Redação Pragmatismo
Compartilhar
Ditadura Militar 21/Aug/2014 às 22:20
56
Comentários

Blogueiro de Veja critica Míriam Leitão e depois remove texto

Conhecido como o 'menino maluquinho de Veja', blogueiro Rodrigo Constantino foi obrigado a sumir com o texto que criticava Míriam Leitão — a jornalista que recentemente revelou como foi torturada pela ditadura

rodrigo constantino míriam leitão
Editor de Veja pediu para Rodrigo Constantino remover coluna em que criticava Míriam Leitão (Pragmatismo Político)

Rodrigo Constantino foi obrigado a tirar do ar uma coluna em que criticava a jornalista Miriam Leitão.

Em entrevista a Luiz Cláudio Cunha, Miriam contou como foi torturada durante a ditadura militar (veja aqui). Em sua coluna, Constantino escreveu uma resposta:

“Acho, como já disse, que Miriam tem todo direito ao seu pedido de desculpas. Se sofreu o que diz mesmo, nada justifica isso. É uma postura covarde daqueles militares envolvidos. Mas ela não era uma heroína. Não era uma jovem democrata que defendia a liberdade. Era uma comunista, do PCdoB, entoando hinos marxistas e usando como símbolo a foice e o martelo.

Se essa turma tivesse logrado sucesso naquela época, o Brasil hoje seria uma imensa Cuba, algo que ainda não nos livramos justamente porque os comunistas ainda existem, sob o manto de bolivarianismo ou socialismo do século 21. Portanto, cabe perguntar: e o seu pedido de desculpas, Miriam, não teremos?”

VEJA TAMBÉM: “Você é realmente inútil”, diz integrante do Porta dos Fundos para cantor Roger

No dia seguinte, ele postou em sua página no Facebook as razões que o fizeram dar sumiço no texto.

“A pedido do editor da Veja.com, retirei do ar. (…) Ainda acho que ela deveria fazer um reconhecimento público de que não lutava por democracia e não era uma heroína, mas faço isso em outra ocasião…”

Piada internacional

Entre as paranoias recentes envolvendo o blogueiro de Veja, a que mais chamou a atenção foi a teoria sobre o “2014” em cor vermelha no logo da Copa do Mundo. De acordo com Constantino, tratava-se de uma propaganda subliminar socialista em ano eleitoral. O periódico norte-americano Los Angeles Times debochou da publicação e o caso virou piada internacional.

informações de DCM

Recomendados para você

Comentários

  1. Fábio Alves Postado em 21/Aug/2014 às 12:04

    Você é um fanfarrão ...é o máximo que consigo escrever para você ...

  2. Thiago Teixeira Postado em 21/Aug/2014 às 12:05

    Eles (PiG) são tão prepotentes que a ideologia deles, acusações e "achismo" passam a ser verdade absoluta. É muito perigosa essa grande mídia golpista onde há necessidade de reflexão da sociedade que estamos nos tornando, a do pensamento único dos patronos do PiG. Meu ex-governador Orestes Quércia, num ato de extrema lucidez, definiu o que é o PiG: Caluniadores, mentirosos, safados e canalhas. https://www.youtube.com/watch?v=7ewkelFHmcw

  3. Roberto Pedroso Postado em 21/Aug/2014 às 12:17

    Mas sincera e honestamente alguém esperava algo de diferente vindo desse cidadão?Quem ainda leva a sério o que ele diz ou escreve é ignorante ou mal intencionado.

  4. Bruno Postado em 21/Aug/2014 às 12:19

    Bostantino sempre defecando pela boca!Até quando agente tem que aguentar esses lixos!!Pela lei de democratização e regulação da mídia já!!!!

    • Paulo Postado em 21/Aug/2014 às 14:07

      Meu amigo, se você não gosta, não leia. ISSO se chama democracia. A regulação pela qual você clama se equipara à censura praticada pela mesma ditadura que torturou Miriam, Dilma, e tantas outras...

