Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 01/Aug/2014 às 19:16
82
Comentários

Conservadores querem que Aécio aplique receita de Thatcher no Brasil

O que vai acontecer com o Brasil caso Aécio Neves aplique a receita thatcheriana, tão aclamada pela direita brasileira?

aécio neves Margaret Thatcher
Aécio Neves e Margaret Thatcher (Edição: Pragmatismo Político)

Paulo Nogueira, DCM

O terrorismo econômico está aí. Essencialmente, o que os conservadores estão dizendo é que a política econômica descarrilhou sob Dilma. Só Aécio salva, é a mensagem.

O que a direita quer para a economia é, numa palavra, a receita thatcheriana. Os pilares da doutrina consagrada nos anos 1980 por Margaret Thatcher podem ser resumidos assim: privatizar, desregulamentar e reduzir ao máximo as despesas sociais.

A busca, em suma, do Estado mínimo. É o que o “mercado” quer por razões óbvias: as empresas, nacionais e internacionais, ganham barbaramente com isso.

Como em todo jogo alguém perde, os trabalhadores pagam a conta. A Inglaterra sob Thatcher regressou a níveis de desigualdade próximos do abismo que existia na era vitoriana.

Esqueça, por um momento, questões como ideologia ou mesmo justiça. A questão é: a receita funciona? Ou sob outro ângulo: se o Brasil adotar os preceitos thatcherianos reivindicados pelos conservadores a economia vai deslanchar?

VEJA TAMBÉM:
A “Bolsa Família” de Aécio Neves
A política econômico dos candidatos à presidência

A resposta, se você olha a história, é: não. Os mandamentos de Thatcher são bons apenas para o chamado 1%. Para os demais 99%, não. Para o país como um todo, para a saúde da sociedade, menos ainda. Seguir Thatcher é uma calamidade nacional.

O thatcherismo está na raiz da crise econômica que castiga o mundo desde 2008. Sob Reagan, os Estados Unidos abraçaram o thatcherismo. O mercado financeiro foi desregulamentado, para dar liberdade aos bancos e assim, alegadamente, promover a economia. Depois de alguns anos, veio a hecatombe.

Na busca de lucros exorbitantes, os bancos americanos – livres de regulamentação – afrouxaram todos os controles para quem pedia empréstimo para comprar casa. Até que começou a inadimplência. Milhares, milhões de tomadores de empréstimo não tinham condições de honras as dívidas.

Os calotes se multiplicaram. Grandes bancos quebraram. E a crise econômica se espalhou rapidamente pelo mundo. Nunca mais a economia mundial se recuperou. A locomotiva dela, os Estados Unidos, vem se arrastando desde então.

Em breve, graças à estagnação americana, a China deve se converter na maior economia do mundo.

Também a Inglaterra de Thatcher ainda hoje enfrenta as consequências econômicas e sociais da falsa revolução da Dama de Ferro. A ressaca do thatcherismo tornou Thatcher tão detestada que os ingleses fizeram celebrações em praças públicas quando ela morreu.

Não existe uma única estátua dela na Inglaterra, sequer em sua cidade natal: ela seria derrubada em dias, talvez horas. É esta mesma receita que os conservadores querem para o Brasil agora.

Suponha que ela seja adotada pela próxima presidência. Rapidamente, os suspeitos de sempre lucrarão – a plutocracia, ou o 1%. Num país cujo maior desafio é mitigar a desigualdade social, seria uma tragédia.

O país avançou socialmente nos últimos anos. Menos do que poderia e deveria, é verdade. Mas avançou. O thatcherismo faria o Brasil retroceder várias casas na questão social em pouco tempo.

Num momento de franqueza desconcertante, Aécio prometeu a empresários “medidas impopulares” caso se eleja. Seu guru econômico, Armínio Fraga, um fundamentalista do thatcherismo, falou que o salário mínimo cresceu muito nos últimos anos.

Avisos do que vem por aí caso o thatcherismo seja posto em ação no Brasil não faltam, portanto. Os thatcheristas prometem a você o paraíso. Mas entregam o inferno. Paraíso, só para eles mesmos.

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 01/Aug/2014 às 19:28

    alguém tem dúvidas q ele seguirá esse caminho??? o mesmo caminho seguido pelo príncipe durante os 8 anos do seu governo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! só de pensar nisso, tenho calafrios na espinha!!!!! meu deus do céu, enqto existir essa polarização história entre pt e posdb no brasil, vou morrer votando no pt!!! no q depender de mim, os tucanos não voltam ao poder nunca mais!!!!!!!!!!!! pânico só de pensar!!!!!!!!!!

    • Ariane Postado em 02/Aug/2014 às 11:03

      Concordo plenamente!! PSDB nunca mais, se depender de mim! Voto em qualquer outro partido!!!!

    • Nikolas Postado em 02/Aug/2014 às 18:53

      Tamo junto!

    • Rogério Postado em 02/Aug/2014 às 23:33

      O PT governa para o Brasil. O PSDB governa para a elite do Brasil.

