Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 28/Aug/2014 às 12:36
55
Comentários

Trabalhadores Rurais divulgam nota sobre declaração de Marina

Chico Mendes era 'da elite'? Trabalhadores e trabalhadoras rurais divulgam nota de esclarecimento sobre a declaração de Marina Silva, candidata do PSB, no debate da Rede Bandeirantes

marina silva chico mendes
Chico Mendes e Marina Silva (Pragmatismo Político)

Leia abaixo a nota de esclarecimento divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Xapuri (Acre), fundado por Chico Mendes.

Nota de esclarecimento

Diante da declaração da candidata à Presidência da República para as próximas eleições, Marina Silva, onde esta coloca o companheiro Chico Mendes junto a representantes da elite nacional, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Xapuri (Acre), legítimo representante do legado classista do companheiro Chico, vem a público manifestar-se nos seguintes termos:

Primeiramente, o companheiro Chico foi um sindicalista e não ambientalista, isso o coloca num ponto específico da luta de classes que compreendia a união dos Povos Tradicionais (Extrativistas, Indígenas, Ribeirinhos) contra a expansão pecuária e madeireira e a conseqüente devastação da Floresta. Essa visão distorcida do Chico Mendes Ambientalista foi levada para o Brasil e a outros países como forma de desqualificar e descaracterizar a classe trabalhadora do campo e fortalecer a temática capitalista ambiental que surgia.

Em segundo, os trabalhadores rurais da base territorial do Sindicato de Xapuri (Acre), não concordam com a atual política ambiental em curso no Brasil idealizada pela candidata Marina Silva enquanto Ministra do Meio Ambiente, refém de um modelo santuarista e de grandes Ong’s internacionais. Essa política prejudica a manutenção da cultura tradicional de manejo da floresta e a subsistência, e favorece empresários que, devido ao alto grau de burocratização, conseguem legalmente devastar, enquanto os habitantes das florestas cometem crimes ambientais.

VEJA TAMBÉM: A entrevista que teria salvo a vida de Chico Mendes

Terceiro, os candidatos que compareceram ao debate estão claramente vinculados com o agronegócio e pouco preocupados com a Reforma Agrária e Conflitos Fundiários que se espalham pelo Brasil, tanto isso é verdade, que o assunto foi tratado de forma superficial. Até o momento, segundo dados da CPT, 23 lideranças camponesas foram assassinadas somente neste ano de 2014. Como também não adentraram na temática do genocídio dos povos indígenas em situação alarmante e de repercussão internacional.

Por fim, os pontos elencados, são os legados do companheiro Chico Mendes: Reforma Agrária que garanta a cultura e produção dos Trabalhadores Tradicionais e a União dos Povos da Floresta.

Xapuri, 27 de agosto de 2014
José Alves – Presidente
Waldemir Soares – Assessor Jurídico

Recomendados para você

Comentários

  1. Cláudio Luiz Pessuti Postado em 28/Aug/2014 às 12:56

    kkk, Marina Silva tomou um "pedala Robinho" rs!

    • poliana Postado em 28/Aug/2014 às 16:57

      a máscara dessa farsa está caindo!!!!!!

    • Medeiros Braga Postado em 28/Aug/2014 às 17:04

      Pra começo de conversa, as vezes a nota de um sindicato não representa o pensamento dos trabalhadores. Acredito que uma nota como essa, a uma hora dessas, tem por fim atropelá-la na sua campanha. Por que já foram assassinados tantos trabalhadores e não tomamos conhecimento através de uma nota de tanta repercussão? Quanto a Chico Mendes, que foi educado por um socialista, era ele também socialista, sindicalista e ambientalista. Passou a vida toda praticando o empate, defendendo os trabalhadores, os índios e a floresta. Foi um grande defensor, também, das florestas a quem tanto amava e denunciava para o Brasil e o mundo a sua devastação.

    • Daniel Postado em 28/Aug/2014 às 17:32

      http://terramagazine.terra.com.br/blogdaamazonia/blog/2014/08/27/%E2%80%9Cmarina-na-presidencia-e-a-vez-das-pessoas-pobres-e-sofridas-do-pais%E2%80%9D-diz-viuva-de-chico-mendes/ Sabichão O link fala por si só

  2. André Postado em 28/Aug/2014 às 13:04

    Não sou defensor de ninguém, mas quem viu o debate sabe que a marina estava se referindo à elite cultural e de valores e não econômica. Querer entender diferente é manobra para crítica-la.

