Redação Pragmatismo
Compartilhar
Homofobia 31/Jul/2014 às 21:14
50
Comentários

Jesus, os Gays e a Bíblia

Ontem, a Igreja acusava os judeus de assassinos de Jesus; condenava ao limbo crianças mortas sem batismo; considerava legítima a escravidão e censurava o empréstimo a juros. Por que excluir casais homoafetivos de direitos civis e religiosos?

gyas bíblia jesus frei betto

Por Frei Betto

É no mínimo surpreendente constatar as pressões sobre o Senado para evitar a lei que criminaliza a homofobia. Sofrem de amnésia os que insistem em segregar, discriminar, satanizar e condenar os casais homoafetivos.

No tempo de Jesus, os segregados eram os pagãos, os doentes, os que exerciam determinadas atividades profissionais, como açougueiros e fiscais de renda. Com todos esses Jesus teve uma atitude inclusiva. Mais tarde, vitimizaram indígenas, negros, hereges e judeus. Hoje, homossexuais, muçulmanos e migrantes pobres (incluídas as “pessoas diferenciadas”…).

Relações entre pessoas do mesmo sexo ainda são ilegais em mais de 80 nações. Em alguns países islâmicos elas são punidas com castigos físicos ou pena de morte (Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Nigéria etc).

No 60º aniversário da Decclaração Universal dos Direitos Humanos, em 2008, 27 países membros da União Europeia assinaram resolução à ONU pela “despenalização universal da homossexualidade”.

A Igreja Católica deu um pequeno passo adiante ao incluir no seu Catecismo a exigência de se evitar qualquer discriminação a homossexuais. No entanto, silenciam as autoridades eclesiásticas quando se trata de se pronunciar contra a homofobia. E, no entanto, se escutou sua discordância à decisão do STF ao aprovar o direito de união civil dos homoafetivos.

Ninguém escolhe ser homo ou heterossexual. A pessoa nasce assim. E, à luz do Evangelho, a Igreja não tem o direito de encarar ninguém como homo ou hétero, e sim como filho de Deus, chamado à comunhão com Ele e com o próximo, destinatário da graça divina.

São alarmantes os índices de agressões e assassinatos de homossexuais no Brasil. A urgência de uma lei contra a homofobia não se justifica apenas pela violência física sofrida por travestis, transexuais, lésbicas etc. Mais grave é a violência simbólica, que instaura procedimento social e fomenta a cultura da satanização.

A Igreja Católica já não condena homossexuais, mas impede que eles manifestem o seu amor por pessoas do mesmo sexo. Ora, todo amor não decorre de Deus? Não diz a Carta de João (I,7) que “quem ama conhece a Deus” (observe que João não diz que quem conhece a Deus ama…).

VEJA TAMBÉM:
Revista Veja diz que homossexualidade não existe
Rede Globo censura primeiro comercial com beijo gay da TV

Por que fingir ignorar que o amor exige união e querer que essa união permaneça à margem da lei? No matrimônio são os noivos os verdadeiros ministros. E não o padre, como muitos imaginam. Pode a teologia negar a essencial sacramentalidade da união de duas pessoas que se amam, ainda que do mesmo sexo?

Ora, direis ouvir a Bíblia! Sim, no contexto patriarcal em que foi escrita seria estranho aprovar a homossexualidade. Mas muitas passagens o subtendem, como o amor entre Davi por Jônatas (I Samuel 18), o centurião romano interessado na cura de seu servo (Lucas 7) e os “eunucos de nascença” (Mateus 19). E a tomar a Bíblia literalmente, teríamos que passar ao fio da espada todos que professam crenças diferentes da nossa e odiar pai e mãe para verdadeiramente seguir a Jesus.

Há que passar da hermenêutica singularizadora para a hermenêutica pluralizadora. Ontem, a Igreja Católica acusava os judeus de assassinos de Jesus; condenava ao limbo crianças mortas sem batismo; considerava legítima a escravidão e censurava o empréstimo a juros. Por que excluir casais homoafetivos de direitos civis e religiosos?

Pecado é aceitar os mecanismos de exclusão e selecionar seres humanos por fatores biológicos, raciais, étnicos ou sexuais. Todos são filhos amados por Deus. Todos têm como vocação essencial amar e ser amados. A lei é feita para a pessoa, insiste Jesus, e não a pessoa para a lei.