      • poliana Postado em 03/Aug/2014 às 12:55

        exatamente rogério. vc definiu perfeitamente a diferença crucial entre o pt e o psdb!

  2. Peterson Silva Postado em 01/Aug/2014 às 19:45

    Concordo com o texto, mas ressalto uma questão: o mandato de Reagan foi até 89; o de Thatcher, até 90. Está certo que podemos acompanhar a trajetória deles até a crise de 2008, mas eles não foram exatamente _diretamente_ responsáveis.

    • Endrigo Postado em 02/Aug/2014 às 13:18

      Cara, o texto não diz que eles "fizeram" a crise, mas diz que "O thatcherismo está na raiz da crise econômica que castiga o mundo desde 2008"... significa que foi a origem remota, o pontapé inicial que levou à crise.

      • Paulo Postado em 03/Aug/2014 às 18:02

        Exatamente Endrigo. Pode-se dizer que os princípios econômicos e ideológico que resultou na crise começaram com o thatcherismo. Endurecimento com os trabalhadores, quebra e corrompimento do movimento sindical.flexibilização das leis trabalhistas, privatização...Thatcher e Reagan foram os que deram visibilidade ao neoliberalismo.

    • Charles Postado em 04/Aug/2014 às 13:38

      O pontapé inicial da desregulamentação do mercado financeiro norte-americano começou no governo Reagan, que aboliu diversas medidas regulamentares que mantinham o mercado financeiro americano saudável e balanceado. Assim que grandes conglomerados obtiveram poder suficiente, criaram um lobby poderoso e truculento que não permitiu a nenhum governo subsequente lutar contra tão devastador crescimento, mantendo com mão-de-ferro a desregulamentação do mercado financeiro norte-americano, desregulamentação essa que culminou diretamente na crise de 2008 e na atual situação econômica mundial. Não se engane, Reagan é ->diretamente<- responsável por isso. Recomendo assistir ao documentário Inside Job que traça e explica detalhadamente uma linha do tempo desde o governo Reagan até os dias atuais e o seu íntimo relacionamento com a crise de 2008.

  3. Yrae Postado em 01/Aug/2014 às 21:54

    Essa direita é mesmo coisa ruim. Também vou morrer votando no PT.

  4. Celio Bernstein Postado em 01/Aug/2014 às 22:11

    Graças aos devaneios da direita, eu também vou morrer votando no PT...

    • Rogério Postado em 02/Aug/2014 às 23:35

      Se eu morrer ressuscito cada eleição so pra votar no PT.

  5. Beto Postado em 01/Aug/2014 às 22:12

    "O que vai acontecer com o Brasil caos Aécio Neves aplique a receita receita thatcheriana, tão aclamada pela direita brasileira?" Esse caos aplicado como erro na medida certo! ou foi sem querer? Claro que foi, assim como a globo é tendenciosa "sem querer"!

  6. Osias Postado em 01/Aug/2014 às 22:16

    Realmente, deve ser por isso que vejo pessoas morrendo para mudar para o Brasil em vez da Inglaterra. SQN.

    • Rubens Postado em 02/Aug/2014 às 11:32

      Afinal, Thatcher ainda está no poder na Inglaterra né... Só se for no caixão.

    • poliana Postado em 02/Aug/2014 às 11:39

      n liga rubens. os coxinhas tem uma visão crítica seletiva. só critica o q lhes convém, ou melhor, o q for denegrir a imagem do pt! pra eles só o psdb existe e pode governar! ignora...é um coxinha fazendo o seu papel primordial.

      • André Lima Postado em 02/Aug/2014 às 15:17

        Não liga Osias. É a Poliana fazendo papel de... poliana.

      • caroline Postado em 02/Aug/2014 às 21:53

        Não liga poliana. Com o texto eles não entendem. Tem que desenhar.

  7. Eduardo Benatti Postado em 01/Aug/2014 às 22:37

    E é por isso que a a Inglaterra hoje é um dos países com maior carga tributária, péssimos serviços públicos e qualidade de vida, e a distribuição de renda é uma das piores do mundo. Opa, peraí...

    • poliana Postado em 02/Aug/2014 às 10:20

      fiulho, sua memória é bastante seletiva né?! ou o seu ponto crítico? pq q parte do "A Inglaterra sob Thatcher regressou a níveis de desigualdade próximos do abismo que existia na era vitoriana.", vc n entendeu??? e o texto ainda discorre um pouco mais sobre isso...e vc ainda vem com esse argumento??? sério??????

      • Ohiama Postado em 03/Aug/2014 às 03:55

        Quem ainda defende a Thatcher ou o que ela fez e idolatra a Inglaterra. Com certeza perdeu todas as aulas de história. Povo que não estuda História fica falando merda.

