Redação Pragmatismo
Compartilhar
Ciência 21/Jul/2014 às 20:33
67
Comentários

Teorias sobre o gigantesco e assustador buraco na Sibéria

Cientistas do mundo inteiro estão focados em uma região remota da Sibéria para tentar explicar o que originou o surgimento repentino e misterioso de um gigantesco buraco

Afonso Capelas Jr, DCM

Deu em vários jornais e sites mundo afora: um misterioso e assustador buraco de dimensões abissais apareceu, do nada, em uma região remota da Sibéria – em território russo – chamada Yamal. A hipótese da queda de um meteoro foi descartada.

Claro, o fato despertou as mais estapafúrdias especulações sobre a causa do surgimento da sinistra abertura na terra. De bunker de ovnis à ação de uma minhoca gigante saída das profundezas do inferno.

LEIA TAMBÉM: Há ET’s vivos na Terra trabalhando para os EUA, diz ex-ministro

Teorias esotéricas à parte, os cientistas estão começando a investigar a estranha cratera com cerca de 80 metros de largura e tão profunda que ainda não foi mensurada. As mais recentes notícias dão conta de que equipes de pesquisadores acabaram de chegar à Yamal para coletar dados e amostras. Já há suspeitas, contudo, de que pode se tratar do efeito nefasto do aquecimento global, especialmente naquele lugar remoto do planeta.

A região de Yamal – que sugestivamente significa “fim do mundo” – está 1 800 quilômetros a leste de Moscou. Ela é recoberta com permafrost, solo composto por terra, gelo e rochas congeladas por milhares de anos. O permafrost aprisiona toneladas de gás carbônico e metano, os principais gases que – se liberados – contribuem para potencializar o aquecimento global.

A pesquisadora Anna Kurchatova, do Centro de Investigação Científica do Sub-Ártico, acredita que o buraco foi formado por uma mistura de água, sal e gás, desencadeando uma explosão subterrânea de incríveis proporções. O permafrost estaria derretendo e liberando perigosamente os gases para a atmosfera.

Kurchatova disse ao jornal The Siberian Times que o efeito do aquecimento global provavelmente teria causado o rápido derretimento de gelo. Impregnado de gases, o gelo liquefeito pode ter provocado uma ação semelhante à de “estourar uma rolha de garrafa de champanhe” formando a cratera.

Outro cientista, Chris Fogwill, da Universidade de New South Wales, também acredita que o aquecimento global está contribuindo para o derretimento do gelo siberiano.

VEJA MAIS: Cientistas descobrem ‘evidência espetacular’ do Big Bang

“Estamos vendo muito mais atividade de derretimento em áreas de permafrost do que vimos no passado histórico. Isto, de alguma forma, está relacionado ao aumento das temperaturas em regiões árticas altas, que certamente já estão experimentando os efeitos do aquecimento da Terra”, afirmou Fogwill.

A cientista russa Anna Kurchatova teme que uma nova explosão possa colocar em risco os inúmeros gasodutos subterrâneos que atravessam aquela região da Sibéria, também rica em petróleo.

Mais assustador do que a largura e a profundidade do buraco siberiano é constatar – se comprovada a teoria dos cientistas – o tamanho do estrago que o homem está causando ao planeta.

Veja abaixo duas imagens do misterioso buraco e confira outras imagens aqui.

buraco-siberia1
buraco-siberia3

Recomendados para você

Comentários

  1. Pedro Postado em 21/Jul/2014 às 21:02

    A hipótese da minhoca gigante que veio do inferno ainda consegue ser mais coerente do que a de efeito do aquecimento global.

    • Leandro Lopes Postado em 22/Jul/2014 às 13:06

      Infelizmente os jornalistas que buscam a ciência "séria" acabam sempre no aquecimento global. Que de sério não tem nada. Aquecimento global é tão fantasioso quanto a minhoca infernal.

      • Mario Postado em 23/Jul/2014 às 01:08

        Visitei a Bolívia em 2008 e 2013, a mesma montanha, com muuuuo menos gelo em 2013! Só não vê quem não pesquisa, quem não sabe do que fala e os céticos!

      • jefferson Postado em 24/Jul/2014 às 11:24

        Só eu q notei q parece ter sido feito de fora, como se fosse um raio laser atingindo a crosta.

      • Fernando Postado em 28/Jul/2014 às 22:33

        Aquecimento Global não tem nada de fantasioso, apesar do termo ser usado de forma errada. O mais adequado seria "mudanças climáticas", já que, apesar da temperatura da Terra ter aumentado de forma geral, isso causa diversas outras mudanças de climas. A discussão científica é O QUE causaria essas mudanças e se as atividades humanas contribuem ou não para elas.

