Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mundo 19/Jul/2014 às 20:42
22
Comentários

Rússia rebate EUA sobre culpa em queda de avião

Queda do voo MH17 na Ucrânia: Rússia contesta com veemência as acusações dos Estados Unidos

O governo russo contestou hoje (19) declarações de autoridades norte-americanas que atribuiram a rebeldes pró-Rússia a responsabilidade pela queda de um avião da Malaysia Airlines, quinta-feira (17), no Leste da Ucrânia, supostamente abatido por um míssil.

“Os comunicados dos representantes da administração americana são uma prova da percepção profundamente aberrante de Washington sobre o que se passa na Ucrânia”, disse às agências noticiosas russas o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Riabkov. “Apesar do caráter evidente e indiscutível dos argumentos fornecidos pelos rebeldes e por Moscou, a administração americana continua a perseguir os seus próprios objetivos”, acrescentou.

SAIBA MAIS: Obama culpa Rússia por queda de avião da Malaysia Airlines

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia manifestou “perplexidade ao ver representantes oficiais de certos países apressarem-se em fornecer suas versões da catástrofe, influindo assim no prosseguimento do processo”.

Na sexta-feira (18), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que o avião malaio foi abatido por um míssil disparado de uma zona controlada por separatistas pró-russos. Enquanto isso, continuam a ser emitidas acusações mútuas por autoridades ucranianas e pelos rebeldes que controlam parte do Leste do país.

“Mesmo antes do início do inquérito sobre a catástrofe, a Casa Branca já estabeleceu claramente quem é culpado”, escreveu na sua conta do Twitter o vice-primeiro-ministro russo, Dmitri Rogozine.

O diário Moskovski Komsomolets citou neste sábado um especialista militar que assegura a incapacidade dos rebeldes simpatizantes dos russos para usar um sistema da complexidade do míssil Buk, suspeito de ser a arma na origem da tragédia.

O jornal Komersant adiantou, por sua vez, que os estragos provocados pelo míssil no avião são semelhantes aos registados por um avião comercial russo atingido por erro por um míssil do Exército ucraniano em 2001, que provocou a morte de 78 passageiros. No acidente desta quinta-feira, morreram 298 pessoas.

VEJA TAMBÉM: Os mistérios sobre o atentado do voo MH17

aBr

Recomendados para você

Comentários

  1. Marcio Postado em 19/Jul/2014 às 21:53

    Em relação à esse acontecimento o Obama foi a público um dia depois culpar a Rússia, mas em relação ao massacre que está acontecendo na faixa de Gaza ele não abriu a boca....estranho, muito estranho

    • karl Postado em 21/Jul/2014 às 02:50

      Marcio, infelizmente abriu sim: Deu todo o apoio para Israel dizimar os palestinos repetindo a velha cantilena: "EUA apoiam o direito de Israel se defender"

  2. Thiago Teixeira Postado em 19/Jul/2014 às 22:00

    O mais triste é como nossa "grande" mídia, golpista, é capacho dos norte americanos. Folha, Estadão e O Globo estamparam na capa praticamente a mesma chamada: OBAMA ACUSA RUSSIA POR QUEDA DE AVIÃO. Ridículo.

  3. Mauro Postado em 20/Jul/2014 às 10:50

    Será mesmo quem garante que não foram os ucranianos para criarem está situação para forçarem os EUA apoiarem novamente que tinham tirado o corpo fora

  4. Lili Postado em 20/Jul/2014 às 12:14

    Sensacional retórica. Inicia a primeira frase com um "SE" condicionante, indicando que não tem a menor certeza ou, no caso, qualquer prova e que se trata apenas de uma hipótese. Na segunda frase, a dúvida magicamente some, a hipótese é confirmada provavelmente por uma mensagem do além e temos 300 inocentes mortos pelo o imperialismo russo. Igualzinho a como a imprensa costuma manipular os fatos. Bom aluno.

    • Nico Postado em 21/Jul/2014 às 12:20

      Bela observação Lili!

  5. Paulão Fardadão Cheio de Postado em 20/Jul/2014 às 12:19

    A chamada deveria ser: "Governo norte-americano, q mentiu sobre Pearl Harbor; mentiu para entrar na guerra do Vietnã; mentiu para invadir o Iraque; mentiu para criar zona de exclusão aérea sobre a Líbia; mentiu sobre ataque com gás na Síria; mentiu sobre programa nuclear do Irã; acusa Rússia sobre queda de avião."

    • Luiza Postado em 20/Jul/2014 às 19:02

      Adorei sua resposta... É bem assim que também vejo tudo isso.

    • MICHEL Postado em 20/Jul/2014 às 21:59

      Bravo Paulão...ninguém aguenta mais as mentiras do governo dos EUA...

    • Antonio Palhares Postado em 21/Jul/2014 às 11:42

      Paulão Fardadão esta cheíssimo de razão.Apoiadão.

  6. Dida Dias Postado em 20/Jul/2014 às 12:58

    Leia a notícia antes de comentar, por favor. E a propósito, quem é mesmo imperialista?