    • poliana Postado em 02/Aug/2014 às 10:40

      filho*

    • poliana Postado em 05/Aug/2014 às 01:26

      exatamente ohiama...a gente vê esse assunto em historia na escola..mas se tem gente q acha q ela fez a inglaterra evoluir, n podemos falar mais nada né?!

      • eu daqui Postado em 05/Aug/2014 às 12:51

        Ela fez não só um país mas todo o reino involuir, seguramente. Só que lá eles são ingleses, escoceses, galeses e irlandeses. Aqui não há nada parecido e, portanto, Aécio seria o fim do Brasil.

  8. Denisbaldo Postado em 02/Aug/2014 às 00:34

    O modelo de gerencialismo aplicado na Administração Pública da Inglaterra nos anos 80 foi desenvolvido pelos EUA e mesmo assim não pode ser usado em seu país criador. A Inglaterra é um Estado uno, não existem federações, portanto as ordens do governo federal são universais, todos devem atender. Em uma federação igual à dos EUA isso é impossível devido à autonomia de cada estado. No Brasil isso também seria um erro pois cada estado tem poderes os quais o governo federal não possui controle. O ICMS é um imposto estadual e é a maior arrecadação nacional, cada estado faz o que bem entender com ele, a União não apita nada. Como o Sr. Aécio conseguiria ordenar que cada estado se submetesse às suas instruções sem poder constitucional para tal??? E esse é um dos exemplos somente, existem dezenas de outras situações as quais a União não pode se intrometer. Essa conversa é mais uma propaganda política tentando convencer a todos que algo "novo" (nem tão novo assim, anos 80) e revolucionário estaria chegando com o Aéreo, quero dizer com o Aego, quero dizer, com o playboy cheirador.

    • poliana Postado em 02/Aug/2014 às 10:26

      denisbaldo, n seria algo novo não..apenas lembre dos 8 anos da era fhc!!!! a visão política dele é totalmente neoliberal, voltada para as privatizações. exatamente como margareth thatcher fazia. vc esqueceu q fhc privatizou 166 estatais? só faltou a petrobrás, q ele chegou a mudar de nome (petrobrax), já visando a sua privatização. e até a privatização das universidades públicas do país ele cogitou. essas duas últimas privatizações só n foram adiante pq ele já estava bastante queimado, até mesmo pelo pig q n tinha nem mais por onde blindá-lo. mas recentemente, um dos coordenadores da campanha do aécio neves falou publicamente sobre a privatização das universidades públicas no brasil, como algo q ele acredita ser necessário!!!!!!!! imagine o caos!!!!!!!!!!!!!!!!! então, n seria algo novo não, apenas a continuidade da era fhc!!! vc tem alguma dúvida?

      • Denisbaldo Postado em 02/Aug/2014 às 13:28

        Eu concordo com você, mas o que o FHC fez não tem nada a ver com que a Thatcher fez nos anos 80. Ela implementou uma nova ordem em suas políticas públicas aumentando a eficiência e qualidade dos serviços públicos. Agora estão querendo vender a imagem que FHC, Aécio e Thatcher são a mesma coisa, dividem os mesmos ideais sociais. A Inglaterra sempre foi um exemplo em termos de Seguridade Social, sendo ela responsável pela grande revolução mundial neste setor instituída pelo plano Beveridge em 1942. Thatcher evoluiu, melhorou. Comparar as intenções políticas de Thatcher e Aécio só pode ser uma piada mesmo.

    • Alder Postado em 02/Aug/2014 às 13:53

      Poliana eu acho até mesmo engraçado essas criticas feita pelos petistas ao governo de FHC, e ao mesmo tempo reclamar do "seletivismo" nas reclamações dos contrários ao PT. Vejo essa grande crítica as privatizações, mas olha só, vc continua com o seu cel e com acesso a internet e demais tecnologias de telecomunicações, q vieram graças a essas privatizações( não esquecendo que o dinheiro acabou sumindo, se tivesse sido aplicado, estaríamos bem melhores agora). Nenhum petista fala que FHC pegou o país em crise financeira, e que com o plano Real o país pôde se organizar economicamente, e LULA pegou o país nos trilhos econômicos. Obs: não voto e dificilmente votarei algum dia no PSDB, pois o considero o segundo partido mais corrupto do Brasil, perdendo apenas para o principal aliado do PT, o PMDB da familia sarney. Resumindo "estamos na merda".

