Redação Pragmatismo
Compartilhar
Polícia Militar 17/Jul/2014 às 11:14
26
Comentários

Como reagir a uma abordagem policial?

Cartilha didática ensina como se portar quando for abordado pela Polícia Militar e reforça quais são os direitos e deveres do cidadão considerado suspeito

Uma cartilha elaborada pelo Programa de Apoio Institucional às Ouvidorias de Polícia e Policiamento Comunitário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, ensina como se portar quando for abordado pela Polícia Militar. Tendo em vista os recentes abusos policiais, o “guia do enquadro” gerou repercussão nas redes sociais.

A cartilha reforça quais são os direitos e deveres do cidadão considerado suspeito pela Polícia Militar. Para que a abordagem não se torne uma grande crise, recomenda-se não correr, deixar as mãos visíveis, evitar movimentos bruscos, não tocar no policial, não fazer ameaças ou falar palavras ofensivas.

O que grande parte da população e até os próprios policiais desconhecem é que algemar o suspeito não é uma necessidade. Na verdade, um cidadão não pode ser algemado se ele não estiver violento ou tentando uma fuga. Outros direitos importantes são a possibilidade de pedir para um não policial ser testemunha em caso de revista e de só se submeter a isso caso o oficial seja do seu mesmo sexo.

Confira outras informações na cartilha:

cartilha abordagem polícia militar
cartilha-abordagem

Revista Fórum

Recomendados para você

Comentários

  1. eu daqui Postado em 17/Jul/2014 às 13:23

    Como reagir a uma abordagem bandidal?

    • felipe Postado em 19/Jul/2014 às 22:40

      Do mesmo jeito. Eles são quase a mesma coisa.

  2. Bruno Postado em 17/Jul/2014 às 13:27

    Isso já existe tem tempo! No estado de São Paulo eu já vi diversos cartazes espalhados com estas recomendações desde 2007.

    • Raquel Postado em 18/Jul/2014 às 14:10

      uai, mas não custa nada espalhar, em bh não tem isso em lugar algum

  3. Thiago Teixeira Postado em 17/Jul/2014 às 13:41

    Como um policial deve agir com um topetudo, sem vergonha, folgado e com ódio de militares?

    • José Postado em 17/Jul/2014 às 15:20

      Seguindo a Lei. Esse é o ganha-pão dele.

      • Matheus Kawasaki Postado em 17/Jul/2014 às 15:38

        Muito bem lembrado, José! Tem sempre que ter um besta igual esse Thiago pra fazer esses comentários babacas...

      • eu daqui Postado em 18/Jul/2014 às 09:12

        Resposta magistral. Esse é o ofício de todo servidor público, independente dos interesses políticos privados.

      • Eric Postado em 18/Jul/2014 às 15:11

        Perfeito!

    • Franco Postado em 17/Jul/2014 às 20:07

      Pessoas civilizadas não tem problema com a polícia, quem tirar com a cara da polícia deve ficar esperto se o policial for esperto resolve depois.

      • Outro jão Postado em 18/Jul/2014 às 00:50

        tem q ser muito esperto pra acreditar nisso , abuso de poder é da essência humana , só q quem fala mais alto no caso é quem tem uma arma na mão ... a maioria dos caras q te robam andam de terno e gravata , não de boné e chinelo ... pessoas civilizadas é q assumem posições q podem mudar a estrutura do pais e não o fazem ...são os caras q empregam trabalhos com salario-migalha e faz fortuna nas suas costas ... como a policia aborda essas pessoas "civilizadas" ? ta na hora de inclui-las no abate!

      • Renato Postado em 18/Jul/2014 às 14:06

        Tem sim. Estava sentado em uma praça e fui abordado pela polícia, pensaram que eu estava fumando maconha... Esse tipo de coisa é bastante comum.

      • Num entendi o que elefalô Postado em 18/Jul/2014 às 14:35

        Hem?

      • Thiago Postado em 18/Jul/2014 às 15:04

        Certa vez eu andava na rua em direção a minha casa voltando do trabalho. Ouvi um barulho muito forte de pneu derrapando, olhei para traz e era uma caminhonete da RONE, que a essa altura já subia o asfalto em minha direção. Pararam bruscamente a 10 cm de mim, saíram da viatura apontando pistolas e 1 escopeta pra minha cara. Antes que eu tivesse qualquer reação, levei um tapa na cara. Me revistaram e me mandaram ir embora, sempre me chamando de "moça e bichinha". A maioria dos meus amigos já passaram por situações semelhantes e você vem aqui me dizer que "pessoas civilizadas não têm problema com a polícia?" Se diz isso é por que você deve ser um desses porcos fardados.

      • Eric Postado em 18/Jul/2014 às 15:14

        Olha aqui a prova de como é grave a situação. O cara ameaça! Prova de que não civilizado mesmo, é boa parte da polícia e dos defensores do seus abusos. ;)

      • Tolstoi Postado em 19/Jul/2014 às 00:07

        Exclarecendo, Significa que um "policial esperto" age por defesa do Ego, tipo valentao: "Te pego na saída" É isso? ! O que diferencia Um Policial de Um Bandido? ! A farda, O salário, As costas quentes? ! Isso so aumenta a Culpa dos Polícias, não atenua. Voces dizem Conhecer e Defender a Justiça, Jesus disse: "Sobre aquele que confessa a sua ignorância não ha culpa, Mas vocês alegam Enxergar a Verdade, Portanto sobre vocês Permanece a Culpa. "

    • Emmanuel B Postado em 18/Jul/2014 às 14:04

      Respeitando e exercendo seu ofício honestamente. Jamais retribua agressões ao agressor.