    • André Postado em 28/Aug/2014 às 13:06

      Estão jogando-a no colo do PSDB.

      • JotaSilva Postado em 28/Aug/2014 às 14:28

        Sim. Ela estava dizendo que não existe elite no Brasil, no sentido social do termo! pra mim, está claro que Marina é a segunda via do PSDB. Será muito mais fácil para eles negociarem com uma equipe econômica neoliberal do que com o PT.O Aécio vai para o ataque pq sabe que se sua candidatura naufragar e ficar em terceiro o Serra será o próximo candidato do partido.

    • Juliana Postado em 28/Aug/2014 às 13:11

      Concordo que ela pode até querer ter sido mais ampla no termo elite, mas se embananou toda, principalmente por que ela começou falando "Não tenho preconceito contra a condição social de nenhuma pessoa. Quero combater essa visão de apartar o Brasil, de que temos que combater as elites". Se ela fala em condição social e associa o termo elite a isso, bom... acho que ele se torna menos amplo do que ela quis transparecer...

      • André Postado em 28/Aug/2014 às 13:24

        Acho que "cada caso é um caso", pra usar uma expressão tosca. Me referi à questão do Chico Mendes, não a concepção que ela tem do termo elite. Mas concordo com o que dizes, e acho que aí o discurso dela se perde um pouco. Esse papo de governar para todos não cola, e mais, costuma ser utilizado pela direita para manter o "status quo". No entanto, acho que, no caso da Marina, é mais uma estratégia eleitoral do que uma questão de convicções.

    • Palavras de Marina Postado em 28/Aug/2014 às 13:19

      " A Neca é parte da elite, mas também o Chico Mendes é parte da elite. Essa visão tacanha de ter combater a elite deve ser combatida."

    • Gabriel Gabô Postado em 28/Aug/2014 às 13:26

      Elite cultural? E que diabos é isso?

      • André Postado em 28/Aug/2014 às 13:28

        Elite cultural é aquela que promove ideias.

      • Eduardo Postado em 28/Aug/2014 às 15:28

        mesmo que não tenha nada de cultura.... eles para ter algum desconto no imposto de renda doam para cultura, para fundos da infância e juventude, mesmo que queiram que filhos de pobres se ferrem...e sejam apenas mão de obra barata para eles....ELITE CULTURAL...ELITE POR SI SÓ, só presta uma, a GAFIEIRA que tinha no Rio de Janeiro.... são tudo metidos a "cagar cheiroso" e fazer pouco dos outros..... Um dia um certo presidente do senado obrigou a senhora em pauta a se tratar de uma moléstia, hoje entendo que não era bondade dele, era uma forma de sacanear o povo mesmo em outro plano.

      • Bruno Postado em 29/Aug/2014 às 09:14

        Que idéias a Neca Setúbal promoveu?So se for a de sonegação de impostos por parte das grandes corporações.

    • fernanda Postado em 28/Aug/2014 às 13:28

      concordo ,

  3. paulo correa Postado em 28/Aug/2014 às 13:05

    a mascara vai caindo

  4. Carlos Postado em 28/Aug/2014 às 13:16

    Primeira vez que ouço uma declaração negando a atuação ambientalista de Chico Mendes. A nota, aliás, dá a entender que Marina e Chico não tinham nenhum tipo de relação, o que não procede. Que conhece um pouco da história recente do País sabe que eles eram amigos pessoais, que trabalharam juntos para a fundação da CUT no Acre e que até integraram chapa petista que disputou eleições na década de 1980. A interpretação que o sindicato deu à frase de Marina é equivocada ou teve segundas intenções. Quando ela afirmou que Chico Mendes fazia parte da elite, se referiu evidentemente à elite formada por dirigentes sindicais e não a elite endinheirada. Aliás, vale lembar que uma mesma palavra pode ter mais de um significado, dependendo do contexto em que é dita. Daí a importância de se consultar o dicionário antes de falar bobagem. Elite nada mais é que uma minoria que detém o prestígio e o domínio sobre determinado grupo social. Não necessariamente, portanto, refere-se a denominação da classe rica.