      • poliana Postado em 03/Aug/2014 às 13:13

        alder, graças à privatização da nossa telefonia pelo fhc, TEMOS A TELEFONIA MAIS CARA DO MUNDO! E DE PIOR QUALIDADE TB! se vc tiver interesse, dê uma lida no livro "a privataria tucana", de amaury ribeiro jr., e vc terá uma noção melhor do q significaram as privatizações do príncipe no brasil...ou vc acha q n teríamos acesso à telefone, internet e outras tecnologias se n tivéssemos tido essas malditas privatizações??!!! e vc só pode estar brincando ao dizer q o pt é mais corrupto q o psdb. os dados estão aí nas mídias alternativas pra todos terem acesso. só pra vc ter ideia, desde q a lei da ficha limpa foi aprovada, o psdb foi o partido q mais teve seus candidatos com nomes barrados pela justiça eleitoral. de longe, é considerado o partido mais sujo e corrupto do país...com a lei da ficha limpa, o pt está em 7º lugar, salvo engano, muito distante desse lixo do psdb. o problema é q a nossa mídia golpista blinda a todo custo esse partido fascista, de extrema direita (sim, o psdb é de direta sim!), e q representa apenas as elites sudestinas!!!! conte com os grandes veículos de informações do país, como a rede globo, a revista veja, a folha de sp, o jornal o globo, q são totalmente parciais, tendenciosos, tucanos, e q apenas protegem os interesses da elite sudestina (da qual eles fazem parte). aí fica fácil vc dizer q o pt é o mais sujo né?! queria ver se o pt tivesse a blindagem dessa grande mídia como o psdb!!!!

    • poliana Postado em 02/Aug/2014 às 14:00

      denisbaldo, a política do fhc foi exatamente a mesma q a da margareth thacher: "O que a direita quer para a economia é, numa palavra, a receita thatcheriana. Os pilares da doutrina consagrada nos anos 1980 por Margaret Thatcher podem ser resumidos assim: privatizar, desregulamentar e reduzir ao máximo as despesas sociais". FOI EXATAMENTE TUDO O Q FHC FEZ!!!! fhc nada fez pelo funcionalismo público. em sua era, mal tinha concurso público. quem abriu as portas do serviço público no brasil foi lula, a partir de 2002. fhc fez o contrário, privatizou nossas inúmeras estatais. como q essa visão política contribuiu para a melhoria dos serviços públicos?! e como a margareth thatcher evoluiu? "Também a Inglaterra de Thatcher ainda hoje enfrenta as consequências econômicas e sociais da falsa revolução da Dama de Ferro. A ressaca do thatcherismo tornou Thatcher tão detestada que os ingleses fizeram celebrações em praças públicas quando ela morreu. Não existe uma única estátua dela na Inglaterra, sequer em sua cidade natal: ela seria derrubada em dias, talvez horas. É esta mesma receita que os conservadores querem para o Brasil agora.". o texto deixa claro a crise em que a inglaterra se viu durante os anos da dama de ferro! eu tenho pavor do psdb justamente por causa dessa visão neoliberal...isso n é nenhuma conspiração não. basta vc analisar os 8 anos de governo fhc q verá q ele segui a risca a política thatcheriana. isso até na escola a gente viu...

      • Denisbaldo Postado em 02/Aug/2014 às 22:10

        O Modelo inglês foi muito mais expansivo do que simplesmente privatizar. Eles criaram as OSs que hoje são realidade no Brasil. É incomparável o que a Thatcher realizou com o que o FHC fez no Brasil. A própria palavra liberalismo combina com progressismo, com evolução e liberdade, e é o que o governo brasileiro hoje está tentando implementar aqui. Tudo o que o PT está fazendo tem muito mais a ver com o governo britânico social do que qualquer outro governo brasileiro em qualquer outra era. O que a esquerda e direita brasileiras não entendem é que esses países trabalham em perfeita harmonia com as rendas dos ricos e as necessidades dos mais pobres. Os impostos sobre o patrimônio em países de primeiro mundo são infinitamente superiores aos do Brasil, e os impostos indiretos (ICMS, IPI, ISS) são ridículos nestes países. Isto é distribuição de renda. Desculpe-me mas é impossível comparar qualquer política de direita brasileira com o gerencialismo britânico dos anos 80. Estou falando de intenções e resultados. A história fala por si só. O governo Thatcher mesmo sendo de direita foi extremamente eficaz, não confunda a direita inglesa com a direita brasileira.

  9. Dinio Postado em 02/Aug/2014 às 00:34

    E a Globo-Vira-Lata está em plena campanha para isto acontecer. Porque será né...os maninhos Metralhas-Marinhos, justamente a Famiglia mais rica do Brasil, propagandeia em seus "pobres" veículos de mídia, que o País está a beira do caos e que só o Pó Never pode nos salvar... imaginem a quem ele salvaria...o povo Brasileiro é que não, este vai muito bem obrigado e cada vez melhor!

  10. Denil Tucci Postado em 02/Aug/2014 às 02:15

    Sei não, mas tenho a impressão de que a esquerda anda fazendo muita propaganda do Aécio, quase mais do que a direita. Não sei para que dar tanto destaque à imagem dele (quando, sabidamente, para mais de 90% dos internautas o que fica é a imagem, independe de o texto falar bem ou mal deste ou daquele). Menos cara do Aécio, portanto (mas sem deixar de denunciá-lo, claro).