Recomendados para você

Comentários

  1. eu daqui Postado em 31/Jul/2014 às 10:30

    Gente: religião e teísmo tem sido historicamente é ferramenta de dominação do outro e de autoempoderamento. O que mais precisa para que a civilização realize que qualquer forma de aperfeiçoamento moral e espiritual passa longe de tudo isso?

  2. Eleonardo Santos Postado em 31/Jul/2014 às 11:49

    "Amai-vos uns aos outros, como eu vos amo", disse Jesus. Por que então os que se dizem seguidores dele não conseguem cumprir seu principal mandamento?

  3. Caio Postado em 31/Jul/2014 às 12:41

    Minduim, este é um país laico. Devemos nos orientar pela Constituição Federal, e não pelos preceitos da sua bíblia. A Idade Média passou faz tempo.

    • Celso Jardim Postado em 31/Jul/2014 às 17:50

      A Bíblia não é de Minduim nem minha nem sua! Acredite ou não, ela é a Palavra do Criador aos homens, que tem se mostrado eficaz pela sua atualidade apesar de ser milenar. A Idade Média de fato passou assim como passará o nosso tempo. Mas, como Deus disse: O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar. Mateus 24:35

      • João Soares Postado em 01/Aug/2014 às 01:00

        Olá Celso Jardim, com todo respeito, em resposta ao que escreveste mais acima, venho dizer que posso sim afirmar que não é uma escolha, pois sei exatamente o que sinto e como disse em meu comentário, não escolhi nada, não forcei nada, não tive uma família que me incentivasse a ser o que sou e também não fui abusado sexualmente, sendo assim como culpar alguém por isso? Ser Homossexual para mim é tão natural quanto provavelmente é para o senhor ser heterossexual e em relação à passagem bíblica que citei, quis mostrar com ela que a homossexualidade não é o único pecado passível de punição (segundo a bíblia), existem vários outros escritos lá, porém algumas pessoas tem uma mania estranha de focar apenas no trecho que fala sobre os homossexuais, parecem fazer um desvio proposital desse fato com a finalidade de esconder ou até mesmo negar para si a própria condição de pecador e posar de moralista para uma sociedade igualmente doente que teima em agir da mesma forma, varrendo sua sujeira para debaixo do tapete ao mesmo tempo que colocam a culpa de todos os problemas em cima de quem não tem, este é o problema da nossa sociedade, a hipocrisia e o mau caratismo andam em alta. Não existe um pecado maior e um pecado menor, existe o pecado, por isso muito cuidado antes de apontar o erro alheio! Quanto ao desejo sexual, lhe digo com toda certeza que ele acontece da mesma forma que acontece com o senhor, a diferença esta no foco dele, mas o que está muito além do tesão é o amor que para mim é algo incondicional, não se renuncia, ou renunciarias ao que sentes por sua companheira? Desculpe-me, mas me recuso negar a quem amo, isto é algo que sequer cogito, pois o amor que sinto pelo meu companheiro de vida existe e é verdadeiro, lhe garanto! Para finalizar, se a garça de Cristo existe para ajudar o pecador, desejo-lhe uma boa dose dela, talvez precise mais do que eu, vai saber! É senhor Celso... No momento em que nos preocuparmos em corrigir nossos próprios erros, deixaremos de observar os alheios, e não, nós não nos tronamos pessoas ruins com isso, é que gastamos muito tempo tratando de resolver os problemas que nos cabe.

    • Claudio Postado em 31/Jul/2014 às 20:10

      Sabia que a sociedade que você vive hoje é baseada em valores Cristãos? Inclusive a constituição brasileira é baseada nesses valores... Ou você acha que por exemplo o "não roubar" foi algo incluído na constituição por um livre arbítrio? Se vivêssemos sob uma moral "Mongol" por exemplo, matar, roubar e estuprar seriam coisas do cotidiano...

  4. Thiago Teixeira Postado em 31/Jul/2014 às 12:49

    4- Todos são pecadores. 6- Quem tem fé e deseja buscar a Jesus, não precisa de igreja.

    • Celso Jardim Postado em 31/Jul/2014 às 17:30

      7- Com a última palavra: Deus.

