Redação Pragmatismo
Compartilhar
Lula 16/Jul/2014 às 15:38
20
Comentários

Lula ironiza acusação de FHC

Jornalistas questionaram Lula sobre declaração de FHC que disse que ex-presidente petista "jamais se explica, só acusa"

lula haddad catadores de lixo
(Foto: Ricardo Stuckert)

Mesmo de bom humor, vestido todo de preto e disponível para ser abraçado e fotografado por equipes de catadores de lixo de São Paulo, o ex-presidente Lula, ao seu modo, não deixou sem resposta a mais recente manifestação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, para quem Lula “jamais se explica, só acusa”. O ex-presidente petista havia dito que existiu “corrupção escondida” no governo de FHC. Este, por seu lado, registrou em texto no site Observador Político, ligado ao Instituto FHC, que Lula “é incapaz de autocrítica”. Tratava-se de um referência ao desfecho da Ação Penal 470, o chamado mensalão, encerrada com a condenação de ex-líderes do PT.

VEJA TAMBÉM: FHC diz que ‘orientou’ Lula sobre mensalão

– Eu não leio o Fernando Henrique, devolveu Lula, curto e seco, aos jornalistas que o abordaram, na manhã desta quarta-feira 16, durante inauguração da Central Mecanizada de Triagem Carolina Maria de Jesus, na zona sul da capital paulista.

O ex-presidente compareceu à inauguração do equipamento – uma grandiosa central de coleta e processamento de lixo reciclável, com acesso aberto a todas as cooperativas de catadores de resíduos sólidos da cidade – com uma dupla intenção. Lula sempre foi ligado aos catadores de lixo paulistanos, com quem se acostumou a almoçar nos dias de Natal dos últimos anos. A ideia era prestigiá-los e, ao mesmo tempo, dar mais visibilidade à inauguração feita pelo prefeito Fernando Haddad.

A inauguração foi concorrida. Com equipamentos de reciclagem de lixo comprados na França, a central é a segunda inaugurada na gestão de Haddad. O prefeito se comprometeu com a meta de elevar de 1% – índice de dezembro de 2012, ao final do governo de Gilberto Kassab, do PSD – para 10% o volume de lixo reciclado em São Paulo. As duas centrais em funcionamento já elevaram esse índice para 7%. Como há outras duas centrais prontas para serem inauguradas ainda este ano, a meta será batida.

Haddad lembrou que existem, em todo o mundo, apenas outras oito centrais de reciclagem de lixo como a inaugurada hoje em São Paulo. Mas, na América Latina, a que foi inaugurada hoje é a única.

– Leva algum tempo para as pessoas perceberem, mas estamos desenvolvendo o mais amplo programa ambiental que a cidade já teve. Ele engloba desde a melhoria do transporte coletivo, para evitar ao máximo o uso dos meios individuais, até a inauguração de centrais modernas como essa e de novos parques.

247

Tags

Recomendados para você

Comentários

  1. Pereira Postado em 16/Jul/2014 às 15:43

    A única diferença entre FHC e qualquer político do PT é que, FHC se acha melhor estrategista gransciano que os petistas, só isso nada mais.

    • Pereira Postado em 16/Jul/2014 às 15:45

      2 comunistas velhos que se atacam e nos bastidores são amigos. A diferença é que FHC se diz mais íntimo de Antônio Gramsci.

      • Karina bb Postado em 19/Nov/2014 às 11:22

        PEREIRA,A UNICA coisa q concordo é que os dois sao amigos,inclusive quando Lula se curou do cancer,FHC foi o primeiro a visita lo em casa

  2. Nilson Moura Messias Postado em 16/Jul/2014 às 15:48

    Como Lula, também, não leio nada deste sr., depois ele pede para esquecer, é perder tempo!

  3. fernando yanmar Postado em 16/Jul/2014 às 15:51

    aiaiai, assim não pode, assim não dá!

  4. poliana Postado em 16/Jul/2014 às 16:34

    e o príncipe tenta a todo custo denegrir a imagem de lula né?! é tanta inveja q saiu um derrotado do poder, com índices de rejeição recorde, q n consegue aceitar q um ex retirante nordestino, saído da pobreza desse país, desbancou a elite sudestina e chegou a presidência do país!!!! e tu és quem, senhor príncipe!!!!!???

