Redação Pragmatismo
Compartilhar
Economia 16/Jul/2014 às 17:18
7
Comentários

BRICS avançam na América Latina por intermédio de Dilma

Dilma aproxima BRICS de líderes latino-americanos. Cinco presidentes que formam a sigla se encontram, em Brasília, com 11 presidentes da América Latina que fazem parte da Unasul

dilma brics brasil 2014 américa latina
Líderes da América Latina se reúnem com líderes do BRICS (Divulgação)

Os BRICS estão avançando em direção à América Latina. É o que fica claro nesta quarta-feira 16, quando os presidentes dos cinco países que formam a sigla se encontram, em Brasília, com 11 presidentes latino-americanos que fazem parte da Unasul. Após anunciarem, em Fortaleza, na véspera, a criação do Novo Banco de Desenvolvimento, com capital de US$ 50 bilhões para financiar projetos de infraestrutura em países emergentes, os líderes de Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul foram apresentar os planos para a instituição aos colegas do continente.

Historicamente área de influência dos Estados Unidos, a América Latina experimenta um vácuo de ações de peso da diplomacia americana durante a gestão do presidente Barack Obama. Nesse espaço vazio, os BRICS, agora com um poderoso instrumento financeiro sendo formado, agem para estabelecer novas bases de apoio político.

VEJA TAMBÉM: Mídia brasileira esconde surgimento de nova ordem mundial

Oficialmente, o encontro com a Unasul faz parte do segundo e último dia da VI Reunião dos BRICS, iniciada na capital do Ceará. Está descartada a inclusão de outro país na sociedade formada entre os integrantes da sigla, mas os primeiros planos anunciados para o banco de fomento deixam claro que os recursos a serem investidos em obras de infraestrutura, especialmente, não serão dirigidos apenas aos próprios BRICS. Ao contrário, a ideia é atender projetos de diferentes países.

No campo político, a aproximação dos BRICS com a Unasul indica, se não o fim, ao menos uma divisão de influências na América Latina. Os EUA não estão mais sozinhos por aqui.

Recomendados para você

Comentários

  1. Pereira Postado em 16/Jul/2014 às 17:33

    viva a ìndia !!! País mais racista do mundo.

    • Paulo Postado em 16/Jul/2014 às 20:46

      ah pq o seu querido eua não é nada racista

  2. Thiago Teixeira Postado em 16/Jul/2014 às 18:16

    Mujica quer ver os coxinhas uruguaios se roerem de raiva. Sem gravata, junto com Rússia, China, Bolívia, Argentina, Índia e Brasil!!! kkkkkkkkkkkkk Queria ver a cara do Barack Obama ao ver o Putin bem a vontade e com moral nas américas.

    • Pereira Postado em 17/Jul/2014 às 08:37

      Putz!!! Obama ???? aquele cujo estudos foi financiado pelos xeiques sauditas ? Aquele que quer romper com israel ?

  3. Leonardo Lemes Postado em 17/Jul/2014 às 10:06

    Sim Pereira. Bom era o Bush...

  4. carlos gomes Postado em 17/Jul/2014 às 11:17

    FORO DE SAO PAULO.O CANCER DA AMERICA

    • João Paulo F. de Assis Postado em 29/Jul/2014 às 18:13

      Vocês sempre vêm com essa cantiga do Foro de São Paulo. Se ele trouxe tantas bênçãos para o Brasil e a América Latina, então VIVA O FORO DE SÃO PAULO!