    • Thiago Teixeira Postado em 02/Aug/2014 às 07:48

      Olha o que fizeram no coitado do Aécio, até eu estou começando a ficar com dó do cara kkkkk: http://www.conversaafiada.com.br/economia/2014/07/31/dilma-tem-numeros-para-mostrar-e-o-arrocho/#comments

      • poliana Postado em 02/Aug/2014 às 10:36

        ô thiago, eu amo ver essas notícias, mas sabe o q me entristece? é saber q a grande mídia n mostra isso! pra maioria das pessoas q assistem a rede globo diariamente, ou leem a veja, só veem a "podridão" vindo do pt, como se o partido n tivesse mérito algum ao longo desses 12 anos!!! mas a parcialidade e a desonestidade desses veículos é tanta, q n contente em queimar o governo dilma e o pt, ainda blindam toda a podridão do aécio neves e dos tucanos!!!. o q me deixa mais tranquila, é saber q arede globo n tem mais o mesmo poder de manipulação sobre a população q ela tinha há alguns anos. em tempos de redes sociais, ela já perdeu muito do seu poder. veja q antigamente a audiência do jornal nacional era na casa dos 50 pontos no ibope. hj ela só cai, e já bateu há uns dias, o recorde negativo de 18 pontos! muito bom, mas eles ainda conseguem atingir a grande massa. cabe a nós, divulgarmos todas essas notícias pra q as pessoas entendam q a rede globo é uma empresa altamente corrupta, tendenciosa e parcial, e principalmente, vejam os méritos do governo do pt!!!! tenho plena certeza q dilma será reeleita em outubro. será a nossa vingança contra o pig e essa corja tucana!!!!!

  11. Lóide Postado em 02/Aug/2014 às 11:00

    Gente, não temos só duas opções!

    • poliana Postado em 02/Aug/2014 às 11:14

      concordo lóide, mas essa polarização política q existe no país é histórica! parece q nunca chegará ao fim! então enqto existir a mínima possibilidade de o psdb voltar ao poder, eu vou morrer votando no pt! votaria sem problema nenhum, na luciana genro no 1º turno, mas como eu sei q o psol n elegerá um presidente tão cedo, então continuo com a dilma!!!!!

      • eu daqui Postado em 05/Aug/2014 às 12:52

        Eu bem entendo. Já muitas vezes votei não exatamente em alguém mas contra o pior por medo dele.

  12. Antonio Palhares Postado em 02/Aug/2014 às 11:12

    Li um artigo interessante hoje do Matias Spektor. O Bush, isto mesmo o Bush,quando era presidente dos Estados Unidos mencionou colocar o Brasil no G 7 e o "intelectual,bem nascido e letrado FHC" não deu a mínima.O Lula, tão menosprezado pela mídia PIG e tão incompreendido por muitos brasileiros, jamais perderia uma oportunidade destas ele sim colocou o nosso país no mapa do mundo.

  13. Rubens Postado em 02/Aug/2014 às 11:30

    Realmente espero que não haja uma crise econômica que nos force a fazer isso. Mas pelo que tudo indica, a teremos.

    • poliana Postado em 02/Aug/2014 às 11:41

      se vc for leitor da veja, da folha de sp e telespectador da rede globo, realmente estamos no fundo do poço, o pt vai implantar o comunismo no brasil, dilma quebrou a nossa economia, e o pt n presta, precisa ser retirado do poder imediatamente. caos econômico e social a vista!!!! volta fhc!!!!!!!!!!!!!!

      • Renata Postado em 02/Aug/2014 às 13:43

        Se vc for leitor de PP, Sakamoto ou carta capital, os anos de Governo do PT foram (e são) honestos, autruistas e completamente para o povo, sem nenhum defeito. Tudo de ruim é refugo da sombria e pavorosa era FHC. Tbm odeio o PSDB, mas vamos ser coerentes né pessoal. Fundamentalismo extremista só gera parcialidade e ignorância. Vamos filtrar as notícias, de todas as fontes

      • Deisi Postado em 02/Aug/2014 às 14:15

        Nem a pau Juvenal, FHC nem com revolver na cabeça, Aécio então jamais, alias 45, nem sobre tortura.

      • Antonio Palhares Postado em 02/Aug/2014 às 16:12

        Querida Poliana. Eu não sei praticar ofensas contra uma mulher. Leitor da veja,estadão e folha.Ainda bem que estamos em um espaço democrático. Não leve muito a sério a recomendação de Jesus quando disse." Bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus". Este contexto hoje é bem diferente. Deu para captar?

      • Antonio Palhares Postado em 02/Aug/2014 às 16:18

        Desculpe Poliana. Não fui muito cortês contigo em outro comentário.

      • Deisi Postado em 03/Aug/2014 às 11:02

        Poliana cheguei a conclusão faz tempo, que coxinha lê todas as noticias no PIG, e comenta aqui, coisas de reaça, sem argumentos, só abobrinhas, não perco meu tempo com coxinhada. Nada que eles falam me convence, nem faz mudar minha maneira de pensar. O PP é só forma deles elevarem sua autoestima, nem eles acreditam em seu poder de convencimento, pois são muito fracos, como disse o papa, falar mal dos outros, é um sinal de baixa autoestima, coitadinhos.

