Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 08/Aug/2014 às 19:20
37
Comentários

Aécio nomeou desembargador que recebia dinheiro para soltar traficantes

Em reportagem de mais de 11 minutos, Rede Globo omitiu que desembargador que recebia dinheiro de traficantes foi nomeado por Aécio Neves

aécio neves desembargador traficante
Aécio, o primo (foto), o aeroporto e o desembargador que recebia propina para liberar traficantes (Pragmatismo Político)

Joaquim de Carvalho, DCM

Em 2010, o jornalista Bruno Procópio, que se define também poeta e cronista, publicou em seu blog Prosa com Cultura um texto em que revela: a família Tolentino Neves, “famosa pelo legado político de homens como ex-presidente da República Tancredo de Almeida Neves e o governador mineiro Aécio Neves, também fez sua história no universo da cachaça.”

Bruno, o Dindi, jovem de pele morena, barba rala, cavanhaque de poucos e longos fios, conta que seu Múcio Tolentino, irmão de Risoleta Neves, mulher de Tancredo, começou a produzir em 1960 a cachaça Mathuzalem 960.

Durante 25 anos, os amigos se reuniam na fazenda da família, no município de Cláudio, para tomar da pura. Segundo a crônica do Dindi, Tancredo Neves era um dos mais assíduos na confraria.

Depois da morte de Tancredo, seu Múcio parou de fabricar a “960” e praticamente fechou o alambique.

Em 2002, um dos filhos de Múcio, homem que herdou do tio o nome, Tancredo, decidiu retomar a produção da cachaça, mas mudou o nome da bebida.

A cachaça passou a se chamar Mingote, homenagem ao bisavô Domingos da Silva Guimarães, o seu Mingote, que em 1823 comprou terra na região, para produzir rapadura, açúcar mascavo e cachaça, e dar início a uma prole numerosa, da qual descendem dona Risoleta, o neto dela, Aécio Neves, seu Múcio e o filho dele Tancredo Tolentino, também conhecido como Quedo.

A exemplo da “960”, a Mingote também fez fama, principalmente depois que a revista Época publicou, em maio de 2007, “os brasileiros famosos, bem-sucedidos em seus respectivos ramos profissionais, que têm como atividade paralela a produção de cachaça”, e citava Aécio Neves.

Segundo a reportagem, o então governador de Minas era o fabricante da Mingote, descrita como uma cachaça envelhecida durante dois anos em tonel de amburana, no município de Cláudio.

VEJA TAMBÉM: Cidade de Cláudia silencia sobre aeroporto de Aécio Neves

A julgar como verídica a informação de Época, Aécio era sócio do primo Tancredo Tolentino, o Quedo.

Esse era um tempo em que Aécio era apresentado como o autor do “choque de gestão”, e Tancredo Tolentino era um comerciante de Cláudio.

Cinco anos depois, em 2012, o repórter Valmir Salaro, do Fantástico, foi a Cláudio para fazer uma reportagem sobre um esquema de venda de habeas corpus para libertar traficantes.

O repórter contou que, em julho de 2010, numa cidade vizinha, Marilândia, a polícia apreendeu 60 quilos de pasta base de cocaína, parte deles encontrada numa camionete.

A polícia prendeu o motorista Jesus Jerônimo da Silva, e outro traficante, Brás Correia de Souza.

Eles permaneceram alguns meses presos no município de Divinópolis, na mesma região, e foram libertados por decisão do desembargador Hélcio Valentim de Andrade Filho.

Valmir Salaro foi até a cachaçaria Mingote e gravou uma passagem em frente à sede da empresa, em que revelou que a sentença para libertar os traficantes foi negociada ali dentro, entre o desembargador Valentim e Tancredo Tolentino, o Quedo.

A reportagem do Fantástico tem mais de 11 minutos e, em nenhum momento, o nome de Aécio Neves foi citado – nem para dizer que Tancredo Tolentino é primo dele ou para lembrar que a Mingote apareceu na Época como a cachaça fabricada pelo bem sucedido Aécio.

Não era difícil fazer essa associação. Bastava entrar no site da Mingote e clicar em “notícias”. A página abre com uma foto de Aécio e um link para a reportagem da revista Época, em que o ex-governador é apresentado como o fabricante da cachaça.

