Redação Pragmatismo
Compartilhar
Meio Ambiente 25/Jul/2014 às 11:34
32
Comentários

Las Vegas pode desaparecer em 2036

“A situação é tão ruim quanto se pode imaginar e só vai piorar. E de maneira rápida”. Entenda por que 2036 é o ano em que Las Vegas pode sumir

las vegas dia deserto sumir
Las Vegas de dia

Julio Lamas, blog Urbanidades/Planeta Sustentável

“É difícil imaginar um oásis maior que Las Vegas” diz uma das citações mais famosas sobre a cidade, conhecida na cultura popular por seus luxuosos cassinos e hotéis. Mas a verdade por trás da frase é que esse oásis, o maior centro urbano de Nevada e 30º dos EUA, está secando de maneira lenta e agonizante por conta de sua expansão e seu consumo desenfreado. Para alguns especialistas em recursos hídricos, a Cidade do Pecado corre o risco de desaparecer até 2036 se não encontrar mais água. Como a cidade de São Paulo, que vê suas duas principais reservas de abastecimento se esgotarem, Las Vegas tem investido na busca por soluções, algumas consideradas radicais. “É uma situação tão séria quanto o furacão Katrina ou a supertempestade Sandy”, descreve um comunicado da Autoridade para Água do Sul de Nevada*. Bilhões de dólares estão em jogo.

Fundada em meio ao deserto de Mojave, que se estende por 124 mil quilômetros quadrados abrangendo também territórios dos estados de Utah, Califórnia e Arizona, Las Vegas tem em um bom ano o equivalente a 4 centímetros de chuva, quantidade já insuficiente para atender sua demanda. Contudo, se Las Vegas dependesse de água da chuva como São Paulo, ela não seria possível. Seu crescimento econômico se deu em grande parte desde a década de 1930 graças a Represa Hoover (foto abaixo), uma das maiores obras de engenharia dos EUA, a 50 quilômetros da cidade.

Em operação nos últimos 78 anos, a barragem tornou possível a criação do Lago Mead, um reservatório artificial com capacidade para 15 trilhões de metros cúbicos de água que demorou seis anos para ser enchido e hoje, estima-se, está pela metade. O reservatório responde por 90% do fornecimento da área metropolitana e está se tornando uma aposta cada vez mais arriscada conforme a dependência dele aumenta. Na última década, a população de Las Vegas saltou de 400 mil para 2 milhões de pessoas. O turismo, que responde por 70% da economia local e 46% da força de trabalho ativa, não para de crescer. Dados consolidados de 2013 mostram que mais de 39,6 milhões de pessoas visitaram a cidade no ano passado. E, em consequência, o consumo de água dispara. Em média, para cada morador são consumidos 219 galões (cerca de 829 litros) de água por dia. Na cidade de São Francisco, na Califórnia, que tem proporções semelhantes, a média é de 49 galões por habitante/dia.

VEJA TAMBÉM: A ávore de 3.200 anos que mal cabe numa foto

“A situação é tão ruim quanto se pode imaginar e só vai piorar. E de maneira rápida”, afirma Tim Barnett, cientista climático do Instituto Scripps de Oceanografia*, um dos centros de estudo mais antigos e prestigiados dos EUA. “A cidade corre contra o relógio para os próximos 20 anos. Se não encontrar outra fonte de água, os negócios vão fechar. Ainda assim, a cidade não para de construir, o que é muito estúpido”, conta. Segundo Barnett, a diminuição do nível da água no Lago Mead, atualmente em 331 metros acima do nível do mar, é preocupante. O lago conta com dois canos de captação, um a 320 metros e outro a 304 metros. “Até o final do ano a expectativa é de que o nível da água abaixe mais 6 metros, mas é provável que com esse ritmo de crescimento econsumo, o primeiro cano comece a sugar ar até lá e o outro dure, no máximo, até o final de 2015”, explica ele. O retrocesso da água é visível conforme ilhas de rochas que nunca foram vistas ali começam a aparecer, inclusive atrapalhando a navegação esportiva no local.

las vegas deserto desaparecer

O plano de emergênciada cidade é construir um cano no ponto mais baixo para sugar o que resta de água do reservatório, a exemplo do que se faz em São Paulo com o volume morto da Cantareira. Mas o processo é muito lento e caro. Ao custo de 817 milhões de dólares, uma sonda de perfuração do tamanho de dois campos de futebol tenta abrir um buraco para o novo cano, avançando apenas um centímetro por dia. Espera-se que até o lago atingir o ponto crítico no final do ano que vem, o projeto esteja concluído.

