Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 11/Jul/2014 às 09:57
22
Comentários

Loja coloca rosto de criança negra em roupa com estampa de macaco

Loja de roupas é acusada de racismo após colocar rosto de criança negra em camisa com estampa de macaco

racismo loja camisa eua macaco

Uma loja de roupas de San Diego, nos Estados Unidos, foi acusada de racismo por internautas, nesta quarta-feira, após uma imagem da nova campanha de vestuário infantil deles parar no Twitter. A fotografia, feita dentro do estabelecimento, mostra, em uma arara, um cabide estilizado – com a impressão do rosto de um menino negro – sendo usado para sustentar uma camisa cuja estampa é o corpo de um macaco.

A empresa responsável pela loja classificou o caso como um mal-entendido. As informações são do “Daily Mail”.

A enxurrada de críticas contra a loja de roupas “Just Add A Kid” começou depois que um internauta, indignado, usou o Twitter para compartilhar a foto polêmica do modelo e sua camisa estampada. “Senhor e Senhora Obama, como podemos tolerar isso?”, escreveu ele na legenda da imagem.

Rapidamente, muitos participantes da rede social criticaram a companhia, acusando-a de racismo. Com a má repercussão, a empresa “Thanks a Million”, responsável pela loja, usou o site para se desculpar.

“A imagem inapropriada e amplamente distribuída de um de nossos cabides de campanha com uma camisa não correspondente não foi autorizada ou será tolerada”, explicou o porta-voz da companhia David Oates. “Sinceramente, lamentamos esta ocorrência e já pedimos a resolução do problema”, concluiu ele, que classificou tudo como um “mal entendido” e afirmou que situação semelhante não voltará a acontecer.

Ainda segundo a companhia, as camisas e seus cabides são vendidos separadamente e cabe a cada loja montar a combinação que desejar.

Geledés

Recomendados para você

Comentários

  1. Maxson Savelle Postado em 11/Jul/2014 às 11:19

    Para comprovar o RACISMO, ao lado temo um criança branca com uniforme de soldado do exercito (Mal entendido!? Ah tá!)

    • Thiago Teixeira Postado em 11/Jul/2014 às 13:16

      Bem observado.

    • Diego Postado em 11/Jul/2014 às 15:36

      mas parece, pelo pouco que dá pra ver, que as fotos dos cabides atrás do da criança negra, são todos da mesma criança branca. Só com base no que é apresentado nesta foto, não dá pra tirar muitas conclusões. Tanto pode ter sido alguém da loja que armou esta presepada, quanto algum cliente doentio, que trocou o cabide de lugar.

      • Eduardo Postado em 14/Jul/2014 às 16:25

        Exato, não dá pra ver muito bem, mas aparentemente atrás da criança negra tem uma branca vestindo a mesma camisa, mas isso não é preconceito né? "Ah mas temos que botar as camisas de macacos sempre com crianças brancas, porque se botarmos negros alguém vai ver e associar ao macaco". É alguém vai sim, e esses normalmente são os mais preconceituosos e idiotas!

    • Nivaldo Postado em 12/Jul/2014 às 03:52

      Exatamente Diego a criança atrás é Branca. Creio que o cabide com as crianças sejam distribuidos aleatoriamente, fica claro que existem crianças brancas com o macaco.

    • J.C Souza Schlesinger Postado em 10/Aug/2014 às 00:38

      Cara o racismo já começa com quem é negro porque veem algo banal assim e já assimilam como racismo. Isto foi uma coincidência por N motivos. As camisetas atrás do menino negro têm os meninos brancos que poderiam estar nas camisetas dos macacos. Atrás da camiseta do soldado dá pra perceber a cabeça do garoto negro. Pode ter sido de mau gosto, pode. Como também pode ter sido aleatório. Portanto o que eu vejo é que tem gente que se queima demais por pouca coisa. Existe branco racista, mas o negro que para pra ver isso e achar que foi racismo é auto racista porque associa macaco com negro. Parem de coitadismo!

  2. Marcelo Barrios Postado em 11/Jul/2014 às 13:15

    Na real tem que ver se as todas as camisetas de macaco tem uma criança negra. E se crianças negras não estão em outras camisas que não essa. Não quero defender nenhum lado, mas pode ter ocorrido um equívoco mesmo. Além do fato de a cena ter sido montada especialmente para essa foto. Assim fica fácil julgar!

  3. Michael Postado em 11/Jul/2014 às 13:42

    Bem, minha mãe é negra e uma vez ela foi barrada de entrar em uma loja pra olhar as roupas porque a moça que la trabalhava julgou que minha mãe não tinha dinheiro pra comprar. Pra mim, racismo é isso. Mas em relação a camisa, ja acho que tem horas que é meio paranoia. Provavelmente o cara foi organizando rápido lá e nem prestou atenção nisso. Em questões assim, o racismo me parece muito subjetivo. Acho mais racismo o cara que olhou a foto, e viu racismo nela, pois se eu tivesse visto isso, ia me passar despercebido.

    • Sabrina Postado em 12/Jul/2014 às 15:21

      É bem isso aí. As pessoas se apegam em bobagens e não fazem nada em relação ao racismo de verdade, principalmente no mercado de trabalho. Tinha cabides de crianças brancas e negras, o que pra mim mostra que a loja não é racista, usando todo o tipo de crianças. Se os cabides são com crianças, e tem uma camiseta de macaco, por que a pessoa que organiza tem que cuidar pra não colocar na crinça negra? Claro, que alguém poderia ter colocado somente nos cabides de crianças negras, o que seria racista, mas se a pessoa fez aleatoriamente qual o problema? Vai ter camiseta de macaco em cabide de criança branca e negra.

