Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 12/Aug/2014 às 15:06
60
Comentários

Como ficam os vira-latas após o pedido de desculpas?

Rodrigo Constantino, Reinaldo Azevedo e Demétrio Magnoli são alguns dos nomes que aplaudiram as grosserias do chanceler israelense contra o Brasil. Agora que o presidente de Israel pediu desculpas, o que dirão os nossos vira-latas?

constantino azevedo magnóli israel gaza
Rodrigo Constantino, Reinaldo Azevedo e Demétrio Magnoli (Edição: Pragmatismo Político)

E agora? Depois que o presidente de Israel, Reuven Rivllin, pediu desculpas ao Brasil pela grosseria de um porta-voz, Yigal Palmor, que rotulou o País como “anão diplomático”, o que dirão colunistas neoconservadores que, naquele momento, saíram em defesa de Israel.

SAIBA MAIS: Quem são os aliados de Benjamin Netanyahu no Brasil?

Desculpas de Israel ridicularizam vira-latas brasileiros
Paulo Moreira Leite

Depois que o próprio Reuven Riulin, o novo presidente de Israel, telefonou para Dilma Rousseff para pedir desculpas, não custa recordar a reação dos adversários do governo brasileiro, que há duas semanas se alinharam com o porta-voz da chancelaria israelense que definiu o Brasil como “anão diplomático.”

Em poucas horas o Brasil foi inundado por vídeos, artigos e comentários de ar grave, palavras duras e retórica pedante, de grande utilidade para encobrir uma postura típica de vira-latas.

Falou-se que era uma definição com “incrível precisão” de nossa diplomacia. Mesmo quem admitiu que a postura do governo brasileiro diante dos ataques do Exército Israelense a Gaza podia estar certa, justificou o “anão diplomático” porque o Itamaraty carece “de credibilidade mesmo quando faz declarações corretas.”

O telefonema de Riulin mostra com precisão realmente incrível o ridículo dessa reação. Para azar de quem levou o “anão diplomático” a sério, a atitude do presidente de Israel deixa claro que era uma definição menor, de um funcionário sem qualificação para emitir conceitos em nome do governo, alguma coisa que se poderia chamar de “gafe” — o que torna ainda mais curioso que tenha sido aceita e divulgada com tanta facilidade.

Riulin deixou claro pelo gesto que o Brasil está longe de desempenhar um papel desprezível na diplomacia do século XXI, para infelicidade daqueles que enxergam o mundo pelo olhar da inferioridade e da submissão.

Mais realistas do que o Rei a quem pretendem servir — estou falando da direita republicana dos EUA, que sustenta Israel de qualquer maneira –, procurando qualquer pretexto para bater no governo Dilma, eles se alinharam com Yigal Palmor, que fala em nome do chanceler Avigdor Lieberman, a mais acabada expressão do fascismo na política israelense.

Principal adversário de toda iniciativa de paz, Lieberman defende a manutenção e ampliação de assentamentos em territórios palestinos. Sustenta uma política de discriminação em relação a população árabe que reside em Israel. Chegou a apresentar um projeto pelo qual ela só teria direito a voto, por exemplo, se fizesse um “juramento de lealdade” ao estado judeu.

Foi desse mundo obscuro, vergonhoso e inaceitável, sem o menor compromisso com a democracia nem com a soberania dos povos, que veio o termo “anão”.

Não é surpreendente que ele tenha sido abraçado por aliados da oposição, capazes de afagar até adversários externos que — mesmo se estivessem corretos em seu ponto de vista — não tinham o direito de faltar com consideração por autoridades legitimamente autorizadas a falar em nome do povo brasileiro. O desrespeito e a agressividade são chocantes, mas não chegam a ser novidade neste repertório.

VEJA TAMBÉM: O problema não é o Brasil. É você!

Fazem parte da tentativa de desmoralizar adversários que não se consegue derrotar democraticamente. Tenta-se corroer sua legitimidade ao partilhar um tratamento grosseiro, chulo, que, a seus olhos, tem mais valor porque vem do estrangeiro.