      • velhos baianos Postado em 21/Aug/2014 às 16:55

        Você não diz a verdade. A prova disso é que nos EUA, país da desregulamentação por excelência, Michael Bloomberg quando decidiu que desejava se candidatar a prefeito de NY teve que vender uma parte do seu império de comunicação. É que nos EUA, que seguindo sua linha de raciocínio deve ser uma ditadura comunista, eles acham que não é saudável pra democracia o sujeito ter todos os tipos de veículos de comunicação e ainda estar na política... No Brasil temos o Jereissati, os netos do ACM e etc que tem todos os veículos e ainda estão na política. Além dos EUA, países que também devem ser marxistas, como RU e França, também tem conselho de mídia que cuida disso e outros abusos... Vá estudar. Você é desinformado ou cara de pau.

      • rafa Postado em 22/Oct/2014 às 06:53

        engano seu, paulo - estude a ley de medios - estude a legislação norte-americana para a imprensa

      • rafa Postado em 22/Oct/2014 às 06:54

        os velhos baianos te deram uma bela lição, paulo - aprenda dela

    • Eduardo Postado em 21/Aug/2014 às 14:24

      Você quer dizer censura né? Então o cara não tem direito de dizer besteiras?

      • Walcler Postado em 21/Aug/2014 às 15:00

        Toda profissão deve reconhecer limites éticos, da mesma forma que um medico tem suas ações delimitadas por um código, o jornalista também deveria ter. O estrago de um comentário que fere a dignidade de terceiros deve ser medido, avaliado e punido quando for o caso. O limite da liberdade de um se encontra no começo do direito do outro.

      • Teri Postado em 21/Aug/2014 às 15:02

        Não, não é censura, é responsabilidade perante sua figura pública. Não confunda liberdade de expressão com qualquer um poder dizer o que quiser. Se alguém tem a opinião de que determinado grupo religioso deve morrer, é a opinião da pessoa, porém é criminosa e não deve ser respeitada nem veiculada publicamente. O que esse pseudo jornalista faz é isso, destila preconceitos e bobeiras que atentam contra nossa história. Portanto, não, ele não pode falar o que quiser. Nem você e nem eu podemos. Opinião é uma coisa, destilar preconceito em público é outra

      • Fabio Postado em 21/Aug/2014 às 15:09

        Não Eduardo. Democratização da mídia não é censura. Pelo contrário é acabar com os monopólios. Por exemplo, as organizações Globo não poderiam ter um canal de TV aberta, vários canais de TV fechada, um jornal de grande tiragem, site, emissoras de rádio. Haveria um limite de licenças. A Globo seria obrigada a "dividir" essas licenças com outros grupos o que favoreceria o pluralismo das informações. Pesquise sobre a "Ley de Medios" recentemente aprovada na Argentina e como o grupo Clarín (uma espécie de Globo argentina) lutou contra ela.

      • Rosy Postado em 21/Aug/2014 às 15:10

        ele é um idiota, mas concordo com a resposta e tbm acho q o q vc defende e censura, cada um fala q quiser se ainda tem gente q acredita sem se informar e até normal num pais como o nosso onde falta tanta educação e blablabla carências infinitas. Se alguem se sente ofendido não da liberdade da vitima se defender pela lei??? então não se preocupe essa lei q vc defende não e necessária deixe o jovem o novo falar e expor o q pensa qqr um deve assim temos ideia do q se passa na cabeça deles e temos o bom senso de filtrar o q é bom ou não e o ruim do genial por ai por esse mundo livre da internet ;)

      • Rui Ribeiro Postado em 21/Aug/2014 às 16:09

        O código penal já provê os meios para obtenção da justiça quando alguém é caluniado. Essa história de regulamentação é uma camuflagem para a censura. Cuidado, daqui a pouco vão querer uma comissão(do governo), que toda obra intelectual(filmes, livros, revistas, jornais, etc) sejam aprovadas por essas comissão, igualzinho ao tempo da ditadura, que vocês estão criticando. Engraçado é que a Miriam Leitão, hoje renomada economista, vive bem, até porque estudou, no modo capitalista, da qual ela é defensora. Mas naquela época, iludida por ideologias utópicas, foi levada a aderir este movimento funesto, o comunismo.

