Redação Pragmatismo
Compartilhar
Copa do Mundo 02/Jul/2014 às 12:13
5
Comentários

Copa 2014 supera Olimpíadas de Londres em organização

A Copa do Mundo no Brasil está mais bem organizada que as Olimpíadas de Londres. A análise é de um PhD da França em estudos sobre o futebol

copa 2014 mané garrincha
(Estádio Mané Garrincha, um dos palcos da Copa do Mundo 2014)

Que a Copa do Mundo 2014 não se revelou nem de perto o caos prometido nos preparativos, todos já viram. Jornais como The New York Times, Le Monde e The Guardian mencionaram esta reversão de expectativas. Mas um PhD pela Universidade de Cambridge e professor de uma escola de negócios francesa (ESSCA), Dàvid Ranc, foi além e disse que a organização deste mundial é até mesmo melhor que a da reputada Olimpíadas 2012, realizada em Londres.

Em um post publicado no blog do FREE – um grupo de acadêmicos europeus que estudam futebol e sua interação com a sociedade – Ranc afirma que há um abismo entre a percepção e a realidade quando se trata de competições organizados em países no norte ou sul do planeta.

Veja também: O texto mais estúpido sobre a Copa do Mundo e o futebol

“Sempre que um evento é organizado em um país do Sul, o discurso e a memória são de potenciais fiascos, que normalmente não se materializaram. Sempre que um evento é organizado em um país do Norte, o discurso e a memória são de sucessos, mesmo quando houve fiascos de verdade”, escreveu.

Para ilustrar seu ponto de vista, o pesquisador relembra alguns dos problemas ocorridos em Londres:

– Muitas das arenas estavam praticamente vazias e foram preenchidas com homens do exército.

– As Forças Armadas tiveram que intervir depois que a empresa contratada para cuidar da segurança, G4S, não conseguiu dar conta do recado nem recrutar mão de obra suficiente.

– O caso em que o time de futebol feminino da Coreia do Norte foi mostrado com a bandeira da Coreia do Sul, o que atrasou o início do jogo, já que o time se recusou a entrar em campo.

– A pessoa invasora que participou do desfile da Índia na abertura.

Visão distorcida

O ponto, para Ranc, não é “criticar uma olimpíada relativamente bem organizada”, mas afirmar que há uma visão distorcida no discurso da mídia do norte/ocidente em relação ao sul/oriente.

Nesta Copa, é claro, inúmeros problemas já foram reportados, mas o que o professor – que já desenvolveu um estudo de caso sobre o Corinthians na Ditadura – questiona é se os cenários pintados previamente de desorganização total do Brasil estão equilibrados com a imagem de sucesso absoluto dos jogos londrinos.

A reputação da Inglaterra foi às alturas após as Olimpíadas 2012, a ponto de surgirem boatos de que o país poderia sediar os jogos de 2016 caso o atrasado Rio de Janeiro não desse conta de apressar o passo. Os rumores foram devidamente rechaçados por todos os envolvidos.

com informações de Exame

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 02/Jul/2014 às 12:23

    Que HORROR!!!!!!!!!!!!! Fora Dilma! Fora PT! Chamem o Armínio Fraga para colocar a nossa economia e o país em seu devido lugar: Incapaz e submisso.

    • Robson Dias Postado em 03/Jul/2014 às 09:26

      Gostei do seu tom irônico Thiago Teixeira, temos sim muitos problemas mas temos também muitas coisas funcionando e bem ao contrário do que muitos gostariam.

    • Naldo Jabá Postado em 03/Jul/2014 às 11:26

      Apoiado !...

  2. luisa valdorf Postado em 02/Jul/2014 às 19:31

    O que eu acho mais repugnante é a subversiva FIFA e o seu comprometimento com o comunismo internacional, ao escolher a cor vermelha para o ano 2014 no logo da copa, fazendo propaganda subliminar a favor da candidatura da petista Dilma, reforçada com o vermelhão dos copos gigantescos da empresa coca-cola, igualmente a serviço do comunismo internacional. Aliás, tenho notado que, com exceção de alguns poucos jornalistas inspirados nos sábios ensinamentos do maior pensador brasileiro, Olavo de Carvalho, praticamente todos os jornalistas esportivos brasileiros e estrangeiros, estão fazendo campanha descarada a favor da Dilma, ao ficar falando todo o momento que esta é a melhor copas de todos os tempos. E agora me vem este estudo de um acadêmico estrangeiro afirmar essas coisas. Onde anda o STF do Joaquim Barbosa para impedir essa onda vermelha sub-reptícia a corroer a moral e os bons costumes da família brasileira? Me lembrei: o ínclito JB, não esperou o fim da copa, e pendurou as chuteiras.

    • Thiago Teixeira Postado em 03/Jul/2014 às 00:01

      kkkkkkkkk adorei o seu texto kkkkkk bela ironia, você me superou nesse quesito kkkkkkkk (Diga que está sendo irônico, pelo amor...).