      • poliana Postado em 03/Aug/2014 às 14:44

        renata, e se vc for frequentadora assídua do pp, vai saber q eu NUNCA disse q o pt é um partido perfeitos e q n comete erros! quem tem q filtrar algo aki é vc!

      • Rubens Postado em 04/Aug/2014 às 19:45

        Parem de ser lobotomizados. Não existe apenas dois lados. Ficam em rixa de PT ou PSDB e não percebem que basicamente é a mesma coisa. A estrutura não muda, muda a aparência.

    • poliana Postado em 02/Aug/2014 às 16:16

      deu sim antonio. amém!

      • poliana Postado em 02/Aug/2014 às 16:18

        ahhh...e chamar alguém de leitor da veja, da folha ou telespectador da rede globo, agora é ofensa né??!!! shiiii..a coisa tá feia pro lado do pig!!!! rsrs

  14. André Luiz Postado em 02/Aug/2014 às 12:17

    Não tenho um partido, mas penso que a alternância no poder é um dos pilares da democracia, vejo expressões como coxinha, reaça, conservador, pig (imagino que deva ser porco) criadas para quem não vota no PT, como se fosse torcida de futebol (gamba, bambi, etc), votei no Lula na primeira eleição e fiz campanha para ele, mas fui enganado pelo discurso que ele era diferente, era ético, depois o discurso mudou para "transferência de renda" (o que era diferente do discurso da campanha), "eu não sabia", "não coloquem meu filhinho nessa sujeira", etc... Agora vejo uma campanha baseada em pessimismo e terror no eleitorado, o que parece coisa de quem lê muito Karl Marx, vejo colocarem a cor vermelha na frente da verde amarela, vejo se escandalizarem com construção de aeroportos no Brasil e construírem porto bilionário em Cuba (que é usado até para embarcar armas para Coréia do Norte...meu Deus!) Abomino qualquer condição de trabalho degradante ao ser humano, mas os médicos cubanos sequer podem se relacionar com brasileiros, e nós aceitamos a legislação de Cuba em pleno território nacional, a ponto de deixar a granja do torto a disposição para os irmãos Castro (por que diabos o PT se aproxima tanto desta ditadura?), vejo o discurso de perseguidos, mas são eles que estão no poder a 12 anos!!!! Que sentido faz isso? Por décadas imploramos que os políticos desonestos fossem presos e agora vejo detonarem o juiz que finalmente ouviu o clamor da sociedade...Amo o Brasil, amo essa terra, não vou embora como pregam para quem não vota no PT, sei dos avanços conquistados e fui muito beneficiado com as conquistas da sociedade, podem me chamar de reaça, coxinha, conservador, pig, bullying, perseguição, tocar o terror... Todo político é igual fralda de nenêm tem que trocar de tempo em tempo pelo mesmo motivo, e para o meu consolo penso que cada povo tem o governo que merece... BRASIL coração do mundo!!! Sempre!!

  15. Eduardo Postado em 02/Aug/2014 às 12:23

    Eu acho, e eu posso achar o que EU quiser, que o rumo que o Brasil está tomando mais se parece com Cuba. O socialismo do PT hoje está servindo de transição para um comunismo. Junto com outros países da América Latina, que com o apoio uns dos outros se mantém no poder. E esse meus amigos é o único objetivo dos partidos de esquerda no Brasil e no mundo - Manter o poder - sem se importar com métodos ou consequências de seus métodos. Falar que Thatcher não te uma estátua no país, por favor, ótimo argumento. Digamos que isso tudo venha a ocorrer, eu prefiro uma Inglaterra quebrada do que uma Cuba em "tempos fartos".

  16. Luiza Postado em 02/Aug/2014 às 12:41

    O problema do brasileiro é achar que a grama do vizinho sempre é mais verde: o Brasil não presta, o Brasil está um caos, o PT quer ficar mais 4 anos para finalmente estabelecer o comunismo aqui. Realmente, se você é um leitor alienado da Veja e telespectador assíduo da querida Rede Globo, o Brasil está tão no fundo do poço que é preferível que se ignore os milhões que saíram da linha de pobreza desde que o governo Lula assumiu a presidência depois do desgoverno FHC. O que a direita e o jornalismo sensacionalista adoram mostrar é uma afronta a qualquer melhoria feita desde 2002 e, como se não bastasse, uma disputa eleitoral que beira a pessoal quando se trata de atingir a imagem de Dilma. A mudança socio-econômica causada pelo governo Lula e sucedido por Dilma atingiu patamares da sociedade que nunca antes haviam sido postos como prioridade de governo. Então, se o que procuramos é o caos do tatcherismo imposto por Aécio, sugiro que votemos nele. Mas enquanto o trabalhadador estiver na prioridade de um governo, voto PT.

    • poliana Postado em 03/Aug/2014 às 13:33

      exatamente luiza. excelente explanação! parabéns!!!!