      • Felipe Koch Postado em 21/Aug/2014 às 16:16

        Constantino é um completo idiota, mas, no caso, só falou asneiras, não feriu dignidades ( a não ser a própria) nem cometeu calúnias ou injúrias. É uma opinião burra e idiota, só! Sem censuras de direita ou esquerda, por favor! Quando a esquerda censura ela se equivale, sob o manto da hipocrisia, à pior das direitas. Menos, companheiros!

      • Paula Postado em 21/Aug/2014 às 22:59

        Eduardo, eu sou a favor da democracia, da liberdade de expressão, mas, esses caras da Veja,não têm ética, não tem respeito por ninguém, o Azevedinho chega inventar notícia!! Acho que escreveu, tem que assumir, pedir desculpas se ofendeu. O que o Constantino não fez!!! é um babaca.

    • carrapicho Postado em 21/Aug/2014 às 15:43

      Não precisamos de mais lei para democratizar e regular nossa mídia e tampouco tanta animosidade, amigo. A democracia já existe justamente em ambientes como este, quando a gente vê vasta gama de notícias, bem como a coexistência e embate de ideologias (e as asneiras que as acompanham). E quanto à regulação, te pergunto: pra que vc precisa de mais além do direito de resposta, responsabilização penal, danos morais? Essa é a "graça" de viver numa sociedade pluralística, meu caro, falar a imbecilidade que quiser, mas arcar com cada uma de suas consequências.

      • Daniel Postado em 21/Aug/2014 às 18:21

        A mídia é democrática né? Sugiro que leiam a constituição federal, em especial os artigos 54, 220, 221, 223, e digam se a constituição está sendo seguida.

    • rafa Postado em 22/Oct/2014 às 07:09

      a questao é, jeff - porque propaganda custa os tubos? resp: porque FUNCIONA. quem tem poder de propaganda? resp: a grande mídia. compare o poder de difusão da rede globo com os dos blogs... o da veja e da abril com o de carta capital... e me diga que há "EQUILÍBRIO democrático" ora... a grande mídia pertence a multizilionários amigos de multizilionários. são TEUS amigos??? por favor... os irmãos marinho estão entre os maiores ricos do mundo. seu pai fez sexo em todas as posições com a ditamole melecal. vc inda CRÊ em will bonner? já assistiu ao filme "beyond citizen kane/além de cidadão kane" do channel 4 inglês, que a globo proibiu de difusão no brasil na época da ditadura? todo mundo deveria assistir na escola.

  5. BEBEZINHA_19 Postado em 21/Aug/2014 às 12:27

    Esses pigs falam tanto em falta d democracia,comunismo,ditadura do pt e etc mas se vencerem as eleicoes eles e q implantarao uma ditadura ,tanto aecio abafando a corrupcao e o roubo com ajuda do pig quanto marina dizendo q qualquer um q falar contra seu governa é porque ta incorporado com o demonio na vdde tenho muito medo e tenho mais medo da marina com sua ditadura evangelica do q do aecio,apesar d q se os tucanalhas voltarem ao poder vao fraudar as urnas pra nao sairem mais de la,,,esse e meu grande medo

  6. waleska Postado em 21/Aug/2014 às 12:30

    Alguém interdita esse anencéfalo.

  7. Felipe Peters Berchielli Postado em 21/Aug/2014 às 12:43

    De todos os "novos direitistas" Constantino é de longe o mais escroto,consegue superar Olavo e deixa Reinaldo Azevedo no chinelo. O "trovão da razão" fala merda atrás de merda,não é nem embate ideológico não,é merda mesma,se focasse só em sua ideologia de estado minimo,conservadora e etc,va lá,afinal esse tipo de debate é importante , mas o sujeito ainda tem medo de comunista,oque falar de uma mala dessa?