Hélcio Valentim foi nomeado por Aécio Neves quando governador.

Valentim se formou em direito no ano de 1988 pela Universidade Federal de Minas Gerais. Advogou até 1990, quando entrou no Ministério Público. Em 1996, se tornou procurador e, em 2005, integrou a lista tríplice de indicados para compor o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, na cota do Ministério Público, o chamado quinto constitucional.

A prerrogativa de nomeação para o Tribunal pertence ao governador e o costume é escolher o primeiro da lista. Mas, nessa nomeação, em março de 2005, Aécio nomeou o segundo, Valentim.

Além de nomear o desembargador que, mais tarde, negociaria com o primo a libertação de traficantes, Aécio é autor de outra medida que beneficia Tancredo Tolentino.

SAIBA MAIS: Dono de helicóptero do pó ganhou 3 contratos sem licitação de Aécio Neves

A fazenda do pai dele tinha uma pista de terra para pousos e decolagens de avião, obra que o avô de Aécio, Tancredo, havia mandado fazer quando era governador – fazenda em que ele tomava cachaça, como revelou o cronista e poeta Dindi.

Quando chegou sua vez de governar Minas, Aécio mandou pavimentar a obra, ao custo de quase 14 milhões de reais. O outro Tancredo da família, o primo de Aécio (e sócio na Mingote?), é quem toca as coisas por lá, e tem as chaves do aeroporto, até hoje sem homologação da ANAC e, portanto, proibido para o público em geral.

Essas conexões do município de Cláudio acabaram despertando a desconfiança de que a pista pavimentada serviu para pouso de reabastecimento do helicóptero do senador Zezé Perrella, quando trazia 445 quilos de pasta base de cocaína do Paraguai, em novembro do ano passado.

Afinal, Perrella é amigo de Aécio, e Aécio é primo do Tancredo Tolentino, o homem que tem a chave do aeroporto e foi flagrado negociando a libertação de traficantes, num caso em que a semelhança com a apreensão de cocaína no Espírito Santo é espantosa.

Procurei os dois pilotos do helicóptero. Um deles, que eu entrevistei há dois meses e meio, mandou dizer que não fala mais comigo. O outro, o piloto Rogério Almeida Antunes, ex-funcionário de Perrella, disse, por intermédio de seu advogado, que “não, não pousou lá”. Passou perto, mas não parou na pista.

Essa história fica para daqui a pouco.

Abaixo, a denúncia do MP contra Quêdo:

Recomendados para você

Comentários

  1. Rodrigo Postado em 08/Aug/2014 às 13:05

    Campanha suja do PT começou, modificando wikipédia diretamente de computadores do planalto, para apagar as sujeiras dos seus filiados, colocando calúnias e mentiras em páginas de jornalistas e agora todo os sites esquerdistas funcionando apenas para um ataque maciço a oposição. Tenho nojo dessa nossa midia, tenho nojo dessa outra midia petista também.

    • Daniel Postado em 08/Aug/2014 às 13:21

      É fácil dizer que tem nojo da midia e deste site, difícil mesmo é constestar está notícia. Aliás, acho estranho tu não gostar da midia, até pq sua grande maioria, ou pelo menos as mais influentes omitem tudo que é sujeira do PSDB.

    • Catherine Postado em 08/Aug/2014 às 14:31

      Engraçado Rodrigo, isso são fatos, você pode consultar essa nomeação, não é invenção, isso é publicado em Diários Oficiais, ninguém inventou que a regra é nomear o primeiro da lista, se o seu conhecimento limitado de judiciário e política te permite apenas concluir que tudo é uma armadilha petista, só temos, todos, a lamentar, pois o pior cego é aquele que não quer ver.

      • Carla Postado em 20/Oct/2014 às 14:58

        Concordo com vc o pior cego é aquele que prefere jogar nas costa dos petista do que a realidade mostra é fato . Eu desafio a vc ir até Minas Gerais e perguntar acada cidadão decente sobre Aécio depois nos de sua opinião ...