No longo prazo, a ideia do governo local é poder construir, ao custo de 15,5 bilhões de dólares, uma segunda linha de abastecimento, que levaria 27 bilhões de galões de água subterrânea por ano de um aquífero a 520 quilômetros de distância, na área rural de Nevada. No entanto, o projeto foi embargado por um juiz após ambientalistas mostrarem um estudo de que os dutos necessários afetariam 5,5 mil acres de campos férteis, 65 quilômetros de riachos para trutas e outros 130 mil acres de habitat de perdizes selvagens, veados, alces e antílopes ameaçados de extinção. “Algo assim forneceria a falsa sensação de que há água em abundância e atrasaria decisões sobre restrição de crescimento”, comenta o cientista Rob Mrowka do Centro de Diversidade Biológica*, que fez o estudo para impedir o empreendimento. “O deserto é um câncer que se espalha por vários ecossistemas. Conforme a demanda por água se torna mais desesperadora, Las Vegas terá de começar a pensar em tirar pessoas da cidade para continuar existindo”, afirma ele.

las vegas noite
Noite em Las Vegas

A situação é preocupante. A água do Rio Colorado, onde está a Represa Hoover, é utilizada por mais sete estados, incluindo o de Nevada. A divisão do uso é legitimada por um acordo legal que data de 1922 e desde então é bastante questionado. A vizinha Califórnia, que passa pelo terceiro ano de uma grave estiagem, não pode sequer dividir uma gota, uma vez que mais de 50% daprodução de frutas e vegetais dos EUA é feita ali. E uma das proposições para salvar Las Vegas, segundo os especialistas, seria pagar bilhões de dólares ao México para poder construir plataformas de dessalinização no oceano Pacífico. Isso seria inviável no momento, porém todo tipo de solução temporária tem sido levado em conta, inclusive se desfazer dos gramados dos hotéis e resorts de Las Vegas.

Um programa da Autoridade para Água está pagando 1,50 dólar por cada 10 centímetros quadrados de grama removidos de suas propriedades. Até agora, 15 milhões de metros quadrados foram destruídos. “O Colorado é essencialmente um rio prestes a morrer. Eventualmente, Las Vegas e este pedaço da América vão desaparecer, como os índios antes de nós”, profetiza Mrowka.

*Autoridade para Água do Sul de Nevada

*Instituto Scripps de Oceanografia

*Centro de Diversidade Biológica

Recomendados para você

Comentários

  1. Amélia cardoso Postado em 25/Jul/2014 às 12:26

    É arrepiante como esta avalanche humana pode acabar com o meio. É a insensatez e estupidez que destroem o Planeta. Não há ordenamento e gestão dos recursos naturais embora a Natureza dê o alerta ao homem tornado homúnculo não pára de cometer desastres.

  2. Diego Postado em 25/Jul/2014 às 13:00

    Como o PT deixou isso acontecer em Las vegas! Está na cara que o Comunismo e o Socialismo da "esquerda caviar", afetou as chuvas aqui em SP e em Las Vegas e isso também é culpa do programa Mais Médicos. [Ironic On]

    • Cristiano Postado em 25/Jul/2014 às 17:39

      Se não tem o que falar pessoa, cale-se ,faça um blog ou vlog se o seu objetivo é chamar a atenção, quem sabe funciona! valeu...

      • Geraldo Postado em 24/Dec/2014 às 12:26

        Serio?