    • André Postado em 28/Aug/2014 às 13:26

      Quem comemora essa interpretação enviesada é o agronegócio, que tem verdadeiro pavor da Marina.

      • raphael_subversivo Postado em 28/Aug/2014 às 14:32

        quem comemora esse relativismo no conceito de elite é tambem os banqueiros e empresários.

    • André Postado em 28/Aug/2014 às 14:57

      É verdade. Principalmente aqueles que lucraram bilhões nos últimos anos.

    • Julio Postado em 28/Aug/2014 às 17:29

      Marina fez uso ambíguo do vocábulo 'elite' para confundir aquela elite do agronegócio que não confia nas suas posições políticas e ideológicas. Também para sinalizar aproximação com a elite urbana que não engole o 'ambientalismo radical' que ela defendia no governo Lula. São elites econômicas que a esquerda petista designa assim, para não apelidar de 'burguesia' ou 'classe dominante', tão ao gosto dos comunistas que deixaram o PT. A sinalização é: "o chico mendes e eu também somos elites". Apenas um apelo ingênuo à igualdade. Tática de promover uma aceitação resistida. Mas essa não é a questão que importa. O que interessa saber é se a Rede e o que restou do PSB na pessoa de Roberto Amaral terá a mínima condição de resistir ao rolo compressor dos banqueiros e dos especuladores estrangeiros que já disseram o que querem: O Controle do Banco Central, para fazer a festa dos Juros, sucatear o Banco do Brasil e a Caixa, começando pela Petrobrás! É aí que está a verdadeira ameaça à classe média e aos trabalhadores brasileiros. É para este alvo que está apontado o imenso canhão que os interesses dos EUA e da Europa vão detonar para aniquiliar de vez as pretensões de grandeza do Brasil e, por aí, quebrar uma pena dos BRICS.

    • francisco Postado em 28/Aug/2014 às 18:42

      Ok, então a Neca Setúbal faz parte da mesma elite formada por dirigentes sindicais?

  5. Jonas Schlesinger Postado em 28/Aug/2014 às 13:40

    O meu espanto que essas Alfinetadas que estão surgindo agora, e que não surgiram no tempo de vice, vieram de onde? Até hoje assuntos como o do jatinho, neca, agronegócio, chico mendes entre outros vieram a tona assim como fosse de interesse midiático. Até hoje não vi nenhum escândalo caindo sobre o ombro dela, mas quando falo de escândalo é a nível da petrobrás e do aeroporto pessoal que aécio nega ser. Ainda vejo apenas especulação, teorias e nada que comprove realmente que ela é uma farsa. Só vejo gente dizer que ela é uma farsa, farsa daqui e dali, eu vivo de fatos comprovados, não de teorias. Este é o medo que as pessoas sentiram quando Lula entrou no poder, alfinetar e teorizar. E isso só fez ele ganhar força ela tá indo no mesmo caminho. Eu vou na Marina (era nulo) mas se algo grave acontecer aí a história é outra, mas se continuar com esses beliscões da mídia só pra manter o Caiécio eu não vou relutar quando chegar o momento pra apertar o 40.

    • Tchekowski Postado em 28/Aug/2014 às 14:25

      O "escândalo" da Petrobrás está nos ombros da Dilma, mas o avião sem dono que ao cair acenou com um segundo turno não está nos ombros da Marina, até porque ela é PSB mas não é, se é que me entendem. Esse negócio de caixa dois e empresas fantasmas caíram junto com o avião. O pessoal de Xapuri é quem conhece bem a Marina, embora eles tenham "interpretado mal" as suas palavras no debate. Marina não é uma farsa, mas só difere de seus oponentes pela falta de experiência como gestora.