      • Adauto Gonçalves Postado em 26/Oct/2014 às 03:19

        Catherine! Você foi brilhante e suas colocações são irretocáveis. Esse tal de Rodrigo podia dormir sem essa?

    • Mariana Teixeira Postado em 08/Aug/2014 às 14:32

      Porque é mentira? porque vc gosta dele não pode enxergar a verdade? Não é midia petista, todos os candidatos tem que ser atacados com VERDADES, porque isso é democracia, isso é o certo. Acreditar fielmente em alguém é burrice. A melhor escolha é PESQUISAR a vida do individuo, independente de partido politico. ACORDA!

      • Paulo Cesar Postado em 09/Aug/2014 às 23:00

        parabens Mariana Teixeira! isso é o que sempre digo e faço.

      • MARIA ZELIA Postado em 14/Oct/2014 às 08:23

        Parabéns !pelo depoimento, mostra que é uma pessoa sensata, honesta,e imparcial com com qualquer "partido" ou "candidato".Valeu! Também penso assim .,antes , devemos nos inteirar de tudo.....Leia tudo sobre a lei 100 que foi usada pelos tucanos para ganhar as eleições há menos de um mês, das elições passadas.....E agora deu no que deu......A verdade está ai ,na voz do MInistro MARCO AURELIO........

    • rafael Postado em 08/Aug/2014 às 14:40

      calma, constantino.

    • Eduardo Benatti Postado em 08/Aug/2014 às 17:48

      Faltando um artigo sobre o tal Dilma Bolada falando que tinham que ter levado o "Satãnécio" pra fazer carinho no tigre de Cascavel. Vai qualquer um fazer uma piadinha de bom gosto assim sobre a Presidenta...

    • El Cid Postado em 08/Aug/2014 às 20:18

      calma, pombo-enxadrista !!

    • El Cid Postado em 08/Aug/2014 às 20:24

      Miguel do Rosário te responde, ó constantino: www.ocafezinho.com/2014/08/08/apos-fraude-da-veja-agora-e-a-vez-do-globo/

    • Glênio Postado em 09/Aug/2014 às 16:17

      Campanha suja? Então quer dizer que quando confrontado com a verdade o senhor simplesmente a ignora e prefere achar que tudo é uma ilusão/conspiração? Os links e as fontes estão escancarados no texto o que me faz acreditar em algumas hipóteses:ou você não leu o texto,ou é dissimulado propositalmente ou acredita em papai noel. Em relação a página da wikipédia... Só um momento,tive de respirar fundo aqui em pura perplexidade em relação a sua inteira falta de senso crítico.Pronto. Meu caro,qualquer um pode alterar qualquer documento da wikipedia,até mesmo você sabia? O que ganharia o PT ou a presidenta ou qualquer um que seja mudando essas páginas, e de dentro do palácio do planalto??? Sem contar que o pedido de investigação já foi feito, e adivinha por quem?

    • Onda Vermelha Postado em 09/Aug/2014 às 22:07

      Rodrigo ainda não vi toda essa indignação de algumas pessoas quando se disseminou boatos criminosos contra o filho de Lula, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, o apontando como dono da Friboi, de um avião de R$ 100 milhões e de uma fazenda de R$ 47 milhões, que fazem parte do submundo da Internet, já extensamente desmentidas, mas que pessoas com ódio do Lula ainda insistem em repercutir numa vã tentativa de criminalizar o maior Presidente que esse país já teve, algo que nem mesmo a nossa valorosa "grande mídia" ousa fazer, com exceção da InVeja, mas a InVeja não faz jornalismo. Não é mesmo? Coxinha! Suspeita-se que os boatos tiveram origem no IP do Instituto Fernando Henrique Cardoso. Para um filho de um ex-ministro de FHC está sendo intimado, mas vem fugindo. Vá ao site boatos.org. Lá você pode ler sobre isso em http://boatos.org/politica-2/lulinha-fazenda-fortaleza-47-milhoes.html e http://boatos.org/politica-2/boato-aponta-lulinha-filho-de-lula-como-dono-da-friboi-e-jbs.html e http://boatos.org/noticia-falsa/lulinha-aviao-gulfstream-giii.html

    • pablo Postado em 10/Aug/2014 às 10:46

      Até onde eu saiba, o MP não tem partido. Seus sentimentos são irrelevantes à discussão. Pq VC não apresenta dados pra contestar a matéria, caso os tenha?

