Redação Pragmatismo
Compartilhar
Protestos 16/Jul/2014 às 10:06
32
Comentários

13 ativistas são soltos; Sininho continua presa

Justiça manda soltar 13 das 19 pessoas presas acusadas de formação de quadrilha. Sininho é mantida presa

sininho ativista protesto

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) concedeu habeas corpus a 13 dos 19 ativistas detidos no último sábado – véspera da final da Copa do Mundo, para quando estava planejado um protesto na cidade. A decisão é do juiz Siro Darlan, da 7ª Vara Criminal, e foi confirmada pela Justiça enquanto, nas ruas, um protesto pedia a liberdade dos manifestantes.

Ao todo, 26 mandados de prisão haviam sido emitidos pela Justiça contra manifestantes no último sábado por suspeita de prática de atos violentos em manifestações. As prisões foram resultado da Operação Firewall 2, coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI).

inda não há confirmação oficial da lista dos ativistas liberados. Dos 13, sete obtiveram habeas corpus por meio da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. Seis ativistas seguem presos e noves estão foragidos. Entre os ainda detidos estaria a ativista Elisa Quadros, a “Sininho”.

A prisão dos ativistas recebeu críticas da sociedade civil. A seccional carioca da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) e o Instituto de Defesa dos Direitos Humanos repudiara a prisão com base na argumentação do possível dano futuro dos manifestantes. Entre os detidos está uma professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), que, em nota oficial assinada pelo reitor, Ricardo Vieralves, também questionou as prisões.

com agências

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 16/Jul/2014 às 11:42

    Nem PSTU, PSOL, DEM, PSDB, PPS, Rede Globo, Folha, Veja irão aparecer para defender ou tomar as dores da Sininho, que por sua vez fez a alegria da direita e esquerda golpista desse país desestabilizando os governos.

    • Pablo Postado em 17/Jul/2014 às 10:06

      Todos eles não tomam as dores, porque são a dor maior do Brasil...

  2. Gavinho Postado em 16/Jul/2014 às 12:29

    Lugar de arruaceira é na cadeia! Lutar pelos direitos, pela democracia e pelo fim da corrupção não tem nada com vandalismo, violência e desestabilização do país.

  3. Pereira Postado em 16/Jul/2014 às 12:52

    Tem que apodrecer na cadeia ! Lugar de revolucionário é na cadeia !

    • Marcos Vinicius Postado em 16/Jul/2014 às 14:07

      E lugar de reacionário é aonde? Você e seus semelhantes que deram o golpe em 1964 é que deveriam está apodrecendo!

    • Thiago Teixeira Postado em 16/Jul/2014 às 14:26

      Como diz as minhas filhas: "Viiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiixi, deixou no chããããão!!!!!!!!!!!!!!!" kkkkkkkkkkkk

    • Eduardo Abreu Postado em 16/Jul/2014 às 15:12

      Revolução não é só política, que também é válida desde que dentro da ordem e do direito, existem vários tipos de revolução.... e não podemos e nem devemos confundir revolução com arruaça e baderna.

    • Lopes Postado em 16/Jul/2014 às 17:36

      A culpa é dos americanos! Se tivéssemos contato com a eficiência alemã em 1964, nada disso estaria acontecendo.

  4. Deisi Postado em 16/Jul/2014 às 14:17

    Com certeza, marcos Vinicius, se passaram 50 anos, e até hoje não solucionamos, os crimes da ditadura, e hoje os reacionários, estão querendo retornar ao poder , a todo custo, nem se for através de um golpe.

    • Eduardo Abreu Postado em 16/Jul/2014 às 15:13

      o tempo graças a Deus caminha para frente e com ele leva o lixo para longe de nossas vidas.

  5. Pereira Postado em 16/Jul/2014 às 15:53

    "E lugar de reacionário é aonde? Você e seus semelhantes que deram o golpe em 1964 é que deveriam está apodrecendo!". Graças ao "golpe" de 64 o Brsail não entrou em guerra civil, pois de um lado estavam as milícias financiadas por cuba com grana da URSS existentes desde 1962 e do outro mercenários armados pela extrema direita. Milícias essas que contavam com a participação da alta cúpula do PT de hoje. Criminosos que matavam, torturavam, sequestravam, roubavam e muito mais.

    • Lopes Postado em 16/Jul/2014 às 17:38

      A culpa é dos ianques! Se tivéssemos contado com a eficiência alemã em 1964, talvez estivéssemos livres dessa praga.

