Redação Pragmatismo
Mercado 03/Jul/2014 às 14:24 COMENTÁRIOS
Mercado

Como lidar com operadoras de telecomunicações?

Publicado em 03 Jul, 2014 às 14h24

Boa Noite. Hoje já não trabalho mais na área, mas passei cinco anos trabalhando com telecomunicação, então vou compartilhar algumas experiências com vocês:

Fato: sem protocolo você é nada, será destratado, levará chá de cadeira e ás vezes desligam na sua cara (por falta de competência e desconhecimento sobre o assunto). Resumindo: você precisa não só anotar como também perguntar o nome de quem está te atendendo (se possível solicitar o número de registro do atendente).

Todas as operadoras usam o comodato (empréstimo de equipamento) como forma de fidelizar o cliente por 12 meses. O que eles não te ensinam é que existe uma brecha para cancelar o contrato antes do tempo de fidelização, o que eu ensinarei agora.

Fiz uma assinatura na sky e depois de alguns meses desejei trocar de operadora de tv a cabo. O normal é ligar cancelando e eles usam a multa (referente ao comodato) para te obrigar a permanecer na operadora, o que fiz.

Liguei para sky e solicitei primeiro o protocolo e depois, com o número de protocolo em mãos, solicitei a suspensão do serviço. A suspensão do serviço é obrigatória se concedida ao cliente e esta suspensão não gera nenhum custo ao mesmo e o melhor a suspensão é de 6 meses e auto renovável por mais 6 meses, quero dizer que as operadoras ficam sem poder cobrar multa por cancelamento ao cliente.

Quando você fizer essa solicitação, o teu atendente atual (que geralmente está em uma empresa tercerizada de telemarketing) irá tranferir sua ligação para o setor de retenção (que é um atendente da própria operadora). Agora, o setor de retenção vai tentar te convencer a não cancelar o plano, eles são insistentes e por isso eles foram contratados, melhor argumento para você utilizar neste momento é viagem internacional a trabalho e que não tem data prevista de retorno ao Brasil e por este motivo não está cancelando e sim apenas suspendendo temporariamente.

Na maioria dos casos, o atendente executará a suspensão no ato, no caso com a sky me solicitaram 72 horas para fazer, como eu sei que ele estavam apenas me embromando liguei no mesmo momento a anatel, informei o protocolo e fiz duas reclamações:

1 se negam a suspender o meu serviço

2 me deram um prazo ilegal para a suspensão do serviço

A Anatel, como sempre, solicitou 5 dias úteis para atender minha solicitação, resultado: a sky nunca me ligou informando mais nada e nunca mas paguei conta alguma da sky.

PS: só para alguns leitores leigos, essa regra serve para telecomunicação em geral (telefonia fixa e móvel, Internet e TV a cabo).

Geyson, GGN

Recomendações

COMENTÁRIOS