      • Hudson Postado em 28/Aug/2014 às 15:19

        A questão aqui se refere ao fato de ela ser parte de uma chapa. Quer dizer, agora a importância dela era menor? ela não teria nenhum envolvimento por ser vice?? Ela não decidia nada? Isso soa estranho e mostra claramente a verdade do um peso e duas medidas. principalmente pra ela que se prega como o arauto de tudo que é correto. Já tivemos vários desses arautos da honestidade, anteriormente. Uma política que já se utilizou de dois cadáveres para aparecer, o primeiro foi Chico mendes e agora o eduardo. E o povo se deixando levar pelas situações emocionais. Qdo a chapa era realmente comandada por alguém que tinha uma capacidade muito maior de gestão, face a serie de articulações que tinha e a capacidade de agregar grupos de idéias tão diferentes, e ele nunca foi realmente reconhecido. agora com sua trágica morte, e a possibilidade de Marina assumir, claramente uma política de pouca expressão e que chega como uma salvadora, pregando novas saídas, sem dizer quais são. O que ela já foi capaz de gerir, pois até então, teve sérios problemas com setores de produção, e num pilar que é extremamente importante ao país, a agricultura. Não adianta ela vir dizer que nunca teve problemas com o setor pois todos sabem do quebra pau que foi. A facilidade em aceitar as alternativas mostra que ela não tem muita idéia do que realmente quer. Agora ela não teve problemas com a bancada ruralista, mas na época da aprovação do código florestal foi a maior polêmica. Mas ainda tem muita água pra andar por baixo dessa ponte.

      • Eduardo Postado em 28/Aug/2014 às 15:42

        Ela é fundadora do PT, tornou-se senadora pelo PT, foi uma das que ajudou na formulação do Estatuto do PT, hoje vomita asneira contra o PT, se ela não é uma farsa é pior, é uma traidora de seus amigos, pois visando interesses unicamente pessoais saiu do partido e ainda posa de amiga do povo, e tem quem engole. Sinto muito, mas esta terceira via é de estrada de chão....

    • raphael_subversivo Postado em 28/Aug/2014 às 14:36

      O principal defeito dela e o que atraiu a atenção é o discurso totalmente cínico, hipocrita e mentiroso dela. Nada contra o que ela faz, até pq, tambem é hipocrita petistas e PSDBistas criticarem quem a financia, horas, eles tambem recebem dinheiro de empresarios ou banqueiros. Problema é ela falar em nova politica sendo exatamente mais do mesmo, isso que se denuncia, a desonestidade dela já no discurso. Ela é só mais uma politica integrada ao sistema, igual aos dos partidos grandes.

      • Araeci Postado em 28/Aug/2014 às 15:23

        Concordo com vc, exceto por um dado q esqueceu: Marina se difere dos outros por ser evangélica neopentecostal. Isso significa levar suas conviccoes pessoais religiosas (q deveriam permanecer no foro intimo) para a politica e, tomara q nao, para um eventual cargo executivo. Ela ja se posicionou contra casamento gay, aborto em quaisquer circunstancias e pesquisas com celulas-tronco, por exemplo, e sabemos q os neopentecostais sao fundamentalistas. Ou seja, Marina NAO é igual aos outros: é MUITO pior.

      • poliana Postado em 28/Aug/2014 às 17:12

        correto araeci. tudo q sempre falei aki, mas neguinho me dá pedrada qdo menciono!! as pessoas n entendem q os fundamentalistas religiosos devem ser mantido longe do poder!!! n adianta falar q respeita o estado laico pq isso é mentira. assim q ela ingressar no poder, ela vai mostrar as garras de uma evangélica fundamentalista. já vi vários casos assim...recentemente foi no mato grosso do sul, com a secretária de cultura de lá. cara, olha os atos da bancada evangélica no congresso meu deus...e todos são assembleanos como a marina silva. SÓ UM CEGO N ENXERGA O QUÃO PERIGOSA É ESSA MULHER!!!!