    • ronaldo silva Postado em 15/Oct/2014 às 23:35

      rodrigo, sol demais, derrete o cérebro. use boné e protetor solar ah ! depois vote 13 é dilma e deu

    • Adauto Gonçalves Postado em 26/Oct/2014 às 03:17

      Rodrigo, você não está defendendo o protetor de traficantes de cocaína, está?

  2. lourdes Postado em 08/Aug/2014 às 13:07

    Alienado é você! Campanha suja quem sempre fez foi o psdb tentando colocar medo na cabeça das pessoas sobre a esquerda deste país! O psdb esteve no governo e só não acabou com o país porque acabou o mandato do FHC!

    • sergio Postado em 14/Feb/2015 às 21:39

      Verdade! Muitos criticam Lula, mas o grande responsável por Lula entrar na presidência foi justamente FHC. FHC foi tão ruim, mas tão ruim que o povo decidiu votar na oposição radical, Lula, que gostem ou não, ainda é o presidente com maior índice de aprovação.

  3. Xenilson Postado em 08/Aug/2014 às 13:21

    Sr Rodrigo, Não se desespere, pois ainda vão aparecer muitos mais noticias incomodas sobre seu Candidatinho boêmio. Pois ainda existe muita sujeira embaixo do tapete nos porões do PSDB. Isto é só o começo e já esta lhe incomodando, imagina quando todas as sujeiras vinherem a tona, eita partidinho corrupto.

    • Murilo Postado em 08/Aug/2014 às 14:11

      Pena que quando as coisas dão errado não existe uma maquina do tempo, seria ótimo fazer Aecio Never ganhar a presidência e mostra para a maioria que o defende (A classe média e alta) como se afunda um país, como fez seus companheiros de partido, fazer as pessoas de servos, atender a vontade da burguesia Brasileira e mundial, aumentar a disparidade econômica da população. Ou alguém aqui não sabe o que faz um governo de direita?: E depois avançar no tempo ate o presente.

      • Jeanie Postado em 08/Aug/2014 às 14:41

        Pelo amor de Deus, o FHC já basta como exemplo

    • Eduardo Abreu Postado em 09/Aug/2014 às 01:03

      Interessante é que aparece merda sobra merda e o TSE não diz nada, será que ele é imune a Lei do Brasil, ou as Leis do Brasil são inocuas a ele.....não estou tirando nada da minha cabeça, tudo li na mídia: Lei Seca furada, Carteira de Habilitação vencida, tapas na namorada, aeroportos em terrenos de parentes, nomeação estranha, Lei 100(dos 100.000 profissionais da educação de MG contratados tentando burlar a constituição federal), uso de droga confessado, e tudo fica por isto mesmo.

  4. Xenilson Postado em 08/Aug/2014 às 13:33

    SABE DE NADA INOCENTE !

  5. Luis Postado em 08/Aug/2014 às 13:59

    Lamentável... ta duro ver qual que é pior PSDB ou PT. Por isso não voto em partido, voto em pessoas. Mas nessas eleições presidenciais minha vontade é votar nulo, não da pra botar fé em nenhum candidato.

    • Carlos Postado em 08/Aug/2014 às 19:46

      P E R F E I T O Luis.

  6. Gustavo Postado em 08/Aug/2014 às 17:48

    Uma dúvida, a nomeação foi antes ou depois da tramoia toda?

    • El Cid Postado em 08/Aug/2014 às 20:21

      dá uma olhada aqui, Gustavo: http://ftp.tjmg.jus.br/institucional/desembargadores/curriculum/helciovalentim.html

  7. Aristóteles Postado em 09/Aug/2014 às 08:39

    Qual a novidade nessa maracutaia (mais uma!) do Aécio Tucano e seus apaniguados? Esse tipo de acerto é coisa corriqueira para esses engravatados!

  8. j.albergaria de macedo. Postado em 09/Aug/2014 às 13:38

    PURA VERDADE VOCÊ DISSE DANIEL. ESSE RODRIGO NÃO GOSTA DE VERDADE.