    • Aldo Lammel Postado em 22/Jul/2014 às 16:59

      Aponte três evidências de defesa da sua teoria? Em 2014, ou seja este ano, o documentário COSMOS alertou exatamente sobre o derretimento acelerado do permafrost devido ao aquecimento global, esmiuçando o assunto a ponto de um leigo como nós, não cientistas/geólogos, compreender e evitar falar tolices como as que você citou.

      • Caio Rodrigues Postado em 22/Jul/2014 às 19:41

        O aquecimento existe, só não é culpa do homem. Pegaram algo que é natural a fim de fazer jogo politico com o mesmo. Lembrando que se não fosse esse ciclo natural pelo qual estamos passando não era possível existir vida terrestre.

      • Gustavo Zen Postado em 22/Jul/2014 às 22:57

        Aldo, no último dia 15 de julho publicamos uma carta ao Ministério das Relações Exteriores. Peço que leia com atenção o documento neste link: http://fakeclimate.wordpress.com/2014/07/16/carta-aberta-ao-ministro-das-relacoes-exteriores/ Existem mais que três evidências em defesa, acredite. Abraço!

      • BeGOD Postado em 23/Jul/2014 às 05:11

        Falou tudo Aldo :)

      • Rafael Postado em 23/Jul/2014 às 08:43

        O aquecimento global é um fenômeno independente da ação humana. A quantidade de gás carbônico liberado pelo ser humano representa uma pequena fração daquilo que a própria natureza lança na atmosfera diariamente. Nossa mania de grandeza nos impede de assumir que somos pequenos e que a Terra esquenta e esfria desde que existe...e isso ocorre há mt mais tempo do que nós...Claro que poluímos e muito o planeta e precisamos rapidamente reforçar políticas neste sentido, de combate a poluição. Quanto as evidências, me aponte os termômetros que medem este aumento de temperatura global na terra? não vale aqueles em cidades pois o efeito das ilhas de calor deve ser descartado. Existiam medidores em locais isolados, mas foram retirados pois não "comprovavam" a teoria por n apresentarem aumento significativo. Geleiras gelam e degelam, por uma série de motivos, um deles é químico, ligado a salinidade e há tb as correntes marítimas e suas alterações.

      • Juliana Postado em 23/Jul/2014 às 11:56

        Caro Aldo... há outras teorias que defendem o aquecimento natural da Terra. Já que a Terra sempre viveu um ciclo repetidamente de esfriamento e aquecimento. Seguindo essa linha de pensamento, o homem não influenciou diretamente no aquecimento que a Terra está passando, nossa capacidade de intervenção não atinge níveis relevantes.

      • Juliana Postado em 23/Jul/2014 às 11:57

        Ademais, nao estou dizendo se acho que esse buraco é fruto do tal aquecimento, ou de outras razões...

      • falacia global Postado em 23/Jul/2014 às 12:44

        po fala sério, o planeta pode até estar aquecendo, mas por culpa do homem q não é, outra mentira contada por essa midia lixo, se liga, assiste no youtube ' A GRANDE FARSA DO AQUECIMENTO GLOBAL'

    • Agnaldo Postado em 24/Dec/2014 às 21:52

      Isso é o Magma que esta saindo do centro da Terra e vai queimar tudo!

  2. Eduardo Abreu Postado em 21/Jul/2014 às 21:52

    num descampado um único buraco, é estranho tá me parecendo coisa de experimentos bélicos.

    • vanessa Postado em 22/Jul/2014 às 03:49

      faz sentido

    • Aldo Lammel Postado em 22/Jul/2014 às 17:36

      Dá uma lida sobre "Sinkhole". Esses buracos são mais comuns do que pensamos, mas geralmente são gerados por erosão. Alguns são até parecidos com este da matéria, tirando o fato de que este tem montes de solo ao redor da borda (como se estivesse explodido de dentro pra fora). Geralmente os sinkholes que EU vi e li a respeito, são "implosões" onde as bordas despencaram (erosão).

      • junior Postado em 23/Jul/2014 às 10:47

        ah da um tempo cara. Ta falando muita coisa nao comprovada.

      • ricardo castilho Postado em 23/Jul/2014 às 14:30

        Faz todo sentido.só lamento dê que ainda exista pessoas desinformadas e o que é pior sem base nenhuma de discordância.

