Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 21/Aug/2014 às 18:27
8
Comentários

As cabeças por trás das campanhas de Dilma, Marina e Aécio

Saiba quem são os principais mentores das campanhas de Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) nas eleições 2014

dilma marina aécio eleições 2014
Dilma Rousseff, Marina Silva e Aécio Neves despontam como presidenciáveis favoritos nas eleições 2014 (Edição: Pragmatismo Político)

As eleições de 2014 começaram a ganhar fôlego com o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Dilma, Marina e Aécio, segundo as pesquisas, despontam como os principais candidatos ao posto mais alto da nação.

Conheça, a seguir, os três principais nomes por trás de cada candidatura — com a ressalva de que a candidatura da ex-senadora Marina Silva, lançada oficialmente nesta quarta-feira, 20, ainda não definiu claramente os protagonistas de sua equipe, muito embora alguns nomes já despontem.

DILMA ROUSSEFF

Luiz Inácio Lula da Silva

Responsável pela indicação da candidatura de Dilma em 2010, o ex-presidente é o maior conselheiro de Dilma, segundo membros da campanha. Nas últimas semanas, os dois intensificaram os contatos e passaram a conversar diariamente. Discutem praticamente todos os temas da campanha: o noticiário, estratégias para a propaganda na TV e o tom que ela deve adotar em entrevistas e debates.

João Santana

O publicitário acompanha Dilma desde 2010, quando chefiou sua campanha vitoriosa à Presidência. Desde então – e a exemplo de papel que exerceu no segundo mandato do ex-presidente Lula – Santana participa inclusive de decisões do governo, opinando sobre os nomes de políticas públicas. Coordena a campanha na TV e ajuda a elaborar todos os discursos da candidata. Também opina sobre suas roupas e maquiagem.

Giles Azevedo

Assessor de Dilma há mais de 20 anos, desde que trabalharam juntos no governo do Rio Grande do Sul, o geólogo deixou em março a chefia de gabinete da Presidência para se dedicar exclusivamente à campanha. Em 2010, ele cuidou da agenda de Dilma na disputa; desta vez, passou a dividir as decisões com a cúpula da equipe. É discreto e conta com a total confiança da presidente.

MARINA SILVA

Walter Feldman

Amigo de Marina, o deputado federal paulista é considerado o principal articulador político da candidata. Como a ambientalista, ele esperava a criação da Rede Sustentabilidade para se filiar ao partido, mas acabou aderindo ao PSB de última hora. É médico e foi um dos fundadores do PSDB

Sérgio Xavier

Um dos fundadores do Partido Verde em Pernambuco e ex-secretário de Meio Ambiente no Estado, Xavier era – nas palavras de um aliado de Marina – o principal elo entre a ex-senadora e Eduardo Campos no início da campanha, tendo ajudado a construir a aliança entre os dois. O desempenho lhe rendeu prestígio tanto no PSB quanto na Rede, e espera-se que Xavier assuma papel chave na campanha.

Eduardo Gianetti da Fonseca

Principal assessor da candidata na área econômica, o ex-professor do Insper é a maior aposta da chapa para amenizar a resistência a Marina entre empresários. Giannetti tem discursado em eventos e dado entrevistas sobre como a ambientalista lidaria com a economia. Caso ela vença, é cotado para assumir o ministério da Fazenda.

AÉCIO NEVES

Andréa Neves

Chamada por um assessor de “crânio da comunicação” da campanha, a irmã mais velha de Aécio o acompanha desde que ele assumiu o governo de Minas Gerais pela primeira vez, em 2003. Jornalista, ela jamais disputou eleições ou ocupou cargos expressivos nas gestões de Aécio, mas é considerada sua principal estrategista e confidente.

Antonio Anastasia

Vice de Aécio em seu último mandato no governo de Minas (2006-2010), era tido como o braço direito do tucano e um dos principais executores do “choque de gestão”, política de corte de gastos que o mineiro apresenta como cartão de visitas. Com o fim do mandato de Aécio, venceu a eleição para governador e ocupou o cargo até 2014. Agora é candidato ao Senado.