Convém não esquecer que, há quatro anos, esse mesmo pessoal alinhou-se aos mesmos senhores externos condenar Luiz Inácio Lula da Silva em sua tentativa de construir um acordo de paz com o Irã de Mahmoud Ahmadinejad.

A viagem de Lula havia sido autorizada e até certo ponto estimulada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que enfrenta tensões com a atual política de Israel, tão radical e extrema que pode tornar-se prejudicial aos interesses norte-americanos.

Mesmo assim, os vira-latas não perdoaram.

Recomendados para você

Comentários

  1. Leonardo Lemes Postado em 12/Aug/2014 às 15:21

    Os vira-latas ficam com o rabo entre as pernas. Simples. Decepção é pouco, o que sinto com relação ao meu colega Demétrio Magnoli. Geógrafo derrotista.

    • Prof. Manoel Postado em 02/Apr/2015 às 16:18

      Este professor de Geografia não é professor: ganha R$ 200.000,00 mensais- sideralmente longínquo de qualquer Professor, mesmo universitário. Seus artigos em 'O Globo' são típicos de quem faz parte da casta elitista e privilegiada que vê com maus olhos todo aquele que pratica uma política de inserção social dos pobres. Seus livros de Geografia são adotados nos colégios da rede privada que atende a esta elite. Portanto, ele não é um geógrafo derrotista, mas elitista e francamente de direita, conservador que é (fazendo páreo duro com um Olavo de Carvalho e Rodrigo Constantino).

  2. Víctor Marcelino Postado em 12/Aug/2014 às 15:25

    É por isso que a (IN)VEJA apoia esses marronzeiros sem-vergonha. Constantino, Azedo e Magnoli não passam de patetinhas travestidos de LOBÕES canalhas... Em matéria de discurso barato, os três ganham de goleada!

  3. Soraia Ribeiro Postado em 12/Aug/2014 às 15:28

    Amigos. Essa reação dos tucanóides já era esperada. Eles parecem crianças fazendo birra contra Dilma e Lula, mas o que mais me incomoda é que sempre querem dar o golpe de estado - vide impeachment de Lula, bolinha de papel, wikipédia, etc. Vivemos numa democracia e devemos respeitar o resultado das urnas. Golpe nunca. Aqui no RJ estamos sem opções. Garotinho ou Crivella? Prefiro Crivella do que Garotinho de volta ao meu RJ. Porém, se ele vencer, aceitarei resignada. Golpe nunca!

    • Pereira Postado em 12/Aug/2014 às 16:25

      Não diga isso "Golpe nunca", Na venezuela , Cuba , C.norte e afins. você pode ser presa e torturada.

      • rose Postado em 12/Aug/2014 às 21:49

        Sabe de nada inocente

      • neuza maria Postado em 15/Aug/2014 às 15:34

        E até vinte e poucos anos atrás você não poderia falar isso no Brasil.

    • Rogério Postado em 13/Aug/2014 às 06:37

      Esse é o raciocínio que os vira latas não aceitam. Querem que o Brasil seja pau mandado dos Marinho e dos Civita. Mas quem manda mesmo é o povo.

  4. Pereira Postado em 12/Aug/2014 às 15:52

    Putz, Só porque o presidente, que é figura decorativa em Israel, pediu desculpas por um outro aspone. A Cristina Kirschner disse que a culpa da crise na Argentina era do Brasil, vão exigir pedido de desculpas também ?

    • Adalberto Postado em 12/Aug/2014 às 15:57

      Pereira, sempre vomitando asneiras por aqui.

      • Marcos Vinicius Postado em 12/Aug/2014 às 16:31

        Pelo menos o que ela disse tem mais fundamento do que aquele tosco de Israel disse.

    • Pereira Postado em 12/Aug/2014 às 16:39

      Por quê ? O aspone israelense estava certo. Não é porque outro aspone se desculpou que o primeiro deixa de ter razão. Aliás, eu gostaria de ver a Dilma processando o Bolsonaro pela carta enviada à embaixada. É TUDO VERADADE do Bolsonaro, logo não verei processo.

      • Marcello Postado em 12/Aug/2014 às 17:06

        Casa com o Bolsonaro.

