Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 25/Jul/2014 às 16:44
69
Comentários

Santander alerta 'clientes ricos' sobre perigo de vitória de Dilma

Santander assusta clientes sobre perdas com a reeleição de Dilma. Banco pediu desculpas em seguida, mas atitude não esconde repetição do mantra de cada quatro anos: o fim do mundo vem aí

dilma banco santander
Banco Santander divulga relatório destinado a clientes ricos sobre perigos da reeleição de Dilma (Edição: Pragmatismo Político)

O relatório destinado a clientes ricos, produzido pelos analistas do banco Santander, no qual projetam perdas financeiras diante de uma escalada da presidente Dilma Rousseff nas pesquisas eleitorais é típico. O pedido de desculpas feito logo a seguir à divulgação da peça não esconde o fato de que sempre, entra e sai eleição para presidente, tanto o mercado financeiro quanto os empresários de maior visibilidade procuram, acima de todas as coisas, temer, rejeitar e demonizar os candidatos de esquerda à Presidência da República.

Como quem tem chances reais de vencer no campo da esquerda, desde 1989, são os candidatos do PT – com Lula cinco vezes candidato, e Dilma Rousseff desenvolvendo agora sua segunda campanha -, o nome do partido e a própria legenda acabam sofrendo a pressão.

Hoje é folclore, virou piada. Mas quando o então presidente da poderosa Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Mario Amato, declarou que 800 mil empresários iriam embora do País se Lula vencesse as eleições de 1989, a frase foi levada muito a sério. Foi estampada na primeira página de jornais como a Folha e o Estado, repercutiu em programas de televisão e veio acompanhada de teses sobre a incapacidade de governança do PT e intenções de intervir em empresas e no mercado financeiro que, por fim, foram praticadas pelo vitorioso Fernando Collor.

A demonização a Lula, no entanto, prosseguiu em todas as campanhas nacionais disputadas pelo ex-presidente, inclusive as que ele ganhou. Em 2002, a missão de superar o tucano José Serra incluía, também, superar uma impressionante série de rumores, boatos e fofocas que apontavam para um estouro nas contas públicas no caso da vitória do ex-metalúrgico. Com a chancela do banco americano Goldman Sachs, o economista Daniel Tenengauzer ganhou seus quinze minutos de fama ao criar o que chamou de “lulômetro”. Consistia em medir o nível da disparada da cotação do dólar sobre o real de acordo com o crescimento que Lula apresentava nas pesquisas. Assim, quanto mais o futuro presidente avançava, mais o “lulômetro” apurava que se chegava mais perto do fim do mundo cambial. O real seria pulverizado.

VEJA TAMBÉM:
As 5 estratégias preferidas dos ricos para sonegar impostos
Mídia brasileira esconde nascimento de nova ordem mundial

O que se viu, no entanto, desde o primeiro dia do mandato de Lula foi a normalização de todos os grandes indicadores da economia e, em seguida, o “espetáculo do crescimento” que deu ao presidente uma reeleição tranquila.

Agora, ao completar 12 anos sem representantes de seu campo político-ideológico no poder central, setores do sistema financeiro e da classe empresarial voltam a dar as mãos para rezar o mantra do medo da esquerda acima de todas as coisas.

Nesta sexta-feira 25, a divulgação do relatório do Santander a seus clientes de alta renda trouxe à luz do dia o que está correndo solto nos bastidores das mesas de investimentos e dos encontros entre grandes barões da indústria. Apesar de os três governos sucessivos dos presidentes de esquerda terem preservado todos os princípios da economia de mercado, acrescentando o dado do aumento do mercado consumidor como um ponto que deveria ser atribuído a seu favor, seus representantes continuam sendo atacados das mais diferentes maneiras. Desta vez, foi um relatório sem base técnica seguido de pedido de desculpas. Aguarda-se para ver o nível da próxima provocação.

247 | Edição: Pragmatismo Político

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 25/Jul/2014 às 16:59

    Por exemplo?

    • Rafael Postado em 25/Jul/2014 às 17:10

      Thiago, ou você é retardado ou não vive no Brasil! Basta ir no mercado que você vai ver o estrago! O Salário não acompanha mais a inflação! Olha o valor irreal do imóvel! Só anta acredita que o Pt faz politica voltada para os pobres, o Pt faz politica para deixar todos Pobres! Tá na hora de tirar a cabeçado traseiro!

    • Luis Postado em 25/Jul/2014 às 17:56

      tu mora aonde rafael?(estado)

    • Leonardo Postado em 25/Jul/2014 às 18:02

      O Rafael, com certeza, é retardado... afffff...

