André Falcão
Colunista
Compartilhar
Mídia desonesta 18/Aug/2014 às 11:12
18
Comentários

Cê que pensa; o povo vê!

Será que pensa que o povo é incapaz de discernir quando o fato é criado, ou amplificado, ou omitido para prejudicar o governo a que faz escancarada oposição, beneficiando, por via transversa — ou por via direta, conforme o caso —, o candidato de sua preferência?

povo midia desonesta manipula

André Falcão*

Será que a mídia grande realmente acha que o povo brasileiro é tão idiota ao ponto de não ver a manipulação pretendida e embutida em suas matérias e reportagens?
Será que pensa que é incapaz de discernir quando o fato é criado, ou amplificado, ou omitido para prejudicar o governo a que faz escancarada oposição, beneficiando, por via transversa — ou por via direta, conforme o caso —, o candidato de sua preferência?

Disse-me uma amiga psicóloga, certa vez, que a maldade emburrece. Verdade: em regra o mal é burro na condução do personagem e das mentiras que encampa e defende. E decerto isto explique o porquê de o povo brasileiro, inobstante sujeito diuturna e ininterruptamente a essa desavergonhada tentativa de manipulação capitaneada pela mídia grande do Brasil, persista, em sua grande maioria, com lucidez de discernimento, preservadas suas argúcia e perspicácia. É decerto essa capacidade de ver e de sentir o odor desse jornalismo-lixo que explique a mantença da candidatura da presidenta Dilma à frente na corrida à reeleição à presidência da república, e o descrédito do povo brasileiro consolidando-se em relação aos grandes grupos midiáticos do país.

Alguns exemplos: veja-se o caso do chamado mensalão do PT: Cobertura diária dos grandes grupos midiáticos, espetacularizada e partidarizada; já quanto ao mensalão do PSDB, anterior àquele, fartamente documentado, o que se viu? Um manto negro, pesado, intransponível à luz colocado sobre o dito cujo, seus partícipes e envolvidos.

Recentemente, um helicóptero de propriedade de político ligado a Aécio Neves foi apreendido com meia tonelada de cocaína. Embora no chão, a mídia o deixou em brancas nuvens (trocadilho, ou não, ao seu critério, leitor).

A descoberta de dois aeroportos: um em Cláudio, município de 25 mil habitantes, e agora há pouco um outro, em Montezuma, ainda menor, de 9 mil habitantes, ambos muito próximos à fazenda da família do mesmo Aécio.

Esses três fatos, porque em tese graves, envolvessem algum candidato que apenas apoiasse a presidenta Dilma, ocupariam todas as atenções do grande circo midiático. Mas é melhor dar manchetes, destaques, espaço e tempo ao hilário “escândalo da Wikipédia”, em que perfis de dois jornalistas teriam sido alterados naquela enciclopédia virtual por alguém em um computador “do Planalto”, ou “da Presidência” ou “de uma rede pública de wi-fi”.

Nem se sabe, mas a grande mídia ficou (e ainda está) em alvoroço. Dá pra não ver?

*André Falcão é advogado e autor do Blog do André Falcão. Escreve quinzenalmente para Pragmatismo Político

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 20/Aug/2014 às 11:41

    André, como sempre faço minhas as suas palavras. Excelente texto.

  2. Rogerio Postado em 20/Aug/2014 às 11:48

    Existe eleitor/telespectador burro. Por isso a mídia bate nessa tecla. Só que hoje em dia a burrice do povo diminuiu.

  3. Onda Vermelha Postado em 20/Aug/2014 às 12:39

    Muito bom o texto do André Falcão! Mas a partir do vídeo abaixo entenda o porquê de alguns de veículos de “mídia tradicional ou familiar” como Rede Globo, O Globo, Revista Veja, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, e afins serem qualificados como Partido da Imprensa Golpista(PIG). http://www.youtube.com/watch?v=KxpP5F7NF5g

  4. Jonas Schlesinger Postado em 20/Aug/2014 às 12:57

    Certo. Hoje só há burrice por quem quer.

  5. Pereira Postado em 20/Aug/2014 às 16:00

    "Verdade: em regra o mal é burro na condução do personagem e das mentiras que encampa e defende". PERFEITO !!!!! não é atoa que as mentiras inventadas pelos socialistas caíram uma por uma, e hoje tentam ressucitá-las sob a forma do marxismo cultural do pessoalzinho de Antônio Gramsci e Herbert Marcuse. Sabe aquele jantar requentado que sua avó ou mãe incrementa das sobras do almoço de natal ? Pois é, isso é o marxismo cultural de hoje.

    • Onda Vermelha Postado em 20/Aug/2014 às 18:22

      Ops! Marxismo cultural? Hehehe! Olavete detect! Trevas e Obscurantismo é o que tens a nos oferecer! Só isso! Meu caro!

  6. Pereira Postado em 20/Aug/2014 às 16:04

    "Recentemente, um helicóptero de propriedade de político ligado a Aécio Neves foi apreendido com meia tonelada de cocaína" Isso pouco quer dizer. O PT é aliado da maior distribuidora de drogas do planeta(FARC) e ninguém diz nada. A associação de vereadores do PT com o PCC em são paulo está mais do que provada a exemplo da mesma associação com narcoguerrilheiros colombianos. Tudo documentado e provado com vídeos e documentos.