      • mani Postado em 10/Nov/2014 às 17:44

        Cada macaco no seu galho...

    • Sandra Postado em 13/Aug/2014 às 02:00

      A culpa da crise na Argentina é do Henrique Alves.

    • regina Postado em 13/Aug/2014 às 10:07

      Pereira. As desculpas de Israel foram pedidas voluntariamente. Nao foram exigidas. E o foco do texto não são as desculpas em si. É a postura de certas figuras que apoiaram o porta-voz quando ele chamou o Brasil de anão.

      • Orlando Postado em 18/Aug/2014 às 13:08

        O Brasil é anão diplomático desde o tempo do Lula presidente!!

      • mani Postado em 10/Nov/2014 às 17:47

        É isso aí, Regina.

      • Divina Rocha Corte Postado em 09/Dec/2014 às 11:48

        Você está certa!

  5. J.C Souza Schlesinger Postado em 12/Aug/2014 às 16:08

    O presidente de Israel não serve pra nada, quem é o manda-chuva daquilo tudo é o premiê. Se ele se desculpar aí sim.

    • Antimatéria Postado em 12/Aug/2014 às 18:06

      Falou de boca, quero ver é nota oficial por escrito. Só essa não pode ser questionada que foi A ou B que falou. O governo Dilma é muito ingênuo. Dentro de Israel devem tá fazendo chacota dela por ter se dado por satisfeita com blablabla com conversa por telefone. Triste.

    • Antimatéria Postado em 12/Aug/2014 às 18:12

      Complementando André... Se esse povo daqui que apoia Israel tá fazendo chacota que a fala do premiê não se escreve, imagina os próprios israelenses.

    • Denisbaldo Postado em 25/Aug/2014 às 17:16

      Como você é burro J.C Souza Schlesinger!!! O Presidente em um parlamentarismo é o Chefe de Estado e é responsável por representar o país no exterior. Primeiro Ministro é chefe de governo, política INTERNA.

    • Divina Rocha Corte Postado em 09/Dec/2014 às 11:51

      Se não serve pra nada porque têm países com esse tipo de governo? Será porque eles gostam de pagar salários para eles não fazerem nada?

  6. Pereira Postado em 12/Aug/2014 às 16:16

    O presidente de Israel é tão decorativo como, digamos , jean wilis é no Brasil.

    • Alexandre Postado em 12/Aug/2014 às 19:32

      Claramente você é bem desinformado sobre o trabalho do Jean.

      • Divina Rocha Corte Postado em 09/Dec/2014 às 11:53

        Sem falar no Jean que é um dos poucos com conteúdo esse cara não sabe porque esses países tem esse tipo de governo.

    • gilberto Postado em 12/Aug/2014 às 19:51

      Decorativo? não sabes de nada. Um Presidente troca um Premier e o contrário não ocorre. Isso é a decoração que deverias saber.

    • eu daqui Postado em 13/Aug/2014 às 15:37

      E vc nem decorativo é.

    • Denisbaldo Postado em 25/Aug/2014 às 17:17

      Como você é burro Pereira!!! O Presidente em um parlamentarismo é o Chefe de Estado e é responsável por representar o país no exterior. Primeiro Ministro é chefe de governo, política INTERNA.

  7. Cássio Leandro Postado em 12/Aug/2014 às 17:50

    E só lembrando que a postura brasileira conseguir unir Chile e Argentina que nunca se bicam num posicionamento similar, inclusive chamando seus diplomatas de volta.

  8. fernanda Postado em 12/Aug/2014 às 19:42

    As pessoas apoiam até genocídio pra poder falar mal do PT. Isso tá ficando patológico

    • Harife Viégas Postado em 13/Aug/2014 às 02:02

      Disse tudo!

  9. fernanda Postado em 12/Aug/2014 às 19:44

    Isso me faz pensar que se o PSDB ganhar o Brasil então vai aceitar ser ridicularizado numa boa por que na visão deles somos um país de bosta

    • eu daqui Postado em 13/Aug/2014 às 15:39

      Eu não sou de bosta mas infelizmente meu país é sim. Mas não é o psdb que vai mudar isso. Ao contrário: a bosta começou a feder ainda mais depois do governo deles.

