Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 17/Jul/2014 às 15:33
18
Comentários

A retórica sessentista de Aécio sobre o Mais Médicos

A retórica sessentista de Aécio Neves sobre Cuba e o Mais Médicos só prova que a 'novidade' é menos moderna que a velharia

aécio neves mais médicos cubanos
Aécio Neves, em sabatina realizada pela Folha, onde falou sobre o Bolsa Família e o Mais Médicos (Jorge Araujo/Folhapress)

Marcus Lima, GGN

A novidade é menos moderna que a velharia. Isso me assusta no renovador Aécio. Seja por um discurso que em diversas área, é indigente intelectualmente e faz pão e circo para uma classe média reacionária usando um idealismo digno da época da guerra fria, seja porque há um imenso vazio, um vácuo de qualquer ideia que não seja baseada em exemplos. Vamos aos fatos:

A PROPÓSITO: Aécio Neves promete manter Bolsa Família e Mais Médicos

1) O revalida é um dos instrumentos do Conselho Federa de Medicina, usado para manter a reserva de mercado, restringindo o acesso de médicos estrangeiros ao país. Assim como a dificuldade de abrir faculdades de medicina, foi uma ferramenta para artificialmente limitar o número de médicos e aumentar o seu ganho. Aí, existem factóides, como se faltassem médicos no interior do Brasil, em locais distantes. Para citar: em Campinas, uma cidade de mais de 1 milhão de habitantes, há 75 km de São Paulo, uma das cidades mais ricas do país, HÁ 68 MÉDICOS DO MAIS MÉDICOS. Enfrentar o revalida foi um acerto, não um erro.

2) Como tudo que envolve Cuba, o candidato despreza números, e apela para ideologia. Primeiro, para a ideia de que relações internacionais devem se conduzir dessa forma: esmagando Cuba, ignorando seu sistema e princípios. A frente, se verá o reverso da coragem. Depois, ” como financiamos o governo Cubano”. Então é assim, importamos médicos somos comunistas por financiarmos o comunismo? Financiamos o Comunismo Chinês então. Financiamos Guantánamo, afinal importamos I Phones. Enfim, é de novo meter ideologia, e ignorar os números: de novo, os números da saúde cubana e seus indicadores são invejáveis, até para nações desenvolvidas.

3) Ao contrário da coragem contra os fracos, Aécio e mais recentemente, o Armínio Fraga, defendem a fraqueza diante dos fortes. Segundo Aécio, “O Brasil se deixou conduzir por nações com pouco apreço pela democracia”. Isso me preocupa, porque grave não é se essas nações são democráticas ou não, ao contrário do que sugere, mas perigoso é o Brasil de deixar conduzir por qualquer nação, ao invés de planejar sua inserção no mundo globalizado de acordo com seus interesses internos. Já Armínio, disse, e, vídeo, que o Brasil tem de deixar de lado a Venezuela, e se atrelar as ” locomotivas do mundo”. É de novo, uma defesa de submissão na política externa, que mistura de forma desonesta indigência intelectual com má fé pura. Primeiro, porque no mundo todo, o que se faz hoje em política externa, é pragmatismo. Ou seja: não é a política externa que deve servir de plataforma para projeção de ideologias e lemas, mas para defesa de seus interesses econômicos. Ou são burros os dois, Aécio e Fraga, ou são mal intencionados: veja os Estados Unidos, bastião da “Democracia” no mundo, e questionem se os EUA deixaram de se relacionar com os membros Árabes da Opep e seus sistemas ditatoriais. Portanto, há uma maldade: querer qualificar como matriz ideológica uma política que é também econômica, de inserção em mercados. Aliás: então isso quer dizer que China e Rússia, uma um país não democrático e outra uma democracia que anda migrando em direção a opressão, devem ser ignoradas? Outro ponto tosco do discursos: quem são essas locomotivas econômicas e democráticas a quem vamos nos atrelar? O principal parceiro comercial brasileiro deste momento do BR é a China, que de democrática não tem nada. As democracias Europeias e os EUA andam em crise faz tempo: como vão nos ” rebocar”? Enfim, mais um susto: não se menciona, nesse tipo de discurso, nenhum dado concreto, por exemplo, pauta de comércio e trocas com os países.