    • Onda Vermelha Postado em 20/Aug/2014 às 18:27

      Ops! Associação PT X FARC? Hehehe! Olavete detect! Trevas e Obscurantismo é o que tens a nos oferecer! Só isso! Meu caro!

  7. Pereira Postado em 20/Aug/2014 às 16:23

    "Verdade: em regra o mal é burro na condução do personagem e das mentiras que encampa e defende". Diferentemente das mentiras e burrices do socialismo/comunismo/marxismo temos seu inimigo número 1: O Cristianismo. O criastinismo é verdade, começa com verdade e termina com verdade. Por ser defensor da verdade o cristianismo é atacado sistematicamente pelos defensores do socialismo(verdade x mentira) com as mais variadas bandeiras travestidas de "direitos". Já que Marcuse disse que o proletariado não poderia mais fazer a revolução, pega-se agora feministas mau amadas, gays histéricos e terroristas rurais para fazê-la.

    • Thiago Teixeira Postado em 20/Aug/2014 às 19:09

      Pessoas como você só incitam o ódio e criam antipatia aos verdadeiros evangélicos. O cara que é realmente cristão tem Jesus como seu salvador, e sua espiritualidade cabe a ele e se possível, com a propagação da palavra para todos conhecerem. Impor, criticar quem não é evangélico, se achar o dono da verdade é coisa de fascista, e não de cristão.

    • Fernando Postado em 21/Aug/2014 às 11:55

      Não há nada mais socialista do que os ensinamentos de Jesus Cristo e nada mais corrompido, fascista, sexista e corporativista do que a subversão dos seus ensinamentos feita pelo espião fariseu Paulo de Tarso. Graças a este elemento, os ensinamentos puros foram travestidos com o que de pior há no clericismo judaico e serviu de base para a igreja romana, um golpe perfeito, aliás, porque o judaísmo conseguiu sobreviver através do Cristianismo original prostituído e o império romano também, ambos pela criação da igreja-estado de Constantino e que cuja reedição na mão dos sionistas com as seitas pelegas neopentecostais vão mais longe: se utilizam do nome de Jesus Cristo mas são judaicas e sionistas até os ossos numa corrupção total e inversão da verdade. Vc, Pereira, é só um blablá religioso, nunca um cristão.

    • Fernando Postado em 21/Aug/2014 às 12:33

      Uma ótima abordagem sobre o episódio da morte trágica de Eduardo Campos e a indicação quase que instantânea de Marina Silva à vaga de presidente na chapa do PSB, indicação feita, aliás, por toda a imprensa, num sincronismo invejável até para os melhores músicos da Filarmônica de Berlin, nos dá a exata dimensão de como os sionistas estão tentando manipular o jogo eleitoral Brasileiro. E não é uma análise de um blogueiro sujo, não, viu, sionista Pereira. Trata-se de um jornalista norte-americano SÉRIO http://redecastorphoto.blogspot.com.br/2014/08/marina-silva-george-soros-e-mais-um.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+redecastorphoto+%28redecastorphoto%29

    • Tchekowski Postado em 26/Aug/2014 às 13:45

      O Cristianismo traz a verdade: Deus criou o homem do barro e depois fez a mulher de uma de suas costelas. Aí veio uma cobra com uma maçã na boca e ferrou tudo, porque Deus tinha dito pra não comerem a maçã e eles comeram. Seria Eva uma feminista mal amada? E Adão um terrorista rural? E Jesus, por ter vivido 33 anos e não ter comido ninguém, seria um gay histérico? Não. Acredito que Jesus tenha sido o Che Guevara de sua época.

  8. Onda Vermelha Postado em 20/Aug/2014 às 18:26

    Ops! Cristão devoto? Hehehe! Olavete detect! Trevas e Obscurantismo é o que tens a nos oferecer! Só isso! Meu caro!

  9. fernando Postado em 21/Aug/2014 às 00:55

    O pragmatismo nao faz o mesmo a favor do status quo???

  10. Maria Maria Postado em 21/Aug/2014 às 09:47

    O problema é que tem muita gente (como esse Pereira dos comentários acima) que se tornou completamente descerebrada, incapaz de usar o raciocínio e que vai votar na Marina (xô!), que é outra que não consegue dizer coisa com coisa, apenas destila uma inveja furibunda da Dilma por todos os poros porque o Lula escolheu a Dilma, claro, em vez dela.

  11. Eliana Postado em 21/Aug/2014 às 15:06

    Uai... não necessitamos de outras mídias; se temos o Pragmatismo político e seus colunistas para lermos!

  12. Repik Postado em 23/Aug/2014 às 23:22

    Perfeitas colocações, apenas agregaria que muito se fala dos "males" do Brasil, da falta de Saúde, Educação, Corrupção dos políticos, etc ... Não entro no mérito da importância desses temas, apenas em uma hierarquização da importância desses temas, colocaria a frente de todos a regulamentação da mídia, que atualmente é a "entidade" que mais prejudica nosso já tão sofrido Brasil, dissipando nossas energias, baixando completamente nossa auto-estima, e se tornando no maior símbolo da oposição política. Isso definitivamente está muito errado, e não há democracia que funcione adequadamente com uma interferência dessa magnitude, que apenas distorce e foca nos interesses de grandes grupos econômicos.