Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 25/Aug/2014 às 16:28
9
Comentários

Bornhausen e Heráclito serão tratados como Sarney e Renan?

PSB promete não governar com Sarney (que sequer será candidato) e Renan, mas se cala em relação aos recém-aliados Jorge Bornhausen e Heráclito Fortes, dois quadros que representam o que há de mais atrasado na política brasileira

marina silva bornhausen heráclito fortes
Marina Silva e os aliados Jorgen Bornhausen (cima) e Heráclito Fortes, ambos originários da ARENA, sigla que deu sustentação ao regime militar (Pragmatismo Político)

A candidata Marina Silva, do PSB, deflagrou, nesta segunda-feira, um plano para enganar os eleitores. A ideia consiste em vender um discurso fácil, que já vinha sendo ensaiado por Eduardo Campos: o de que as velhas raposas da política, como os senadores José Sarney (PMDB-AP), Renan Calheiros (PMDB-AL) e Fernando Collor (PTB-AL), serão empurradas para a oposição.

Esse discurso foi vocalizado em duas entrevistas publicadas nesta segunda, que repetem a mesma tese. Na Folha, quem falou foi Eduardo Giannetti da Fonseca, guru econômico de Marina. No Valor, Roberto Amaral, presidente do PSB. Ambos, num tom ensaiado, disseram que, na ausência de Sarney, Collor e Renan, será preciso dialogar com os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, para que tanto PSDB como PT deem governabilidade ao governo Marina e forneçam também quadros para a gestão da máquina pública.

VEJA TAMBÉM: Neca Setúbal ou Marina Silva para a Presidência?

A proposta bate num alvo fácil, o PMDB, mas é ilusória do início ao fim. A começar pelo fato de que Sarney não irá para a oposição. Irá vestir o pijama, uma vez que não é candidato a absolutamente nada nestas eleições. Renan, por sua vez, não representa apenas o PMDB, mas o Congresso como um todo, já que foi eleito pela maioria esmagadora de seus pares, contando com votos de todos os partidos, para presidir o Poder Legislativo numa democracia representativa que Marina Silva e seus aliados parecem desprezar.

Outro ponto é a inconsistência do discurso do próprio PSB, que acolheu diversas “velhas raposas” da política, quando Eduardo costurava suas alianças para tentar chegar à presidência da República. Em Santa Catarina, o partido se aliou à família de Jorge Bornhausen, que falava em “acabar com essa raça”, referindo-se ao PT. No Piauí, o novo aliado é Heráclito Fortes, que construiu sua carreira política na ARENA, PFL e DEM. Há, de fato, alguma pureza ou alguma lógica em empurrar Sarney e Renan para a oposição, acolhendo Bornhausen e Heráclito?

Não há, mas a candidata Marina Silva acredita que poderá levar adiante seu discurso “engana-eleitor”.

com 247

Recomendados para você

Comentários

  1. SOSO Postado em 25/Aug/2014 às 17:21

    Nao se engane,conheço muita gente que ta caindo nesse papinho d renovacao da marina,mesmo com todas essas noticias d q ela quer a "velha" politica no governo dela,francamente seria melhor mesmo q qualquer dos dois aecio e marina ganhassem ,a gente ja sabe como vai ser ,4anos d arrocho kkkk se isso acontecer ainda vao sentir falta do pt,nao digo os ricos pois esses vao se fartar nos juros e na inflacao alta,ou seja os ricos nao vao produzir ,simplesmente vao aplicar o dinheiro e desempregar geral,ate seria bom porque tem muita gente q nao viveu os tempos d fhc deixa eles provarem desse veneno kkkk

  2. Leandro Rodrigues Postado em 25/Aug/2014 às 17:24

    Marina Silva = Cavalo de Tróia

    • poliana Postado em 25/Aug/2014 às 22:46

      exato..belo presente de grego!!!!ainda dá tempo dos eleitores abrirem o olho pra essa farsa!!!!!!!!!!!!!

  3. Thiago Teixeira Postado em 25/Aug/2014 às 17:41

    Heráclito é o fim da picada, coitado do piauiense que teve este senhor a frente de seu estado por décadas.

    • poliana Postado em 25/Aug/2014 às 22:45

      n é a toa q o piauí é o estado mais pobre do brasil n é thiago?? fazer o q? pena dos piauienses!!!!

  4. Marcio Postado em 25/Aug/2014 às 17:56

    Jorgen Bornhausen = Pedro de Lara

  5. Jonas Schlesinger Postado em 25/Aug/2014 às 18:03

    Coitado dos bodes que forem pro Piauí. Esse Heraclito é o primeiro a comer kkk

  6. poliana Postado em 25/Aug/2014 às 22:44

    caramba!!! bornhausen e heráclito fortes??? eles ainda existem? achei q n tinham sobrevivido à queda do príncipe! QDO DIGO Q ESSA LOUCA É UMA FARSA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. ricardo Postado em 27/Aug/2014 às 11:44

    A cara da Marina na foto, olhando desconfiada para Heráclito e Bornhausen, mostra que eles foram uma herança amarga deixada pelo Eduardo Campos. Tenho esperança de que possam ser expurgados.