Redação Pragmatismo
Compartilhar
Copa do Mundo 07/Jul/2014 às 20:36
9
Comentários

"Rei dos camarotes" da Copa do Mundo é preso no Rio de Janeiro

Chefão da Match, que tem como sócio sobrinho do presidente da Fifa, Joseph Blatter, é preso no Copacabana Palace. Ray Whelan sofre acusação de organizar venda de ingressos VIPs por até R$ 35 mil. Esquema renderia R$ 1 milhão por jogo e funcionaria há quatro copas

fifa Ray Whelan ingresso
Ray Whelan, o “tubarão” da Fifa que agia na máfia dos ingressos (Agência Estado)

A polícia do Rio de Janeiro prendeu nesta segunda-feira o diretor-executivo da Match, empresa ligada à Fifa, suspeito de facilitar o repasse de ingressos a um grupo acusado de venda ilegal, informou uma fonte da Polícia Civil.

A prisão de Ray Whelan ocorreu no hotel Copacabana Palace, na zona sul do Rio, onde o suspeito estava hospedado. A cúpula da Fifa vem usando o mesmo hotel durante a Copa do Mundo.

“Esse era o nome que aparecia nas conversas”, disse à Reuters uma fonte na Polícia Civil na condição de anonimato.

O diretor da Match, a agência de viagens oficial da Fifa, teve a prisão temporária decretada pela Justiça a pedido da polícia, que temia que ele poderia tentar deixar o país.

Whelan foi levado à 18ª Delegacia de Polícia para ser interrogado.

Integrantes do grupo foram presos na semana passada, numa operação que resultou em ao menos 11 detidos, entre eles o franco-argelino Lamine Fofana, que seria o líder da suposta quadrilha.

Segundo a polícia, o grupo de Fofana estimava que poderia faturar com a Copa do Mundo no Brasil cerca de 200 milhões de reais.

Na semana passada, a polícia havia informado que as investigações apontavam que ele tinha acesso ao quartel-general da entidade no hotel de luxo na zona sul do Rio de Janeiro, usava um cartão de estacionamento da Fifa para ter acesso a estádios e áreas reservadas. Teria ainda contatos dentro da entidade que lhe permitiam obter ingressos para serem negociados.

A Fifa informou ao saber da operação, na semana passada, que se reuniria com as autoridades e aguardaria mais informações sobre as investigações antes de se posicionar.

A polícia informou que possui aproximadamente 50 mil escutas telefônicas que detalham a participação de cada um dos suspeitos de envolvimento no esquema.

Reuters

Recomendados para você

Comentários

  1. Isabela Postado em 07/Jul/2014 às 20:56

    Sócio do sobrinho do Blatter? Taí o parentesco do esquema com a máfia, a própria Fifa: tá tudo dominado...rss

  2. Esdras Pereira Alves Neto Postado em 07/Jul/2014 às 21:11

    KKKK... Uéééé o Brasil não é o "paraíso da corrupção", então como prende um cara sobrinho do Blatter, vendendo ingressos no "cambio negro"? KKKK... Esta eu curti de mais, pois essa atitude da Policia Federal foi só para calar a boca dessa gente safada que não conhece o Brasil.

    • José Humberto Postado em 07/Jul/2014 às 21:31

      Esdras, a investigação é da Polícia Civil do RJ. Inicialmente, quando uma parte da quadrilha foi presa na semana passada, também pensei ser operação da PF, mas é da Civil do RJ mesmo. Aí me questiono se essa operação não é de competência da PF. Provavelmente poderiam ter prendido muitos outros membros das quadrilhas em outros estados.

  3. Efigenia Postado em 07/Jul/2014 às 22:15

    Já era de se esperar...Quero ver a pizza que vai dá.

  4. André Postado em 07/Jul/2014 às 23:54

    A galerinha que chama a polícia de fascista não deve estar gostando disso não...

    • rafa Postado em 08/Jul/2014 às 03:51

      É que a polícia fascista é a que lida com gente pobre

    • rafa Postado em 08/Jul/2014 às 03:52

      EXISTE BANQUEIRO HONESTO? E LATIFUNDIÁRIO? E DONO DE EMPREITEIRA? MULTIBILIONÁRIO É SEMPRE SONEGADOR E CORRUPTOR?

  5. Thiago Teixeira Postado em 08/Jul/2014 às 07:54

    A sociedade hipócrita age dessa forma, condenam os TRAFICANTES, os CAFETÕES e agora estamos presenciando os CAMBISTAS DE LUXO. Porque fazem isso? Para ocultar os verdadeiros safados e escrotos que apodrecem a humanidade: O Mimado (a). Esse (a) é um (a) sem vergonha que quer fumar um baseado, usar drogas numa balada, transar com menores de idade sem camisinha e agora, num simples telefonema, querem que apareça um ingresso quente em suas mãos para curtir a copa com a "galera". Esses mimados, safados e cretinos são filhos (em grande maioria) da elite podre, empresários, parentes de juristas, políticos e mídia. E os compradores? Onde estão esses fdp? Serão presos em fragrante na porta dos estádios? Esse sim, merecem pena de morte junto com os consumidores de drogas e putaria que pelo fato de existirem lixos desse tipo, instiga o surgimentos desses criminosos que nada mais fazem que suprir os caprichos dos "Mimados (as)".

    • Thiago M. Postado em 08/Jul/2014 às 12:16

      Que moralismo infantil hein meu brother.