  5. João Soares Postado em 31/Jul/2014 às 13:02

    "Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus." 1 Corintios 6:9-10 A bíblia condena varias praticas, não apenas a homossexualidade! Quanto a nascer ou não, nem eu nem você podemos afirmar nada, pois ainda não existe comprovação cientifica, apesar de alguns estudos indicarem que pode (eu disse pode) haver uma causa genética sim. O que posso te dizer meu querido Minduim é que por tudo que há de mais sagrado na minha vida e com toda a certeza que me cabe (sim, eu sou homossexual) é que não se trata de escolha, pois nunca planejei ter afeto e desejo por pessoas do mesmo sexo, logo, não sou culpado por ser um homossexual. A prática deus pode até condenar, mas não pode atribuir uma à culpa a quem não tem, seria injustiça (se é que me entende)! Por tanto, cuida para não ser injusto irmão Minduim, do contrario ira se encontrar comigo nas terras baixas (pelo menos teremos tempo de sobra para repensar algumas questões!). A bíblia não precisa ser reescrita, ela precisa ser lida, pense nisso!

    • Celso Jardim Postado em 31/Jul/2014 às 17:37

      Prezado João! Começastes tão bem citando um importante texto "sagrado" que não deixa dúvidas quanto a posição de Deus quanto a homossexualidade , para depois afirmar que NÃO SE TRATA DE ESCOLHA? Podes escolher SIM dar asas ao seu desejo ou ANDAR NO CAMINHO da RENÚNCIA.; da CRUCIFICAÇÃO do EU. Acredite! A Graça de Cristo existe para ajudar os PECADORES ( que são todos nós) nesse propósito.

    • leandro alves Postado em 01/Aug/2014 às 08:52

      então pela sua lógica João, pedófilos e Assassinos vão para o céu? e quem diz palavrão e bebe cerveja vai ao inferno???

    • Maíra Postado em 09/Aug/2014 às 18:06

      Leandro Alves... Pela lógica dele não sei...mas essa parte da bíblia não fala sobre pedófilos e assassinos irem para o inferno...mas nitidamente fala que quem bebe vai(ou pelo menos pro céu não vai)!

  6. Zélia Postado em 31/Jul/2014 às 13:04

    A biblia vem sendo reescrita há mais de 2000 anos. Sempre de acordo com os interesses economicos e politicos da instituição que a Igreja se tornou. Por exemplo, até o meio da Idade Média, não existia voto de castidade para Padres-Bispos e afins. A carreira religiosa era seguida, em geral, pelo segundo filho do senhor feudal, uma vez que o primeiro era quem herdaria o feudo... Dessa forma, a igreja passou a proibir casamento dos padres, para que quando morressem, a pequena parte da herança que lhes cabia, em geral uma quantia em dinheiro, animais e pequenas posses, ficasse na igreja, em vez de ser herdada por esposa ou filhos... Ai esta um costume da igreja reescrito por questões economicas. Em levitico, mesmo livro que condena aquele que "se deita com varão como se fosse uma mulher", também condena plantar sementes de frutos diferentes no mesmo campo de colheita, fazer a barba e comer crustaceos. Todas essas coisas foram sendo retiradas com o passar dos anos, afim de melhor se ajustar a sociedade mercantilista e depois a capitalista, e também aos gostos e desgostos das classes dominantes... Reescrever a biblia não seria uma novidade, seria novidade ela ser escrita por "nós".

    • Celso Jardim Postado em 31/Jul/2014 às 17:46

      Só precisamos ter o cuidado de "reescrevê-la" mudando o sentido do texto. A linguagem muda com o tempo: à guisa de exemplo, comparar a beleza feminina às éguas dos carros de Faraó como fez Salomão em Cantares ao cortejar a sua amada Sulamita, corresponderia a chamar hoje uma mulher de "Avião" ou "gatinha", isso é REESCREVER com fidelidade ao sentido. Caso contrário cairão na maldição descrita em Apocalipse: Em relação a acrescentar qualquer coisa que não está no texto bíblico, encontramos no livro do Apocalipse: Na tradução Almeida: Em Ap 22, 18-19: “ Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e se alguém tirar qualquer cousa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa das cousas que se acham escritas neste livro”.

