Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mundo 18/Jul/2014 às 15:37
29
Comentários

Obama culpa Rússia pela queda do avião da Malaysia Airlines

Obama atribui responsabilidade à Rússia pela queda do Boeing da Malaysia Airlines. Presidente dos EUA lembrou que entre os passageiros estavam cem cientistas que participariam de um congresso sobre Aids

obama putin avião malaysia airlines
Obama acredita que separatistas atingiram avião da Malaysia Airlies e que esses grupos têm apoio do governo russo (Pragmatismo Político)

O presidente Barack Obama ocupou a tribuna da Casa Branca para fazer seu primeiro pronunciamento em profundidade sobre a crise internacional aberta com a queda do Boeing da Malaysia Airlines sobre território da Ucrânia. Ele rejeitou qualquer possibilidade de ter ocorrido um acidente e, mesmo afirmando não querer se “antecipar aos fatos”, disse que todas as “evidências” indicam que um míssil terra-ar disparado por separatistas ucraniano foi o responsável pela tragédia que matou 290 pessoas:

VEJA TAMBÉM: O que a CIA pensa sobre o Brasil?

– Sabemos que os separatistas estão pesadamente armados e treinados, e isso acontece por causa do apoio russo. Não é possível que eles funcionem do jeito que funcionam com o equipamento que têm. Um grupo de separatistas não pode derrubar um avião comercial com o equipamento que tem sem o apoio da Rússia, frisou o presidente americano.

E insistiu:

– O que aconteceu não foi um acidente. Aconteceu porque eles tiveram apoio.

Obama afirmou que, no telefonema recebido do presidente Vladimir Putin, logo após a notícia da queda do voo, que os Estados Unidos querem solucionar a crise “pelo caminho diplomático”. Mas deixou uma ordem direta para o colega russo:

– Putin é a pessoa com maior controle sobre a situação de violência na Ucrânia e até aqui não o está exercitando”, afirmou. “Deixei claro para Putin que nosso caminho preferido é o diplomático, mas eles têm de fazer uma decisão estratégica: continuar dando apoio aos separatistas ou que estão prontos para trabalhar com o governo da Ucrânia”, acrescentou. Obama acrescentou que estão a caminho da Ucrânia agentes do FBI e do National Transport Safety Board como parte da ajuda dos EUA oferecida àquele país. Ele frisou que, entre os passageiros do voo, havia 100 cientistas que se dirigiam para um congresso sobre Aids:

– Gente que trabalhava para salvar a vida das outras pessoas, lastimou.

247

Recomendados para você

Comentários

  1. Leandro Postado em 18/Jul/2014 às 16:10

    Tudo que ele queria! rs

  2. Faruk Zahra Postado em 18/Jul/2014 às 16:58

    O que os separatistas ganhariam se eles supostamente estivessem articulando isso ? Ta com cara de mais uma sacanagem dos EUA.

  3. Luiz Postado em 18/Jul/2014 às 17:16

    Coincidencia né Obama. Derrubam um governo democraticamente eleito por conta de um acordo comercial que nao favorecia os interesses europeus e americanos, e a UE e EUA apoiam... Separatistas se insurgem contra esse golpe de estado, sao taxados rapidamente de terroristas pelos EUA e UE, de repente, os caras (por qual motivo e com qual objetivo?) derrubam um aviao comercial e por tras de tudo esta a mao malevola da URSS por tras. Que enredo de filme de quinta. Essa historia fede mais que a reputaçao do obama. Com "o" minusculo mesmo. Patético ver um cara com a historia e a formaçao academica dele se rebaixar a ser marionete de corporaçao.

    • Welton Postado em 18/Jul/2014 às 18:31

      Bem dito!

    • Natasha Postado em 18/Jul/2014 às 20:41

      Perfeito!

    • erik Postado em 21/Jul/2014 às 10:52

      perfeito só errou na formação acadêmica.huahuah leia esse artigo http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/donald-trump-vai-doar-us-5-mi-se-obama-divulgar-documentos

    • Mauro Postado em 21/Jul/2014 às 12:32

      Um avião desaparece meses atrás, e ninguém sabe nada! Outro cai, e imediatamente já sabem tudo! O americano subestima os outros... Nós somos bobos...!

