Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mercado 01/Aug/2014 às 17:23
3
Comentários

As 4 empresas que dominam 90% da telecomunicação do Brasil

Mais de mil empresas estão aptas a prestarem serviços de telecomunicações no Brasil, mas apenas 4 delas dominam quase todo o mercado

telecomunicações brasil
Gigantes das Telecomunicações dominam 90% do mercado brasileiro (reprodução)

Apesar de existirem mais de quatro mil empresas autorizadas no Brasil a prestarem serviços de telecomunicações no país, apenas quatro delas concentram 89,31% de todos os acessos. O dado consta em relatório divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A lista leva em conta todas as tecnologias disponíveis para a transmissão de dados fixa ou móvel, além de TV por assinatura.

Apesar de já terem sido tomadas medidas para incentivar a concorrência, como as novas regras de tarifas para o valor da VUM (Valor de Uso Móvel), de forma a tentar baratear ligações entre operadoras diferentes, os dados mostram que ainda há muita concentração no setor de telecomunicações do país.

VEJA TAMBÉM: As 5 estratégias favoritas dos mais ricos para sonegar impostos

Das 4.291 empresas, as quatro maiores ficam com a maior fatia do bolo em termos de participação de mercado: a Telmex, que compreende a Claro, Embratel e NET, leva com 30,33%; A Oi, com 28,28%; Telefônica/Vivo, com 18,81%, e Vivendi (GVT), com 11,89%.

GGN e Tecmundo

Recomendados para você

Comentários

  1. adriano Postado em 02/Aug/2014 às 16:58

    Por isso que o serviço de tele no Brasil é um dos piores do mundo: Vc precisa do serviço, não se desfaz dele, pq não tem concorrência e a que tem oferece outro serviço igualmente ruim.

  2. Jose Agostinho Malta Neve Postado em 03/Aug/2014 às 22:23

    Isto se deve ao Serjão e ao FHC !!!

  3. angela matos. Postado em 03/Aug/2014 às 23:01

    E pensar que a Anatel deixa acontecer bem como os órgãos e agentes que tem por função fiscalizar. É um desrespeito ao consumidor e a sociedade.