    • Claudio Postado em 31/Jul/2014 às 20:14

      Zelia,agora me passa essa sua fonte! Estou animadíssimo para saber de onde você tirou isso! Sempre ouço um monte de gente falando isso por aí mas nunca encontrei uma fonte confiável. Sempre que pesquiso sobre a Bíblia sendo reescrita me deparo com os pergaminhos que foram escritos muito antes de Cristo contendo exatamente a mesmas coisas que estão escritas na minha bíblia que comprei ano passado! Pasmem!

    • Ibraim Gustavo Postado em 01/Aug/2014 às 00:04

      Oi Zélia, boa noite! Com todo o respeito, mas ler Max Weber e outros autores não é suficiente pra falar da Bíblia. Acredito que o mais sensato seja ler a própria Bíblia. Não é lá que está escrito acerca do celibato clerical, até porque não existiam padres à época em que a Bíblia foi escrita. Isso é uma doutrina implantada dentro da igreja católica, uma das representantes do cristianismo. Por fim, você sabe como ocorreram as transcrições desse Livro? Pode-se dizer que é um dos livros mais fiéis de todos os tempos, porque cada versículo era revisado várias vezes por rabinos diferentes antes de ser finalizado.

    • Zélia Postado em 01/Aug/2014 às 12:39

      Claudio, há um livro que foi traduzido para o português como "A biblia não tinha razão", o titulo original é outro, mas esse foi colocado para gerar polemica e dar mais vendas. Nele há todas as provas que você quiser. É escrito por historiadores e corroborado por descobertas arqueologicas que vão de encontro a várias coisas que existem na Biblia, assim como também confirma outras. Em relação ao livro de levitico, da ultima vez que li a biblia, eles ainda estavam lá. "Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba. Levítico 19:27" "Mas todas as criaturas que vivem nos mares ou nos rios, que não possuem barbatanas e escamas, quer dentre todas as pequenas criaturas que povoam as águas quer dentre todos os outros animais das águas, serão proibidas para vocês. Levítico 11:10" Ibraim, eu não disse que essa parte dos padres estava na biblia, minhas palavras foram "Ai esta um COSTUME da igreja reescrito por questões economicas. ", eu já li a biblia, mais de uma vez, e não há nada de novo nela, apenas uma copilação de diversos livros sagrados de outras religiões muito mais antigas que o cristianismo. Houveram dois grandes concilios pra determinar o que entraria e o que não entraria na biblia, bem como os costumes e as praticas dessa nova religião... Nesses concilios, inclusive, vários aspectos do paganismo foram colocados na religião cristã, como a troca do dia de adoração a Deus de Sábado (antes se guardava o Sábado, quando Deus descansou) para o Domingo (dia em que os pagãos adoravam ao Deus sol". Acha que isso é mentira? Que tal largar a biblia e suas mitologias e ler um pouco de história, afim de ver o que nossa ciência pode, hoje, comprovar? É assim que eu sei... Estudando. Assim como estudei livros de mitologia grega e com ajuda de textos acadêmicos eu pude filtrar os aspectos culturais da Grecia Antiga que podem ser aceitos como verdade, separando das histórias fantasiosas de quimeras, esfinges e etc. A biblia não é nenhum pouco diferença, a diferença é que "mitologia" é sempre a religião dos outros.

    • Zélia Postado em 01/Aug/2014 às 12:48

      Ibraim, vale lembrar também que até a Idade Moderna, quando começou a surgir o movimento Protestante, a biblia só era lida e manuseada por sacerdotes da Igreja, e não era traduzida para outra língua, todas eram em Latim. Se você realmente acredita que em mais de 1500 anos em que o povo não teve acesso ao que estava escrito, nada foi alterado, modificado ou mesmo perdido nas copilações e posteriormente nas traduções, cara, você tem uma fé muito cega nesse livro. A arqueologia já mostrou que o velho testamento não foi escrito na época que dizem que ele foi escrito, o exodo não tem comprovação arqueológica... A biblia descreve coisas absurdas, como por exemplo que os escravos hebreus foram obrigados a construir as piramides e templos no Egito, quando na verdade foram camponeses egípcios através do sistema de corveia. Então assim... A história desmente várias coisas escritas na biblia. Os próprios fieis desacreditam a biblia, uma vez que só seguem nela o que lhes convém, então na boa, essa baboseira de que homoafetividade é pecado é só uma desculpa esfarrapada pra o Branco Hetero continuar como a figura sagrada da sociedade... Não por outro motivo Jesus é sempre representado loiro de olhos azuis... Características quase impossíveis para o lugar e o povo no meio do qual ele nasceu.