    • Alexandre Postado em 25/Jul/2014 às 18:50

      O que o senhor espera, Tabelamento de preços? Vivemos em uma sociedade CAPITALISTA que tem como regra básica oferta e demanda na formação de preços, portanto os empresários estão livres para cobrar o que quiser por seus produtos.

    • Salomon Postado em 25/Jul/2014 às 19:22

      Segundo o Rafael o número de pobres aumentou no Brasil. Cada um acredita no que quer e se avém como bem entende. A questão, porém, não é de pão, é de manteiga. Pão seco é que eu não engulo.

    • Thiago Teixeira Postado em 25/Jul/2014 às 20:56

      Muito "Estrago" Rafael. Qualidade dos produtos cada vez melhor, variabilidade de empresas fornecedoras, gostos de todos os tipos, facilidade de crédito para comprar, fartura durante todo o ano de frutas e hortaliças graças a competência dos produtores de todas as categorias, trabalho escravo diminuiu na produção, as cooperativas, indústrias e fazendeiros tem que assinar carteira... logicamente tem um preço, mas ainda muito menor que a sua Miami.

    • eu daqui Postado em 28/Jul/2014 às 15:58

      Simples: demanda + impostos > oferta (produção) + investimentos (no setor produtivo) = inflação. Não tem como resultar em outra coisa. A própósito, uma das coisas que desequilibra a demanda > oferta são as bolsas parasitas já que proporcionam para os tadinhos do país a oportunidade de consumir sem nada precisar produzir. Há que se estimular e investir no trabalho lícito e produtivo, o único alicerce sólido a sustentar uma economia a longo prazo. Há momentos em que temos que ser mais realistas do que esquerdistas. Lamentavelmente.

    • Gustavo Postado em 28/Jul/2014 às 16:02

      Incentivo irresponsável ao consumo sem, no entanto, ter dado qualquer subsídio ao setor de produção do país. A tal variabilidade de empresas fornecedoras que você cita foi devido às privatizações da época do FHC. O atual governo tem gerado somente inflação, sem ter gerado ainda qualquer obra de infraestrutura de logística ao escoamento da produção (não ao mesmo no Brasil).

    • Rafael Postado em 29/Jul/2014 às 10:32

      Eu moro em Recife! Por que a pergunta? Tem Estado que é mais beneficiado pelo Governo? Me diga qual que vou para lá agora! Não entendendo como a maioria consegue achar que tudo ta uma maravilha! Em qual parte do Brasil vocês vivem? Onde trabalham? Onde Estudam? Como sobrevivem? Ninguém enxerga que o Brasil tá se excluindo do mundo ? Ninguém vê que o aumento do dólar significa o aumento de todos os itens que usamos no dia a dia? Não tenho nada contra Cuba, mas por que raios temos que ficar fazendo porto e investindo na estrutura deles? Se os médicos Cubanos são bons, por que o Lula não tratou o câncer dele na ilha dos sonhos! Se um Analista que estudou anos avisa que o mercado pode sofrer caso o PT continue governando qual a surpresa? Como alguém consegue viver aqui e não ver estas coisas??? Parem de confundir política com futebol! Se o partido é ruim e só ta fazendo porcaria, você não precisa ama-lo! Pode mudar sem medo!

    • Ana Maria Postado em 29/Jul/2014 às 16:52

      Rafael, seu comentário mais parece uma piada... Quais os países que vc já frequentou tempo suficiente para dizer que conhece? Isso seria relevante para um parâmetro. Retardado aqui é vc, sem dúvida!

  2. Rodrigo Postado em 25/Jul/2014 às 17:05

    (Outro Rodrigo) Quando morei no interior de SP via "outoors" em que os aposentados do ex-Banespa (atual Santander), questionavam o não pagamento, a oito mil inativos, da PLR que afirmavam devida. Consultei o processo, pensando já estar finalizado, mas, após decisão do TST favorável aos aposentados, o Santander recorreu ao STF, aguardando decisão final ("Processo de aposentados do Banespa passará por análise sobre repercussão geral" - Publicado por Supremo Tribunal Federal (extraído pelo JusBrasil) e mais 3 usuários - 1 ano atrás). Posso me inquietar com a reeleição de Dilma, tanto quanto me inquietam Aécio e Campos, mas, nesse caso, entendo indevida, superficial e distante da técnica, a análise em questão, não revelando argumento válido ao mais se aproximar de apelo à emoção do que à razão (em eleições anteriores, houve mais que "análises econômicas" "terroristas", contando mesmo com falas lamentáveis de alguns líderes de determinada religião, indignos da mesma, a dizer que o demônio teria um dedo a menos...). Quer criticar, critique direito, mas não de forma tão genérica, ficando na mera alegação.