  4. Deisi Postado em 18/Jul/2014 às 17:54

    Obama é uma grande decepção, fiquei muito feliz com sua eleição, hoje chego a conclusão, que não é muito diferente dos outros. Muito fácil, simplesmente culpar separatistas pelo atentado, antecipando qualquer investigação, já vi esse filme com seu antecessor, são farinha do mesmo saco. Infelizmente!

    • Mauro Postado em 21/Jul/2014 às 12:34

      Ele, e qualquer outro que for eleito, está a serviço da plutocracia americana.Não se iluda!

  5. Welton Postado em 18/Jul/2014 às 18:32

    Acorda para a história filho

  6. Viviane Postado em 18/Jul/2014 às 18:43

    Lamentável a perda de tantas vidas... Entretanto, acho curioso o senhor Obama se preocupar com isso, considerando que acerca do conflito no Oriente Médio ele simplesmente não se pronuncia tão categoricamente...

  7. Natália Postado em 18/Jul/2014 às 18:45

    Obama tá seguindo a cartilha direitinho, hein....O que mais espanta é a falta de humanidade,o cara responsável por um verdadeiro genocídio na palestina, tem a audácia de de subir no pedestal imaginário e apontar o dedo podre...Por essas e outras não me espantaria nenhum pouco em saber que tem o dedo e a mão toda dele nessa tragédia...

    • Mariza Bertoli Postado em 20/Jul/2014 às 19:12

      Tem razão! Natalia Viviane e Luiz . Ele esta preparando o caminho para mais um genocídio . Já arrasou o Iraque, insuflou Israel e agora esta provocando mais uma guerra para poder "socorrer". É o maldito Destino Manifesto. A polícia do Mundo que manda na ONU...

    • Mauro Postado em 21/Jul/2014 às 12:29

      Leia o livro "Confissões de um Assassino Econômico", do John Perkins e você vai entender .

  8. Deisi Postado em 18/Jul/2014 às 19:07

    Sabe que por um momento, veio essa hipótese na minha cabeça, mas acho que não chega a tanto, quanto ao genocídio na palestina, é lamentável e cruel.

  9. Thiago Teixeira Postado em 18/Jul/2014 às 19:45

    Para alguém assumir o posto de presidente dos Estados Unidos, deve-se abdicar de opiniões próprias e seguir o dogma do "American way of life". Caso contrário ... perguntem a viúva do Kenedy.

  10. Lucidus Postado em 19/Jul/2014 às 06:49

    Nossa, como o pessoal dos comentários viaja na maionese! Gente, tira as dorgas!

    • Mauro Postado em 21/Jul/2014 às 12:30

      Não é viagem , não. Leia o livro "Confissões de um Assassino Econômico", do John Perkins e você vai entender . Leia também "Nossos Agentes em Havana"

  11. wellys's Postado em 19/Jul/2014 às 08:59

    Isso parece Muito estranho sobre os separatistas eles querem derrubar a nave de Putin quando ele estava a volta para Russia . de qualquer forma eles confundiram e derrubaram o avião malaio e a nave de putin so passou depois do incidente

  12. Ana Cordeiro Postado em 19/Jul/2014 às 15:13

    E sobre os ataques dr Israel à Faixa de Gaza o tom é bem baixinho.

  13. Aristóteles Postado em 19/Jul/2014 às 21:02

    Senhor Obama: quer proceder um gesto de humanidade? Manda Israel parar de matar inocentes. O Senhor sabe que tudo isso passa pelo crivo da Casa Branca. Ou acha que a gente é trouxa?

  14. Felipe Postado em 19/Jul/2014 às 22:04

    Acho que maior parte das pessoas na seção de comentários está perdendo o ponto. Concordo que o Obama é uma pessoa hipócrita e despresivel em suas atitudes. E concordo que a situação atual na Faixa de Gaza é uma tragédia sem precedentes. Mas não devemos fazer associações onde elas não existem. Quanto a derrubada do voo MH17, fica bem óbvio que foram as forças separatistas com apoio da Russia que derrubaram ele num dos mais vergonhosos erros estratégicos que eu já vi na história dos conflitos desse século. E isto está fora de discussão. A única coisa que eu espero é que essa tragédia tenha como desfecho o apaziguamento da situação naquela parte do mundo. E que a perda daquelas vidas, pricipalmente a dos que se dirigiam para a cúpula sobre a Aids não estagne parte do progresso já feito. Mas isso é pedir demais.