    • rafa Postado em 22/Oct/2014 às 07:12

      bostantino e reina azedo é páreo duro. olavinho é melhor q woody allen.

  8. poliana Postado em 21/Aug/2014 às 12:49

    "coisas equivalentes a tortura"???!!!! meu deus! qta estupidez!! esse cara n existe!! n sei como q alguém emprega um indivíduo desse em sua empresa!! lamentável!!!!!!!! qtas arrogância e estupidez em uma pessoa só!!!!

    • Yule Cristina Postado em 21/Aug/2014 às 19:05

      Esquenta não Poliana, essa empresa que edita a revista que o PHA chama de "extrato sólido da maré baixa" já foi pro saco há muito tempo, estão só esperando para ver se conseguem dar o golpe na DILMA, depois da eleição se a DILMA vencer, essa dita empresa vai direto para o aterro sanitário.

    • J Ferreira Postado em 21/Aug/2014 às 21:07

      Repito o que falastes, Poli. qta estupidez!! esse cara n existe!! n sei como q alguém emprega um indivíduo desse em sua empresa!! lamentável!!!!!!!! qtas arrogância e estupidez em uma pessoa só!!!!

  9. Fernando Postado em 21/Aug/2014 às 12:52

    Cadê a Liberdade de Imprensa liberal ?? Eh assim q vamos viver qnd o liberalismo "tomar conta" do Brasil ?

  10. João Postado em 21/Aug/2014 às 13:38

    Lógico, Mirian não é uma heroína pelo simples fato de ser uma comunista. Porque quando você é comunista é automaticamente um monstro desalmado sem escrúpulos, comunistas são vilões.

    • Cássia Postado em 21/Aug/2014 às 13:55

      Não esqueça de "comedor de criancinhas"

    • Victor Stoimenoff Postado em 21/Aug/2014 às 15:02

      Não seja patético!!! Ter medo de comunismo a esta altura é delírio ou senilidade. Tá parecendo os republicanos que são contra saúde pública porque é o começo do comunismo...Só que boa parte destes republicanos é criacionista...

    • Ade SP Postado em 21/Aug/2014 às 15:06

      Quantas pessoas o capitalismo mata todos os dias? Seja pela segregação social ou pelo estímulo a guerra em lugares como África, Israel, etc? Já se perguntou porque o "querido" e símbolo do capitalismo/imperialismo EUA se tornou o que é hoje? Como alcançou o enriquecimento e desenvolvimento promovendo guerras no mundo todo? Não estou dizendo que o socialismo da maneira que foi implantado foi bonzinho, mas nosso sistema atual passa muito longe de ser e de poupar vidas também.

    • Walcler Postado em 21/Aug/2014 às 15:11

      Os números do capitalismo matando trabalhadores, promovendo guerras ou se beneficiando da escravidão nas colônias do século XIX, não tem como serem computados. Há mais de 250 anos o capitalismo como modelo hegemônico de poder vem matando, impondo a fome a miséria e a guerra na maior parte do mundo. Esse discurso de que só o comunismo foi violento é uma piada. Não houve comunismo nas catástrofes de Bangladesh, Haiti, Oriente Médio (crise do petróleo), na invasão do Iraque pelos EU, no holocausto da palestina, dava pra escrever um livro maior que a bíblia do quanto o capitalismo matou e continua matando. Se distribuíssemos de forma equânime a quantidade de riqueza pelas pessoas no mundo daria uma media de 3.500 dólares mensais para cada família de 4 pessoas na terra, dinheiro suficiente para viver com dignidade em qualquer lugar do mundo, mas para o regime capitalista isso seria uma violência muito maior do que gente morrendo de fome e pelas guerras que alimentam os PIBs de EU e Europa.