  3. Salomon Postado em 25/Jul/2014 às 17:09

    Estrago? O mundo inteiro se debatendo e agonizando com o desemprego e a maior crise financeira que já se viu e o Rodrigo vem com essa de que a Dilma fez estragos na economia brasileira....Eu, heim?

    • Salomon Postado em 25/Jul/2014 às 18:07

      "O mundo não está bem, mas...."! Interessante que o "mas" é uma conjunção coordenativa adversativa dentro do qual cabe qualquer coisa. "Mas" vamos aceitar que você e a revista Veja estejam certos; ainda assim você não vai querer o retorno do Partido que implementou a teoria da dependência e os seus resultados, digamos assim, um tanto quanto "bizarros", ou vai?

    • Marcelo Postado em 25/Jul/2014 às 18:13

      O único país que cresce e gera empregos durante uma crise mundial, quer mais o que? Universidade para todos? Temos o PROUNI, qualificando jovens de baixa renda. PRONATEC, qualificando jovens de baixa renda. A divisão do bolo que era procrastinada em governos anteriores, hoje chegou nas mãos de quem produz, a camada mais importante, a do trabalhador brasileiro.

    • Salomon Postado em 25/Jul/2014 às 19:02

      Caro Rodrigo, podemos arranjar tudo em boa amizade acrescentando um versículo ao Evangelho - bem-aventurados os tucanos e suas equipes econômicas bem preparadas.

    • André Postado em 25/Jul/2014 às 19:15

      Neste cenário "catastrófico", é difícil entender pq a Bovespa passou de 17 mil pontos em 2004, para mais de 55 mil em 2014 (isso pra não falar do crescimento do emprego, do poder de compra do salário mínimo, do PIB per capita ou do valor de mercado da própria Petrobrás). Pode-se comparar qualquer índice econômico nos governos PSDB e PT, que os "burros economistas da esquerda" ganham em todos. O problema é um só, especulador não se contenta nunca, quer sempre mais, e tudo o que o atrapalhe torna-se empecilho que deve ser destruído. Para isto, utilizam-se de qualquer artimanha, desde a compra de setores da imprensa, até o financiamento de candidatos dispostos a vender o país para chegar ao poder.

    • André Postado em 25/Jul/2014 às 19:20

      E sobre a alimentação em restaurantes, o tal "comer fora", a questão é bem simples: oferta e procura. Antes comer fora era coisa de rico, até para a classe média era luxo. Hoje em dia, qualquer trabalhador que ganhe dois salários mínimos pode comer em restaurante diariamente, não é à toa que o ramo da gastronomia deu um salto gigantesco nos últimos anos.

    • Marden Marques Postado em 26/Jul/2014 às 22:52

      Ei cara, tu sabe msm o que tu tá falando? ''Incha a maquina pública, aumenta a divida do país, crescimento pífio.. Quebra setores importantes como de energia(petrobras que o diga)'' Iria fazer questão de fazer um comentario com teor politico mais contudente, entretanto chega a ser inviavél, qnd o individuo fala que o Brasil, na gestão Lula-Dilma, ''aumentou a divida do pais'' kkkkkkk O Brasil não só pagou a divida ao FMI, como emprestou-lhe, e fez mais, fez com que o Brasil se tornasse membro de uma nova ordem mundial, que apesar dos tucanalhas especularem que não vai dar certo, especialistas ja confirmaram que o Banco dos BRICS, cujo o Brasil é peça importante, e n apenas um mero coadjuvante, tem tudo para dar. E em relação a crise da petrobras, pra quem se limita a assistir a Globo e ler a Veja(q mentira), deve ta pensando ate agr que a Petrobras ta quebrada.. Va se informar melhor antes de se manifestar publicamente em redes sociais cara. Liberdade de expressão é um direito de todos, mas ja que for pra falar, fale alguma coisa que preste.