São esses, e mais, os exemplos que me deixam mais assustado. O PSDB tinha Bresser Pereira, Mendonça de Barros, já teve no passado Ciro Gomes. Me assusta o nível de indigência e pobreza intelectual que atingiu o discurso do partido, que agora nada mais é do que um pregação ” Nós x o comunismo batendo na porta”. Será que o PSDB emburreceu tanto assim?

Recomendados para você

Comentários

  1. Direitoso Deprê Postado em 17/Jul/2014 às 17:06

    É duro ter de dividir espaço nas ruas com esse monte de gente pobre que agora tem carro. A faculdade de medicina particular tradicional, que formava 99,9% de médicos brancos de "boa família", agora recebe pretos e brancos de famílias sem grife. Os aeroportos parecem rodoviárias, invadidos por um pessoal sem etiqueta, de bermuda e chinelo de dedo. Com os nossos impostos, deram dinheiro, casa e, pasmem, ainda mobiliaram as casas dos necessitados. Tem Prouni, Pronatec e mais um monte de benefícios que nem sei os nomes. E cada vez mais vão eliminando os preconceitos contra negros, mulheres, homossexuais, idosos e outros. Agora criaram um banco do tal de BRICS, que logo vai ter moeda própria e financiar o desenvolvimento de países ditos emergentes. Cadê a CIA? Cadê os generais? Só a mídia parceira, como em 1964, ainda mantém firmes as suas convicções, num esforço hercúleo de mostrar os defeitos dessa gente. É, amigo Aécio, a coisa não está fácil. Essa gente tentou derrubar o governo militar pelas armas e não conseguiu. Depois voltou e venceu pelos meios institucionais. Agora, por vingança, vai ficar no poder por mais tempo do que a ditadura ficou. Deveríamos dar um WO e nos retirarmos estrategicamente, para voltarmos em condições de disputa em 2018. Mas daí, se eles vierem com o Lula...

  2. Tchekowski Postado em 17/Jul/2014 às 17:14

    Bancamos sim. Mandamos no país e financiamos quem quisermos. Vai morar nos EUA e procurar o SUS de lá. Depois me conta como foi o atendimento.

  3. Thiago Teixeira Postado em 17/Jul/2014 às 17:45

    Não, o PSDB não emburreceu, está agindo corretamente. É assim que deve ser um partido político, verdadeiro, expor seus pontos de vista, e no caso do PSDB, espero que saiam do armário e assumem uma posição de direita, não somente de oposição. (Detalhe, sou petista e não voto neles).

  4. Branco Postado em 17/Jul/2014 às 17:52

    Não é medo de fazer a prova. É que os conselhos de medicina deveriam fiscalizar os seus médicos e deixar de fazer política.

  5. Gabriel Postado em 17/Jul/2014 às 17:54

    Os 4 bilhões o Aécio não sabe explicar onde foi parar né? Cadê os 4 bilhões que o senhor desviou da saúde Aécio? Ilhas Cayman???

  6. Higor Vinícius Pegado. Postado em 17/Jul/2014 às 17:55

    Estaremos nós financiando também o avanço terrestre de Israel sobre a Palestina?

  7. ademar Postado em 17/Jul/2014 às 18:01

    Aécio Neves não tem demonstrado nenhuma novidade, mas as contestações do autor do texto são mirabolantes e descabidas, argumentos de interpretação pessoal e sem conteúdo prático, de uma frase de Aécio e Armínio discorreu uma tese fantasiosa baseada em usa imaginação. Aécio tem se mostrado um candidato "comum" sem novidades ou idéias inovadoras, mas fazer este "carnaval" pirotécnico é um devaneio...