  4. Carla Postado em 11/Jul/2014 às 14:11

    Se v6 perceberem, atrás do menino negro, está um menino branco com a cara em uma camiseta munida dessas características evidenciadas no artigo.

    • Igor Postado em 13/Jul/2014 às 22:20

      É mesmo? Onde você viu essa imagem? Quem garante que o garoto branco não está com a camisa do exército também?

  5. Camila Iz Postado em 11/Jul/2014 às 15:36

    Para quem já leu muitos desses relatos de supostos casos de racismo, é interessante notar que as pessoas que vêm a público se desculpar sempre classificam o ocorrido como "mal entendido". É isso, então? Mal entendido da parte de quem? Creio que quem não tá entendendo alguma coisa direito são as pessoas que insistem em reproduzir esses comportamentos retrógrados. Aliás, o preconceito de qualquer espécie é o grande mal entendido da história da humanidade.

  6. Nadya Postado em 11/Jul/2014 às 16:02

    Sempre a mesma choradeira..o mesmo mimimi..affe..

    • poliana Postado em 11/Jul/2014 às 19:54

      mimimi pq n é vc q é associada a um primata não é querida!!!!?? queria ver se colocassem uma foto sua e te relacionassem com um macaco, o q vc acharia! é pq no dos outros é refresco n é sua hipócrita!?

      • Eduardo Postado em 14/Jul/2014 às 16:12

        E se fosse um branco na camisa de macaco? Seria preconceito? Não? Ah tá... Eu penso que se a empresa realmente colocou TODAS as camisas de macaco com a imagem de crianças negras, realmente houveram segundas intenções, mas se tem rostos de crianças negras, brancas, amarelas, verdes e azuis vestindo a mesma camisa, não é o fato da camisa com a criança negra estar na frente que classifica a loja como preconceituosa. Quem faz a associação normalmente é quem tem mais preconceito!

  7. Júlio C. Postado em 11/Jul/2014 às 16:19

    Se tivesse a foto do menino branco não seria racismo.. Mas como eh de um negro eh racismo?? Tudo agora eh racismo?? Racismo pra mim não eh misturar negro com macaco... Racismo eh misturar negro com macaco com a intenção de ofender... Essa sociedade está cada vez mais banal...

    • Alberto Ricardo Prass Postado em 11/Jul/2014 às 17:35

      Não seria porque não existe a correlação "cultural". Banal é você. Tente estudar como funciona o comportamento das massas em relação as imagens.

    • poliana Postado em 11/Jul/2014 às 20:28

      e por acaso o branco é historicamente associado a um macaco??? e quem avaliaria q associar a figura do negro a um macaco teria a intenção de ofender? aí fica fácil né?! se fosse numa página de grupos neonazistas seria ofensa, se fosse numa loja de departamentos tá tudo bem??? é cada uma q me aparece!!!!!!!!!!!!!

      • Eduardo Postado em 14/Jul/2014 às 16:15

        É o segundo comentário que vejo seu e pelo jeito a pessoa mais preconceituosa aqui é vc! Vc associa a imagem de um negro a um macaco? Ah blza então, mas não julgue os outros por isso. Quer dizer que agora esta empresa teria que colocar somente meninos brancos nas camisas de animais porque se colocar um negro é discriminação? Porque os negros estão mais associados a animais? Acho que o preconceito aqui não está partindo deles não... " associada a um macaco", cada uma que me aparece...

  8. Gabriel Belem Postado em 12/Jul/2014 às 11:51

    Em todo caso,um macaco é melhor que qualquer humano.Eles,os macacos ,eram quem deveriam protestar.

  9. mimi Postado em 12/Jul/2014 às 14:09

    O que eu vejo aqui é uma marca que lançou uma linha de camisetas infantis super bacanas e se deu muuuuito mal devido à maneira como um vendedor de uma de suas franquias arrumaram as araras. Puro azar. A pessoa que fez isso foi racista? Sim ou não. Reparem que a camiseta ao lado, com o desenho do corpo de um soldado, possui mãozinhas brancas, que destoariam da pele do menino negro na foto, ou seja, talvez ( eu disse TALVEZ) a pessoa buscou harmonia nas cores e nem se deu conta do peso simbolico daquilo. Ou talvez foi racismo mesmo, do/a VENDEDOR/a responsavel pela disposição das camisetas, e não da marca.

  10. Camilo Postado em 12/Jul/2014 às 19:14

    O problema está na camiseta, quem a serigrafou pretendia fazer humor colocanfo vários corpos estampados sem cabeças, tinha soldado, girafa, cavalo, bailarina, elefante, leão e, entre outros, macaco (de desenho animado). Os cabides tinham cabeças de crianças brancas, asiáticas, negras, meninos e meninas. Será que compraram as camisetas com corpo do macaco? Será que há crianças usando essas camisetas? Quem sabe se um pai nao comprou uma de bailarina pro filho? E se tivessem colocado uma cabeça de menina no corpo do soldado? Ainda bem que aqui o Brasil valoriza os negros, ganhamos cotas pra mostrar que os brancos não são racistas, eles nos querem com eles em todas as áreas. Que bom que sou brasileiro e moro aqui,