André Falcão
Colunista
Compartilhar
Copa do Mundo 11/Jul/2014 às 16:20
13
Comentários

Abastados e abestados

André Falcão*

Tudo bem que a grande mídia errou feio em suas previsões de caos, fosse pela ação dos covardes mascarados, fosse pela vaticinada incompetência dos brasileiros de fazer uma Copa pro mundo ver, com seus estádios e aeroportos inacabados, voos atrasados, transporte ineficiente… Mas não errou quando decretou que morreríamos de vergonha, embora não pelos prognósticos desastrosos (com trocadilho) desejados ― martelados diariamente no tutano dos brasileiros ao longo de três anos, tanto dos que lhes faziam coro, como dos que se insurgiam por vê-los amesquinhados pelo interesse político-eleitoreiro.

Numa, o xingamento, que não me permito reproduzir aqui, à mulher-mãe-cidadã-presidenta-do-Brasil, já por mim aludido outrora; noutra, a vaia ao hino do Chile, sob os olhares e ouvidos atônitos e incrédulos dos seus filhos que nos visitavam, minoria no estádio. Esses atos vieram para mostrar ao mundo o retrato de parcela (minoria!) da sociedade brasileira, justamente a mais abastada ou remediada, com maior graduação acadêmica e profissional, pois. Embora a cores, um instantâneo já carcomido pelas traças e ácaros da covardia (agigantam-se porque em maioria), do desrespeito a um país e ao seu povo que lhe visita (xenofobia, racismo?), da irracionalidade tão animalesca quanto abobalhada (teriam vaiado os hinos da Europa rica ou dos EUA? Duvideodó).

A última, no futebol: o vexame protagonizado por nossa seleção. Ao largo da análise das razões para tanto, detenho-me na já previsível atitude dos vira-latas (expressão de Nélson Rodrigues) e dos que no fundo sempre torceram contra: a pueril (ignorância mais covardia, isto sim!) tentativa de tirar proveito político-eleitoral da triste goleada sofrida pelo escrete canarinho. Jesus, Maria, José! Se não o conhecimento da história, será que nem ao menos as eleições e copas experienciadas lhes ensinaram que não é assim que se faz gol (ou que se conquista voto)?

Os grandes grupos midiáticos, por sua vez, quando não se regozijam despudorada, ou disfarçadamente, com o insucesso da seleção, fingem-se alheios aos fracassos de suas previsões como se nada lhes dissesse respeito. Isto quando não têm o desplante de vir a público reconhecer seus “erros” de prognóstico, como se de meros enganos se tratassem, e não de verdadeiro crime contra a economia do país.

Como se vê, perto de todo esse pessoal, a vergonha pela derrota da seleção é pinto.

*André Falcão é advogado e autor do Blog do André Falcão. Escreve quinzenalmente para Pragmatismo Político

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 11/Jul/2014 às 17:35

    A grande mídia cancelou a alopração certamente por interesses nas negociação com os patrocinadores. De repente pararam de mostrar protestos ao se darem conta do retorno financeiro em usufruir da Copa, acessos a noticias relacionados ao evento (para quem prestou atenção, o Uol e iG colocaram aplicativos no site para quantificar os acessos de cada matéria) eram maiores que noticias de babacas quebrando agências bancárias ou passeatas "não vai ter Copa". O esporte passou como um rolo compressor sobre a Idiotolândia.

  2. poliana Postado em 11/Jul/2014 às 19:27

    muda o discurso filhinho!!! só sabe falar isso!!!!! apenas reconheça q foi uma grande copa, amada por todos q aki tiveram para curtir o espetáculo e conhecer o nosso país! nada tirará o brilho do sucesso mundial da nossa copa, nem mesmo a derrota vexatória da seleção (ou assim como o aécio vc tb vai culpar dilma por isso!?).apenas reconheça esse mérito! será q vcs tucanos são tão cegos e birrentos q n querem ver isso!!!???

    • Pereira Postado em 14/Jul/2014 às 09:32

      A tá. As outras copas foram todas ruins. Eu acho que a copa do Brasil ficou na normalidade nem pior e nem melhor. O que eu constato que o "legado" esses sim muito pouca coisa vai ficar.

  3. Thiago Teixeira Postado em 12/Jul/2014 às 09:21

    Legado? Nosso país na capa de todos os jornais, noticiários e nas rodas de bate papo do mundo ... pode ser? Você se deu conta do impacto que foi essa Copa do Mundo para o Brasil? Verá ainda nas Olimpíadas.

  4. André Postado em 12/Jul/2014 às 11:02

    Vaiar o hino do Chile é xenofobia? Tá de brincadeira né? O Brasil é um dos países que mais recebem estrangeiros de braços abertos.

    • Thiago Teixeira Postado em 12/Jul/2014 às 12:50

      O BRASIL recebe de braços abertos, não inclua a Elite Branca + coxinhas, esta está vaiando hinos, xingando a presidenta e antes, apoiando as manifestações e campanha anti-Copa.

      • Pereira Postado em 14/Jul/2014 às 09:34

        foram os "coxinhas da elite branca" que lotaram os estádios, se não fossem eles o público seria pífio. A copa é um evento elitista, só pela incoerência patológica da esquerda se entende a defesa do evento.

  5. Eliana Postado em 12/Jul/2014 às 16:36

    Não imagino o que a família do jornalista argentino que estava a trabalho aqui no Brasil e que morreu em Guarulhos, vítima de assaltantes, devem estar passando nesse momento! E, essa tragédia foi só um caso. Cadê a tal mídia do "contra" que não está noticiando a todo vapor?!

  6. Eliana Postado em 12/Jul/2014 às 21:59

    Errata:- "a família deve" enão devem!!!!!!!!

  7. Hudson Postado em 13/Jul/2014 às 20:21

    Nossa grande torcida nos estádios, composta na sua maioria por coxinhas, provou mais uma vez que não tem utilidade para absolutamente nada. Não sabe incentivar, o que é papel primário de toda torcida. Daí o nome. Só sabem cantar: "sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor", o que já é uma mentira. Ou gritar, eu acredito. Piada. A outra é vaiar nossa Presidente. Nos momentos em que o time mais precisou deles, eles estavam se embriagando ou tirando foto e mandando pelo tablet, ou rindo pro telão procurando por suas latas. Como diria alguns amigos: QUE TORCIDA FULEIRA.

  8. Pereira Postado em 14/Jul/2014 às 09:30

    Esse andré falcão é um dos maiores mentirosos, canalhas e hipócritas que eu ja vi. Ele não é burro, está na outra categoria de esquerdopata : Os mentirosos canalhas e fingidos.

    • Tenhodó da Direiita Postado em 17/Jul/2014 às 15:17

      Aí Pereira: o título do texto só não serve perfeitamente para você porque eu não sei se você é abastado.

  9. julio cesar montenegro Postado em 29/Jul/2014 às 06:52

    a análise correta do andré falcão me lembra um artigo que nossos "maiorais" do tipo ridículo "sabe com quem está falando?" me inspiraram na mesma linha intitulado EMPROADOS E EMPACADOS... tadim dos emproados bacanas sacanas, empacados, afogando suas DISTINÇÕES na maioria dominante nas eleições