    • Zélia Postado em 01/Aug/2014 às 13:00

      E na verdade, gostaria de dizer que independente do que diz ou não na Biblia (coisa que muda com muita frequência), nós vivemos em um país laico, e o que é pecado pra uns e outros ser lei pra todos é um tremendo absurdo! Coisa mais ridicula essa gentinha que anda com cruz no pescoço dizendo que segue Jesus Cristo, mas ai vê um casal gay se beijando e o primeiro impulso é xingar, bater, condenar... Nossa, palmas viu? Jesus ia estar orgulhoso dessa violência gratuita... Temos a liberdade de credo, agora falta alguns credos pararem de se meter na liberdade de amar.

    • Raquel Postado em 13/Aug/2014 às 20:56

      Zélia concordo plenamente. O preconceito não deve ser justificado através de passagens, que, por sinal, são muito mal interpretadas e utilizadas por entidades como forma de manipulação de opinião das massas.

  7. Geovana Postado em 31/Jul/2014 às 13:04

    Sempre consigo me impressionar com a discriminação religiosa a qualquer ser humano. Quanto aos homossexuais, no capítulo em que a Bíblia fala mais claramente, é escrito pelo apóstolo Paulo e afirma que estas coisas aconteceriam. Uma pergunta aos religiosos: As profecias devem cumprir ou paramos aqui o cumprimento da Palavra? A Palavra de Deus é soberana e vai cumprir em tudo quanto foi profetizado e escrito. Sofre muito que vai contra isto.

    • Thiago Teixeira Postado em 31/Jul/2014 às 17:09

      Paulo é testemunho, assim como Moisés. São homens como outros e poderiam muito bem escrever coisas da cabeça deles. Diferente de Jesus. Eu foco minha leitura principalmente em Matheus e Marcos, pois Jesus é o único caminho entre minha espiritualidade e Deus. Isso fica comigo, jamais julgo as pessoas ou jogo praga como você está "profetizando", pois ninguém é dono da verdade.

  8. Leandro Silva Rodrigues Postado em 31/Jul/2014 às 14:46

    Se deus existe de fato e se ele é algo bom,ele está muito mais decepcionado com os seus seguidores do que com qualquer outra coisa.

  9. Jaelson Postado em 31/Jul/2014 às 19:48

    Gosteii do seu comentário! Disse tudo!!

  10. Juliana Postado em 31/Jul/2014 às 20:07

    "Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus." 1 Corintios 6:9-10. Eu não conheço bem a Bíblia, mas quanto as ser humano, segundo o texto acima, não sobra muita gente. Pode ser hetero e ser bêbado, não se salva, pode ser pastor mas ser avarento, não se salva também, uma católica pode ser considerada idólatra, também tá errado, e quem nunca cometeu uma injustiça ou uma maledicência. Eu acho quer dizer: está na terra é pecador, então tolera, aceita e ama teu irmão, porque não tem ninguém puro aqui

  11. Deisi Postado em 31/Jul/2014 às 20:26

    Deus não faz distinção de pessoas, ama todas da mesma maneira, ama o pecador, não o pecado, mas sua misericórdia é infinita. Enviou seu filho Jesus, para salvar a humanidade, também disse que veio para os doentes, sua vida foi amar perdoar e curar.Todos somos pecadores, sou contra a teoria da prosperidade, porque idolatria ao dinheiro é pecado, Só o amor, maior mandamento de Jesus, o resto é resto. respeitar e amar esse é o segredo da salvação.

  12. Vanderlei Postado em 01/Aug/2014 às 01:57

    Religião é veneno. Tito Vespasiano adorou a homenagem que Flávio Josefo fez a ele. Esta homenagem hoje todo mundo sabe, virou religião, taí o CRISTIANISMO. Para os curiosos. Estudem história "A GUERRA ROMANA JUDAICA." Veja a entrada triunfal de Tito Vespasiano em Jerusalém e a derrota dos Judeus. E olha que esta entrada esta na Bíblia com outro personagem bem conhecido no ocidente.

