí, vão para os campos de concentração. E antes que me venhas com esse papo de que o nazismo era de esquerda, por favor, não me tome como um tolo ou brincalhão. Se queres conversar sobre as distinções entre esquerda e direita ao menos saiba quais são elas. Frequento o site mas não costumo comentar, mas percebo que o Pereira é sempre uma figura emblemática devido a visão limitada.

  7. Pereira Postado em 18/Aug/2014 às 13:56

    Naro solbo, tenho esperança que algum candidato denuncie a ligação clandestina do PT com as FARC. Tenho esperança que marina faça isso ou até mesmo o pastor everaldo.

    • eu daqui Postado em 18/Aug/2014 às 15:03

      "clandestina"? tem certeza qaue é isso que vc chama de cladestina? KKKKKKKKKKK essa ligação é tão ladestina quanto a ligação do psdb com eua e seu israel jagunço nazigenocida

    • Victor Stoimenoff Postado em 18/Aug/2014 às 15:47

      Ligação com as FARC?!!! Meu Deus! Quando agente pensa que já viu de tudo...

  8. J.C Souza Schlesinger Postado em 18/Aug/2014 às 13:58

    Aqui em Fortaleza foram 8 anos de incompetencia PT, quando o atual prefeito tomou posse em 2013 já fez uma porrada de coisa. Ele é do PSB.

    • eu daqui Postado em 18/Aug/2014 às 15:04

      Faço minhas suas palavras com relação à Bahia do PT e a Salvador mais recentemente do DEM. Lamentavelmente.

    • Roger Postado em 18/Aug/2014 às 18:36

      Também sou de Fortaleza. Me enumere 5 coisas que o novo "poste da dinastia Ferreira Gomes" prefeito fez. Além disso, ele não é mais do PSB. Quando houve a cissão do PSB, eles migraram para PROS. Só para ver o nível de crítico político você deve ser, uma vez que não sabe o que passa na sua cidade.

  9. J.C Souza Schlesinger Postado em 18/Aug/2014 às 14:02

    Segundo turno só vai ser interessante com a Marina. Se o Aécio for eu nem vou querer mais saber de eleição. O bom de uma eleição é uma disputa acirrada igual final de copa.

    • poliana Postado em 18/Aug/2014 às 18:26

      a velha mania do brasileiro de encarar a política como se fosse futebol! lamentável!!!!!

  10. Luis Postado em 18/Aug/2014 às 14:08

    Dilma no 1° turno.

    • eu daqui Postado em 18/Aug/2014 às 15:05

      Dilma e Aécio vão estar juntos no próximo avião caído antes de qualquer turno.

      • poliana Postado em 18/Aug/2014 às 20:39

        eita!! qto ódio no coração!! rsrsrsrsrsr

  11. Jonas Schlesinger Postado em 18/Aug/2014 às 15:30

    E já me disseram ainda ontem que com a Dilma não tem pra ninguém. Conversa é essa? Olha quantos foram às ruas protestar contra os gastos da copa e a precariedade dos serviços públicos. Não é possível que ninguém vê a incompetência? É claro que a Marina não é nenhuma santa ou messias pra salvar esta terra, mas é a única que pode fazer novidades em seu governo assim como o Lula o fizera há doze anos. Enfim os números mostram. Alguma dúvida que vai ter o segundo turno?

  12. Pereira Postado em 18/Aug/2014 às 15:40

    Cara, os maiores escravagistas do mundo eram os islâmicos da áfrica. Os caras 12 séculos antes do 1 portugues pisar na africa ja tinham escravizado quase todos os povos europeus. E pior, sem a igreja católica para criar movimentos abolicionistas.

    • André Postado em 18/Aug/2014 às 19:46

      Pereira, para de falar merda.

  13. Luis Postado em 18/Aug/2014 às 16:09

    Bancada evangélica curtiu isso

  14. Jonas Schlesinger Postado em 18/Aug/2014 às 16:38

    Aff que comentários desorganizados. Alguém tá apagando, mudando as posições dos comentários...

  15. poliana Postado em 18/Aug/2014 às 18:20

    eu parei de levar a sério qdo vi q era data folha! agora pode me chamar de neurótica naro!! rsrs...engraçado q há menos de um mês, aécio estava empatado com dilma no 2º turno. agora, de repente, ele n só está fora do 2º turno, como marina ganha de dilma!!!?? uauuuuuuuuuuuuu!!! q ninja!!!!!!!!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  16. poliana Postado em 18/Aug/2014 às 18:43

    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/05/marina-silva-defende-feliciano-e-fala-em-preconceito-contra-evangelicos.html TUCANOS, N DEIXEM ESSA MULHER IR PRO 2º TURNO, PELO AMOR DE DEUS!!! TÔ COM VCS!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  17. Casa Grande Postado em 18/Aug/2014 às 19:41

    Voto Dilma no primeiro e segundo turno se houver.O aécio neves da cunha,kkkkkkkkkkkkkkk.

  18. Pereira Postado em 19/Aug/2014 às 10:27

    Putz, os caras suprimem comentários na cara dura !

  19. Pereira Postado em 19/Aug/2014 às 13:47

    Jorge, devido ao site estar restringindo meus comentários(talvez por considerar "ofensivos" ou discordante da ideologia socialista/comunista e rotulando de "discurso de ódio", não sei já que não falo palavras de baixo calão) não responderei seu comentário, muito embora seja muito fácil, você está fora da realidade, precisa ler mais.

  20. Thiago Teixeira Postado em 19/Aug/2014 às 18:15

    A morte de Eduardo Campos foi trágica. Mas nenhum babaca nesse cenário político percebeu a força que Marina Silva tem no brasil? Eu que sou Dilma na cabeça percebi isso desde o começo, precisou o cara morrer para esses imbecis perceberem?

  21. Jonas Schlesinger Postado em 18/Aug/2014 às 15:26

    Kkkkk vai que dá pra chegar a 1% a grande meta dele.