    • Mauro Postado em 21/Jul/2014 às 12:25

      Com que interesse?Já se perguntou se os separatistas têm armamento com alcance ,capaz de atingir um alvo nessa altitude? Os russos são mestres em xadrez, aprendem na escola.Enquanto os americanos são recorrentes em cometer erros estratégicos, haja vista a invasão à Baía dos Porcos em Cuba, entre outros. Os três traços de Washington, arrogância, soberba e corrupção, fazem com que eles cometam esses erros.Leia o livro "Nossos agentes em Havana", os americanos foram humilhados! Cui bono?

      • Felipe Postado em 21/Jul/2014 às 13:21

        Aparentemente sim, pelos eventos ocorridos eles tiveram acesso a misseis terra-ar por parte dos Russos, até porque seria difícel eles terem obtido esse tipo de equipamento (provavelmente misseis Buk SA-11) como espólios de guerra. Além de que é necessário treinamento e coordenação para operar tal equipamento. Segundo, eu não acredito que tenham sido soldados russos que tivessem operando o equipamento. O mais provavel seria ele ter sido operado por separatistas treinados na Russia. E aí sim, temos brechas para erros táticos, pois essas forças separatistas não seriam os mais capacitados para dicernir entre uma aeronave militar ucraniana e uma aeronave civil de passageiros.

  15. Mauro Postado em 21/Jul/2014 às 12:17

    Cui Bono ! Bem na hora em que os BRICS se reúnem para criar um banco que coloca para escanteio O FMI e o Banco Mundial

  16. Jacqueline Postado em 21/Jul/2014 às 12:32

    Porque será que eu acredito que tem armacao Norte Americana com Uniao Européia nesta história? Nossa mídia só mostra o que eles desejam mostrar com pitadas de venenos contra Putin, eu acho que ele comete sim muitas coisas erradas em seu país, mas nao acredito que esta aviao foi obra dele. No mais, a separacao da Ukrania ocorreu devido a pedidos da própria populacao, eles fizeram as eleicoes, e ja nao querer se unir a Uniao Européia nao facilita a manipulacao em massa, né? Entao vamos causar, criar crimes e ganhar reforco na opiniao pública. Terrível isso, posso estar enganada, mas que anda existindo muita manipulacao para enfraquecer a Russia que nao quer se render a ser mais um no bando de manipulados, isso esta.

    • beto Postado em 25/Jul/2014 às 12:39

      Exatamente Jaqueline, desde que Putim interveio para impedir que Obama invadisse a Siria e iniciasse uma guerra Obama vem querendo destruir a imagem de Putim e destruir seu pais. Sem falar que Snowden que revelou um monte de sujeirada dos EUA foi aceito na Russia. Isso tudo que está acontecendo com o pais e com Putim é vingança infantil e imoral de Obama, Kerry e os senadores dos EUA.

  17. Jacqueline Postado em 21/Jul/2014 às 12:41

    Pois é, alguém comentou sobre o fato desta tragédia ter acontecido bem no momento em que os BRICS estão se fortalecendo, seria muita audácia do Putin apoiar algo assim logo neste momento, né? Isso tem cheiro de armação... Se o governo Norte Americano já matou muitos dos próprios dentro do próprio país (acidente de 9/11), para ganhar apoio público, porque não colocar um avião no chão? hmmmm muito, estranha esta história. Aliás conveniente também matarem tantos cientistas que buscam cura, de uma doença dita incurável. Cura de doenças incuráveis é perda de dinheiro e portanto poder para indústria farmacêutica, eles não podem se dar a chance de declararem cura, já que isso abre precedente para muitas outras doenças como o Câncer que os vêm enchendo seus cofres por muitos anos. Ainda mais, se for como tal cientista informava sobre a base de tudo estava na alimentação...

  18. beto Postado em 25/Jul/2014 às 12:35

    Tanto Obama quanto Kerry estão querendo aparecer. Inventam e incitam um monte de matança para depois vir posar de bonzinhos e doam dinheiro que não irão para as vítimas e sim para grupinhos apoiados por eles mesmos. São os Midas ao contrário, querem transformar tudo que pegam em cinzas. Putim é um homem de verdade e Obama quer desmoralisá-lo. Putim foi comandante da atiga KGB e passou por 4 presidentes americanos ele sabe bem que corja são Obama e Kerry os grandes assassinos.