    • Hudson Postado em 16/Jul/2014 às 18:30

      E ele deve se roer de inveja e se auto mutilar por que ele não vê nenhuma faixa ou carta dizendo: "Volta fhc". E isso dói. Me explica, como não tinha corrupção nos mandatos desse lazarento, se ong internacionais mostram os demos e os tucanalhas os mais corruptos. Tem um cara que se chama Geraldo Brindeiro. Esse sabe esconder a poeira embaixo do tapete.

  5. Vaine Barreira Postado em 16/Jul/2014 às 17:39

    Quase morri de rir quando li "Eu não leio FHC...". E por um acaso esse Lula lê alguma coisa?! Já leu algum livro na vida?! Deve ter lido gibis e olhe lá... Não sei nem se consegue ler esse tipo de coisa...

    • Abel Postado em 19/Nov/2014 às 02:21

      Já leu sim.

  6. Lopes Postado em 16/Jul/2014 às 17:40

    Quem é FHC? Aquele que defende a erva?

    • Rogerio Postado em 16/Jul/2014 às 20:56

      FHC defende erva. Aécio, pó.

      • Pereira Postado em 17/Jul/2014 às 08:40

        Se defendem a erva , porque não podem defender o pó ? que preconceito ! é tudo droga mesmo.

      • Abel Postado em 19/Nov/2014 às 02:21

        Eles defendem até um ao outro...

  7. Thiago Teixeira Postado em 16/Jul/2014 às 18:25

    Aquele abraçado com as colaboradoras é quem???? Deixa eu pensar .... só pode ser o FHC de barba pelo sorriso das trabalhadoras. O outro do lado direito não sei quem é mas ... também deve ser do PSDB, partido de esquerda, humilde e que gosta do povo brasileiro.

    • Deisi Postado em 16/Jul/2014 às 19:36

      Eu peguei meu óculos Thiago, vi o Lula é o Haddad, kkkkk, ops, mas pensando bem até cego, ouvindo a noticia, que os dois estavam na foto, com catadores de materiais recicláveis, tinham certeza que não podia ser FHC e nenhum do PSDB. Porque pra eles, chegar perto de pessoas de baixa renda é impossível, me lembro que na eleição de 2010, o Zé da Bolinha, construiu uma favela cenográfica para o horário eleitoral, ai chego a conclusão, que querem que pobre se exploda. O FHC, entende muito de corrupção, é só pesquisar um pouquinho, só que empurra pra debaixo do tapete. mas cego mesmo são os coxinhas, que só enxergam o mensalão do PT, já o mensalão mineiro, abafe o caso.

  8. Deisi Postado em 16/Jul/2014 às 21:09

    Ainda bem que o Lula não lê FHC, eu também não, mas foi o próprio, que pediu, para esquecer o que ele escreveu no passado de sociólogo, porque ler agora quando se perde na mediocridade. Ainda bem que o Lula não lê FHC, ele é Doutor Honoris Causa, já o outro é um doutor acultura de honorários, na verdade é um otário.

    • Thiago Teixeira Postado em 17/Jul/2014 às 09:42

      Eu não leio FHC. Acho que nem ele.

  9. julio cesar montenegro Postado em 17/Jul/2014 às 13:57

    eu lia fhc quando ele escrevia no semanário opinião criticando a ditadura mas, junto à fundação ford planejando sua própria investidura. n'a soma e o resto, uma esticada entrevista, continua correndo pela mesma USAda pista

  10. Eliana Postado em 17/Jul/2014 às 15:29

    Pôxa... Lula! Você lê tantos outros e não lê FHC?!!!

  11. Antonio Palhares Postado em 19/Nov/2014 às 10:33

    Um cretino movido a "erva". Devia ler o artigo do Boechart que ganhou o premio ESSO de jornalismo investigando exatamente corrupção na Petrobras justamente quando ele era presidente em 99. No meu entender o PT deveria ter feito uma investigação séria nas privatarias e mandado estes ladrões do PSDB para a cadeia.Ou algum ingenuo acha que eles não roubaram?