    • Hudson Postado em 28/Jul/2014 às 18:39

      sempre vão ter os arautos da desgraça, isso acontece e não é de hoje. Já se roubaram eleições apostando em eleitores dementes e sem capacidade de pensar e saber separar as coisas ou saber o que é verdade e o que não é. Tivemos desde lula espancando a ex-mulher até a jumenta da regina duarte com medo de Lula. Isso tudo já se viu. Economistas da direita dizendo que o mundo iria acabar se Lula ganhasse a eleição e o mundo não acabou, pelo menos por causa dele, não. O mundo hoje agoniza por conta de medidas econômicas sem sustentação que se adotou na américa do norte e na europa. E mesmo que se discuta e se diga que o Brasil poderia crescer mais, o país nunca teve estrutura para tal, nunca teve. E as coisas só pioraram depois que o sábio sociólogo tentou abrir mão da estrutura do estado. Vivemos uma crise mundial, onde agora, e somente agora, os países começam a respirar sem aparelhos. Sofremos agora e ainda vamos sofrer mais, mas muito pior seria deixar os pede-esmolas da direita voltarem a ter o poder e se ajoelharem novamente ao fmi, como queriam que fosse feito a partir da crise que se iniciava em 2008. tem vídeos mostrando a "preocupação" deles com os trabalhadores. Ricos como eles não empobrecem, pedem falência e vão armar barraca em outro lamaçal, mas o trabalhador, esse tá ferrado se for depender dos discípulos do grande e sábio "sociólogo", que é bom de tombar ovada do Clinton, que dentro do próprio país não pode dar esculhambação em ninguém, pois é mentiroso e todos sabem. Mas o sábio sociólogo conseguiu merecer uma ovada de Clinton. Seria cômico se não fosse trágico. O sábio sociólogo era uma farsa, fala um inglês, me desculpem, fuleiro, não gostaria de ouvir o francês dele e sabe menos ainda de povo e menos ainda de economia. Agora, fale em falcatruas, nisso todos eles são mestres.

  4. Gabriel Postado em 25/Jul/2014 às 17:09

    Exemplo????

    • Bruna Postado em 25/Jul/2014 às 17:22

      SE vc entendesse de economia, teria medo do que vem por aí. Só digo isso.

    • eu daqui Postado em 29/Jul/2014 às 12:34

      Até eu que não sou versada na materia, ao menos não profissionamente, estou com medo.

  5. Natália Postado em 25/Jul/2014 às 17:29

    Gabriel e Thiago, desistam quanto aos exemplos...Esse povo só fica no mimimi e no tró ló ló.São incapazes de defender seu próprio argumento por mais simples que seja.......

  6. João Brasileiro Postado em 25/Jul/2014 às 17:40

    Se é ruim para esse banco privado e seus clientes ricos, significa que é bom para o Brasil. Por isso, estou com Dilma!

    • Alex Massarelli Postado em 25/Jul/2014 às 21:06

      Seguindo seu raciocínio, então o PT foi ruim para o Brasil nesses últimos 12 anos, porque "nunca antes na história desse país" os bancos ganharam tanto dinheiro.

    • Eduardo Abreu Postado em 25/Jul/2014 às 21:41

      Tamos juntos, não importo nem em ser uma ANTA, o pior é ser TUCANO..... entreguista, e retrocécio.

    • eu daqui Postado em 28/Jul/2014 às 16:01

      Somente se for bom para quem trabalha produtivamente dentro da lei é que é bom para qualquer país.

  7. André Postado em 25/Jul/2014 às 17:55

    Nada melhor para uma candidatura no Brasil do que a reclamação de um banco. Eu tenho dito repetidas vezes, essa "oposição" só ajuda o PT.

    • Eduardo Abreu Postado em 25/Jul/2014 às 21:43

      Só avisou aos ricos, é bem coisa de tucano, o mais pobres é que se ferrem, ou o "caos" não atingiria a todos.... além de aproveitadores são preconceituosos..... ele ganhou o BANESPA de qual governo???? não foi do PT.

  8. Cris Postado em 25/Jul/2014 às 18:10

    Vocês vão ver que bom que vai ficar, se o Aécio Never ganhar!

  9. alda Postado em 25/Jul/2014 às 18:53

    Rodrigo, onde é que vc morava nos anos FHC, com inflação alta. dívida externa, dívida pública alta, estradas hprríveis, taxa de semprego alta? FHC ficou 7 anos sem reajustar o salário dos funcionários federais, sem ajustar a tabela do imposto de renda...foi o período em que pagamos IR mais alto, não lembra?

  10. Deisi Postado em 25/Jul/2014 às 18:54

    A elite raivosa, o PIG, os coxinhas tentam com boatos destruir, o governo do PT, o Santander faz parte do entreguismo do psdb, um banco do estado que passou a ser privado, tem lucros exorbitantes, mas não perdem a ganância querem ganhar mais. O alarmismo faz parte do jogo sujo dessa oposição imunda, do PIG, dos empresários e bancos, mas os ricos são minoria, não conseguem eleger um presidente, prova é que perderam três e vão perder mais uma. Eu tenho cartão de credito do santander, também conta corrente, mas quando voltar para minha cidade, encerrarei minha conta, cancelarei meu cartão. Não posso ser cliente, de um banco com esse tipo de jogo rasteiro.