    • GEÓRGIA Postado em 24/Jul/2014 às 10:03

      Eu acredito também que seja experencias. HAARP.

  3. Hilarina Aires Postado em 21/Jul/2014 às 22:19

    É muito mais provável que a causa seja o aquecimento global por influência das açôes humanas irresponsáveis.

    • José Luis Postado em 22/Jul/2014 às 13:29

      Olá Hilarina e demais fraternos: Penso que afora todo ceticismo engendrado, não podemos negar nossas práticas e cidades sejam perdulárias e predatórias ao meio ambiente (urbano e natural), mormente as relacionadas com o hiper consumo. Penso que pode ser, sim, experimentos bélicos, somente para alguns casos e, ser ambos correlacionados - a indústria bélica é grande emissora de GEE de modo que é insofismável o seu quinhão de participação ao desequilíbrio que está dado e que a cratera emblematicamente sinaliza.

    • blabla Postado em 23/Jul/2014 às 12:47

      O Planeta é um organismo vivo! E tem mais, a Terra é oca! Vivemos na casca, mas o interior é muito mais seguro, tem mais condições para proliferação da vida

  4. Paulo Postado em 21/Jul/2014 às 22:33

    Saiu na Veja hoje: "Militância petista abre buraco misterioso na Rússia"

    • Apenas Observo Postado em 22/Jul/2014 às 12:34

      Ganhou o premio de melhor comentário do século AUHEHUHUHEA

    • Cleyson Francisco Postado em 22/Jul/2014 às 12:36

      Eu vi. Adoro a Veja. É o único meio de comunicação que tem coragem pra falar a verdade e não está atrelado a nenhum político. Próximo julgamento do século, em escala mundial, utilizando a teoria do conhecimento do fato, Vladimir Putin, como presidente da Rússia, sabe ou deveria saber que existiu um buraco, portanto, condenado! hahahaha Salve Joaquim !

    • Luciano Postado em 22/Jul/2014 às 15:32

      heuehuheuheuhuheuhue

    • marcus Postado em 22/Jul/2014 às 21:40

      kkkkkkk essa foi muito boa!

    • fabio Postado em 23/Jul/2014 às 07:17

      Boa...rszs Maldita veja. .

    • Ana Maria Bica Postado em 23/Jul/2014 às 14:46

      Mas só podia ser coisa do PT, agora só resta descobrir em qual parte do buraco tá a grana...hahahahaha

  5. Denisbaldo Postado em 21/Jul/2014 às 22:42

    esse buraco é pornográfico! hahaha!

  6. Vigo Blavatski Postado em 21/Jul/2014 às 23:18

    Que Permafrost Anna!!!!! Olha aquela merda em torno do buraco, uma camada preta como se algo em chamas e em velocidade incalculável tivesse caído e penetrado o solo com toda força do mundo!!

    • Aldo Lammel Postado em 22/Jul/2014 às 17:23

      Vigo, eu sei que é interessante pensar em coisas diferentes e fantásticas, mas sinto - de verdade - em lhe esclarecer isso: 1) Quando o permafrost é "revirado" (quando a sua base é exposta ao ar/oxigênio), o solo entra imediatamente em decomposição pelo simples fato de ser um solo composto principalmente por organismos confinados por milhares de anos ali, sem luz ou alteração na temperatura, por exemplo. Isso se chama decomposição. É o carbono, principal elemento da vida na Terra, agindo quimicamente. Queime a carne do churrasco e verá que cor ela ficará. Parabéns, você acaba de encontrar o preto do carbono! 2) Os sucos em zigzag na borda da cratera - muito provavelmente - seja sucos criados pela humidade da superfície do permafrost que - por aquecimento - derreteu e, no estado líquido - escorreu para dentro do abismo. Ou seja, apenas líquido. Mas tudo bem, eu não tenho qualquer pretensão de mudar a sua opinião já que você, nitidamente, é um piadista ou alguém movido por amor ao tema sobrenatural. Eu tb sou, mas vou embora agora te deixando um conselho: indiferente de qual tema você for falar, pense que o maior erro que podemos cometer é olhar somente pelo ponto de vista que nós apetece. Como os jornalistas gostam de criar conteúdo para lhe prender a atenção (e também por a grande maioria não ter qualquer base científica para pesquisar ou elucidar um assunto com maturidade), eles não sabem que essas crateras são muito mais comuns (e criadas naturalmente pelos mais diversos motivos) chamam-se tecnicamente de SINKHOLES. Bom estudo.

    • Zezé Postado em 22/Jul/2014 às 18:35

      Uma força do mundo atômico, do mundo radioativo!!!