  10. Carmem Araujo Postado em 12/Aug/2014 às 22:21

    Como ficam os vira-latas?....como sempre....cumprindo o seu papel de imbecilizados...são estúpidos demais para mudarem de opinião ou para voltarem atrás em suas atitudes e pensamentos idiotizados....para mim....coxinha e vira-latas, não opinam....zurram!

  11. jaime Postado em 13/Aug/2014 às 00:32

    naum acredito em nada que vem da globo, veja, época e outros meio similares

  12. Paulo Roberto Postado em 13/Aug/2014 às 07:58

    Ao pedir desculpas ele fez a sua parte. Nós é que não fizemos. Por que não fizemos como Espanha, Itália, Coréia do Sul, Alemanha, Japão, Inglaterra etc.. ? O problema ali tem um nível complexidade altíssimo. Já há ódio demais. Não precisam do nosso.

  13. José Luis Postado em 13/Aug/2014 às 08:34

    Lição a tirar dessa experiência: "A verdade nem sempre é conveniente."

    • eu daqui Postado em 13/Aug/2014 às 15:40

      A verdade é sempre mais produtiva embora as vezes desagradavel. Quando for desagradavel, trabalhe então para mudar a realidade que a gerou.

  14. GINDOR DIAS DA SILVA Postado em 13/Aug/2014 às 13:14

    Principalmente o mais novo "vira-latas" que foi escolhido pela JovemPan, como comentarista. O " Coca-Cola que pra mim é Fanta", de nome Reinaldo Azevedo. Já observei quando o mesmo "fala", pois sou ouvinte muito antigo da Jovem Pan, que o mesmo "derrapa mais do que carro com pneus carecas, em dia de garoa", o que o denúncia! Sujeitinho entreguista, por que não vai residir nos "EUA" e se nacionaliza, como cidadão norte-americano, já que não ama o Brasil? Vai morar lá! Quem sabe eles não o convocam para ir para a guerra, defender os interesses deles!

  15. GINDOR DIAS DA SILVA Postado em 13/Aug/2014 às 13:17

    AH!!! OUTRA COISA! Todos os "vira-latas" que pensam igual a eles, que os acompanhem! Ou então vão pro inferno!

  16. Gabriel Postado em 13/Aug/2014 às 17:12

    Esses vira-latas derrotistas são demais... Agora estão atacando o presidente de Israel por pedir desculpas pela gafe. Nessas horas eu sinto nojo de ser brasileiro.

  17. Fred Postado em 13/Aug/2014 às 23:42

    Mas não é anão diplomático? Após ter seus investimentos da Petrobrás confiscados pelo Evo Moráles em 2006 - após este, unilateralmente julgar injusto o acordo entre os dois países com relação à extração de gás natural na Bolívia - o Brasil manteve uma posição de inexplicável pacificidade. Recentemente, em 2012, a presidente da Argentina iniciou uma política de nacionalização de refinarias estrangeiras, sendo a primeira a YRF-Repsol, o Brasil, ao invés de manifestar preocupação e sugerir o diálogo entre a Argentina e a Espanha, disse, por meio do ministro Edison Lobão que a Argentina estava agindo apenas na defesa de sua soberania - mesmo sabendo que havia maciços investimentos federais no país vizinho e que também correriam o risco de serem estatizados. Em 2007, dois atletas da delegação cubana não retornaram ao seu país após o PAN e pediram asilo político no Brasil que foi imediatamente negado e os atletas foram deportados, porém, o assassino confesso de 4 opositores de direita quando ele atuava pelo Proletari Armati Per il Comunismo" na década de 70, na Itália, solicitou e conseguiu, no último dia do mandato do Lula o asilo político em solo brasileiro - contrariando apelos da organizações de direito humanos e de setores da anistia internacional. Isso sem contar a fala de Lula, em 2009, ao dizer que Ahmadinejad seria bem vindo ao Brasil e que aqui ele e o Irã teriam direito a voz e de reivindicar seus direitos - mesmo sabendo que o Irã é uma teocracia autoritária que apedreja mulheres adúlteras em seu território. Longe de mim aplaudir a política externa de Israel ou quem a defenda, mas reconhecer o nanismo de nossa diplomacia não é um absurdo da mesma forma que reconhecer que nosso futebol decaiu muito nos últimos 12 anos.