  11. Natália Postado em 25/Jul/2014 às 19:33

    Esse banco tá reclamando de barriga cheia,encontra-se em crise na Europa, principalmente no seu país de origem,vem se sustentando principalmente aqui no Brasil .Os bancos nunca antes na história desse país, lucraram tanto...Como dizia o Brizola. Se não tem certeza pra onde ir, observe onde vai a elite, e siga o caminho contrário. Se o Santander, Ibovespa, Fiems, Globo, Folha e Israel são contra a Dilma, é porque a mulher é boa, com certeza....

    • Eduardo Abreu Postado em 25/Jul/2014 às 21:46

      Boa é pouco ela é ótima, e milhares de anos luz melhor que o retrocécio.....

    • maria de fátima gil Postado em 25/Jul/2014 às 22:25

      Esse banco é o pior do mundo, metido em todas negociações turvas possíveis e impossíveis; trata mal seus funcionários, não tem moral nenhuma! E os grandes economistas, analistas, etc.... e os donos do poder econômico ainda não engoliram o fato de o Brasil não ter acompanhado a grande crise do capital de 2009. O que eles querem é quebrar os países, como quebraram a Grécia e outros. Concordo plenamente com você Natália e com o Eduardo Abreu: também sou uma anta e votarei na Dilma!

  12. Edson Postado em 25/Jul/2014 às 19:47

    O que esse banco quer com a eleição do Aócio (é assim mesmo), é deixar de pagar dividas do antigo Banespa. Quanto ao Rodrigo (dos comentários), não percam tempo discutindo com leitor da veja, globo, estadão e folha.

    • Eduardo Abreu Postado em 25/Jul/2014 às 21:50

      TUCANO, estão esperneando e tentando factóides de todo jeito. Querem que esqueçamos dos aeroportos do ABOMINÁVEL RETOCÉCIO DAS NEVES......

  13. Vanderlei Postado em 25/Jul/2014 às 20:50

    É nisso que deu, oito anos de governo do DEUS LULA e três e meio da DEUSA DILMA, este caos, todo mundo com carro, e todos os carros na rua ao mesmo tempo. Não tem mais hora de pique, agora é pique o dia inteiro, foram criar a tal nova classe média e o resultado está aí, ninguém consegue mais se mexer. E não é só o trânsito, as lojas estão cheias. Há filas para comprar em toda parte. E vá tentar viajar de avião, um inferno até para o exterior — tudo lotado. Será que não previram isto? Será que ninguém se deu conta dos efeitos que uma distribuição de renda irresponsável DESTE GOVERNO DO PT teria sobre a população e a economia? Querem botar dinheiro na mão DE POBRE, só criaram esta confusão. QUE HORROR!!!!!!

    • Eduardo Abreu Postado em 25/Jul/2014 às 21:54

      É realmente pobre com dinheiro nas mãos sabem o que fazer com ele, a economia não entra em crise, não precisa de pacotes maquiavélicos, não precisa de FMI, não precisa de dar dinheiro a banqueiros, não precisa pedir benção a gringo. E o que é melhor, ninguém pode dizer que Lula não avisou, ele disse: "Prefeitos façam ruas em suas cidades pobre vai poder ter seus carrinho." e tem, muitas vezes zero. Mas, eu ADORO ESSE CAOS....meu voto é 13.

    • Rafael Postado em 29/Jul/2014 às 10:45

      hahheahwehawhehaw!!! Ótima piada!!! Nova classe média!!!ahwhehawehahwehah Se o Brasil tiver mais 4 anos de PT, só vai existir pobre tipo A, pobre tipo B, pobre tipo C, pobre Tipo D e Tipo E! E a cada mandato vai se intensificando e se igualando! Depois de 20 anos de PT, só vai existir Pobre tipo "E" e provavelmente aqui vai ser um colonia de Cuba!

  14. Thiago Teixeira Postado em 25/Jul/2014 às 20:51

    Acabou de dar um tiro no pé. Em crise mundial o Brasil cresceu. 6% de inflação? Quanto foi o dissídio negociados com os Sindicatos em geral? No meu, da construção pesada de Goiás, 8%. E ai?

    • Eduardo Abreu Postado em 25/Jul/2014 às 21:57

      Thiago, essa turma tá doidinha para arrumar uma pega, mas não tem onde pegar, qualquer índice seja social ou não é melhor que os da turma deles, tucanos, aliás coletivo de estrela é constelação de tucano é o que mesmo?????

    • eu daqui Postado em 29/Jul/2014 às 08:25

      Primeiro: crise mundial, não. Crise de alguns modelos de capitalismo ocidental. Segundo: não se pode administrar um país sendo bom somente para a economia. Uma civilização é alicerçada em muitos outros aspectos. E a denominação desta espécie é homo sapiens e não homo economicus.