  9. filipe Postado em 09/Aug/2014 às 17:30

    O povo precisa saber dessas verdades. A grande mídia esconde, mas a "micromídia" terá que publicar, sempre.

  10. Ary soares Postado em 09/Aug/2014 às 21:06

    Aécio, nós sabemos o que você fez na gestão do Estado (quanto ao maneirinho: sabe nada inocente!).

  11. Pchicose Postado em 10/Aug/2014 às 13:37

    Confidencio que essa notícia me fez lembrar algo "familiar"... Lembrei-me do "Amanuense Belmiro" e de seus laços que o acorrentavam à sua família. Herdeiro falido de fazendeiros, tinha um emprego de favor num jornal em BH na seção de "fomento animal". Envergonhado da sua origem rural falida e de ter um emprego de favor, ele era uma nulidade pública - suas origens interioranas o impediam de se adaptar à cidade - mas tinha uma vida "interior" privada fantástica (no sentido de rica em fantasias) e se dedicava com afinco ao trabalho burocrático. Lembrei-me também de Drummond. Herdeiro falido de uma tradicional família rural, o poeta se intitulava "Fazendeiro do Ar" - a expressão vem a calhar, não é mesmo? Também como Belmiro, Drummond era chefe de gabinete do Min. da Educação, por ser amigo do ministro Gustavo Capanema. Também envergonhado de sua condição, Drummond era um burocrata impecável (aliás ninguém ainda fez a contraposição entre a engenhosidade poética e o engenho burocrático do poeta) e se sentia deslocado na selva urbana carioca. O tom de "confidencia mineira" de sua poesia lírica e inovador da poesia pública da "rosa do povo", vem dessa riqueza privada e desse recato público. Só que diferente deles, Aécio não recebeu favor pra ser governador - ele foi legitimamente eleito e reeleito. Sua "famiglia" continua dona de fazendas e outras "propriedades", e ele realmente pôde herdar um capital político e uma tradição familiar. Como também os caipiras das 'minas gerais" puderam enfim se integrar à urbanidade belorizontina, que aliás não perdeu seu ar provinciano de roça urbana, não há mais motivo pra se envergonhar. Pelo contrário, há falta de vergonha, pra não dizer: sem-vergonhice. Como Belmiro e Drummond, Aécio também inventou sua imagem de burocrata engenhoso. Foi o tal "choque de gestão" que fez quando governador. Só que a engenhosidade no caso foi que ele não fez nada. Anastasia (atual governador) foi o criador e executor da idéia. Aécio era só o garoto-propaganda. Enquanto Anastasia executava o choque - responsável dentre outras façanhas pelo salário do professor mineiro ser menor que o do professor paulista - Aécio "curtia a vida adoidado". Nada contra curtir a vida (de vez em quando faço isso também), mas em contraposição ao recato da vida privada de Belmiro e Drummond, Aécio tinha (ainda tem?) uma vida privada desregrada. Aécio não só preservou, como representa o futuro da tradição e da propriedade da "famiglia" mineira. Por isso, ele "aspira" a vôos maiores e quer ser presidente. Nos tempos atuais em que a água se torna mercadoria de luxo, em que o espaço aéreo também passa a ser disputado (ser fazendeiro do ar não é mais demérito pra ninguém) pois helicóptero não pega trânsito, blitz nem paga IPVA, não basta produzir cachaça - é preciso produzir algo mais "alucinógeno", sem falar que não basta ter o helicóptero, é preciso ter o aeroporto... Se nos tempos em que Freud receitava cocaína a seus pacientes, Belmiro (alter ego de Cyro dos Anjos) e Drummond tinham uma vida mais pura e não "misturavam" sua esferas públicas e privadas, em consonância com as idéias burocráticas modernas de parceria entre o público e o privado, Aécio enquanto Governador fez uma PPP (Putaria Público-Privada?) no aeroporto de Cláudio, em que a "famiglia" entrou com o terreno e o governo entrou com o dinheiro. Resta a pergunta: de quem é o aeroporto? Do governo de Minas ou da família Tolentino Neves?