  18. Rui Ribeiro Postado em 14/Aug/2014 às 12:19

    Para os defensores dos "Palestinos indefesos". O Brasil é sim, é um anão diplomático. E Israel só se desculpou para fazer diplomacia. Já pensou se todos os chefes de estado fossem falar o que realmente pensam de outros estados? Seria a terceira guerra mundial. Voltando ao assunto de Israel, vocês criticam um país que tem liberdade de expressão, que trata tanto homens como mulheres em pé de igualdade, onde você pode andar na rua(a não ser que venha um xiita com uma bomba) livremente, seja homem seja mulher. Já do lado palestino há perseguição a homossexuais, mulheres são apedrejadas, presas, submissas e não podem nem sair na rua direito. As crianças são criadas para odiar os Judeus, é feita lavagem cerebral para que todo mal seja visto nos judeus. Quebrou o carro? Culpa dos judeus! Vocês criticam Israel porque ele permite que palestinos vivam em conjunto comseus habitantes mas a reciproca não é verdadeira. Os palestinos(a maioria) não aceitam o estado de Israel, já recusaram várias propostas de divisão de terras e acordos de paz, para eles o estado de Israel deve ser exterminado, e pronto. Aí atacam Israel e vocês querem que Israel não retalhe? Ah mas Israel matou crianças. Sim, porque os palestino as usaram como escudo, uma tática cruel e desumana. É fácil aqui no Brasil fazer protesto né, vai lá na Palestina fazer protesto pra ver o que acontece, principalmente se for mulher e/ou homossexual.

    • Arantes Postado em 15/Aug/2014 às 05:08

      Israel mata crianças porque quer... Escudos humanos nunca funcionaram com eles... `...que Israel não retalhe?` O certo é `que Israel não retalie`, mas vc deve ser mais fluente em outra língua, não é? Mas mesmo errando vc acertou, pois Israle esta retalhando famílias inteiras, em ação totalmente desproporcional e criminosa

      • Rui Ribeiro Postado em 15/Aug/2014 às 13:05

        Errei sim, uma palavra no meio de dezenas, paciência, vivendo e aprendendo. Mas pelo que eu percebi, por falta de argumentos, ou falta de inteligência, que alegas ter ao corrigir uma palavra mal escrita por mim, tu não criticas ou rebates meus argumentos. Reitero-os aqui mais uma vez, na vã esperança que tu possas refutá-los com ARGUMENTOS.

    • eu daqui Postado em 18/Aug/2014 às 10:13

      Mulher e gay não é gente também em Israel. E mesmo que assim não fosse , não justificaria genocídio.

    • Maria Clara Postado em 18/Aug/2014 às 11:32

      Ah, tá, entendi... Já que no lado palestino as mulheres são apedrejadas, presas, submissas e as crianças são criadas para odiar os judeus (e o contrário também é verdade), deixa Israel bombardear e matar essas mulheres e crianças! Pronto. Assunto resolvido.

  19. Diego Postado em 14/Aug/2014 às 22:17

    Ridículo é passar pela cabeça de alguém que um pedido de desculpas puramente diplomático e protocolar seja suficiente para mudar a visão de alguém sobre alguma coisa!! Pior: fazer alguém se sentir humilhado! Como assim?!? Seria trágico se não fosse histericamente cômico...kkkk

  20. João Postado em 15/Aug/2014 às 17:23

    Olha, concordo com a matéria, mas não precisava colocar a foto deles aí. Sério. Pode causar algumas reações negativas nos leitores. Tipo nojo.

  21. Rubens Postado em 07/Sep/2014 às 18:26

    Nao vi diferença... O *novo* presidente de Israel meramente usou de diplomacia. Em diplomacia, como se sabe, se *MENTE*, em nome das boas relacoes, e foi o que ele fez: um pedido de desculpas protocolar e diplomatico. Simples assim. Nao mudou absolutamente NADA.