  15. Salomon Postado em 25/Jul/2014 às 21:38

    Rodrigo, quer comparar? Uma rápida pesquisa no Mr. Google leva a esses números - Crescimento (médio) nos tempos dos tucanos = 0,02% (obs.sem crise mundial num mundo globalizado). Inflação (média) nos tempos dos tucanos = 13,45% (obs. sem crise mundial num mundo globalizado). Parabéns tucanos, ótimo trabalho! E se colocar na balança a comparação com os outros índices vira humilhação. E a intenção não é essa. Pare de ler a revista Veja e outros cangalhos de setenta invernos. Esses periódicos cheiram a sepulcro. Não gaste seu tempo nem seu dinheiro com alfarrábios talhados em pentélico, ou essas notícias de articulistas que são escrófula da vida, com argumentos de capadócios que são andrajos do passado.

  16. Eduardo Abreu Postado em 25/Jul/2014 às 21:40

    Pois é SOU UMA ANTA, voto DILMA, 13. E os que votam no retrocécio o que são......

    • eu daqui Postado em 28/Jul/2014 às 16:00

      Não voto em nenhum dos dois. Nem no retrocécio nem na fudilma. Quero algo novo que valore o Trabalho e aJustiça em detrimento do parasitismo e do vitimismo oportunista.

  17. odenicio Postado em 26/Jul/2014 às 00:11

    Este Banco deu um verdadeiro tiro no pé, ao divulgar esta maldosa mensagem para seus clientes. Devemos lembrar que a economia do povo Brasileiro é superior a economia estatal; não importa quem vai ganhar a eleição, não vamos quebrar de jeito nenhum estamos firme na rocha.

  18. Sumblursat Postado em 26/Jul/2014 às 03:23

    E quem era ministro da fazenda nesse período, Rodrigo? Por favor desista da revista veja se quiser entender da realidade politica como um todo.

  19. fabio Rodrigo Postado em 26/Jul/2014 às 09:05

    "Tem certeza que não teve nenhuma crise entre 1994 e 2002? E a inflação antes de 94, quanto era?" HAHAHHA a pergunta que ficou no ar: Quem era o governo da época pré 94? E qual crise mundial se instalou no período tucano? FORA BRASIL - CRESCIMENTO PIFIO PLENA CRISE MUNDIAL rsrs Ahhh essa oposição...

  20. Natália Postado em 26/Jul/2014 às 10:32

    Nossa Rodrigo, você ainda acredita que foi o FHC que acabou com a inflação.Procure saber mais de economia internacional da década de 90...O pior cego é aquele que acredita na globo,veja e derivados...

    • André Postado em 26/Jul/2014 às 11:23

      Se foi o PSDB que inventou, pq não fez o Brasil crescer? Pq em todas as pesquisas o FHC aparece como o pior cabo eleitoral? Você já se fez estas perguntas? Passamos de um PIB de 643 bi em 2000, para 2,6 trilhões em 2012. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_hist%C3%B3rica_dos_dez_pa%C3%ADses_mais_ricos_do_mundo) Acho engraçado que são sobretudo os mais jovens que acreditam nessa falácia de FHC Deus da economia. O plano real é de 94, e o gênio FHC ficou oito anos patinando no crescimento econômico. Quem é mais velho sabe que a realidade é bem diferente. Aliás, é só ver os detalhes das pesquisas eleitorais. Em todas elas a intenção de voto para o PT é maior entre pessoas acima de 40 anos, ou seja, aqueles que viram com seus próprios olhos os sucessivos fracasso da área econômica dos tucanos não votam no PSDB nem a pau.

    • Salomon Postado em 26/Jul/2014 às 12:36

      Caro Rodrigo, dá um pouco de trabalho, mas em vez de ouvir a CBN, assistir à GLOBONEWS e ler a Veja, seria mais edificante se você se acercasse da leitura dos livros dos cientistas sociais clássicos que estimulam a consciência da nossa realidade, tais como: Formação Econômica do Brasil, Raízes do Brasil, Casa Grande e Senzala, Os Sertões, Viva o Povo Brasileiro e o curta metragem, premiadíssimo, Ilha das Flores (vc encontra no You Tube)... Talvez isso o ajude a enxergar a realidade brasileira e arrefecer a ideologia que você comprou que é imposta por uma estrita minoria em detrimento da imensa maioria. Mas nem precisa tanta leitura, basta olhar em derredor e comparar o país de hoje com o período anterior a 2002. Vale lembrar que o Brasil quebrou 3 vezes na gestão dos economistas competentes do presidente-mais-bem-preparado. Em 2002 o pessoal que você defende entregou um país absolutamente prostrado, arrasado, humilhado, de joelhos, batendo todos os recordes sociais e econômicos negativos. Mas, claro, se você for da classe A, que nunca precisou comer o pão com o suor do seu rosto, ou filho do dono do SANTANDER, ou o próprio dono, evidentemente que vai discordar de tudo. Abraços.

