Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 29/Jul/2014 às 10:28
34
Comentários

Bancários repudiam Santander

Bancários aprovam moção de repúdio ao Santander. Carta assinada por 634 trabalhadores do ramo condena informe do banco espanhol contra a reeleição de Dilma Rousseff

Em plenária da 16ª Conferência Nacional dos Bancários, realizada em Atibaia (SP), deste domingo (27), os 634 delegados e delegadas aprovaram por unanimidade uma moção de repúdio ao Santander, em resposta à carta enviada no mês de julho aos clientes de alta renda (Select), contra a reeleição do governo Dilma Rousseff.

Para o coordenador do Comando Nacional dos Bancários, Carlos Cordeiro, “um banco estrangeiro, que veio aqui e adquiriu bancos, sobretudo, na era das privatizações do governo FHC, revela um profundo desrespeito com o Brasil e os brasileiros, piorando ainda mais a sua imagem junto aos trabalhadores e à população”.

“Não permitiremos que atos terroristas de bancos, como o Santander, coloquem em risco a democracia no Brasil, que foi duramente conquistada após muita luta e sangue nos últimos 50 anos”, salientou o dirigente sindical.

Carlos Cordeiro informa que os bancários do Santander, em todo o País, decidiram realizar, nos próximos dias, um dia de luta contra o “terrorismo do banco”.

Lula critica Santander

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu nesta segunda-feira (28) o informe produzido pelo Banco Santander que prevê um cenário econômico negativo para o país caso a presidente Dilma Rousseff seja reeleita.

Segundo ele, “não tem lugar no mundo onde o Santander esteja ganhando mais dinheiro que no Brasil”. “Aqui no Brasil o Santander ganha mais que em Nova York, Londres, Pequim, Paris, Madri e Barcelona”, disse durante a cerimônia de abertura da 14 Plenária Estatutária da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Para Lula, a responsável pelo texto enviado a clientes da instituição “não entende porra nenhuma de Brasil” e questionou ainda o fato de ter chegado a um cargo de chefia.

Leia a íntegra do texto aprovado pelos bancários:

MOÇÃO DE REPÚDIO AO BANCO SANTANDER

Os delegados reunidos na 16ª Conferência Nacional dos Bancários repudiam a postura do banco Santander Brasil ao enviar comunicado a clientes de renda alta, no qual afirma haver “quebra de confiança e pessimismo crescente em relação ao Brasil”, e que se a presidenta Dilma Rousseff “se estabilizar ou voltar a subir nas pesquisas, um cenário de reversão pode surgir. O câmbio voltaria a se desvalorizar, juros longos retomariam alta e o índice da Bovespa cairia”.

Consideramos o gesto do banco irresponsável, não só com a economia, mas com a democracia brasileira. Uma instituição desse porte não pode, ainda que tenha preferência eleitoral, praticar especulação, agredir a imagem do país e pôr em dúvida a nossa estabilidade. Vivemos uma situação de cenário mundial complicado, mas com crescimento sustentável, inflação controlada, juros estáveis, geração de empregos e elevação da renda.

É inaceitável essa ingerência do banco espanhol tentando influenciar a disputa eleitoral contra a vontade soberana do povo que irá às urnas em 5 de outubro.

Delegados e delegadas presentes à 16ª Conferência Nacional dos Bancários

com 247

Recomendados para você

Comentários

  1. Pereira Postado em 29/Jul/2014 às 12:15

    Agora nem se comunicar com clientes uma empresa privada pode. Olha a chantagem ! Talvez Dilma ameaçe cassar a licença do Santander via banco central. Ja vi esse filme no caso Sherazade com silvio santos.

    • Gustavo Postado em 29/Jul/2014 às 12:42

      Pois é, totalmente descabida essa reação. Os analistas estavam fazendo o trabalho deles (analisar o mercado e informar os clientes da melhor possibilidade de investimento). Nada que eles falaram foi mentira (os índices do mercado mostram-se favoráveis quando Dilma cai) ou ataque à democracia ou ao Brasil, como alguns ofendidos pensam. A fala de Lula foi totalmente inexpressiva em seus argumentos. Desde quando ganhar dinheiro como nunca antes na história deslegitima as pessoas de fazerem seu trabalho?

    • Ashley Postado em 29/Jul/2014 às 17:55

      Mas alguém está impedindo alguém de fazer alguma coisa? O Santander mandou a carta e a sociedade reagiu. Liberdade de expressão é uma via de mão dupla.

  2. Thiago Teixeira Postado em 29/Jul/2014 às 12:22

    Cabeças vão rolar na cúpula da diretoria de comunicação do SATÃnder.

  3. carlos gomes Postado em 29/Jul/2014 às 12:23

    BANDO DE IDIOTAS.QUANDO O DESEMNPREGO CHEGAR E AS PREVISÕES DO SANTANDER SE CONFIRMAREM QUERO VER A CHORADEIRA QUE VAI SER. NAO DIGAM QUE NAO FORAM AVISADOS !!!! sO SE DEIXAR ENGANAR QUEM QUER !!!!

    • Celio Bernstein Postado em 29/Jul/2014 às 15:55

      Há corda Brasil!!!! kkkkkkkkkk!

    • Thiago Teixeira Postado em 29/Jul/2014 às 18:02

      "QUANDO O DESEMNPREGO CHEGAR " ... basta votar no Arrocho 45 e seu economista Armínio Fraga. Caso contrário, chore com os (as) chefes de família empregados.

      • eu daqui Postado em 30/Jul/2014 às 09:16

        Sou contra esse terrorismozinho barato desse banco, mas que eu tenho medo tenho. Com ou sem terrorismo.

    • Estelita Ribeiro Borges Postado em 30/Jul/2014 às 02:12

      Quem gosta de arrocho salarial e desemprego é o PSDB. Compare os números dos governos FHC e Lula nesses quesitos e você verá a diferença. Inclusive já há uma fala nesse sentido se o candidato tucano for eleito.

  4. Marcelly Postado em 29/Jul/2014 às 13:54

    kkkkkkkkkkkk tem uma galera estranha aqui no pragmatismo..acho que são os orfãos da Veja..pq nem quem lia quer ler mais aquilo lá... ahhh a burguesia...pior..ahh..as pessoas que pensam que são da burguesia..

    • Pereira Postado em 29/Jul/2014 às 15:13

      Derepente tu é partidária da maristela chauí, que ainda acha que a sociedade se divide em 2 classes a burguesia e o proletariado(manifesto comunista de 1848). Ontem mesmo tava comendo um cachorro quente de carrocinha, e pensei: Será que o dono dessa carrocinha é da burguesia ? pela chauí sim, pois ele tem uma fatia de um meio de produção. Comecei a rir sozinho e ficaram me olhando.

      • Estelita Ribeiro Borges Postado em 30/Jul/2014 às 02:19

        De repente se escreve separado rapaz. Substantivos próprios são escritos com letra maiúscula inicial. E você, provavelmente, pensa que no capitalismo só existe a burguesia. Foi por isso que ficaram te olhando, imaginando como alguém pode ser tão boçal.

    • carlos Postado em 29/Jul/2014 às 18:34

      São pessoas como eu, que acreditam que a homogeneidade de pensamento, que a aversão ao contraditório favorecem o emburrecimento da sociedade. Para que isso não ocorra, é importante ler e identificar não só as barbaridades publicadas por Veja, como tb as bobagens veiculadas pela chamada mídia engajada. Não tem santo nessa história, por isso precisamos tomar cuidado para não nos tornarnos idiotas úteis.

      • Larissa Postado em 29/Jul/2014 às 20:07

        É Marilena Chauí. Se não sabe nem o nome dela não tem a menor moral pra falar sobre o pensamento dela.

      • Thiago Teixeira Postado em 30/Jul/2014 às 10:04

        Homogeneidade de pensamento é a sua grande mídia golpista. Aqui há pensamentos contrários. Você está invertendo as bolas, idiotas úteis são os telespectadores da Globo, SBT, Band e TV Cultura.

    • Dida Dias Postado em 29/Jul/2014 às 20:56

      Concordo, tem sim uma galera esquisita que frequenta os blogs pró-Dilma. Esse Pereira ou é lunático ou é pago por algum partidinho de oposição pra ficar escrevendo asnices em tudo que é página. Nem respondam, que ele surta.

  5. Breno Somerlate Postado em 29/Jul/2014 às 14:03

    Banco tem alergia a desenvolvimento econômico. Porque estariam interessados em "ajudar"? Percebo que houve uma tentativa de manipulação de mercado, com repercussões políticas.

    • carlos Postado em 29/Jul/2014 às 18:26

      Sua capacidade de aliar profunda análise econômica e sua influência no contexto político é impressionante. Que bom termos pensadores de mesmo nível no comando do país.

  6. Daisy Postado em 29/Jul/2014 às 14:46

    Matou a pau Marcelly, é isso mesmo, elas pensam igual mesmo sem ser, uma vez coxinha sempre coxinha, não tem como ser diferentes, são órfãos da Veja, Folha, e todo meio de comunicação do PIG, nem Freud explica, a coxinhada estar num site nada a ver com seu perfil. Eles combinam mais com TV Revolta.

    • Pereira Postado em 29/Jul/2014 às 16:21

      Putz !! a Folha é a imprensa oficial da USP. A globo é a imprensa oficial da esquerda.

  7. Esdras Pereira Alves Neto Postado em 29/Jul/2014 às 16:35

    Parabenizo os bancários por redigir essa carta de repúdio ao banco Espanhol Santander, pois foi de ato cívico de muita ombridade desses trabalhadores.

  8. Pereira Postado em 29/Jul/2014 às 17:16

    "Bancários aprovam moção de repúdio ao Santander. Carta assinada por 634 trabalhadores do ramo condena informe do banco espanhol contra a reeleição de Dilma Rousseff". Com certeza todos eles engajados até o pescoço com o movimento sindical, que é pró PT. É a mesma coisa que falar mal do futebol e pedir para a CBF emitir um nota de repúdio. Quem eles pensam que enganam ?

  9. Adilson Postado em 29/Jul/2014 às 17:33

    Tinha que nacionalizar esse banco e transformá-lo em banco público novamente. O Santander tá furioso porque os bancos públicos (BB e Caixa) estão oferecendo menores taxas e isso acaba forçando os bancos privados a acompanhar. Sem contar que a maior parte dos lucros eles mandam para a Espanha.

  10. carlos Postado em 29/Jul/2014 às 18:22

    634? Pô, bem representativo esse protesto!

  11. Reinaldo Postado em 29/Jul/2014 às 18:54

    Espanhóis estão fora do País deles, a sua grande maioria não gostam de Brasileiro. Estão aqui depois de "vencer" leilão para privatização do Banespa feita por FHC. Eles querem outros bancos ? Se apoiar o tem mais. Por isso eles fizeram isto.

  12. Glauber Postado em 29/Jul/2014 às 18:55

    Perfeito seu comentário Marcelly! Ralmente tem uma galera sombria aqui no pragmatismo! Em relação a carta do Santander, uma simples pergunta porque os digníssimos não se prestaram a traçar um cenário com os outros candidatos então!? Gostaria de ver a opinião dos mesmos com os outros candidatos! Caros clientes, caso o candidato aécio seja eleito o Brasil irá decolarrrr hahahahahaha piada pronta essa coxinhada!

    • Estelita Ribeiro Borges Postado em 30/Jul/2014 às 02:09

      Estamos voltando aos tempos do coronelismo com o Santander querendo aplicar o "voto de cabresto", em que o coronelzão reunia os peões no curral e dizia em quem eles iriam votar. Se a moda pega vai ter dono de loja, delegados, diretores de escolas e outros mandando cartinhas para os funcionários dizendo em quem eles devem votar, como nos tempos da República Velha. O PSDB como parece gostar desse tempo já aprovou a medida do Santander.

  13. Danilo Henrique Postado em 29/Jul/2014 às 19:02

    Presidente: substantivo comum de dois gêneros. Antes de escrever a nota de repúdio a uma instituição financeira tal "comissão" deveria conhecer a norma culta de nossa idioma, que é a utilizada em declarações oficiais. Talvez, alfabetizados, poderiam saber a diferença entre razão pública e privada. De posse de tais conceitos, tão necessários para compreensão de um cenário político democrático, saberiam que em uma república qualquer crítica ou análise negativa contra um governo é aceitável e contra um péssimo governo é desejável e saudável De toda forma, até aonde sei, "presidenta" não pertence ao idioma português, assim sendo, ficarei esperando que os mesmos "representantes dos bancários" conceitualizem esse neologismo e seu significado para que a nota de repúdio se torne inteligível Grato

    • Bruno Postado em 31/Jul/2014 às 15:10

      qUANDO NÃO TEM CONTRA ARGUMENTOS RELEVANTES FICA FOCANDO EM DETALHES IRRELEVANTES.ESSA É A NOSSA DIREITA GLOBOSTA

  14. Daisy Postado em 29/Jul/2014 às 19:19

    Acho importante os delegados e delegadas que assinaram a carta de moção de repúdio ao Santander, o antigo e saudoso Banespa, que o FHC entregou para o banco espanhol. A irmã da minha cunhada, passou no concurso do Banespa na década de 70, trabalhou muitos anos, se aposentou só que no Santander. Ela sofreu muito com a privatização, não é de hoje que o banco faz terrorismo, muitos funcionários foram obrigados aceitar, o Plano de Demissão voluntária, tamanha pressão psicologia que sofriam. ela só não se demitiu por faltar pouco tempo para aposentadoria. Aguentou muita humilhação, até conseguir uma transferência para o interior. Hoje o país de origem desse banco está em crise, está quebrando lá e eles querem espalhar terror aqui. Bando de golpista e oportunista.

    • eu daqui Postado em 30/Jul/2014 às 09:18

      Assédio moral do brabo pelo setor bancários que é o pior nesse quesito depois do setor público. E o que o partido que se diz trabalhista tem feito de concreto para acabar com essa violencia contra o trabalhador?

  15. Pereira Postado em 30/Jul/2014 às 10:41

    "idiotas úteis são os telespectadores da Globo". concordo, sobretudo os telespectadores de esquerda a qual a globo faz jornalismo. A globo é a emissora oficial da esquerda.

  16. Pereira Postado em 30/Jul/2014 às 16:59

    "Mas alguém está impedindo alguém de fazer alguma coisa? O Santander mandou a carta e a sociedade reagiu. Liberdade de expressão é uma via de mão dupla." Claro, aí o patrão(LULA) mandou cortar a cabeça dos analistas que mandaram as correspondências sob chantagem de o banco central cassar a licença do santander. Que belo exemplo de democracia e Liberdade de expressão. (gargalhadas)

  17. Pereira Postado em 30/Jul/2014 às 16:22

    Talvez a patrulha do PT vá à ONU pedir a demissão dos analistas do banco alemão sob o argumento brilhante de que eles : "Não intede P... niuma di Brasil cumpanhero"