  22. julio cesar montenegro Postado em 18/Sep/2014 às 14:13

    gente como os 3 fotografados + os empregados dos USA+VEJA+GLOBO+PSDB+DEM, são tão pequenos comparados a grandeza dos brasileiros que SOBREVIVEM COM A SECULAR EXPLORAÇÃO, que BALIZAM um BRASIL "anão" pra aumentar sua insignificante dimensão...

  23. LudoFinal Postado em 04/Oct/2014 às 15:22

    Israel voltou atrás no que disse, mas continua sendo verdade.

  24. enganado Postado em 25/Oct/2014 às 01:39

    Gostaria de saber EUA/iSSrael qual é o salário pago aos três vira-latas-vagabundos para denegrir minha Pátria, BRASIL. Só mesmo no BRASIL que esses ordinários vivem, qdo a Marlene Dietrich visitou a Alemanha quase antes morrer, os habitantes=alemães fecharam as janelas de vergonha por sua posição na 2ª WW, apesar dos pesares. Foi enterrada na França. Aqui terão honras de heróis da Pátria. Aqui como pode FHC, Fernandinho Beira-Mar, çERRA, Aébrio, JB, GAFE, ... pode tudo! Ou seja a Direita faz do BRASIL, cx da mãe Joana. Desmintam me! Podem cuspir nos três porque não é pecado.

  25. Nicolau Postado em 28/Oct/2014 às 10:09

    O POVÃO BUNDÃO VOTA NO PT LADRÃO DO MENSALÃO! HOJE O SOCIALISMO MISERÁVEL SERVE SÓ PARA OS MISERÁVEIS SUBDESENVOLVIDOS DO TERCEIRO MUNDO! PT DOS IDIOTAS!

    • vilmar Postado em 10/Nov/2014 às 18:42

      kkkkkkkkkkkk deixa de ser inocente cara, você acha que o PSDB não roubou nem vai roubar se chegar ao poder? cai na real rapá não existe politico honesto! são todos lixos, se tivesse politicas honesto no perioudo em que o PMDB e PSDB gonvernaram o pais teriam deixado o pais um maravilha na época do seus governo. será que você não sabe que o gonverno do FHC é campião de vender patrimunios publicos?

  26. Walter Postado em 28/Oct/2014 às 12:24

    Vira lata não tem raça definida é uma mistura de varias raças logo não existe.

  27. Anselmo Heidrich Postado em 21/Feb/2015 às 16:59

    Chamo atenção para este artigo pelo seguinte, não é questão de que os críticos midiáticos de nossa diplomacia padeçam de uma "síndrome de vira-latas", isto é bobagem, pois o que é certo é certo e se nossa diplomacia é "anã" em relação ao que é feito por outros estados e/ou poderia ser feito pelo nosso, então a verdade tem que ser dita. Porém, esta visão expressa pelo baixo escalão da política externa israelense[*], não é uma conduta acertada em termos diplomáticos, cuja missão precípua é (a) estabelecer acordos entre países soberanos e, (b) para firmá-los em condições mais vantajosas se faz necessário obter o máximo possível de informações. Informações estas que um pré-julgamento, especialmente se for duro, como no caso em questão, não ajudará a atingir seu objetivo, mas antes, pelo contrário, a prejudicá-lo. Quanto aos articulistas em questão, eles simplesmente exercem a liberdade de expressão que, com excessos ou não, é salutar para uma sociedade aberta e ponto final. [*] E por "baixo escalão" não há nenhum juízo de valor contido, mas sim que a posição, hierarquicamente falando, do funcionário em questão não era dos níveis mais altos.

  28. Carlos Postado em 23/Mar/2015 às 22:11

    Ao invés de darem 'notícias', escrevem prá trocar farpas e falar mal de artigos alheios. Esse site parece escrito por aborrecentes melindrados.... que papel ridículo. Esse 'site' continua pior do que o que eu mando descarga abaixo....