  12. luisa Postado em 13/Aug/2014 às 12:46

    boa, obrigado, vamos montar esse quebra cabeças.

  13. Rodrigo Postado em 17/Nov/2014 às 02:05

    Vamos torcer para que os delegados da PF e o STF investiguem isto direito e julguem, respectivamente, talvez com tanto esmero quanto estão investigando os casos da Petrobras (que devem mesmo serem investigados) e como fizeram no trabalho do mensalão (contado no livro "A outra história do mensalão"). O problema é que ficaremos só na torcida, pois o sistema está aparelhado para que os aristocratas do retrocesso perpetuem o poder. O que eles não contavam é que a população já estivesse de saco cheio deles. Só ficaram, do povo, os alienados a seu lado. Como eu gostaria de ver estes poucos endinheirados na cadeia.

  14. Ednay de Cerqueira Lucas Postado em 19/Dec/2014 às 13:39

    Gente! O que é isso? Ai que tristeza! Aécio tem muito que aprender, para evitar se envolver com criaturas comprometedoras diante de seu eleitorado. A sagacidade dele ainda está no fundo baú. Eis a razão do descrédito de muitos sobre seu comportamento político! Muito feio e triste tal envolvimento do Senador com aqueles que já são marcados, pela falta de ética e decoro em suas funções, as quais deveriam ser ilibadas.

  15. Azuir Ferreira Tavares Fi Postado em 26/Dec/2014 às 14:07

    Cada um é o retrato do que defende. Política é a ação humana que trabalha na divisão das Riquezas e sempre vimos o mundo nas Desigualdades e na fome. Quero dizer: Os Humanos tem dificuldades de entenderem como é QUE É a Política. Os espertos mantém a massa ALIENADA, e fazem confundir o certo com o errado. Não entendem que Comunismo é Comunhão das Riquezas e ensinam que comunista bebe sangue de criança. trocam Judas por Jesus e Silvério dos Reis por TIRADENTES.. TÃO AMIGO DO GENOINO, MANDELA FOI LÁ CUMPRIMENTAR. Amigos da Humanidade, fazem a luta valer a pena. Transcendem dignidade, condição sobranceira serena. Um bom amigo de Fé e tino, foi junto pra ver e falar. Tão amigo do Genoíno, Mandela foi lá cumprimentar. Defensores da Liberdade, tornam sagrado o momento. Eles tem toda afinidade, são lutadores todo tempo. Lutadores do Divino, e a luta esta em todo lugar. Tão amigo do Genoíno, Mandela foi lá cumprimentar. Gente de Fé e convicção, Benfeitores da Humanidade. É gente que ergue a mão, revelando sua identidade. Cada um é um menino, tem de encontrar e abraçar. Tão amigo do Genoíno, Mandela foi lá cumprimentar. Só em ver nos dá alegria, na igualdade da confiança. Poe consciência e Cidadania Queremos esperança. Trabalhamos no sol a pino, queremos renda partilhar Tão amigo do Genoíno, Mandela foi lá cumprimentar. Levantar mão é confiança, é convicção pra defender. É conceber toda esperança, de mundo melhor se fazer. O mundo é um desatino, e eles lutam pra melhorar. Tão amigo do Genoíno, Mandela foi lá cumprimentar. Africano muito avançado, é Homem de Boa Vontade. Foi preso e Humilhado, e não perdeu a sua dignidade. Ele tem Espírito diamantino, e concebe compartilhar. Tão amigo do Genoíno, Mandela foi lá cumprimentar. Uma Amizade muito linda, ali para o mundo ver. É de uma luta infinda, que é um sonho empreender. Patriota é um paladino, de os bens da terra partilhar. Tão amigo do Genoíno, Mandela foi lá cumprimentar. Eles tem identidade, pela mesma causa dão a vida. Qual Nazareno na antiguidade, riqueza mais dividida. Trabalho, Saúde e ensino, e todo mundo comungar. Tão amigo do Genoíno, Mandela foi lá cumprimentar. Azuir Filho e Turmas de Amigos: do Social da Unicamp, Campinas, SP,de Rocha Miranda, Rio de Janeiro, RJ e de Mosqueiro, Belém do Pará.

O e-mail não será publicado.