  13. julio cesar montenegro Postado em 01/Aug/2014 às 08:28

    impressionante como deus tem porta-vozes, representantes, informantes... gente que não sabe o que quer pra si; gente que, com medo de pecar, desaprendeu de ter prazer; gente que se reprime pra mais tranquilamente REPRIMIR os outros; gente que se sacia escondido pra exibir as VIRTUDES em público; pessoalzim que segura na "mão de deus" pra pisar nos que andam livres, leves & soltos...

  14. Paulo Pimentel Postado em 01/Aug/2014 às 08:41

    Bom ver alguém de origem católica rever conceitos. Bom também seria que a introspecção que leva a verdadeira busca divina nos tornasse mais próximos do sagrado. A natureza, nossa verdadeira bíblia, serve de inspiração para a naturalidade do comportamento animal, seja ele de que natureza for. Se o homem perdeu este elo sagrado com a intuição primeira não é um livro que o fará reencontrá-la. A civilização é uma busca humana de sentidos os quais não serão descobertos se não houver o real encontro da divindade natural em cada um de nós. Deixem que a sociedade julgue seus pecadores conforme sua consciência coletiva. Não julguemos os indivíduos.

  15. Pereira Postado em 01/Aug/2014 às 09:49

    Qualquer dia o PT inventa um decreto obrigando as igrejas a casarem duplas homossexuais. Afinal, o PT só pensa naquilo : "controoooleeeee estaaaataaalll" , "controooleeeee estaaaaaataaal" Ô Dilicia !!!

    • Pereira Postado em 01/Aug/2014 às 10:02

      Só por decreto ou via STF(8 membros indicados pelo PT) mesmo, porque se rolar uns plebiscitos e referendos leva surra, a menos que falsifique a eleição como o cumpanhero Chavez fez na venezuela.

  16. Marcos Vinicius Postado em 01/Aug/2014 às 10:14

    O problema é que você ainda quer motivos para ser homofóbico! Mesmo com todas as provas de que a homofobia não faz sentido você fica nessa!

  17. carlos gomes Postado em 01/Aug/2014 às 11:26

    QUE NOBREZA TEM DAR O RABO ??? BANDO DE VIADOS

  18. Eliana Postado em 01/Aug/2014 às 13:36

    Creio que a resposta está na própria frase de Frei Betto: " Ontem, a Igreja Católica acusava os judeus de assassinos de Jesus; condenava ao limbo crianças mortas sem batismo; considerava legítima a escravidão e censurava o empréstimo a juros."

    • Pereira Postado em 01/Aug/2014 às 15:24

      "considerava legítima a escravidão". A igreja católica foi a instituição que mais lutou pelo direito dos negros a casarem e constituir família nos EUA pós escravidão. Isso que eu nem católico sou. Sem contar que uns 8 séculos antes, quando os muçulmanos da áfrica invadiram a europa para escravizar os europeus era a mesma que lutva contra isso.

      • João Lucas Postado em 10/Aug/2014 às 18:57

        Pereira, está confundindo as época, esta Igreja que você dizter lutado pelos direitos dos escravos não é a mesma que o Frei Betto se refere, é mais nova consequentemente mais flexível. E quanto a sua declaração também, acho legal procurar o lado ruim dá luta contra a escravidão no Norte da América, vai conhecer a Igreja (Instituição) diferente dessa aí. Abraço.

  19. João Soares Postado em 01/Aug/2014 às 14:54

    Que também condena outras praticas... Santa ignorância! "Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus." 1 Corintios 6:9-10 Praticas algum deles? Cuidado!