      • Julio Alan Postado em 25/Dec/2014 às 12:10

        Gentalha querendo censurar. Quando se perde a razão e o argumento inexiste, o que resta é a violência.

    • Débora Jácome Postado em 27/Jul/2014 às 10:10

      AUSHAUSHAUSHAUHUA Tudo cupa desses comunas, dessas feminazis e desses gayzistas

    • Amanda Postado em 27/Jul/2014 às 11:05

      Huahuahuaua. Também acho. Deve ser culpa do filho do Lula, que leva vários amigos em aviões da FAB para curtir Vegas e deixam as torneiras dos banheiros abertas.

    • Müller Postado em 27/Jul/2014 às 11:40

      kkkkk desse jeito mesmo...""isso é culpa do Lula e da Dilma, e dos PTralhas""...""Ei, Dilma, vai tomar no @#$*! Ei, Dilma, vai tomar no @#$*..." como se a presidente fosse o único político, servidor e comandasse os três poderes de forma onisciente e onipresente...os outros são santinhos imaculados...

      • Nelson Postado em 27/Jul/2014 às 13:36

        Verdade! Até pq se fosse o PT ia esperar para ver se era verdade e não haveria qualquer tipo de planejamento contra a crise. Obra em caráter emergencial não mesmo para problemas previstos não precisam de licitação... Agora vai vir a turminha de sempre do MAV com aquele papinho vá estudar, vá isso, vá aquilo...

    • Alessandro Postado em 29/Jul/2014 às 17:04

      Cara faz quantos anos que o PSDB governa São Paulo e nunca mexeu no complexo Cantareira. Não fala besteira...

    • Reinaldo Postado em 24/Dec/2014 às 11:52

      Sempre tem um idiota para falar bobagens. Não sabe o que falar, fica calado.

    • Caio Cartaxo Postado em 25/Dec/2014 às 17:34

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, os brasileiros já estão desse jeito ai.

  3. Pedro Cesario Postado em 25/Jul/2014 às 13:23

    ahh vá...

  4. Wanderson Postado em 25/Jul/2014 às 15:26

    Não é de se estranhar que o sistema de progresso das coisas que a humanidade adotou não está,ou melhor,nunca deu certo e não é preciso ter o Don dos preságios para ver no que isso vai dar:As populações vão ter que parar de alguma maneira o seu crescimento abusivo,absurdo e acelerado para garantir sua própria sobrevivência ou então, veremos os povos literalmente brigando por água e um pedaço de chão fértil,como indicaram as previsões mais apocalípticas sobre o futuro do mundo.

    • Luciana Postado em 27/Jul/2014 às 12:34

      Neomalthusianismo vende. Lá na idade média falavam a mesma coisa... ;)

      • Felipe Postado em 29/Jul/2014 às 01:45

        O neomalthusianismo foi o que inspirou Darwin a formular a teoria da seleção natural, e até hoje existem estudos que comprovam que a seleção natural existe. Do jeito que as coisas vão, acho que o neomalthusianismo não está tão errado assim...

  5. Cristiano Postado em 25/Jul/2014 às 16:01

    VERDADEIRA CIDADE DO PECADO,ASSIM DITA PELA MÍDIA ,UMA CIDADE QUE NÃO AGREGA EM NADA,PELO CONTRÁRIO SÓ FAZ AS PESSOAS UTILIZAREM SEU DINHEIRO DE FORMA PRESUNÇOSA E NEFASTA,NÃO A O QUE FAZER COM QUEM O GASTA MAS PODEMOS NÃO INCENTIVAR.

    • Paulo Postado em 26/Jul/2014 às 17:20

      Besteira amigo, a cidade dá emprego para todo mundo. Só não trabalha aqui quem não quer. Aqui não houve crise nenhuma.

    • Felipe Postado em 29/Jul/2014 às 01:48

      O dinheiro é das pessoas e elas gastam como quiser. Eles fizeram certo legalizando a jogatina, em termos econômicos, os donos dos cassinos ganham, a cidade ganha, o governo norte-americano ganha e as pessoas ganham ou perdem, mas saem satisfeitos de lá. Se as pessoas gastam além da conta, o problema é delas.