  17. Matheus B. Postado em 02/Aug/2014 às 13:13

    O diagnóstico está errado, o que causou a crise de 2008 foi a intervenção do governo americano, e não a desregulamentação. Para quem quiser entender realmente o que ocorreu e parar de repetir frases feitas, basta ler o artigo "Como ocorreu a crise financeira americana", no site do Instituto Mises Brasil.

  18. Eliana Postado em 02/Aug/2014 às 16:33

    Primeiro:- Não me consta que Aécio Neves seja de "direita". Segundo:- Muitas conjecturas...

    • poliana Postado em 02/Aug/2014 às 17:30

      conjecturas!? cara, o pior cego é akele q n quer ver! aécio é tucano, seu partido é o psdb. ele será apenas a continuidade do q fhc foi. e fhc foi justamente um presidente de visão neoliberal, q primou pelas privatizações. ele seguiu a risca a doutrina thatcheriana. como que são conjeturas??? um dos coordenadores da campanha de aécio já falou abertamente sobre a privatização das universidades públicas no brasil. e vc ainda diz q são meras conjecturas?! putz!!!!!!!

  19. velhos baianos Postado em 02/Aug/2014 às 20:11

    Ela era conhecida como a gatuna do leite... Porque tirou o leite da merenda... Aqui o "sonho" é acabar com o "parasitismo" dos programas sociais e dar a culpa as gestões anteriores... É o discurso do ACM Neto em Salvador e pode virar o do playboy supremo pro Brasil... Acorda gente humilde...

  20. Bethe Postado em 02/Aug/2014 às 20:25

    Aecio me dá medo. PSDB nunca mais.

    • eu daqui Postado em 05/Aug/2014 às 12:54

      Eu atualmente tenho medo dos dois polos. O de Aécio é mais nojento.

  21. Rui Barbosa Postado em 02/Aug/2014 às 20:50

    Só mesmo um articulista-petista para afirmar que o país avançou socialmente nos últimos anos...quer saber? tenho coisa melhor a fazer com o meu precioso tempo para gastá-lo com tamanha besteira...

    • ricardo Postado em 02/Aug/2014 às 22:34

      Idem... os caras acham que vão cortar os gastos públicos tirando um coelho da cartola...

    • eu daqui Postado em 05/Aug/2014 às 12:55

      Socialmente não. Só economicamente: é mais fácil e mantem o povo na dependencia dos politicos, o que rende mais votos.

  22. Oswaldo Postado em 02/Aug/2014 às 21:11

    Este o resultado do neoliberalismo......

  23. Eliana Postado em 02/Aug/2014 às 23:41

    Me parece que a turma aqui, mal conhece a história anterior à formação do PSDB...!!!

    • Thiago Teixeira Postado em 03/Aug/2014 às 19:11

      PSDB foi fundado por Tancredo Neves, Mário Covas e FHC em Havaiana juntamente com Gorbatchov, Fidel Castro, Pablo Escobar, Rainha do MST, Chico Mendes, Mandela e Brizola. Tanto é que na posse, todos estes últimos estavam na lá em Brasília dia 01 de Janeiro de 1995.

    • eu daqui Postado em 05/Aug/2014 às 12:55

      Não sei e nem preciso. Conheci o governo dele.

  24. Franco Postado em 03/Aug/2014 às 00:17

    PSDB não é de direita, voto no PSDB por falta de opção mas não existe direita no Brasil, vcs entendem muuuuito do assunto.

    • eu daqui Postado em 05/Aug/2014 às 12:56

      Não, não é de direita. É nazifacista mesmo.

  25. Thiago Teixeira Postado em 03/Aug/2014 às 09:42

    PSDB é esquerda e ponto final. A propósito, marquei um encontro com os companheiros Tarso Jereissati e Álvaro Dias num acampamento do MST com Stédile, vamos discutir também a confecção de uma carta a embaixada de Israel e repúdio a guerra, depois eu volto para contar como foi a reunião. Local: Planeta Marte.

    • Deisi Postado em 03/Aug/2014 às 11:14

      Boa Thiago! estou curiosa para saber o resultado da reunião, mas volte para votar na Dilma, até onde eu sei estão recrutando pessoa para morar em marte, com passagem só de ida, precisamos de você no dia 5 de outubro. Eu que estou em Blumenau, já fui num cartório eleitoral, para votar em transito, não poderia deixar de exercer meu papel de cidadã..