  20. João Soares Postado em 01/Aug/2014 às 14:55

    Um Jesus hippie do amor total eu realmente nunca ouvi falar, mas já li sobre um que deixou uma serie de regras que muitos afirmam seguir, mas na pratica os tais seguidores fazem o inverso, dando a entender que existem dois tipos de pecado, um maior e outro menor... Até onde sei a bíblia fala em vários pecados (com "s" mesmo, plural) e não num "único"... É só ler um pouquinho! O que existe na verdade é muito lobo em pele de cordeiro esbanjando falso moralismo mundo afora, sendo assim, prefiro continuar sendo pecador, a me juntar aos nobres e salvos filhos de deus! E para encerrar, já escrevi num comentário (mais acima) e vou repetir; no momento em que focarmos as preocupações que temos na correção dos nossos próprios erros, certamente deixaremos de observar o que consideramos falhas nos outros, e não, nós não nos tronaremos pessoas ruins por agir assim, é que gastaremos muito tempo tratando de resolver apenas os problemas que nos cabe.

  21. Bruno Postado em 01/Aug/2014 às 16:00

    ``DEUS AMA TODAS AS PESSOAS```... MAS ABOMINA O PECADO DELAS....

    • Deisi Postado em 02/Aug/2014 às 15:42

      Também perdoa todas, pois infinita é sua misericórdia, mas de uma coisa eu tenho certeza, ele abomina o ódio e preconceito.

  22. João Soares Postado em 01/Aug/2014 às 16:20

    Querido, o senhor esqueceu dos injustos, adúlteros, avarentos, bêbados, maldizentes etc... Comete ou cometeste algum desses irmão? Torço para que a resposta seja negativa, mas de antemão venho pedir para não se preocupar tanto com o comportamento alheio, preocupe-se mais com os seus atos, seja o exemplo, é que deus tá vendo tudo... eu disse tudo... e acho que não sou só eu quem sai perdendo nessa historia aí não! Faço minha suas palavras; siga suas convicções e faça sua religião, mas vou acrescentar; não se esqueça da terceira Lei de Newton... é lei e não teoria, que fique claro! Quanto a ser ou não cristão, esta é uma preocupação que o senhor não deveria ter, afinal cada um vai responder por si não é verdade? Então sossegue o coração, e só um conselho; se acredita no que esta escrito na bíblia, considere tudo o que está lá e não apenas o que lhe convêm!

  23. João Soares Postado em 01/Aug/2014 às 18:46

    Então tome cuidado que ele está de olho em você também!

  24. leandro Postado em 01/Aug/2014 às 20:41

    Infelizmente o cristianismo não é o caminho para entender o por que do homosexualismo ser uma aberração, recomendo que consultem as religiões orientais, tais como budismo e tradições como o tantra, aí sim vocês vão entender. realmente fica difícil seguir a bíblia, lá diz que simplesmente não pode e fim de papo, mas procurem se informar.

    • João Soares Postado em 01/Aug/2014 às 21:33

      Leandro, por favor me passa as fontes, pois fiz uma rápida pesquisa e só encontrei referencias a comportamentos validos tanto para heteros quanto homossexuais sem distinção alguma. Também não achei nada afirmando que o comportamento homossexual seja uma aberração! P.S. Não é uma ironia, é curiosidade mesmo! Desde já obrigado.

      • leandro Postado em 05/Aug/2014 às 12:30

        a internet está infestada de textos falsos, mestres falsos e livros ediondos produzidos por pessoas de má fé, coisas do tipo "tantra para homosexuais". recomendo que você busque livros sérios, procure ver o que o dalai lama fala sobre o homosexualismo. não busque autores comerciais, com toda essa porcaria de kama sutra e tudo mais. use o bom senso e você vai encontrar autores sérios!

  25. Souza Postado em 02/Aug/2014 às 03:02

    As pessoas têm o livre arbítrio em suas vidas. Seguem isso ou aquilo. Claro que para fazer a vontade de Deus devem renunciar a si próprio e aos seus interesses mesmo que estes estejam entrincheirados, inclui não ser mais viciado em drogas, participar de política, portar arma e a mais difícil que envolve o sentido sexual da pessoa caso esta seja homossexual. A Bíblia condena sim meus caros, mas Deus dá liberdade às pessoas para escolherem o que quer. Fazer a vontade do Criador vai muito mais além do que ir para a Igreja todo domingo assistir a missa. Precisamos ter respeito uns pelos outros. A decisão que a pessoa tomar é dela e não cabe a nós querer nos intrometer. Afinal de contas as Escrituras Sagradas são diferentes da Cristandade. Esta adotou a Bíblia como guia mas distorcem muitos fatos importantes ou será necessário lembrar da Inquisição? Acusar a Bíblia pelo erro de quem a leva debaixo do suvaco é fácil, difícil é ser ético e corretíssimo num mundo que vai de mal a pior. Ps: para aquele que disse que Davi tinha amor por Jonatan tá certo, entretanto era um amor de irmãos e não de homossexual. Até porque seria incoerente com a história visto que Davi depois de rei tomou para si Bate-Seba, uma mulher casada ou seja cometeu fornicação. Quem fez esse infeliz comentário sobre Davi e Jonatan deveria ler mais as Escrituras do que ficar perdendo tempo lendo 50 Tons de Alienação.