  6. Drubowsky Postado em 25/Jul/2014 às 19:46

    Estava pensando em conhecer Vegas em 2016, 2017 ... Acho que vou correr, antes que a situação piore!!!!

  7. hugo Cezar Messias Postado em 25/Jul/2014 às 21:20

    Tenho solução prática para Las Vegas= Mandar metade de sua população morar aqui em Mamborê que tem água sem fim. Contem conosco. Sejam bem vindos. Ah, também seria bom que o povo de L. Vegas parassem de pecar. Deus poderia ter piedade deles.

  8. rodrigo dias Postado em 25/Jul/2014 às 21:30

    Pra quem acha que estamos destruindo o planeta,amigos o planeta esta otimo,nos e que estamos ferrados.Nos nao somos nada aqui.O planeta nao vai ha lugar nenhum,nos e que vamos sumir.

  9. Robson Rodrigues Postado em 27/Jul/2014 às 10:55

    Não haverá como evitar o uso da água do mar. Falta tecnologia para isso, mas vai se encontrar um meio.

  10. Sergio Postado em 28/Jul/2014 às 01:44

    Sorte de Las Vegas é estar nos EUA. Pois se estivesse no Brasil ela realmente ia desaparecer com a falta de planejamento e interesses em obras de caráter emergencial sem licitação. Se continuar no atual ritmo acho que nós é que teremos grandes cidades desaparecendo.

    • Felipe Postado em 29/Jul/2014 às 01:50

      Se você estiver se referindo a São Paulo, o problema não é a gestão Federal do PT e sim a gestão estadual do PSDB.

      • Alessandro Postado em 29/Jul/2014 às 17:06

        Concordo com vc Felipe, são mais de 20 anos sem nenhum investimento no sistema Cantareira.

    • Alessandro Postado em 29/Jul/2014 às 17:08

      Como está acontecendo em São Paulo, contrato emergenciais para pulverizar nuvens em ano de eleição. Este é o jeito PSDB de fazer...

    • Rafael Postado em 24/Dec/2014 às 11:19

      Primeiro comentário com censo crítico que li até agora. A diferença está no planejamento e na habilidade da sociedade americana em prever problemas 20 anos a frente para poder tomar medidas de correção em longo, Las Vegas não vai sumir, do mesmo modo que Dubai existe, Las Vegas também pode existir a questão é só o preço a se pagar e isso Las Vegas pode pagar. Agora fica a dica para os interessado em ir para a Las Vegas, a represa Hoover abastece e recebe os esgotos tratados da cidade, então fica a dica!

  11. Celeste Basile Postado em 28/Jul/2014 às 16:59

    O mais devastador de tudo isso, é pensar na raça humana daqui a 100 anos. Como estarão vivendo aqueles que são a futura geração? Enquanto vivermos no mundo com o sistema de capitalismo, só teremos isso e muito mais de pior pela frente. Só falta agora aproveitar o gelo do norte para fazer agua, até que a ultima gota se vá.

  12. Antonio A. V. Postado em 30/Jul/2014 às 22:42

    Para onde foi o sonho comunista? Se o capitalismo impera é por ser o mais resistente, embora não me pareça o mais viável. È como a selecção das espaceis.só os mais fortes sobrevivem. Não adianta choramingo.Dificilmente ou jamais será derrubada a velha lei do Universo. Do mais forte.

  13. Mário Postado em 03/Aug/2014 às 09:44

    Las Vegas é administrada pelo PSDB????? Não sabia....

  14. angelo prestes Postado em 24/Dec/2014 às 21:45

    Sinceramente se for o fim já vai tarde....não vai ser a primeira nem u,ótima vez que uma grande cidade artificial desaparecera.....tudo culpa da arrogância de uns seres humanos péssimos administradores......não e o deserto que e o câncer e sim a ganancia humana.