  7. LeoVigildo Postado em 21/Jul/2014 às 23:59

    Qdo te perguntarem onde é o c. do mundo, já sabe oq responder

  8. Lilian Postado em 22/Jul/2014 às 00:47

    é uma grande ferida em Gaia, que está sofrendo e agonizando com as ações humanas. Até quando? Temo pelo pior.

  9. ejedelmal Postado em 22/Jul/2014 às 07:00

    Não esqueçam dos alienígenas que trabalham na Receita Federal: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1506200809.htm

  10. nostradamus Postado em 22/Jul/2014 às 10:15

    issoae é um tiro do satélite odim americano capaz de destruir toda a fasse da terra é apenas 2% da capasidade total de destruisao do satelitelite estamos todos ferrados mel dels

  11. Thiago Teixeira Postado em 22/Jul/2014 às 10:41

    Serra está fazendo metrô na Sibéria?

  12. Tulio Postado em 22/Jul/2014 às 10:52

    Esse lero lero de aquecimento global não me convenceu nem um pouco, acho muito improvável algo desse nível. Estão escondendo alguma coisa.

  13. Ricardo Postado em 22/Jul/2014 às 11:05

    Acho que ja vi esse buraco antes em um dos filmes de Guerra nas Estrelas e realmente saía um verme gigantesco que tentava comer as neves....

  14. pinguinha Postado em 22/Jul/2014 às 11:07

    Gente, aquecimento global n existe! Acordem! O mundo vive em ciclos geológicos de eras glaciais e aquecimento. ..

    • Aldo Lammel Postado em 22/Jul/2014 às 17:26

      Calma. Sim, a Terra vive em ciclos e sempre foi assim, mas ignorar o fato/números da velocidade que os ciclos estão chegando, é irresponsável. Carl Sagan já alertava na década de 70 que o que aconteceu com Vênus é exatamente o que nós estamos provocando (artificialmente) na Terra. Enfim, se tiver tempo, assista o documentário Cosmos (versão 2014) onde o DeGrasse explica (não lembro qual episódio, perdão) esse ponto entre ciclos e aquecimento artificial. Abraço.

      • Cida Vieira Postado em 23/Jul/2014 às 10:44

        As pessoas estão achando tudo isso muito simples. A terra está dando o retorno que o homem merece.

  15. Luiz Prestes Postado em 22/Jul/2014 às 11:20

    Ora é o c* do mundo :)

  16. Felipe P Postado em 22/Jul/2014 às 11:31

    Os russos tão criando o verdadeiro "buraco do outro lado do mundo". Mas o que será que aconteceria se abrissem um buraco no oceano pacífico? A água ia cair pelo buraco, em contato com o magma, criaria uma rocha gigante e taparia o buraco. No entanto, entraríamos num ciclo vicioso e isso perduraria pela eternidade. Apenas os ETs do Planeta Tetkow teriam a fórmula secreta de como parar o ciclo, pois eles estão num estágio mais avançado. Então, após essa chave ser inserida no hipocentro do Globo, o pesadelo dos meninos cagados, filhos do Olavo, estaria concretizado: o comunismo. Longe de todos os tipos de contrainformação e ignorância que os intelectuais sem (in)formação mínima acadêmica pregam, o Estado estaria instinto. Isso mesmo, amigos. Pasmem. Não haveria qualquer tipo de estrutura abstrata como mediador de qualquer relação inter-humana. Seremos felizes cultivando alimentos orgânicos, longe de interesses gigantescos e ambiciosos, sugando as miseras moedas dos escravos desse sistema econômico corporativista, egoísta e pobre. Fiquem em paz.

  17. Ladislau Postado em 22/Jul/2014 às 12:23

    Este buraco é conseqüência da má administração do Marco Alba, prefeito de Gravataí-RS. Temos tantos buracos por aqui que estão sendo exportados.

  18. Modafoca Postado em 22/Jul/2014 às 14:20

    Chuck Norris tomou viagra deu nisso aí que voces estão vendo!

  19. Gustavo Postado em 22/Jul/2014 às 15:13

    A explicação é óbvia e já está no começo do texto: Rússia.

  20. Flávio Postado em 22/Jul/2014 às 15:34

    Olha, me pareceu muito com o furo de uma broca. Quando se fura madeira com uma broca, o farelo da madeira, que sai do furo, se deposita em torno da broca/furo do mesmo modo que ficou a terra em torno do buraco. Coincidência?