  26. Deisi Postado em 02/Aug/2014 às 15:30

    Eu como cristã, pelo pouco que conheço Jesus, estou convicta que ele jamais condenaria um casal homofóbico, condenaria sim quem julga e não sabe amar.

    • Souza Postado em 02/Aug/2014 às 19:51

      Deisi acho que vc quis dizer casal homossexual. Deus não condena PESSOAS mas sim PRÁTICAS. Na Bíblia é bem claro principalmente no primeiro capítulo de romanos. Outra coisa é que é um erro dizer que Deus não existe só porque vemos a hipocrisia das religiões. Não é bem assim. Se crermos num Deus as coisas melhoram. Para aqueles que acham que a religião deviam ser exterminada da sociedade para que ela evolua então vive num mundo desconhecido. Olhem os países como Coreia do Norte, China, Rússia, Somália, Arábia Saudita entre outros. São países que rejeitam a religião e a democracia, possuem vários indivíduos ateus e mesmo assim são países atrasadíssimos e intolerantes, regimes autoritários do caramba. Quem se atreveria viajar pra Piongyang? Ninguém. Ou seja quanto mais Deus, mais as pessoas são livres. E percebo que muito ateu é intolerante apesar de qi elevado a acreditar na razão. Ps2: apesar dos Gays e Religiosos discordarem ferrenhamente entre si (principalmente crente) todos acreditam nas lorotas do inferno de fogo, vida após a morte, trindade, dias criativos sendo 6 dias literais kkkk eu faço rir. Sério.

  27. João Soares Postado em 02/Aug/2014 às 21:25

    Ola Souza, tudo bem? Quero te parabenizar pela forma desprovida de arrogância que você escreveu suas idéias e pensamentos acerca desse assunto tão controverso, seria ótimo se mais religiosos agissem assim, podemos discordar em muitas coisas, mas respeitar um ao outro é essencial e isso você consegue fazer sabiamente, parabéns. Se tiver lido algum dos comentários acima verá que sou homossexual e o que me incomoda sempre que temas como esses vem a tona é a facilidade que algumas pessoas tem em pré julgar, como se fossem verdadeiros exemplos de comportamento, me da impressão que, arautos de toda moral. Tenho total noção de que a sociedade não nos vê com bons olhos, como se tivéssemos escolhido amar a quem amamos, reduzindo todo e qualquer sentimento a um coito, para eles somos pecadores por não seguir os mandamentos bíblicos. Sempre me pergunto se eles seguem tudo tão ao pe da letra, a ponto de exigir dos outros a mesma coisa. Mas tudo bem, ao menos podemos contar com o respeito de alguns eque mesmo discordado da nossa forma de amar preza pela boa convivência e isso me alivia, pois fico com mais esperança numa sociedade melhor pra todo mundo. Boa noite.

  28. Souza Postado em 02/Aug/2014 às 23:13

    É porque meu caro se a Bíblia condena a homossexualidade a mesma condena a violência tanto verbal como física, corrupção, fornicação (sexo antes do casamento), bebedeira, impureza ao corpo (inclui drogas ilícitas e o tabaco). Enfim são tantas coisas que Deus não aprova, mas as pessoas insistem em apontar o dedo só pra uma. Como disse sem religião é pedir pra uma sociedade mais autoritária. O problema é quem representa Deus, que usa a política pra ganhar destaque. Uma coisa eu posso falar: Jesus preferiu não se misturar à política do mundo. Talvez ele deve ter previsto a corrupção. João não esquenta cara. Eu fui muito bem educado pelos meus pais e pelos princípios cristãos. Abraço cara.