    • rafa Postado em 22/Oct/2014 às 07:18

      quem te contou foi o william bonner? na revolução haitiana, os jornais franceses noticiaram que mataram milhares. quem? senhores de escravos e suas milícias de capangas, em guerra de libertação. quantos mataram? ao longo de quanto tempo? dos 72 anos de URSS? sobre que população? a da URSS? que porcentagem dá? quem eram os mortos? soldados do czar? mercenários da resistência aristocrática? morreram em guerra? em conspirações ao longo dos 72 anos? qual a distribuição temporal, geográfica, demográfica, das mortes? SABE PERGUNTAR-SE sobre tais coisas, ou só PAPAGAIAR will bonner, sua anta televisiva?

    • rafa Postado em 22/Oct/2014 às 07:19

      também! um cara q se autodenomina minduim! não tem tico nem teco pra comer o minduim ricocheteando na cachola.

  11. Natalia Alencar Postado em 21/Aug/2014 às 13:41

    Blogueiro de Veja com menos prestígio que a Blogueira da Capricho, huahuahauhauahuaha. Constantino nem quando leva uma dura do patrão consegue admitir que estava errado, hein. Mas criticar esse aí é chutar cachorro morto, ninguém mais leva a sério. Só lamento por Mirian Leitão: independente de posição política e do que a levou a trabalhar logo para uma emissora que colaborou com esses meses horríveis, ninguém merece passar por tortura, e ainda por cima ser criticada depois. Culpabilização da vítima, até quando?

    • vigilante Postado em 22/Aug/2014 às 09:21

      A Veja é um capricho da coxinhada...

    • rafa Postado em 22/Oct/2014 às 07:22

      leitão desenvolveu síndrome de estocolmo

    • José Carlos Postado em 18/Jan/2015 às 18:11

      Acho que a tortura sofrida pela M.Leitão foi tão violenta que ela resolveu se tornar capitalista. rsrsrs!

  12. Ronaldo Postado em 21/Aug/2014 às 14:59

    Esse Bostantino apanhou feio do Ciro Gomes, agora remove o comentario por ordem do patrão, puxa não sabia que esses jornalistas pre-pagos eram de tão baixo nivel, sem carater nem moral. Té logo.

  13. Leandro Dubost Postado em 21/Aug/2014 às 14:59

    Entrou na onda daquele Roger Inútil de achar que quem tinha ideais comunistas na época da ditadura merecia sofrer perseguição, o que é um absurdo sem tamanho. Nem todo comunista é ditador, o que é uma mentira que os conservadores implantaram na própria cabeça (como nesses argumentos "comunistas mataram milhões"). Muitos comunistas apenas se identificam com o pensamento e há algo de errado com isso? Não pode-se pensar diferente? Todo mundo tem que pensar igual, senão merece tortura e perseguição? Veja insiste em dar aula de fascismo.

    • Felipe Peters Berchielli Postado em 21/Aug/2014 às 16:23

      Essa é a questão,não sou comunista mas declarar-se comunista é tido como crime,os caras citam Stalin,Fidel e blablbabla como se a direita nunca tivesse um ditador sanguinário e nem por isso coloco todo direitista na ala do nazismo. Pior,os caras falam que nunca houve uma ditadura de direita porque a direita defende uma sociedade com pouco ou nenhum estado,como se os anarcocorps e os libertarianos fossem os unicos da direita e como se os comunistas sanguinarios do século XX fossem os unicos da esquerda.

    • rafa Postado em 22/Oct/2014 às 07:29

      comunismo em essência é posse coletiva dos meios de trabalho. cada trabalhador na posse dos seus. ninguém proprietário dos meios de trabalho pilotados por outrem. ninguém pra cobrar ALUGUEL para expropriados terem onde trabalhar. ninguém herdeiro de latifúndios ROUBADOS a índios - nenhum deus deu escritura a ninguém. ninguém herdeiro de maquinário construído por mão-de-obra escrava. o capital do descendente do senhor de escravo foi construído pelo escravo, cujo descendente hoje é ajudado por luladilma a se recuperar do descaso pós-escravatura.