Fernando Henrique Cardoso

Escanteado nas últimas campanhas do PSDB à Presidência, o ex-presidente voltou a exercer papel relevante na atual disputa, reunindo-se com Aécio com frequência para aconselhá-lo e discutir os rumos da campanha. FHC também atua nos bastidores para aplacar resistências contra Aécio na ala paulista do PSDB.

com João Fellet, BBC

Recomendados para você

Comentários

  1. Onda Vermelha Postado em 21/Aug/2014 às 18:47

    O primeiro programa da Dilma é simplesmente f-a-n-t-á-s-t-i-c-o! Emocionante! A população já começa, finalmente, a ser INFORMADA, ou melhor, APRESENTADA, a tudo aquilo que o PIG omitiu de realizações nestes últimos quatros anos do Governo do PT. Muita gente boa vai se surpreender, outros vão se indignar, outros vão se identificar, outros tantos vão se emocionar e as lágrimas desceram pela face. Dilma tem o que apresentar! E os outros? Atenção respeitável público! Preparem-se! O show já começou! Veja em https://www.youtube.com/watch?v=a7nd4-B62tA

  2. Onda Vermelha Postado em 21/Aug/2014 às 18:47

    O segundo programa da Dilma é s-e-n-s-a-c-i-o-n-a-l! Conseguiu superar o primeiro! Objetivo e direto! A população é, finalmente, APRESENTADA, as grandes obras, Belo Monte e a Transposição do rio São Francisco que o PIG omitiu de realizações nestes últimos quatros anos do Governo do PT. Como disse antes muita gente boa vai se surpreender, outros vão se indignar, outros vão se identificar, outros tantos vão quer saber por que não foram informados por nossa “gloriosa” imprensa. Dilma tem o que apresentar! E os outros? Lula mandou um recado direto: “A verdade vai vencer a mentira!”. Atenção respeitável público! Preparem-se! O show já começou! Veja em https://www.youtube.com/watch?v=mi-DSZBKEdo

    • Thiago Teixeira Postado em 21/Aug/2014 às 19:42

      Gostei do Lula alfinetando a mídia golpista!!!!!!! De tira o fôlego!

  3. Jonas Schlesinger Postado em 21/Aug/2014 às 20:44

    Levantem suas bandeiras! Pintem suas caras! Fiquem nas ruas! Mostrem suas faixas! Ganhem suas marmitas! Suas comissões! Porque nessas eleições! São uns bundões! Levianos, espertos só querem é ganhar! E o povo do Brasil que vá se danar!

    • raphael_subversivo Postado em 22/Aug/2014 às 09:50

      Queria saber pq vcs conservadores perdem seu tempo em vir até aqui com essa conversinha de vcs manjada, já sabemos todos seus argumentos, vcs falam as mesmas coisas há mais de 200 anos, nada que vcs digam já não rebatemos, então, porque perdem tempo aqui? nada melhor pra fazer? ja sabemos como vcs idolatram o deus mercado, amam austeridade, adoram desigualdade de renda e não ligam o minimo pra vida humana, perde seu tempo não filho.

  4. dilmar santos de miranda Postado em 21/Aug/2014 às 21:44

    Dei um pulo da poltrona quando o Lula foi na jugular da globo e outros órgãos da grande mídia de oposição. Leiam a excelente matéria saída no blog do Nassif denunciando exatamente como a globo age, como fez de maneira sórdida na inquisição contra a Dilmar http://jornalggn.com.br/blog/wilson-ferreira/bonner-e-poeta-expoem-o-desespero-tautista-da-tv-globo-por-wilson-ferreira

  5. julio cesar montenegro Postado em 22/Aug/2014 às 07:27

    sempre causa impacto em assalariados lembrar dos reajustes ANUAIS DE SALÁRIO MÍNIMO sob fhc-psdb : 6, 8, 10, 12, 15 reais...

  6. Lúcia Ribeiro Postado em 24/Aug/2014 às 12:28

    Creio que seria sensato não vincular mais o nome de Marina ao de ambientalista. Vínculos pessoais e em conluio com pessoas ligadas a Natura (condenada pelo uso indevido de produtos naturais) e Monsanto a desqualifica a continuar levantando esse bandeira.