Redação Pragmatismo
Compartilhar
Drogas 28/Jul/2014 às 18:31
29
Comentários

A legalização da maconha, por Drauzio Varella

Drauzio Varella volta a defender a legalização da maconha e cita a experiência uruguaia: "Política de guerra às drogas fracassou e questão da maconha não será resolvida com repressão"

dráuzio varella legalização maconha uruguai
Drauzio Varella defende legalização da maconha e cita Uruguai como exemplo (Edição: Pragmatismo Político)

O médico e apresentador Drauzio Varella, que é também colunista da Folha de S. Paulo, publicou, neste sábado, um novo artigo em que defende a legalização da maconha.

“Acho que a maconha deve ser legalizada por outras razões. A principal delas é o fracasso retumbante da política de guerra às drogas”, diz ele. “A que levou a famigerada política de guerra às drogas, senão à violência urbana, crime organizado, corrupção generalizada, marginalização dos mais pobres, cadeias abarrotadas e disseminação do consumo?”, questiona.

VEJA TAMBÉM: 7 casos em que a maconha tem ação benéfica

Drauzio também aponta que os efeitos da maconha à saúde são menos nocivos do que os do cigarro. “Nos anos 1960, mais de 60% dos adultos brasileiros fumavam cigarro. Hoje, são 15% a 17%, números que não param de cair, porque estamos aprendendo a lidar com a dependência de nicotina, a esclarecer a população a respeito dos malefícios do fumo e a criar regras de convívio social com os fumantes. Embora os efeitos adversos do tabagismo sejam mais trágicos do que os da maconha, algum cidadão de bom senso proporia colocarmos o cigarro na ilegalidade?”

Por fim, ele condena o que chama de estratégia dos avestruzes. “Manter a ilusão de que a questão da maconha será resolvida pela repressão policial é fechar os olhos à realidade, é adotar a estratégia dos avestruzes. É insensato insistirmos ad eternum num erro que traz consequências tão devastadoras, só por medo de cometer outros.”

Recomendados para você

Comentários

  1. Poliana Postado em 28/Jul/2014 às 19:15

    Concordo em gênero, número e grau com o dr. Drauzio...a repressão às drogas só gera o aumento da violência! A política de combate às drogas vem se mostrando um fracasso há 100 anos, e as pessoas não querem abrir os olhos pra essa realidade. Mas acredito que seja apenas uma questão de tempo pra que a maconha seja legalizada no Brasil. Isso já está sendo uma realidade em vários países do mundo, inclusive aqui na América do Sul. Mais cedo ou mais tarde, também acontecerá no Brasil.

    • Bernardo Lopes da Rocha Postado em 29/Jul/2014 às 10:24

      Concordo totalmente com o que expressou no seu comentário

    • poliana Postado em 30/Jul/2014 às 13:00

      obrigada bernardo. esse tema é realmente apaixonante. venho estudando há anos a respeito da política de repressão às drogas, e vejo, escancaradamente, q ela é um erro, e n trouxe qq resultados positivos para a sociedade. repressão as drogas é a maior falácia política q já existiu. a legalização é o melhor caminho para o fim da violência alarmante q essa guerra vem causando. o combate às drogas mata muito mais do q as próprias...a 1º coisa q aconteceria com a legalização, é q quebraria o traficante, e romperia a ponte entre o cidadão e o tráfico. se o estado se encarregasse do comércio das drogas, junto ao setor privado especializado, como já acontece com o álcool e com o cigarro, grande parte dos problemas seria resolvido. o brasil deve tratar as drogas como questão de saúde pública, e n de criminalidade. mas é algo q precisa ser muito debatido ainda. com toda certeza, é só uma questão de tempo...

  2. Marcelo Rosi Postado em 28/Jul/2014 às 20:47

    Sou extremamente contra a legalização da ma conta no Brasil. A sociedade precisa para evoluir de pessoas inteligentes e não de zumbis doentes.

    • valdir Postado em 29/Jul/2014 às 10:52

      A sociedade não evoluiu pq existem zumbis doentes que tem a oipinião igual a sua.

    • Sabrina Postado em 29/Jul/2014 às 11:11

      Você fumou o que, rapaz?rs.. "zumbis doentes" ou o que você quer dizer com isso são mais comumente produzidos pelo álcool, por tranquilizantes vendidos em farmácias, pela alienação e pelo fanatismo. Pessoas inteligentes se informam e embasam argumentos antes de opinar apenas por achismos ou sentimentalismos. A única agressividade que a maconha causa é através da repressão burra que não sabe separar o que realmente é necessário ser combatido.