      • Yule Cristina Postado em 28/Aug/2014 às 17:59

        Grande é pequenos, na hora da grana não tem diferença alguma, aliás, tem na quantia que recebem, inclusive os pequenos vendem seu apoio e seus segundos de televisão aos grandes

    • Eduardo Postado em 28/Aug/2014 às 15:36

      eu vou de 13, o jatinho até prova em contrário é burla a Lei 9504 se não me engano, e não foi declarado nas contas dela, dela sim pois quando era vice ela usufruiu dele em viagens.... se realmente houver justiça, e pelo veiculado na imprensa que tem coragem de mostrar, o mesmo é de empresas fantasmas, adquirido de uma massa falida(que não poderia vende-lo), e alem disso tem ainda a não declaração de combustível e quantas vezes o mesmo foi usado.... é coisa de impugnação, ou seja pode até por um descuido de Deus ganhar, mas não vai levar.... se houver justiça, como já disse. E mesmo que leve, vai começar em cima de burla, e com certeza ela não vai governar para o povo, vai fazer o jogo daqueles que estão junto dela, e você sabem quem é...

    • Onda Vermelha Postado em 28/Aug/2014 às 17:11

      O discurso da Marina Silva contribui para despolitização da sociedade. É alienante porque procura passar uma borracha de forma a apagar os diferentes interesses de classe de uma sociedade tão complexa como a nossa. Menospreza a importância dos partidos na vida política. E, obviamente, vai ao encontro daqueles que julgam que se pode governar acima e além dos partidos. É do jogo! Ela tem o direito de se apresentar assim. Só não pode ela, e seus seguidores, ficaram livres da crítica quando se está em disputa o cargo mais importante deste país, o de Presidente da República. E o destino da 7ª maior economia do Mundo e a maior da América Latina. Vamos ao debate! E vamos explorar as contradições e as inconsistências de seu discurso.

  6. Ana Lucia Postado em 28/Aug/2014 às 13:50

    Gostei muito da nota de esclarecimento do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Xapuri. Cada um no seu quadrado, e que se preserve o legado do sindicalista Chico Mendes!

    • André Postado em 28/Aug/2014 às 14:05

      Que se preserve mesmo. E que o PT pare de usá-lo, pq ele certamente não concordaria com a conivência do partido com o agronegócio e com o genocídio de índios que vem ocorrendo nos últimos anos.

  7. Thiago Postado em 28/Aug/2014 às 14:00

    Quem viu o debate sabe muito bem o contexto e as circunstâncias em que a Marina usou o termo "elite". Como a Marina praticamente não tem esqueletos no armário como a Dilma e o Aécio, ficam recorrendo a esse tipo de bobagem. Patético.

    • Tchekowski Postado em 28/Aug/2014 às 14:31

      "os trabalhadores rurais da base territorial do Sindicato de Xapuri (Acre), não concordam com a atual política ambiental em curso no Brasil idealizada pela candidata Marina Silva enquanto Ministra do Meio Ambiente, refém de um modelo santuarista e de grandes Ong’s internacionais".

    • Eduardo Postado em 28/Aug/2014 às 15:47

      os esqueletos dela são herdados de armário do PSB, e não tem esta que ela não é do PSB, o tal REDE não existe, não foi registrado porque tinha assinaturas estranhas(pra não dizer outra coisa), tentaram burlar o TSE mas não conseguiram... ela é candidata pelo PSB, a rede esta sendo usada na distribuidora de peixes fantasma tida como uma das donas do avião.(Brasil 247)

      • Dida Postado em 28/Aug/2014 às 17:18

        Marina é rede, é rede, é rede globo... o que ela gosta mesmo é pular de partido em partido, esteve no PT,PV, tentou criar a REDE(que medo ! o que pode ocultar esse nome?!), e agora por providencia divina é a candidata do PSB, me parece uma oportunista e sem nenhuma credibilidade, traidora de seus amigos e de seus ideais( Neca muy feliz que o diga...) fala sempre com metaforas, de maneira abstrata, usando um vocabulario para que as pessoas nao a entendam, um discurso vazio e viajandao, claro na maionese.! Eu continuo apoiando esse projeto politico e social que está diminuindo as desigualdades sociais entre ricos e pobres, fazendo do nosso amado Brasil um país mais justo e digno para todos os filhos dessa terra ,que é Dilma 2014!

  8. Gerson de souza Postado em 28/Aug/2014 às 14:03

    Só falta decretar prisão a marina, de onde ela veio , com seu esforço e dedicação, acho que poder não significa nada para ela. As injustiças temos exemplos a seguir.