    • Sherlockbr Postado em 23/Jul/2014 às 13:15

      ... EU SÓ NÃO ENTENDO UMA COISA... A UCRÂNIA ELEGE UM CHEFE DE ESTADO; ESTE CHEFE DE ESTADO NÃO ACEITA AS INTERVENÇÕES DA UE E NEGA O CONVITE PARA PARTICIPAR DESTE GRUPO; HÁ UM GOLPE DE ESTADO NA UCRÂNIA, QUE NENHUM DESTES GRUPOS INTERNACIONAIS QUESTIONA OU CONDENA; A CRIMÉIA NÃO CONCORDA COM O GOLPE E, EM VOTAÇÃO POPULAR, SAI DA UCRÂNIA E SE ALIA À RÚSSIA; OUTROS ESTADOS DESGOSTOSOS COM O GOLPE QUE HOUVE NA UCRÂNIA, TAMBÉM DESEJAM INDEPENDÊNCIA; ALGUÉM (E QUANDO EU DIGO ALGUÉM, É PORQUE TANTO A RÚSSIA, QUANTO A UCRÂNIA, QUANTO OS GRUPOS SEPARATISTAS INDEPENDENTES DE QUALQUER DESTES PAÍSES, OU MESMO OS EUA PODEM SER RESPONSÁVEIS) DERRUBA UM AVIÃO CIVIL... EU ESTOU ME PERGUNTANDO PORQUE SÓ A RÚSSIA TEM QUE RESPONDER POR ALGUMA COISA NESTE MERD@...

  7. Natália Postado em 20/Jul/2014 às 13:08

    Há historiadores que dizem:a história não se repete.Se não se repete pelo menos continua.O que os EUA está fazendo com a Rússia não é diferente do que fez na antiga União Soviética.E continuamos sendo produtos do meio, Rússia bandida e os EUA o mocinho.Lamentável ver as pessoas engolir como verdade absoluta tudo que os EUA vomita na imprensa serviçal....

  8. Natália Postado em 20/Jul/2014 às 13:37

    "ver às pessoas engolirem"

  9. Anders Postado em 20/Jul/2014 às 18:40

    Cara, vc é muito ignorante. Chega a ser irritante essa sua falta de informação.

  10. Paolo Postado em 20/Jul/2014 às 22:46

    Oi Rodrigo, me explique o que os federalistas na Ucrânia que querem unir-se `a Russia e o Kremlim ganham derrubando um avião de passageiros?

  11. Antonio Palhares Postado em 21/Jul/2014 às 11:40

    Os Estados Unidos abateram de forma deliberada um avião Iraniano matando o mesmo numero de pessoas. O caso ja foi esquecido pela mídia que é pró Americana.Da invasão e genocidio no Iraque nenhum comentário.Da matança indiscriminada de velhos,mulheres e crianças na Palestina,ninguem dá a minima.Quanto ao infeliz caso dos rebeldes terem abatido um avião civil, pensando ser um militar, na Ucrania. Existe tambem uma co-responsabilidade das autoridades que permitiram um avião de passageiros sobrevoar uma área de conflito, onde há poucos dias aviões militares foram abatidos.

  12. alcione Postado em 21/Jul/2014 às 14:12

    Está passando a hora de os demais países signatários da ONU imporem a condição de que nenhuma intromissão de apoio a um e outro lado em qualquer pais, essa é a alternativa única e exclusiva da ONU. Quem vai peitar os Estados Unidos? vem aí os BRIC's...

  13. Luciana Postado em 21/Jul/2014 às 17:36

    USA culpa esse aquele, quem mesmo fornece armamento ao mundo? Cuidado! Quem aponta muito esconde a verdade....

  14. Mauro Postado em 21/Jul/2014 às 18:33

    Um avião desaparece meses atrás e ninguém sabe nada, outro cai e já sabem tudo.Não é estranho?!

  15. Mauro Postado em 21/Jul/2014 às 18:39

    Em que altitude? Esses aviões estavam à mesma altitude desse comercial, que passou 37 min antes do avião do Putin? Primeiro tem que responder a essas respostas

  16. Sherlockbr Postado em 23/Jul/2014 às 13:16

    RODRIGO ... EU SÓ NÃO ENTENDO UMA COISA... A UCRÂNIA ELEGE UM CHEFE DE ESTADO; ESTE CHEFE DE ESTADO NÃO ACEITA AS INTERVENÇÕES DA UE E NEGA O CONVITE PARA PARTICIPAR DESTE GRUPO; HÁ UM GOLPE DE ESTADO NA UCRÂNIA, QUE NENHUM DESTES GRUPOS INTERNACIONAIS QUESTIONA OU CONDENA; A CRIMÉIA NÃO CONCORDA COM O GOLPE E, EM VOTAÇÃO POPULAR, SAI DA UCRÂNIA E SE ALIA À RÚSSIA; OUTROS ESTADOS DESGOSTOSOS COM O GOLPE QUE HOUVE NA UCRÂNIA, TAMBÉM DESEJAM INDEPENDÊNCIA; ALGUÉM (E QUANDO EU DIGO ALGUÉM, É PORQUE TANTO A RÚSSIA, QUANTO A UCRÂNIA, QUANTO OS GRUPOS SEPARATISTAS INDEPENDENTES DE QUALQUER DESTES PAÍSES, OU MESMO OS EUA PODEM SER RESPONSÁVEIS) DERRUBA UM AVIÃO CIVIL... EU ESTOU ME PERGUNTANDO PORQUE SÓ A RÚSSIA TEM QUE RESPONDER POR ALGUMA COISA NESTE MERD@...