  21. Natália Postado em 26/Jul/2014 às 11:29

    Do nada não foi mesmo...O nome disso é distribuição de renda.Contra fatos não há argumentos...Só dá uma olhadinha no shopping,aeroportos,restaurantes.Lugares antes inacessíveis as classes economicamente inferiores..

  22. Deisi Postado em 26/Jul/2014 às 11:54

    O pedido de desculpa do santander é como uma desnoticía vinculada pelo PIG, pode até apagar o fogo, mas não conserta as ruínas deixadas pela bomba lançada. Já fez o terror, Santander é a nova namoradinha do Brasil. A Espanha berço do Santander, está mergulhada numa terrível crise, tão grande, que até o soberbo rei renunciou em favor do filho. Os bancos privados querem a volta da mamata do FHC, juros absurdos , tem que tirar o máximo de lucro aqui para não quebrar lá. O motivo maior do terrorismo dos bancos privados, é que com a queda dos juros dos bancos públicos, eles foram forçados baixarem seus juros, isso irritou os banqueiros odiosos. Itaú, apoia marina, os outros Aécio, mas grande parte da população massacrada, apoia Dilma. Sou correntista da Caixa e Banco do Brasil, encerrarei minha conta nesse banco. Motivo falta de credibilidade!

  23. Salomon Postado em 26/Jul/2014 às 12:33

    Caro Rodrigo, dá um pouco de trabalho, mas em vez de ouvir a CBN, assistir à GLOBONEWS e ler a Veja, seria mais edificante se você se acercasse da leitura dos livros dos cientistas sociais clássicos que estimulam a consciência da nossa realidade, tais como: Formação Econômica do Brasil, Raízes do Brasil, Casa Grande e Senzala, Os Sertões, Viva o Povo Brasileiro e o curta metragem, premiadíssimo, Ilha das Flores (vc encontra no You Tube)... Talvez isso o ajude a enxergar a realidade brasileira e arrefecer a ideologia que você comprou que é imposta por uma estrita minoria em detrimento da imensa maioria. Mas nem precisa tanta leitura, basta olhar em derredor e comparar o país de hoje com o período anterior a 2002. Vale lembrar que o Brasil quebrou 3 vezes na gestão dos economistas competentes do presidente-mais-bem-preparado. Em 2002 o pessoal que você defende entregou um país absolutamente prostrado, arrasado, humilhado, de joelhos, batendo todos os recordes sociais e econômicos negativos. Mas, claro, se você for da classe A, que nunca precisou comer o pão com o suor do seu rosto, ou filho do dono do SANTANDER, ou o próprio dono, evidentemente que vai discordar de tudo. Abraços.

  24. Costa Postado em 26/Jul/2014 às 14:16

    Quanta gente bem informada!Parabéns à todos!Não posso comentar tão bem quanto todos aqui,só o que posso é lamentar a dificuldade de aquisição de cultura e informação na época que eu estudava devido ao desinteresse pela desvalorização dos professores,as greves,as mesmas que hoje ainda retardam a educação,testemunhar meus vizinhos tendo que ir de madrugada para hospitais e lindas UPAS que não dispõem de profissionais de saúde,ter medo de sair de casa por que posso ser assaltado a qualquer momento.Ver gente implorando por seus direitos,suas necessidades básicas(aquelas garantidas pela constituição),parindo nas ruas,implorando por comida entre outras coisas no Youtube e em alguns casos na mídia aberta/fechada já é comum,e impressionantemente admissível pela população...(com exceções).O problema é ver isso ao vivo,o problema é vc ter nomes,o problema é vc falar com alguém e ela ser puxada do seu aperto de mão por um disparo de arma de um bandido fugindo da polícia,ou vc ir comprar gás glp e descobrir que o cara que te vendia morreu pois quando chegou a UPA inaugurada a três meses não tinha médico,ou perder o pai por conta disso.Minha moral e educação dada por minha mãe,me diz que a mudança necessária começa conosco,os princípios de honestidade e respeito montam o caráter do indivíduo.O que eu aprendi com a vida,com o exemplo de todos os governos que presenciei,é que temos de ser tão corruptos e espertos quanto pudermos,e se não levarmos sempre a nossa parte,que isso é errado,não funciona.Peço,por favor,desculpas se ofendo algum partidário,e presto o meu respeito a opinião de todos aqui,mas o que vejo é uma disputa de partidos,como se estivessem defendendo um time de futebol e suas camisas,e o que é pior,a cada eleição surge um "time"novo...e o que continuo presenciando é um falso desenvolvimento,uma economia mascarada e meu povo sendo enganado,roubado e morto.Sim,talvez eu seja criticado e indagado por meus comentários,mas antes que alguém o faça,eu sugiro que vá a um hospital de subúrbio,ou uma escola pública de subúrbio,não pela tv ou youtube,vá pessoalmente e tente uma relação direta com os fatos.O PT é culpado,sim.O PSDB,PDT,PPP,TTT,e todos os outros também o são,assim como nós que deixamos que façam o que querem.

