Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 27/Aug/2014 às 16:04
17
Comentários

Caso de racismo no Facebook começa a ser investigado

Jovem negra que sofreu racismo após publicar foto ao lado de namorado branco presta queixa. Polícia instaura inquérito para apurar as denúncias

A Polícia Civil de Muriaé, na Zona da Mata mineira, instaurou ontem inquérito para apurar denúncias de racismo cometido pela internet contra uma garota de 20 anos, moradora da cidade. Ela, uma jovem negra, teve seu perfil no Facebook bombardeado por comentários preconceituosos depois de publicar, na semana passada, uma foto na qual aparece com o namorado branco, de 18. Pragmatismo Político denunciou o caso na última segunda-feira.

Depois de desativar a conta na rede social, a garota foi ontem à Delegacia Regional do município prestar queixa. De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil local, as apurações ficarão a cargo da 31ª Delegacia, que pedirá apoio da Delegacia Especializada de Investigações de Crimes Cibernéticos de Belo Horizonte para descobrir a identidade dos autores das ofensas.

Uma das mensagens questiona onde o adolescente teria “comprado a escrava”. Outra pergunta se ele é o dono da jovem. Há ainda um homem que diz parecer que os dois estão na senzala.

Na cidade da Zona da Mata, o clima é de revolta. A auxiliar administrativo Tamires de Carvalho Santos, de 24 anos, está chocada com as reações preconceituosas. “É terrível, estamos assustados. Tudo o que está na internet é público, mas não para ofender as pessoas. É uma violência gratuita”, afirmou.

O advogado Alexandre Atheniense, especializado em direito digital, lembra que, depois da publicação do Marco Regulatório Civil da Internet, em 23 de junho, provedores como o Facebook são obrigados a preservar todos os registros de conexão, aplicativos e dados cadastrais de internautas que publicam conteúdos racistas.

Ele acrescenta que a polícia poderá requisitar as informações, capazes de revelar a identidade de quem cometeu o crime. “Ao contrário do que as pessoas sempre imaginam, a internet não é uma zona sem lei, que faz com que qualquer publicação dessa natureza ocorra sem possibilidade de identificar os autores do ato racista”, alerta. Atheniense acredita que o crime poderá ser caracterizado como injúria racial, previsto no artigo 140 do Código Penal.

Nesse caso, a discriminação é voltada contra uma pessoa específica, enquanto no racismo, previsto no artigo 20, as ofensas menosprezam determinada cor, etnia ou religião. “A injúria ataca a autoestima e a honra subjetiva da vítima”, explica. A punição é de um a três anos de prisão, além de pagamento de multa. O advogado ressalta que, com a nova legislação, as chances de punir infratores são ainda maiores.

com informações do Estado de Minas

Recomendados para você

Comentários

  1. Clara Postado em 27/Aug/2014 às 16:33

    É assustador ver o quanto o preconceito ainda está arraigado na cultura brasileira, de modo que passa desapercebido por muitos e naturalizado por quem o pratica. As leis, no que diz respeito ao racismo, precisam ser mais incisivas e intensificadas, para que possamos um dia, quem sabe, ser esse país sem preconceito que a direita tanto fala e ninguém vê.

  2. Jonas Schlesinger Postado em 27/Aug/2014 às 17:52

    Pois é, saporra aqui nué a casa da mãe Joana não. Aki tem ordem e doido que acha que pode sair por aí esculhambando deus e o mundo.

    • jordanya Postado em 29/Aug/2014 às 10:11

      Pois é. Esses ai merecem ficar presos por tempo indeterminado. Que mundo é esse? Sera q esses humanos ñ enxergam q somos todos iguais? Que horror, o casal ñ mereciam isso, afinal ela também é gente humana como nós. Não vejo problema e nem indiferença alguma nisso; povo racista poderiam morrer logo.

