Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 22/Jul/2014 às 20:48
23
Comentários

Caso aeroporto: Aécio é processado pelo PT

PT entrou com representação criminal contra Aécio Neves por conta da construção, com dinheiro público, do aeroporto construído em terras que já pertencem à família do presidenciável tucano

O Diretório Nacional do PT protocolou na tarde desta terça-feira (22) pedido ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para que investigue a construção pelo governo mineiro, quando sob o comando de Aécio Neves, de um aeroporto na cidade de Cláudio, interior do estado. O governo Aécio construiu um aeroporto em área pertencente a um tio, Múcio Tolentino, e investiu R$ 14 milhões em obras no local, além de determinar o pagamento de indenização por desapropriação de R$ 1 milhão a um parente do governador.

O aeroporto não possui autorização para operação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e mesmo assim opera, segundo publicou no último domingo (20) a “Folha de S.Paulo”. Além disso, o jornal descobriu que as chaves que dão acesso à pista de aviação ficam com a família de Múcio, que é tio-avô de Aécio. O senador e candidato a presidente do PSDB possui uma fazenda a seis quilômetros do aeroporto, passa fins de semana no lugar, embora tenha tentado dizer que o imóvel rural não é seu, e pertence somente ao “espólio de dona Risoleta Neves”, sua avó.

SAIBA MAIS: A verdade sobre o aeroporto de Aécio construído com dinheiro público

Entre as alegações do partido de Dilma, está a possibilidade que Aécio cometeu crime de prevaricação, crime cometido por autoridade contra a administração pública. A petição a Rodrigo Janot pede que o procurador investigue a alegada operação irregular do aeroporto, já que não tem autorização da ANAC. Os advogados pedem também à procuradoria-geral da República que verifique a infração a três artigos do Código Brasileiro de Aeronáutica e dois artigos da Lei de Improbidade Administrativa, além do crime de peculato, previsto no artigo 312 do Código Penal.

O PT pede ainda que o procurador investigue porque o governo mineiro optou pela fazenda de Múcio Tolentino para a construção do aeroporto. “Nota-se que a prevalecer o divulgado pelas matérias, essa parceria público-privada remonta à história familiar do ex-governador”, aponta a petição protocolada há pouco pelo PT.

Ontem (21), ao perceber que o assunto não ficaria circunscrito à “Folha de S.Paulo”, o PSDB apresentou queixa ao Tribunal Superior Eleitoral, alegando que Aécio sofre “perseguição” do governo Dilma Rousseff, por uso da máquina pública, já que a ANAC afirmou que a operação da pista na fazenda de seu tio Múcio é irregular.

Confira aqui a íntegra do documento.

Entrefatos

Recomendados para você

Comentários

  1. Eduardo Benatti Postado em 23/Jul/2014 às 01:37

    Perigoso. Tomara que não dê em nada; sem o Aécio, só sobra a esquerda massacrante no páreo eleitoral. Aí é jogar a toalha e o último a sair que apague a luz.

    • Cristiano Martins Postado em 23/Jul/2014 às 02:05

      Se o teu "salvador da pátria" é o Aécio Neves, é melhor fugir para as montanhas, ainda mais se ele se eleger..E respondendo a tua questão não se preocupe não vai dar em nada, já viu alguém do psdb condenado nesse país??

      • Aldair Postado em 23/Jul/2014 às 13:02

        Sei não. Vai depender do Janot e se ele for igual ao JB (gargalhadas), o Aébrio Never vai ter que renunciar. #Aécionapapuda

      • Rogerio Zanetti Postado em 24/Jul/2014 às 03:06

        Aécio nada mais é do que uma espécie de Sarney de Minas Gerais.

    • haydee Postado em 23/Jul/2014 às 10:31

      Ou então vai pra Colombia, trabalhar de avião de Aécio, kkkkkkkk

    • HAYDEE Postado em 23/Jul/2014 às 10:33

      PERSEGUIÇÃO DO PT?????? AFFF...O PROBLEMA DESSES ABRUTRES É QUE FALTA INTELIGÊNCIA PRA COMBATER O QUE JÁ ESTÁ CONSTATADO...VIROU BORDÃO: TUDO CULPA DA DILMA...FALA SÉRIO!

    • Aldair Postado em 23/Jul/2014 às 13:01

      Vai para o Haiti, ou que sabe para os EUA. Este último vai te aceitar de braços abertos.