  9. nelson Postado em 28/Aug/2014 às 14:07

    que bela candidata,sera que sabe ler e escrever,se for para eleger esse tipo de candidato melhor deixar como esta.

  10. mauricio augusto martins Postado em 28/Aug/2014 às 14:09

    O "Dinheiro" compra muitas coisas, mas tudo com "Preço" e não com VALOR, a Cultura é um Exemplo disto, portanto vamos APRENDENDO com quem tem o QUE falar, como diria o Gigante Baiano Ary Barroso "...Tira a Mãe Preta do Serrado, Bota o Rei Congo no Congado..." porquanto teimamos ainda em Não AQUARELAR O BRASIL, vamos mandando AQUELE Abraço, apertado e Gostoso, aos Grandes Brasileiros e Extrativistas que como Mendes dizia, "Se tu pegas uma FOLHA qualquer e a arranca para cheirar e jogar fora, já está contribuindo com o desmatamento"(Psicografado), Evoé ao POVO da Floresta, e um apreço inestimável ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, que ficam na Mata para continuar e Melhorar nosso Brasil, permitindo inclusive que se façam "escada" de Tão Nobre Labuta, a "farsantes" políticos e pseudo-eco-chatos, que Delícia ser BRASILEIRO pelos Trabalhadores, e um certo pessimismo quanto aos latifundiários apoiados pelas "Justiças" locais e STF que matam e esfolam Nossa Gente...maumau

  11. Samuel Postado em 28/Aug/2014 às 14:32

    Chico Mendes foi um grande preguiçoso, foi produto da mídia , serviu para captação de recursos de verbas para jornalista americano, foi treinado para falar, fazer o que fez, os que trabalhavam no Acre, e em terras naquele tempo, não o têm como ele é visto e reconhecido, o maior aliado e amigo de Chico Mendes, foi uma rede onde o mesmo passava o dia todo embalando e descansando, ( Nasceu cansado) levantando se apenas aos sons do barulho de moto serras.

    • André Postado em 28/Aug/2014 às 15:02

      Samuel, não entendi. Você está dando a sua opinião ou transcrevendo o depoimento de um dos mandantes do assassinato do Chico Mendes?

      • Araeci Postado em 28/Aug/2014 às 15:26

        Responder a este cidadao só irá envaidecê-lo. Melhor deixá-lo dizer suas bobagens sem resposta alguma.

  12. KARINA BB Postado em 28/Aug/2014 às 15:29

    Sinceramente prefiro nao opinar sobre chico mendes antes d pesquisar na net,sei apenas q foi um seringueiro q queria proteger as florestas ,mas se ele foi morto por pessoas muito poderosas eu fico com chico mendes ,pois o poder sempre é podre,fico com o lado mais fraco

  13. Ana Maria Garcia Loureiro Postado em 28/Aug/2014 às 15:33

    NÃO ERAM AMIGOS, NÃO TINHAM A MENOR AFINIDADE IDEOLÓGICA! O ÚNICO EM COMUM QUE TINHAM ERA O FATO DE SEREM SERINGUEIROS. QUEM REALMENTE ERA COMPANHEIRO DO CHICO MENDES, LUTOU A SEU LADO SABE MUITO BEM A INSIGNIFICÂNCIA DESSA MULHER NA LUTA DOS POVOS DA FLORESTA W O PAPEL NEFASTO DELA NO GOVERNO DO ACRE E POSTERIORMENTE NO MINISTÉRIO. A MARINA AFIRMOU EXATAMENTE O QUE ELA DISSE, ELA MANIPULA O DISCURSO PARA LUDIBRIAR OS SEUS SEGUIDORES! UMA PENA QUE AINDA HAJAM OS QUE ACREDITEM NESSA COLLOR DE SAIA! Quem conhece Marina Silva é o lider dos Seringueiros (que ainda está na luta e não se4 perdeu nos corredores dos palácios; OSMARINO AMANCIO.

  14. Mary Postado em 28/Aug/2014 às 15:48

    Estou transtornada, chocada, até hoje com o comentário de Marina. Colocar Neca e Chico no mesmo patamar! Quem ela pensa que é? O sindicato esclareceu bem: Ninguem está defendendo os trabalhadores rurais, que morrem assassinados todos os anos, muito menos a Marina com seus novos aliados.

