Redação Pragmatismo
Copa do Mundo 01/Jul/2014 às 16:42 COMENTÁRIOS
Copa do Mundo

Rodrigo Paiva recebe punição irrisória após socar jogador chileno

Publicado em 01 Jul, 2014 às 16h42

Rodrigo Paiva deu um soco no atacante Pinilla no intervalo do jogo com o Chile. A agressão foi registrada em vídeo. A punição foi vergonhosa

Rodrigo Paiva recebe punição jogador chileno
Rodrigo Paiva, assessor de imprensa da CBF, foi punido com apenas 1 jogo de suspensão após agredir um jogador chileno (Divulgação)

Entre todos os problemas de que a seleção brasileira não precisava, um deles era seu assessor de imprensa. Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da CBF, deu um soco no atacante Pinilla no meio tempo do jogo com o Chile. Um soco. A agressão foi registrada em vídeo.

Veja também: Um pedido de desculpas aos chilenos

Paiva foi suspenso por apenas uma partida (contra a Colômbia). “Ele recebeu um tipo de cartão vermelho no intervalo. Não posso mais fazer comentários enquanto há um processo em curso”, declarou o porta voz da Fifa Delia Fischer.

Com razão, a imprensa chilena e especialmente a uruguaia estão reclamando da leveza da pena. Pinilla mesmo o chamou de “delinquente”. “O senhor Rodrigo Paiva, chefe de imprensa do Brasil, me agrediu com o punho no túnel sem razão. A Fifa não pode suportar esse delinquente. A Fifa tem que intervir, isso é algo gravíssimo. Um idiota qualquer não pode vir e agredir um jogador, muito menos um chefe de imprensa”, disse.

Paiva se defende dizendo que foi apartar uma briga, levou um soco na barriga e reagiu “empurrando alguém do Chile”. Fala também em “conduta reprovável” da delegação chilena.

A confusão ainda precisa ser apurada completamente, mas Paiva já havia protagonizado uma cena grotesca na coletiva antes do jogo. Um jornalista do Chile fez uma pergunta a Felipão e Thiago Silva: “Esta semana a seleção chilena, Alexis Sanchez, Jorge Valdivia e mesmo o presidente da federação manifestaram seus temores pela arbitragem de amanhã, que poderia ser ‘caseira’. Que pensam ambos?”

Paiva, afetando indignação, tomou a palavra e passou uma descompostura no repórter, com um papo furado sobre a inadequação do questionamento “primitivo”(?). “Esse tipo de pressão sua é até ridícula. Isso não é um desrespeito não só com a Fifa e o árbitro da partida, mas com a seleção brasileira, com as pessoas que trabalham aqui de forma séria, com 100 anos de história de futebol brasileiro vencedor. Desrespeito, acima de tudo, com o povo brasileiro. (…) Não adianta insistir que nós não vamos falar mais nada sobre isso, tá bom?”

No Jornal Nacional, Galvão Bueno defendeu a postura de Paiva (aquilo seria uma “acusação”, segundo Galvão). E isso é absolutamente compreensível: Rodrigo tem uma longa folha de serviços prestados à Globo. Indicado por Ricardo Teixeira em 2002, próximo do chefão, sobreviveu à sua queda graças a José Maria Marín. Paiva ajuda a entender por que a CBF é tão desprezada.

Influente, poderoso, dado a aparecer em colunas sociais (foi casado com Maitê Proença), ele sabotou Dunga na Copa de 2010, passando informações negativas sobre o técnico, que achou que poderia romper o tratamento privilegiado que a Globo tem. De acordo com Dunga, Paiva plantou até notícias de que ele não teria deixado “a Fátima Bernardes entrar no hotel para entrevistar os jogadores e que, por isso, ela teria ficado ao relento até tarde da noite e doente”.

Vaidoso, faz botox e frequenta camarotes VIPs no carnaval. Trabalhou com Renato Gaúcho, Romário, Edmundo e Ronaldo Fenômeno (saiu ao se desentender com Daniela Cicarelli).

Paiva não tem mandato para falar em nome do povo brasileiro, mas acha que tem. O que ele faz é tráfico de influência. Hoje, questionado sobre o affair Pinilla na coletiva, soltou: “Quem for carinhoso comigo não vai se arrepender”.

“Quem for carinhoso comigo não vai se arrepender”.

Comparada a uma frase desse calibre, uma mistura de chantagem, cumplicidade e ameaça, a mordida de Suárez é um beijo, abraço, aperto de mão.

Kiko Nogueira, DCM

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS