Redação Pragmatismo
Compartilhar
Curiosidades 14/Jul/2014 às 19:49
20
Comentários

Brasileiro de 126 anos pode ser o homem mais velho do mundo

José Aguinelo dos Santos nasceu em 1888, no Ceará. Ele adora um prato de arroz e feijão, é fumante mas tem uma "saúde de ferro"

homem-mais-velho

Morador do asilo Vila Vicentina, em Bauru, no interior de São Paulo, um filho de escravos completou 126 anos de vida na última segunda-feira.

José Aguinelo dos Santos, pode ser o homem mais velho do mundo. Ele nasceu em um quilombo de Pedra Branca (CE), em 7 de julho de 1888, pouco depois de a princesa Isabel assinar a lei Áurea, em 13 de maio do mesmo ano.

O que impressiona é o estado de saúde dele. Apesar da idade avançada, “Zé Aguinelo”, como é chamado no asilo tem uma saúde igual e até melhor que muitos idosos do local mais novos que ele.

Apenas o banho é acompanhado. O restante das atividades ele faz sozinho. O idoso não tem doenças graves, não é hipertenso nem diabético, não tem indícios de Alzheimer ou problemas com a memória.

Tem apenas certa dificuldade com a fala e uma pequena demora para acessar as informações e entender o que as pessoas dizem, um problema natural com a idade avançada, dizem os profissionais do asilo.

homem-mais-velho1

De remédios, ele toma apenas um xarope e um estimulante de apetite.

Seu cotidiano é acordar às 7 horas, tomar café, ir para o banho e depois caminhar sozinho pelas dependências do asilo, conversar com os colegas e fumar um carteira de cigarros por dia, trazidos por outros idosos do local.

“Eles trazem e eu fumo”, diz. Mas a maior parte do dia, José Aguinelo passa no quarto, acompanhado de outro amigo, também fumante.

Apesar da dificuldade na fala, Aguinelo, que é um pouco tímido, consegue conversar bastante sobre sua vida com a ajuda da psicóloga Mariana de Fátima Canassa da Silva, que cuida do idoso e está acostumada a conversar com ele todos os dias.

Em entrevista nesta segunda-feira, José Aguinelo se lembrou de sua infância e juventude no quilombo, onde ele disse que plantava milho, mandioca e cuidava de pequenas criações.

E falou de uma irmã. “Eu tinha uma irmã folgada, mais velha, que judiava de mim. Ela me batia toda semana. Se chamava Maria”, conta ele.

Sobre namoradas na juventude, Aguinelo diz que “elas chegavam e passavam”, mas não soube explicar por que não se casou com nenhuma delas. Sobre a religião, ele disse: “não quer dizer nada, todo mundo vai morrer”.

Mas a vida com a irmã e a família no interior do Ceará ficou para trás, segundo ele, quando saiu para fazer a vida. Ele não sabe dizer quanto tempo faz, mas afirma que não pôde trazer a mãe, que ficou no Ceará.

José Aguinelo dá a entender que passou pela cidade de Montes Claros, no interior de Minas Gerais, antes de chegar ao interior de São Paulo, onde foi trabalhar na agricultura.

“Vim trabalhar na colheita de café”, diz, ao ser questionado sobre como chegou a Bauru. De acordo com a administração do asilo, José Aguinelo foi deixado no asilo, em 1973, já com 85 anos.

homem-mais-velho-mundo

“Naquela época, o asilo não costumava pedir os documentos, a burocracia no abrigo era menor”, diz Mariana. Os documentos de Aguinelo são de 2001 e foram feitos após uma audiência que ele teve com um juiz de Bauru.

“O juiz conversou com ele em um audiência e com as informações que ele repassou, elaborou a certidão de nascimento”, conta a psicóloga.

Segundo ela, o asilo tem intenção de checar a idade de José Aguinelo com um exame de carbono 14. “Isso é necessário porque, pelos documentos, ele pode ser o homem mais idoso do mundo”, diz.

O problema é que este exame, que só é feito no Hospital das Clínicas, em São Paulo, custa em torno de R$ 60 mil, e o asilo não tem condições financeiras para isso. “Estamos tentando ver se conseguimos algumas doações para fazer este exame”, diz.

Enquanto isso não acontece, José Aguinelo leva sua vida no asilo, que fará uma festa no final do mês para celebrar seus 126 anos. Se existe um segredo para viver bastante, Aguinelo não quis falar. Disse apenas que gosta de comer arroz, feijão e macarrão.

Agência Estado | Fotos: Terra e G1

Recomendados para você

Comentários

  1. Rafael Martini Postado em 14/Jul/2014 às 20:07

    "Se existe um segredo para viver bastante, Aguinelo não quis falar. Disse apenas que gosta de comer arroz, feijão e macarrão." Seu José sabe o que é bom.

  2. Thiago Teixeira Postado em 14/Jul/2014 às 22:00

    Tá explicado! Não casou! Casamento é contagem regressiva para o óbito!!!!!! kkkkkkkkk

    • poliana Postado em 14/Jul/2014 às 22:12

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!! ô thiago, só rindo mesmo viu!!!! kkkkkkkkkk

    • Rodgy Postado em 17/Jul/2014 às 14:28

      Infelizmente tenho que concordar, só rindo pra não chorar!!! kkkkkk

  3. poliana Postado em 14/Jul/2014 às 22:12

    na boa, achei desnecessário dizer q ele é fumante e q tem uma saúde de ferro. poderiam omitir essa 1º informação. mas....

    • Souza Postado em 15/Jul/2014 às 08:43

      Essa é a única informação realmente fundamental em todo o texto!

    • rafael torres Postado em 15/Jul/2014 às 11:14

      achei mt relevante isso apesar de n fumar...isso quer dizer que....foda-se e curta a vida!

  4. Medeiros Postado em 14/Jul/2014 às 22:15

    Vida longa ao Senhor Aguinelo, brasileiro filho de escravo, quilombola, sobrevivente direto de um Brasil escravocrata que produziu riqueza para uns poucos (até hoje nas mãos de seus descendentes) e condenou milhões de brasileiros a um futuro de exclusão e miséria. E pensar quem tem gente esperneando-se contra umas cotas para vagas em universidades. Quer saber, isso é o mínimo do mínimo que o Estado Brasileiro pode fazer para tentar de alguma forma compensar, se é que é possível, a implantação desse sistema horrendo que durou mais de 300 anos e causou tanto sofrimento e dor.

  5. Joher Souar Postado em 14/Jul/2014 às 22:47

    E nasceu 24 dias depois de Fernando Antonio Nogueira Pessoa - FERNANDO PESSOA - poeta português! É poeta, sim! A vida é uma poesia!!!

  6. Elis Postado em 14/Jul/2014 às 23:32

    "Maior que 65 anos" hahaha, o cara tem tipo o dobro! Ele simplesmente zerou a história do Brasil.

  7. fabio Postado em 15/Jul/2014 às 00:56

    q show! estava pensando.. ja q ele n quis dizer qual o segredo de viver tanto, acredito q ele deve ter se encontrado cm algum santo ou ate cm Deus, vai saber neh? cada um tem sua vida...

    • Vitor Postado em 15/Jul/2014 às 21:07

      Sobre a religião, ele disse: “não quer dizer nada, todo mundo vai morrer”.

  8. Ricardo Postado em 15/Jul/2014 às 03:24

    Nasceu por volta da data de publicação de "Os Maias" de Eça de Queiroz... Extraordinário!

  9. Rubens Postado em 15/Jul/2014 às 09:06

    Nossa! Esse Senhor nasceu no ano da Lei Áurea, no 2º Reinado! Viveu tanta coisa! Que situação absurda kkkkkk

  10. Antonio marcos Postado em 15/Jul/2014 às 17:30

    Antes de alguém dizer : É um milagre ! Ele responde: Religião ? : “não quer dizer nada, todo mundo vai morrer”. kkkkkkkkkkkkkk ! Aprendei-vos com os mais velhos !

  11. nivaldo silva Postado em 15/Jul/2014 às 19:53

    VOÇE QUER SABER QUAL E O SEGREDO DE VIVER TANTO ? VIVA DA MANEIRA QUE VOÇE ACHAR MELHOR . CADA UM SABER O QUE LHE AGRADA E O FAZ FELIZ !

  12. nivaldo silva Postado em 15/Jul/2014 às 19:56

    viver e uma arte ! cada vive de uma maneira , uns procura uma religião outro não , viva sua maneira da maneira que voçe achar melhor , esse e o segredo para viver tanto tempo !

  13. Adriano Postado em 16/Jul/2014 às 12:47

    Com certeza o fato de não casar foi o principal ingrediente da longevidade dele.Adriano

  14. Letícia Postado em 19/Jul/2014 às 18:13

    Só acredito que ele tenha realmente 126 anos depois dos testes com carbono 14.

  15. Alan Postado em 21/Jul/2014 às 14:11

    Tenho certeza que adicionaram uns 40 anos a mais nesse documento... Era tão comum isto no século passado (e nesse) com intuito de aposentadorias e afins...