  21. Felipe Postado em 22/Jul/2014 às 16:06

    Parece um ânus. Acho que é literalmente o c. do mundo.

  22. Guilé Postado em 22/Jul/2014 às 17:04

    Nunca levei a sério aquele papo de : "Fulano mora lá no cú do mundo..." :/

  23. Carlos Augusto Postado em 22/Jul/2014 às 18:41

    Os tucanos estão fazendo metro na sibéria? Também a 50 milhões o km, até eu!

    • raphael Postado em 22/Jul/2014 às 21:51

      Como Permafrost? Tem vegetação verde ao redor do buraco, não gelo!

  24. O Carajas Postado em 22/Jul/2014 às 19:15

    Deu na VEJA!!! (que só fala a “verdade”): - Foi um coquetel molotov lançado por um Black Bloc. A revista afirma que após investigação da poliça civiu do RJ, concluiu-se que o artefato foi feito com uma garrafa vazia de vodka oriunda da intervenção Ocupa Cabral em meados do ano passado, prova irrefutável do envolvimento dos tais manifestantes na ação. “... chame o ladrão, chame o ladrão, chame o ladrão!”

  25. Jonas Postado em 23/Jul/2014 às 11:19

    so tem uma pessoa que possa ter feito isso? Goku

  26. igor Postado em 23/Jul/2014 às 13:53

    Primeiro detalhe e mais importante: O Aquecimento global não existe, nunca existiu e nunca existirá. Ponto final!

    • Gustavo M Postado em 23/Jul/2014 às 19:03

      Nossa, com uma explicação tão boa assim para a sua afirmação me deu até vontade de levar a sério.

  27. Rafael Postado em 23/Jul/2014 às 16:12

    Não devemos tirar conclusões sem experiencia, é obvio que tudo sera descoberto aos poucos e mais obvio ainda que não há possibilidade de ser uma minhoca gigante, uma porque não existiria apenas uma dela aqui, duas porque nao deixou nenhum vestigio e ninguem viu nada...

  28. Maria Minhoqueira Postado em 23/Jul/2014 às 18:48

    Sou pela minhoca gigante, adoro minhoca..kkkkkk..Afinal ta em extinçao..rs...E pelos comentarios muiiiiii engraçados...Cultura e divertimentos juntos..Muito bom..rs..

  29. Paulo Postado em 24/Jul/2014 às 10:41

    Fico admirado de ver quantos cientistas brilhantes se pode encontrar em fóruns de internet, com suas teorias prontas e acabadas, cheias de comprovações irrefutáveis (cuja obtenção de evidências foi acompanhada de perto, algumas até produzidas cientificamente pelos seus defensores virtuais), sobre os temas mais polêmicos e controvertidos, como Aquecimento Global. A ONU ou mesmo Harvard deveriam vir recrutar alguns gênios por aqui.

    • Renato Postado em 24/Jul/2014 às 12:42

      Paulo, existe uma grande diferença entre conhecimento científico e divulgação científica. O debate aqui está bem saudável, pois reuniu defensores e céticos sobre o aquecimento global e, na maioria dos comentários, houve respeito mútuo ao direito da controvérsia. O debate já é acirrado na comunidade científica, cabendo aos céticos cobrar o ônus da prova dos que defendem a teoria. Isso que é participação, democracia, construção do conhecimento e cidadania!

  30. Aurora Postado em 28/Jul/2014 às 13:46

    ...e o agravante é a exploração de petróleo e gás; vão tirando e alterando tudo lá embaixo, alguma consequência tem que surgir! E não vão parar.

  31. Cezar Mariano Postado em 28/Jul/2014 às 17:45

    Testes nucleares subterrâneos chegaram ao inferno.

  32. Marcelo Postado em 28/Jul/2014 às 22:48

    Vai ver que os separatistas russos prepararam uma cova para aviões... kkkkkk

  33. wendemberg Postado em 29/Jul/2014 às 13:03

    É tolice dizer que nao existe aquecimento Global e que o homem nao tem culpa!! Tipo de gente que so conhese cidades e nao sabe diferenciar em estar numa floresta e um lugar seco.... Nao me canso de ver nas noticias, arvores e arvores sendo derrubadas, oxido de carbono pelo ar o tempo todo, poluiçao nos rios e mares... Aumento na civilisaçao, extinçao em massa quando as consequencia disso tudo vier a tona e nao é preciso ser profeta para prever isso... So lamentos :/

  34. Samael Postado em 22/Apr/2015 às 05:21

    Lembranças do futuro, onde parou de chover em SP por causa das mudanças climáticas