    • rafa Postado em 22/Oct/2014 às 07:33

      quem te contou foi o william bonner? VÁ a cuba. VÁ à venezuela. VÁ à coréia. pesquise o subcomandante insurjente marcos e a EZLN de chiapas. pesquise o zapatismo. pesquise cristiânia na noruega. pesquise a autogestão iugoslava de tito. pesquise salvador allende. pesquise joão goulart e leonel brizola. assista a "memórias do subdesenvolvimento" procure um filme sobre a educação sexual na união soviética.

  14. daniel ramos de oliviera Postado em 21/Aug/2014 às 15:45

    A tia Constantina e a Tia Roger foram vistas fazendo um tricôt no chá da tarde na casa da Loba. O assunto era "Comunismo na boca de 3 inúteis". Não chegaram a nenhuma conclusão tanta foi a ignorância e falta de entendimento entre eles. O chá esfriou. Foi uma merda!

  15. Sataniel Postado em 21/Aug/2014 às 16:48

    VEJA = LIXO Não tem nada que preste nessa revista, olha só os caras que escrevem pra essa merda de revista, tudo um bando de lunáticos.

  16. BEBEZINHA_19 Postado em 21/Aug/2014 às 17:37

    Minduim cala a boca q tu ganha mais afffffg so fala besteira aqui no PP vc e igual a esse constantino,eu imagino q esse cara com a mulher dele deve ser uma franga kkkk esse constantino banca o macho so nas palavras quero ver ele dizer isso na cara da urubologa kkkkk ah e vcs pereira e minduim devem ta com falta d uma namorada rsrs

  17. BEBEZINHA_19 Postado em 21/Aug/2014 às 17:48

    Tem uma pa d gente fazendo coisa estranha pra ficar na midia,tem malafais,feliciano,constantino ,outros tomam banho d balde PQP acho eu d calcinha na net faria mais sucesso q esse monte de lixos q se acham ahhhh FUIIIIII

    • rafa Postado em 22/Oct/2014 às 07:35

      manda foto

  18. Ana Maria Postado em 21/Aug/2014 às 17:48

    Tão jovem e tão babaca! Tenho pena desse "blogueiro" que, aliás, só vim a saber de sua existência através do Pragmatismo Político.

  19. Stalimir Vieira Postado em 21/Aug/2014 às 19:22

    Acho que a Veja pediu para tirar para se preservar e preservar o rapaz. Tem gente que não tem noção do quão patética se torna, apenas pelo entusiasmo infantilóide de encarnar um personagem da mídia.

  20. Daurian Postado em 21/Aug/2014 às 19:48

    Punhetino, só dando fora, hein garoto?

  21. Luiz Souza Postado em 03/Sep/2014 às 00:19

    "...algo que ainda não nos livramos justamente porque os comunistas ainda existem." Fascistas também existem e a infelicidade acima é a prova disto. O comunismo é lícito, o PCB saiu da clandestinidade há mais de trinta anos, mas tem imbecil que ainda quer tutelar os outros. Sem muito estofo, é claro.

  22. Paulo Postado em 13/Oct/2014 às 09:28

    Cadê o link d matéria do NYTimes falando que o caso virou piada internacional?

    • rafa Postado em 22/Oct/2014 às 07:36

      learn english and google up, paulie boy

  23. Nicolau Postado em 28/Oct/2014 às 09:54

    ESSA MIRIAM É MUITO FRACA E COVARDE E NUNCA FOI TORTURADA!

  24. Fabio Postado em 19/Nov/2014 às 18:27

    Esse é outro, assim como Merval, que deve ser ignorado... é o pior que pode acontecer a ele: ser ignorado.