      • Eduardo Benatti Postado em 23/Jul/2014 às 20:29

        Exatamente, nenhum país sério admite imigrantes com tanta amplitude. Achei vergonhoso o Brasil abrir as pernas para os haitianos do jeito que foi (e depois mandar tudo lá pra São Paulo pro Alckmin picolé de chuchu resolver o problema).

    • Luisa Valdorf Postado em 23/Jul/2014 às 20:35

      Vc quer dizer o último coxinha a sair apague a luz. Tomem o avião para Miami com bilhete somente de ida e boa viagem.

  2. Eduardo Abreu Postado em 23/Jul/2014 às 01:40

    UAI, como bom mineiro que sou e não tenho fazenda e nem aeroporto, o que a ANAC poderia dizer, que era legal só por ser dele...... existe uma lei que dá direito a todo e qualquer cidadão de saber onde e como é aplicado o dinheiro dos impostos, bem como de ser informado da legalidade ou não de atos de governantes...... a ANAC não aprovou ainda o aeroporto por falta de documentação, como ela poderia afirmar o contrário.

  3. Thiago Teixeira Postado em 23/Jul/2014 às 07:54

    Acho perder tempo e dinheiro processar tucano.

    • Aldair Postado em 23/Jul/2014 às 13:04

      Não podemos pensar assim. Temos que partir pra cima com tudo! Pressão total! Cadeia é para ladrões, ainda que o roubo seja grande.

  4. Luis Postado em 23/Jul/2014 às 10:02

    Vai ver o aeroporto é para ter onde pousar o helicóptero do pó.

    • Gabriel Coelho Postado em 23/Jul/2014 às 10:38

      Concorxo Luís

  5. Rodrigo Mitraud Postado em 23/Jul/2014 às 10:18

    Como disse o Macka: "SOU CONTRA O BOLSA AEROPORTO. AO INVÉS DE DAR AEROPORTO, OS TUCANOS DEVERIAM ENSINAR A VOAR". KKKKKKKKK

  6. Rodrigo Mitraud Postado em 23/Jul/2014 às 10:28

    Esse Aécio é muito cara de pau. Grande polo siderúrgico. Com todo respeito à cidade de Cláudio e a seus cidadãos, mas o candidato mente descabidamente. Além disso, é uma cidade de pouco mais de 22 mil habitantes, sem viabilidade para um aeroporto. Ademais, há 30 km tem um aeroporto bem equipado na cidade de Divinópolis. Para um melhor rastreamento das atividades da família Neves na localidade, uma visita para saber dos desmandos, com primos presos e envolvidos em escândalos, poderia elucidar muita coisa.

    • Aldair Postado em 23/Jul/2014 às 13:05

      Cláudio é menor que meu bairro, fala sério!

  7. carlos gomes Postado em 23/Jul/2014 às 11:28

    PT processar alguem ???? so se for por inveja lkkkkkkkkk

    • Aldair Postado em 23/Jul/2014 às 13:06

      INveja? O partido que tem o maior cargo do país ter inveja de nazi fascistas e partidos em extinção? Boa escolha o símbolo do psdb neste sentido.(tucano)

  8. carlos gomes Postado em 23/Jul/2014 às 13:14

    inveja por nao ter sido ele o ladrão

  9. Eliana Postado em 23/Jul/2014 às 15:12

    É importantíssimo que se apure essa denúncia...!

  10. Deisi Postado em 23/Jul/2014 às 17:34

    É de conhecimento de todos, que denuncia contra o psdb, a tendência é o engavetamento, desde do tempo do príncipe da privataria, com a compra de votos da reeleição. A única esperança é que o Batman pediu aposentadoria, se o janot aceitar a denuncia, chegar ao STF, pode dar um pouco de dor de cabeça para o playboy. Mas se caso não der nada, pelo menos faz muita fumaça.

  11. Rodrigo Mitraud Postado em 23/Jul/2014 às 18:59

    E o caso está ficando cada vez pior. Descobriram que em 2008 o governo do Aécio mandou construir um aeroporto também em Montezuma, cidade de menos de 8 mil habitantes, que tem empresa de sua família. Quanto à fazenda do tio, já foi flagrada em 2009 com trabalho análogo a escravo e teve intervenção do Tribunal do Trabalho. Vejam: http://www.entrefatos.com.br/2014/07/23/fazenda-de-tio-de-aecio-ja-foi-flagrada-com-trabalho-analogo-a-escravidao/