  25. André Postado em 26/Jul/2014 às 15:45

    Engraçado são os argumentos dos Tucanos. Se uma única coisa dá certo no governo deles (o plano real) é pq são mais capazes. Se mil outras coisas dão certo nos governos do PT é a conjuntura internacional que explica. Use o espelho, amigo.

    • André Postado em 26/Jul/2014 às 17:12

      Pois é Rodrigo, o mesmo serve para FHC, que tinha ainda mais apoio em 98 do que Lula em 2006. Tanto é verdade que, diferente do Lula, foi reeleito em primeiro turno. Todo mundo é livre pra votar em quem quiser, e defender as bandeiras que bem entender, mas votar em Aécio acreditando que ele fará as reformas necessárias é ingenuidade. É só olhar o caso da reforma política, onde o PSDB vem repetidas se manifestando contrariamente as mudanças, em especial a permissão de doações de empresas para as campanhas eleitorais.

  26. Eliana Postado em 26/Jul/2014 às 16:01

    Os Bancos são gananciosos! Porém, o que leio de fontes confiáveis é que os rendimentos da "poupança" (aplicação inclusive dos menos favorecidos), ficaram "abaixo" da inflação oficial...

  27. André Postado em 26/Jul/2014 às 17:19

    Isso pra não falar na medida que permitiu a reeleição aprovada no governo FHC quando Aécio era líder do governo na Câmara. Esse foi o grande legado de FHC pro sistema político brasileiro. Outra coisa que acho engraçado são as críticas feitas ao PT sobre a proposta de financiamento público de campanha. Pode-se até discutir se esse modelo é adequado ou não, mas dizer que a medida tem por intenção perpetuar o partido no poder é uma baita falácia, pois o PT é o partido que mais arrecada no modelo vigente. Só não querem a mudança os partidos que não tem base social de apoio, e por isso só conseguem eleger candidatos com muita grana doada por empresários.

  28. Eduardo Benatti Postado em 26/Jul/2014 às 20:06

    Acho que a Dilma escancarou a torneira e transbordou o copo, mas o copo já estava enchendo na época do Lula. A incompetência da Dilma colocando inaptos na cabeça de ministérios e estatais em troca de apoio político foi o estopim, só isso. E os investidores tem todo o direito de estarem com medo; a hora que os empréstimos insanos à Eletrobrás e Petrobrás e a hora que o preço da energia e combustíveis explodir (além da crise no setor da água), meu amigo, vai ser o caos.

  29. André Postado em 26/Jul/2014 às 22:55

    Pra quem não sabe pq a oposição não consegue alavancar um candidato, ta aí a explicação! kkkkkkk

  30. Antonio Carlos Bueno Postado em 27/Jul/2014 às 11:13

    - Os insaciáveis cospem no prato que os alimenta. Usam de má-fé para fazer campanha contra o governo Dilma. É a mesma campanha suja e mentirosa das eleições anteriores contra Lula.

  31. velhos baianos Postado em 27/Jul/2014 às 11:56

    Na Bahia a cesta básica é das mais baratas, Rafael... De onde você é ?

    • eu daqui Postado em 29/Jul/2014 às 12:37

      A bahia é um dos lugares mais caros do mundo: palavra de viajante que já pisou em 3 dos 5 continentes deste planeta. Vá estudar e viajar, viu bairrista?

  32. poliana Postado em 27/Jul/2014 às 13:52

    vc é um doente dausther! vá se tratar! ou melhor, vá embora do brasil! lá fora q é bom né?!

  33. eu daqui Postado em 28/Jul/2014 às 16:04

    Não exagere e deixe a maioria decidir e depois assumir seja lá qual for o resultado. Democracia exige maturidade.

  34. ANTONIO Postado em 29/Jul/2014 às 20:20

    O PSDB de São Paulo deu de graça o BANESPA para o SANTANDER de certo o PSDB já garantiu a privatização do BANCO DO BRASIL e da CAIXA para o SANTANDER.