    • poliana Postado em 03/Aug/2014 às 13:30

      kkkkkkkkkkkkkkkkk!!! boa thiago!! cara, eu n aguento a cara de pau (desespero mesmo) dos coxinhas. eles tentam a todo custo voltar ao poder, q chegam ao cúmulo de dizer q o psdb é de esquerda, só pra q os petistas achem q ele dará continuidade ao gov do pt, ou tem a mesma ideologia do partido!! chega a ser cômico!kkkkkkkkkkk.sério, pense nos grandes representantes do psdb: FHC, SERRA, ÁLVARO DIAS, ALOÍSIO NUNES, AÉCIO NEVES E GERALDO ALCKMIN!!! caraaaaa...o q falar desses esquerdistas!!!!???? e as pessoas ainda cogitam voltar nos candidatos desse partido! meu deus, só de pensar me dá um frio na espinha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  26. Lucas Oliveira Postado em 04/Aug/2014 às 11:13

    O autor do texto foi extremamente desonesto no seu artigo. O tachterismo aumentou a renda per capita da Inglaterra, levando um enriquecimento dos pobres nunca antes visto na Ilha. As pessoas acham que o aumento do gap social, ou a desigualdade de capital, é automaticamente um sinônimo de que os pobres ficaram mais pobres, piada pronta! Isso é apenas um sintoma de inveja sobre os mais ricos. O tatcherismo foi aplicado em Singarupa por exemplo, aonde hoje a população rica está acima de 50% do total de cidadãos da cidade/país. E a crise de 2008 foi exatamente o contrário. Foi o governo Americano intervindo na economia e incentivando, de forma forçada, os bancos a cederem créditos a juros baixos àqueles que eram considerados clientes de riscos, exatamente os mais pobres! E os mesmos não honraram suas dividas. No Brasil temos um exemplo aí , o minha casa minha vida já fez milhares caírem na inadimplência com os empréstimos cedidos pelo governo. E dizer que esse texto NÃO é analise ideológica é uma PALHAÇADA!

    • Gunnar Postado em 17/Oct/2014 às 00:55

      Lucas, parabéns pela lucidez. A crise de 2008 foi exatamente o oposto do que afirma o texto; um exemplo de como a (inevitavelmente perniciosa) interferência estatal no mercado sempre traz resultados nefastos. Comodamente, a realidade é invertida e a culpa cai na iniciativa privada, esse monte de empresários que além de inventar, fabricar a preços módicos e dar emprego, ainda precisam levar nas costas o Leviatã estatal - o qual se apropria de suas vitórias (O Brasil só cresceu e melhorou por causa do mercado e APESAR do governo) e ainda levam a culpa pela ingerência estatal. Nunca nos livraremos desse pensar invertido enquanto a ignorância econômica for a regra.

  27. Marcos Vinicius Postado em 04/Aug/2014 às 13:06

    Sabe que teria o lado bom se o Aécio fosse eleito presidente. Pelo menos seria um estopim para muitas manifestações e algo maior: uma revolução kkkkkkkk.

    • Thiago Teixeira Postado em 04/Aug/2014 às 18:50

      Eu pagaria para ver a postura da grande mídia.

      • poliana Postado em 05/Aug/2014 às 01:31

        imagina thiago? vc pagaria? é nítido q aécio e sua corja tucana seriam extremamente blindados pela grande mídia, assim como ela fez com os 8 anos do gov fhc! somente depois de muitas e muitas crises, e o brasil no fundo do poço como o príncipe deixou, é q a mesma daria um jeito de tirar o aécio do poder, exatamente como fez com fhc...chega uma hora q n tem como mais blindar um candidato com inúmeros fracassos, ainda mais em tempos de redes sociais...n pago não..pra tirar o pt do poder, só se for pra eleger o psol...só!!! mas psdb, no q depender de mim, NUNCA MAIS!

    • eu daqui Postado em 05/Aug/2014 às 12:57

      Revolução contra quem? Contra os trabalhadores?

  28. Guilherme Ferreira Postado em 10/Sep/2014 às 21:55

    A Inglaterra estava quebrada. A austeridade de Margareth Thatcher reergueu a economia da Inglaterra, moralizando a bagunça que estava ocorrendo nas finanças públicas. E ao contrário dos políticos socialistas, que se aproveitam do Estado para enriquecer indevidamente (lavam dinheiro a título de "consultoria"), Margareth Thatcher sempre foi honesta e morreu humilde (sem $$$).

    • José Carlos Postado em 23/Oct/2014 às 06:02

      Então por que foi ela foi tão repudiada depois do último suspiro, ou seja, após a sua morte e durante a passagem do carro fúnebre por Londres?

    • José Carlos Postado em 23/Oct/2014 às 06:10

      Na época de fhc fiquei 4 anos sem aumento salarial por ser empregado de uma estatal, não era incompetência da direção do Sindicato não, conforme muitos pensavam, era arrocho salarial mesmo!

  29. Gunnar Postado em 17/Oct/2014 às 00:51

    A ignorância econômica vende bem. Com o perdão do trocadilho. Antes Aecio realmente estivesse propondo a receita de Thatcher. Está muito longe disso. A bolha do crescimento artificial mantida pelo modelo atual vai estourar mais hora, menos hora. Um candidato realmente liberal que fizesse as medidas necessárias (e impopulares, sim), traria o mesmo estrago temporário. De qualquer forma, a conta terá que ser paga, e será. No próximo mandato, anotem.