Redação Pragmatismo
Saúde 22/Jul/2014 às 12:57 COMENTÁRIOS
Saúde

Ariano Suassuna respira por aparelhos

Publicado em 22 Jul, 2014 às 12h57

Escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, de 87 anos, está em coma e respira com a ajuda de aparelhos. Ele foi submetido a uma cirurgia de urgência na noite desta segunda-feira, após sofrer um AVC hemorrágico

ariano suassuna coma avc
Escritor Ariano Suassuna está em coma e respira com a ajuda de aparelhos (divulgação)

O escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, de 87 anos, está em coma e respira com a ajuda de aparelhos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neurológica do Real Hospital Português, no Recife. Ariano foi submetido a uma cirurgia, na noite desta segunda-feira (21), após sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico. O quadro clínico do escritor é considerado grave, mas estável. Em 2013, ele já havia sido internado em duas ocasiões, por causa de um infarto e de um aneurisma cerebral.

Ariano deu entrada na unidade hospitalar por volta das 20h e a cirurgia durou cerca de uma hora. Durante o procedimento, os médicos colocaram colocados dois drenos para controlar a pressão intracraniana do escritor.

No ano passado, ele deu entrada no dia 21 de agosto, também no Hospital Português, em decorrência de um infarto que teria “resultado em um comprometimento cardíaco de pequenas proporções”, segundo boletim médico divulgado na época. Pouco mais de uma semana depois, ele foi submetido a um novo procedimento para corrigir um aneurisma que havia sido diagnosticado em 2011.

VEJA TAMBÉM:
Ariano Suassuna: “Queremos a reeleição de Dilma
Ariano Suassuna é fotografado em chão de aeroporto

Ariano Vilar Suassuna nasceu em João Pessoa, no dia 16 de junho de 1927. Com trajetória marcante na política e na literatura nordestina, Ariano já teve histórias adaptadas para peças de teatro, filmes e minisséries. Ele também foi o Idealizador do Movimento Armorial e é amigo pessoal do presidenciável e ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e do avô dele, o ex-governador Miguel Arraes. Ariano também exerceu o cargo de secretário de Secretário de Cultura e ocupa a cadeira de número 32 da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Na última sexta-feira (18), Ariano realizou uma aula-espetáculo em Garanhuns, no Agreste pernambucano, onde falou sobre o compositor de frevos Capiba e também sobre suas próprias obras e experiências de vida.

PE247

Recomendações

COMENTÁRIOS