  15. Gianni Postado em 28/Aug/2014 às 15:49

    Essa é a opinião de uma pessoa, que se não me engano é a Srª Dercy Cunha - uma das representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Acre - ou seja: não quer dizer NADA! uma vez que o tal sindicato apoia e apoiou o PT. Mais uma vez é oposição tentando intervir e interferir no cenário político, que tudo indica está favorável a Marina Silva. MARINA para PRESIDENTE! PORQUE PRESIDENTA É PRESIDENTE + ANTA!

  16. Lucas Postado em 28/Aug/2014 às 16:02

    Luciana Genro defendeu a reforma agrária e a demarcação de terras indígenas!

  17. Jonas Schlesinger Postado em 28/Aug/2014 às 16:32

    Tem nego aí que vive por teorias conspiratórias. É o desespero falando mais alto. Cuidado meus camaradas, suicídio é uma solução irreparável.

  18. Onda Vermelha Postado em 28/Aug/2014 às 16:51

    Aí está a razão do por que a "fadinha da floresta", Marina Silva, não é capaz de angariar simpatizantes (e votos) dentro de seu próprio estado de origem. Em resumo, quem te conhece que te compre! Chico Mendes um histórico sindicalista e fundador do PT, morto covardemente, por emboscada, a mando dos madeireiros e latifundiários de Xapuri - Acre, foi chamado de "elite" pela ex-senadora no debate da Band, quando ela foi questionada pelo apoio político e financeiro que recebe de figuras como a banqueira Neca Setúbal do Itaú e Guilherme Leal, da Natura. É isso que se chama "nova política"? Então, tô fora! Sou mais Dilma para o Brasil seguir mudando! Essa “bola fora” da Bláblárina já virou até memês na rede. Veja em https://www.facebook.com/chicomendesdaelite?ref=ts&fref=ts

  19. thiago Postado em 28/Aug/2014 às 17:31

    Eu acredito que o PT já roubou o que tinha que roubar, derrubou a economia dos ultimos 4 anos pra cá (com tanto superfaturamento e burocracia) perdeu a chance de fazer as reformas politica, tributaria, judiciaria, que o país precisa. Vou morar no uruguai ou no chile, onde a economia cresce muito mais, a criminalidade é menor e a educação e saúde funcionam melhor. PT, fiquem aí chupando o sangue dos brasileiros.

  20. Dario Pendragon Postado em 28/Aug/2014 às 22:19

    Que besteira! Quanta falácia! Ser sindicalista o impede de ser ambientalista? Não tem mínimo conhecimento da história de Chico Mendes pra falar uma impiedade dessas... Ativista ambiental e sócioambiental reconhecido internacionalmente inclusive em vida por diversas instituições inclusive a ONU. franco defensor dos por ele denominados "povos da floresta", defendia direitos de ribeirinhos, seringueiros, indígenas, kilombolas, pescadores e tantos outros que vivem na e da floresta e pioneiro na defesa do desenvolvimento sustentável Chico Mendes é um dos maiores e mais consagrados ambientalistas de todos os tempos. Não conhecer o significado da palavra "elite" como advinda do latim "escolher, eleger", a elite de cada área é compostas daqueles de qualidades notáveis que os fazer serem elegíveis como mais aptos em determinada área. Chico Mendes é a elite socioambientalismo, tanto é que ela também cita os yanomami. Não votarei na Marina, como já votei, pois vejo o fundamentalismo religioso como um problema a um governante e acho Dilma muito mais capaz. mas acho podre corromper discursos com intenções escusas.

  21. vigilante Postado em 29/Aug/2014 às 09:32

    Marina Silva é um caos mental digno de psicanálise.

  22. Atila José Postado em 30/Aug/2014 às 14:39

    Foi por medo de avião, que segurei pela primeira vez a sua mão!... estes aviões americanos são complicados, e dão a maior dor de cabeça quando voam pelo Brasil, em tempo de eleições... até a caixa prêta falha... me pergunto, por que a Osmarina não estava no vôo, se era vice? vice tem que colar no candidato... será que ela estava com TPM gravísisma naquele dia? quem é que pode explicar?