      • Marcelo Rosi Postado em 29/Jul/2014 às 13:55

        Quem fumou algo foi você. ...a Sociedade Brasileira de Psiquiatria já alertou que todas as doenças psiquiátricas pioraram com o uso dessa droga.Nao é Pq as outras drogas são liberadas é Pq nos vamos a vaca lar de vez e liberar a maconha.para o álcool e tabaco leis estão sendo feitas para restringir o seu uso como a lei seca e a proibição de tabaco em ambientes fechados. Todos os índices de saúde pública pioraram e o governo teria dificuldades em tratar tantos dependentes químicos seria uma piora da saúde pública já debilitada.informe-se melhor.

      • Luis Postado em 07/Aug/2014 às 21:46

        Não sei você, mas eu nunca ouvi falar de nenhum maconheiro viciado, ou de algum que precisou ser internado por causa da maconha.

    • Vandré Postado em 29/Jul/2014 às 16:14

      Marcelo, sua análise não está errada, mas está incompleta. Você esquece de colocar como consequência da proibição da maconha o grande fortalecimento do narcotráfico, com consequente aumento da violência urbana, corrupção policial, etc. Se pesar os 2 lados, não é difícil concluir que legalizar a maconha é a melhor saída. A própria manifestação da Sociedade Brasileira de Psiquiatria é enviesada, pois não considera todos os lados: ignora justamente o lado que mais fortemente serve como justificativa para a legalização.

    • Diego Henrique Postado em 29/Jul/2014 às 21:05

      Você é um hipócrita cara, enquanto o cigarro trás o câncer e a bebida mata muitos em acidentes e causa brigas em lares de família, você acha tempo pra falar mal de maconha ?? Você é um cego!!!!

    • Nicolas Postado em 30/Jul/2014 às 08:08

      Mas é clario que se alguem psiquiatrico consome um medicamento psicoativo vai dar merda. Assim como o azucar pode matar um diabético ou piorar seu estado de saúde. Claro que a legalização da maconha não é uma coisa boa. Bom mesmo seria proibir todas as drogas, mas é um fato comprovado que a represão nao tem funcionado. Então meu amigo, esta na hora de mudar essas cabeças...

  3. Caio Postado em 28/Jul/2014 às 21:32

    O que a ilegal tem de tanto melhor que a legal?? Eu vou fumar as duas, heuahueahuea

  4. André Luiz Bezerra Postado em 28/Jul/2014 às 22:17

    Discordo mas não sou da área de medicina por esse motivo não pesa minha opinião, mas não deixa de ser uma contribuição, mas digo isto pelo fato de ser policial e ter lutado muito contra esses tipos de drogas nas nossas comunidades, e sociedades como um todo, mas a bem da verdade é que nunca vi pessoas matando ou roubando por que estava consumindo maconha mas sim outras substâncias, mas é claro que tem usuários que usam outras e com isso muitas das vezes utilizam-se da lei para dizer que fizeram tal coisa por estarem por forte influência de entorpecentes, com isso tirando sua verdadeira responsabilidade, mas temos que pensar em uma coisa que droga como a Cannabis sativa é alucinógeno que pode sim ter utilidade para outros fins.

    • Henrique Bertotto Postado em 28/Jul/2014 às 23:44

      Obrigado pela contribuição, Sr. André Luiz Bezerra. Acredito que sua opinião, sendo policial, é tão importante quanto a opinião do querido Dr. Dráuzio, dado que o Sr. teve formação sobre a temática das drogas, e atua diariamente com essa mesma questão. No entanto, como o Sr. mesmo afirmou, a Cannabis não é um substância de risco e relacionada com a prática criminosa. Ou seja, as pessoas não cometem crimes sob seu efeito, ou com fim a obter a cannabis para consumo. Sendo assim, a associação que se faz da maconha com o crime cabe ao fato de ser uma droga ilegal, que a põe ao poder dos traficantes e do comércio ilegal. E mesmo figurando como a droga ilegal mais consumida no país, sabe-se que os prejuízos tanto individuais quanto ao nível de saúde pública são quase irrisórios quando comparados ao álcool e ao cigarro, as duas drogas que, legalizadas, figuram como as mais consumidas e danosas à sociedade. Sendo assim, é extremamente importante que pessoas como o Sr., que estão em contato diário com a comunidade e são, portanto, atuadores e formadores de opinião, tenham embasamento para discutir a questão com a amplitude que merecem. Não apenas a questão da legalização da maconha para fins medicinais e recreativos devem ser debatidos, como também devemos atentar e discutir a questão do álcool e cigarro, que são os maiores agentes prejudiciais à sociedade dentre as substâncias psicoativas, legalizadas ou não.