  3. Karina BB Postado em 27/Aug/2014 às 18:04

    Quero ver os reaças aqui do PP defendendo tambem quando tiver um post sobre gays discriminados

    • Lucas Postado em 28/Aug/2014 às 08:06

      Uma dor não é maior que a outra, por isso muitas pessoas reclamam da política de alguns poucos gays. Fala sério

    • Fabiano Postado em 28/Aug/2014 às 20:39

      Nossa, isso virou o que agora ? Disputa para ver quem é mais oprimido ? Já é de um tempo que noto esses comentários, e é um tédio. Tanto negros como gays devem lutar pelos seus direitos, porque isso falta muito para esses grupos. Porém, parem de ficar apontando quando um caso é julgado como deve, e ficar fazendo comparações como quem quer dizer que se um não é punido, nenhum dos dois devem. Compreendo que faltam direitos para os dois, mas isso não é uma disputa, é uma luta por igualdade que acho que tanto gays como negros devem saber bem sobre isso. Alias, negro e gay não são coisas que devem ser obrigatoriamente separadas. Existem negros gays. Eu sou um deles, e prezo pela igualdade dos dois lados.

      • eu daqui Postado em 29/Aug/2014 às 14:41

        kkkkkkkkkkk "campeonato de oprimido" é ótimo !

  4. ROSANGELA Postado em 27/Aug/2014 às 20:18

    BOA NOITE SOU EVANGÉLICA JÁ SOFRI PRECONCEITO DE PESSOAS DA MESMA PELE QUE A MINHA SOU DE FAMÍLIA DE NEGROS... COMO NEGRA ENCARDIDA ATE COM A MINHA FE FUI OFENDIDA ENTREGUEI NAS MÃO DO SENHOR JESUS VOCÊS. DOIS SÃO FOFO O MEU ESPOSO E BRACO E EU SOU BEM MORENA E MEUS FILHOS SE MISTURARAM COM A NOSSA PELE CANDO SE AMA SÓ MENTE DEUS TEM O PODER DE MUDAR DESEJO. TODA A FELICIDADE DO MUNDO PARA VOCÊS. QUE JESUS OS ABENÇOE SEMPRE E QUE UM AJO ACAMPE NA VIDAS DE VOCÊS LIVRANDO SEMPRE DO ATAQUE DO MAL BEIJOS NO CORAÇAO DE VOCES

  5. Eugênio Postado em 27/Aug/2014 às 22:01

    Veja a que ponto chegamos..ao ridículo que são estes comentários..pessoal tão preocupado em disseminar coisas negativas que nem perceberam que entre este lindo casal inter-racial existe uma coisa que eles não possuem pelo próximo: AMOR

  6. sabrina Postado em 28/Aug/2014 às 07:47

    Vivemos em um país preconceituoso, mas temos que mudar isso,acabar com qualquer tipo de preconceito, eu acredito que uma criança nao nasce com nenhum tipo de preconceito, nós nao samos nos tornamos.

  7. amparo nerys Postado em 28/Aug/2014 às 11:47

    E uma vergonha.que esses preconceituosos sejam punidos.a cor da pele nao quet dizer nada,sou branca meu pai e negro.e isso nao me faz diferente dele.

  8. Kátia Amaral Postado em 28/Aug/2014 às 13:16

    São uns coitados, uns solteirões recalcados...Enquanto eles debocham o casal está feliz, é só olhar a foto...Felicidade alheia incomoda os mal amados...

  9. Naty Postado em 28/Aug/2014 às 13:58

    Eu acho o preconceito .. uma coisa de gente .. idiota.. ignorante.. sem carater.. sem coraçao.. sem jesus.. sem mente.. ate os animais sao mais humanos do que esse tipo de pessoa.. tenho pena deles... que Deus abençoe eles... fico tristre por existir pessoas assim...

  10. Déia Alves Postado em 28/Aug/2014 às 20:16

    Fico feliz que registraram queixa. Esperemos que os autores das postagens sejam autuados por racismo, e que paguem pelo crime deste preconceito!

  11. bruno Postado em 29/Aug/2014 às 10:28

    Sim,isso mesmo o genero humano é todo idiota e pelo jeito parece que ainda nao sabia disso, o preconceito ta dentro de todos nós mas algumns idiotas tem questao de praticar o preconceito oque é inaceitável.

  12. EDMILSON Postado em 29/Aug/2014 às 11:13

    NO BRASIL QUEM SE ACHA TAO LIMPO DE COR E MAIS PRETO QUE O SEU RACISMO , EU SOU PRETO SIM E ME AMO POR ISSO , TENHO CARÁTER RESPEITO PELO PRÓXIMO E SOU TÃO BRANCO POR DENTRO QUE ELES

  13. eu daqui Postado em 29/Aug/2014 às 12:03

    Por que meus posts defendendo as vitmas de racismo sumiram daqui?