    • Tolstoi Postado em 19/Jul/2014 às 00:00

      Dentro da porra da legalidade, porque os policiais que em geral são um bando de corporativistas que não sabem nem o que é semântica, muito menos a semântica de ética. Abordam qualquer um baseados em sua opinião pessoas, não em evidências, xingam, difamam, acariciam e batem mos testiculos dos outros tais quais pederastas fetichistas alemães, E Ainda São Pagos Para Isso, Protegidos sob Leis Militares Devidamente Corporativistas, Dúbias e cujas decisões Não transparecem a Sociedade, pelo contrário, Permanecem Obscuras de tal forma que Nem os Paretentes daqueles Assassinados Pela Polícia Conseguem Interferir ou Acompanhar ao menos. Portanto, se o cidadão que cometeu um crime ou contravenção for ofensivo ou agressivo, Os Policiais Recebem Dinheiro justamente Para Compebsar financeiramente os Riscos e Insalubridades do Exercer. O cidadão que contraventor ou criminoso deve ser Detido, Investigado e Processado pelo Estado, não pelo Temperamento Instável e Passional da Maioria dos Policiais, Mal Treinados , Desequilibrados, Armados e de Costas Quentes.

  4. Luiz Postado em 18/Jul/2014 às 14:11

    A gente sabe que uma instituiçao publica esta falida e condenada quando orgaos publicos divulgam manuais de como se defender dela.

  5. Roberto Postado em 18/Jul/2014 às 15:46

    Faltou o principal, art. 5º inciso LVIII da CF: o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal, salvo nas hipóteses previstas em lei;

  6. Jose Antonio Postado em 18/Jul/2014 às 16:20

    Parabéns José. Que todo indivíduo seja tratado como cidadão. A polícia deve coibir a criminalidade mas sem impor a sua visão repressiva social.

  7. Sergio Postado em 18/Jul/2014 às 16:27

    Pois é, estamos em país falido. As leis são desrespeitadas, o código de execuções penais favorece a bandidagem, enfim, é necessário mudar. Hoje o policial ganha uma miséria e é um alvo para os bandidos, muitos, sequer tem coragem para dizer o que são, infelizmente. Não sou policial, e, tampouco compactuo com a atitude de alguns, assim como, não concordo com a atitude de alguns cidadãos. Particularmente, gostaria que houvesse um policial em cada esquina, que as abordagens fossem mais constantes. Posso até ser morto pela mão de um policial, mas em 47 anos de vida, nunca fui desrespeitado por nenhum policial, e, sabem por quê? Por que nunca desrespeitei nenhum policial ou descumpri a lei.

  8. adnardo Postado em 18/Jul/2014 às 23:48

    Guia do Coxinha... Hahahaha Sai dessa! A moral e fugir se possível, se houver testemunhas, usar de legitima defesa se necessário. Polícia so tem direitos sobre você na medida em que estejam na legalidade, do contrário, Sao bandidos que devem ser presos, denunciados, apos legítima defesa nas devida proporção. PODER PARA O POVO

  9. Paulo Postado em 19/Jul/2014 às 11:04

    De que adianta? Já fui abordado, me bateram e ainda me xingaram de tudo por ser homossexual. E aí, cartilha, o que fazer? Ser submisso? Não, policial que precisa de treinamento e educação é não apenas um babaca preconceituoso com todos. Como se sentir seguro assim? A polícia precisa ser mais exigente e não deixar qualquer babaca entrar.

  10. Fabiano Postado em 24/Sep/2014 às 00:50

    O meu irmão voltava da faculdade de carro (do nosso pai) quando policiais pararam ele, não pediram documento do carro nem nada, apenas afirmaram que ele tinha acabado de roubar um banco e o carro, deram um soco nele e disseram que iriam levar ele "pro canto". Ele disse que poderia levar que não devia nada, e estava com todos os documentos e tinha como provar que acabava de sair da faculdade. Os policiais foram embora, ele não conseguiu anotar a placa (acho que nem pensou na hora), e estão por ai distribuindo agressões gratuitas por falta de treinamento. Não são diferentes de criminosos. Eu particularmente, prefiro ser assaltado do que parado por policiais. Todos os meus amigos que já foram assaltados e parados por policiais, a diferença é que o assaltante geralmente leva um celular, dinheiro e coisas que podem ser recuperados; policiais te humilham, as vezes batem e se reclamar demais vai para delegacia. São heróis.

  11. gabriel Postado em 24/Sep/2014 às 02:47

    Ser policial no Brasil não compensa, a vida é uma só, me desculpe a sinceridade mas arriscar a vida por quem escreveu esses comentários todos contra a polícia é burrice, se virem.