    • Vandré Postado em 29/Jul/2014 às 16:19

      André, muito interessante sua contribuição. Além do já apontado pelo Henrique, gostaria de colocar mais um ponto a ser considerado. Hoje, a maconha é porta de entrada para outras drogas mais letais. E por que isso acontece? Pelo simples fato de que ela é ilegal. Assim, o usuário da maconha deve recorrer a um traficante para consumir. E ao entrar em contato com o traficante, o usuário é exposto a uma série de outras drogas mais pesadas e danosas. Aquela velha história... "eu tenho uma coisa melhor aqui... vc não quer experimentar?" Legalizar a maconha serviria também para cortar esse elo dos usuários com o traficante, o que reduziria consideravelmente a exposição a drogas mais danosas (como cocaína e crack).

  5. Yulio Postado em 29/Jul/2014 às 06:10

    Cannabis sativa não é um alucinógeno amigo, é um relaxante, você está muito mal informado, e eu apoio a legalização, diminuiria em tantos % o trafico e ajudaria as pessoas que precisam de medicamentos a base do canabidiol.

  6. julio cesar montenegro Postado em 29/Jul/2014 às 06:15

    As leis são elaboradas pela classe dominante. a classe dominante quando vai perdendo (dividindo?) o poder ao qual acostumou-se, move céus e terras pra manter "sua legalidade". o policial andré luiz bezerra, por exemplo, que manter a repressão a que acostumou-se legalmente... quem viveu a ditadura se tocou que as leis raramente são promulgadas após negociação & geralmente são impostas a todos pela VONTADE dos poderosos. no brasil também com campanhas da mídia GOLPISTA em armadas marchas e contra-marchas.

  7. eu daqui Postado em 29/Jul/2014 às 08:18

    A política de repressão a drogas funcionou em muitos países. Aqui não pq as drogas atendem a interesses políticos. Especialmente a maconha que é rapida e intensamente imbecilizante.

    • José Postado em 29/Jul/2014 às 10:26

      Em alguns países pode até ter funcionado (em quais?), e em outros fracassou retumbantemente. Nós precisamos desenvolver uma politica que seja adequada à nossa realidade. Por muitos anos tentamos reprimir e até agora não me parece que tivemos bons resultados. É necessário que mudemos de estratégia. Acho que a legalização pode ser a saída.

    • Henrique Postado em 29/Jul/2014 às 14:37

      Conte-me mais sobre os países em que a política de repressão funcionou. Mas não valem achismos e sensos comuns. Conte-me uns dados concretos, por favor.

    • poliana Postado em 30/Jul/2014 às 00:10

      EM ABSOLUTAMENTE NENHUM PAÍS DO MUNDO, a política de repressão às drogas deu certo!!! EM NENHUM!!!!!!

  8. Thiago Teixeira Postado em 29/Jul/2014 às 09:40

    A legalização da maconha seria um passo gigantesco para o combate ao conservadorismo barato e alinhado com a hipocrisia de nosso país. Seria uma rasteira violenta também nos criminosos (políticos, policiais, traficantes e empresários corruptos) que enriquecem com o tráfico. Se formos entrar no quesito saúde, o açúcar também deve ser proibido.

  9. Alessandro Postado em 29/Jul/2014 às 16:33

    Sou totalmente a favor da legalização apesar que nunca vi traficante ser de exclusivo de maconha, mas que a cannabis é um relaxante e ótimo pra quem tem falta de apetite e insonia ai eh! Usa quem quer e focava em inibir outras drogas mais destrutivas como o danado do crack aí sim, isso eh do capeta!

  10. Daisy Postado em 29/Jul/2014 às 19:53

    Não só açúcar como o sal também, concordo com você Thiago.

  11. Pereira Postado em 30/Jul/2014 às 09:05

    Legalização da maconha seria o melhor prêmio para as FARC, aliada do PT. As Farc já tem toda uma logistica pronta para a distribuição e um aparato militar para a proteção do produto.

    • poliana Postado em 30/Jul/2014 às 13:04

      lá vem vc trazer seu ódio ao pt e suas teorias, numa discussão sobre a legalização da maconha pereira. menos viu..pelo amor de deus!

  12. Pereira Postado em 30/Jul/2014 às 09:07

    Na holanda já há leis fortes para reprimir o uso da maconha, o libera geral daquele país aumentou o número do tráfico ilegal e de viciados.

    • Pereira Postado em 30/Jul/2014 às 09:09

      Principalmente em guetos da periferia que tem a prostituição como atividade principal.

    • poliana Postado em 02/Aug/2014 às 12:52

      pereira, vc tem sérios problemas!