    • Sem escolha Postado em 17/Jul/2014 às 18:27

      Não apóio Aécio nunca na vida, seu discurso é vazio e só demonstra que não tem preparo nem maturidade política, nem quando fala da "sua direita"

  8. poliana Postado em 17/Jul/2014 às 18:32

    emburreceu? qdo q seus representantes foram inteligentes? apenas marionetes do governo americano e fantoches da elite sudestina! fiquem calmos amigos, esse partido já é quase um cachorro morto, assim como o dem. lembra como o antigo pfl era antigamente? hj praticamente morreu! só tem forças ainda na bahia por causa do carlismo. de resto, tá morto. o psdb está quase lá! no q depender de mim, essa corja n voltará ao poder NUNCA!

  9. poliana Postado em 17/Jul/2014 às 18:35

    pq a prova do revalida pra eles é tendenciosa e elaborada pra q eles percam! leia o artigo q o pp postou aki, com um depoimento de um médico brasileiro sobre essa gritaria a respeito dos médicos cubanos e a "política" do revalida. aí vc irá perceber q n é tão lógico assim! "http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/05/medico-brasileiro-comenta-gritaria-da-midia-sobre-medicos-cubanos.html"

  10. Rogério Maestri Postado em 17/Jul/2014 às 21:09

    Aécio Neves além de não saber que 3.000 em 10.000 é 30% e não 20%, parece que não sabe nada do program Mais Médicos. NÃO HÁ NENHUM ACORDO ENTRE BRASIL E CUBA, o que há é um acordo do Brasil com a Organização Pan-Americana de Saúde, órgão vinculado a ONU e não ao governo Cubano. http://www.onu.org.br/brasil-assina-acordo-com-organizacao-pan-americana-da-saude-para-atrair-medicos-estrangeiros/ Ou seja, o que o Aécio quer mesmo é acabar com o Mais Médicos, não brigar com o governo cubano.

  11. Franco Postado em 17/Jul/2014 às 21:22

    Ele tem razão, quem manda é o Brasil, Cuba que respeite as nossas regras e não o contrario.

  12. Isabela Postado em 17/Jul/2014 às 21:29

    Eu conheci um médico cubano, por ser simpática ao regime, foi simpatia imediata; a noite no boteco foi boa e tirámos uma conclusão: o Brasil exporta carne, soja, a Venezuela, petróleo, Cuba, médicos! Não é fantástico?!

    • Clovis C. Postado em 19/Jul/2014 às 15:58

      SÓ SE FOR NA SUA CABEÇA ! VOCÊ GOSTARIA DE SER " EXPORTADA " ?

  13. ronaldo silva Postado em 17/Jul/2014 às 21:32

    em 1999, fhc "importou" de cuba, 240 médicos, 40 enfermeiros e 08 profissionais de apoio, pagando 10.000 - dez mil reais por médico, isto , a 15 anos atras, para trabalharem em tocantins.acesse o google e digite - fhc e os médicos cubanos - só não desmaie direitralha,enganado por aécio.

  14. Matheus B. Postado em 18/Jul/2014 às 11:18

    A moral esquerdista é tão deturpada que não vê diferença entre a exportação de objetos e de seres humanos. Assustador.

  15. Clovis C. Postado em 19/Jul/2014 às 15:56

    PORQUE NÃO SÃO MÉDICOS ! SE FOSSEM FARIAM COM ! PORQUE SABERIAM QUE IAM PASSAR !! EM QUE PAÍS DO MUNDO ALGUÉM EXERCE MEDICINA SEM SER AVALIADO PELAS AUTORIDADES MÉDICAS DO PAÍS ?

    • poliana Postado em 21/Jul/2014 às 21:04

      clovis,ao atuarem na europa, os médicos cubanos tb são submetidos ao revalida, e acredite: o índice de aprovação gira em torno de 70%! o maior entre os médicos das demais nacionalidads. leia esse depoimento do médico brasileiro sobre a "gritaria" em cima dos mais médicos e vc irá entender a realidade dos fatos: "http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/05/medico-brasileiro-comenta-gritaria-da-midia-sobre-medicos-cubanos.html"