    • Thiago Teixeira Postado em 16/Jul/2014 às 18:50

      Pereira, quem decide se o país terá ditadura, monarquia, república ou democracia não é a direita, nem os comunistas muito menos o povo, são os donos do dinheiro. A monarquia tolerava a escravidão, aumentavam os lucros dos extrativistas e latifúndios. Com ameaças de invasões estrangeiras, deixaram os marechais proclamarem a república. Para acalmar a população e garantir o trabalho assalariado, veio a democracia. Ameaça comunista e possível rateio das grandes propriedades rurais, os ruralistas deixaram o exército invadir o planalto. Quando a ditadura não estava dando mais lucro e interferindo negativamente na gestão da economia (esperaram os militares terminarem todas as grandes obras de infraestrutura como Itaipu), deixaram reabrir o congresso e eleições diretas. Veio Sarney, Collor, Itamar, FHC, e hoje o PT está no poder porque está dando lucro, quando o bolso apertar ... os megaempresários estarão nem ai para quem está no poder, entra quem der resultado. É triste? É, mas é a realidade.

      • Pablo Postado em 17/Jul/2014 às 10:05

        Sua analise é correta, porém acho que parcial.Quem define a estrutura da sociedade é sim a infraestrutura, ou como você disse as relações econômicas ou o dinheiro.Porém sempre teve a pressão popular,desde a abolição da escravidão, a queda da ditadura e a eleição do governo do PT.Ou você duvida que com o governo do PSDB os megaempresários teriam mais lucros que com o do PT? Não subestimemos a pressão e o poder de mudança das classes populares,nem a direita subestima, por isso preferem ter um governo do PT e não virar uma Venezuela ou Cuba como eles falam.

      • Thiago Teixeira Postado em 17/Jul/2014 às 18:00

        Sim, tem a pressão popular e isto é levado em conta. Só discordo quanto ao PSDB, o segundo mandado de FHC os grandes empresários estavam numa tremenda recessão, não queriam mais Armínio Fraga e Pedro Malan no comando da economia. Contando com a participação popular, lógico, as empresas investiram pesado na campanha de Lula em 2002 e 2006, basta ver os números e também do crescimento de diversos setores nos últimos 12 anos.

  6. Pereira Postado em 17/Jul/2014 às 08:44

    "A monarquia tolerava a escravidão, aumentavam os lucros dos extrativistas e latifúndios. " É da pra ver bem que tu está muito desinformado. A coroa britânica, maior latifundiária do planeta, acaba de doar recursos para o MST criar uma faculdade. Faculdade essas para treinar militantes. Objetivo : Liquidar com o agronegócio brasileiro.

  7. Pereira Postado em 17/Jul/2014 às 08:49

    "Veio Sarney, Collor, Itamar, FHC, e hoje o PT está no poder ". Pelo menos houve uma alternância de poder(pilar que sustenta a democracia) nesse tempo. Só que o PT não quer alternância, ele quer se manter pela eternidade no poder. Por isso que ele desmantela a direita, os militares , desarma a população civil e a polícia. Apoia grupos que fazem o "serviço sujo" como o MST que invade propriedades produtivas, os black blocks que quebram "símbolos do capitalismo" fisicamente. Quebra a moralidade da sociedade com pornografia e homossexualismo para crianças. Etc e etc.

    • Pereira Postado em 17/Jul/2014 às 08:51

      Tudo isso para ficar mais forte e não ter adversário. Lênin ja dizia que não basta apenas tirar o inimigo do poder tem que matá-lo.

    • Thiago Teixeira Postado em 17/Jul/2014 às 10:34

      Vou insistir ... o PT não tem que querer e não decide nada, são os empresários que decidem. O dia em que Guido Mantega começar a dar prejuízo a economia brasileira, pode esquecer, ai sim verá a alternância de poder.

  8. Pereira Postado em 17/Jul/2014 às 08:57

    É engraçado Thiago, um capitalista que visa seu lucro, gera empregos e impostos é tido como um hitler. Em contrapartida assassinos psicopatas como che guevara, stalin, Lênin e muitos outros são herois. Onde está a lógica numa ideologia que mata milhões de pessoas para "um futuro melhor" ? Futuro que nunca chega. O socialismo vive de uma promessa utópica que vai continuar matando mais gente. O capitalismo têm seus incovenientes é verdade, mas mesmo assim é o sistema menos pior que já se pode inventar para lidar com a maldade humana.

    • Pablo Postado em 17/Jul/2014 às 10:10

      Os assassinos, psicopatas são produto do sistema que você defende, que matou e mata muitos mais no mundo do que dizem que o comunismo matou e ainda nem na teoria nem prática propõem o futuro melhor para a maioria da população em nenhuma parte do mundo.

      • Marcos Postado em 30/Jul/2014 às 02:55

        É mesmo Pablo então me explique porque durante toda história humana assassinos e psicopatas existem? Em todos os sistemas?

  9. Pereira Postado em 17/Jul/2014 às 09:00

    "quando o bolso apertar ... os megaempresários estarão nem ai para quem está no poder". Cara, pelo amor Deus, o empresariado está comendo na mão do PT. O PT faz chantagens como fez com o silvio santos. Isso é prática corriqueira pra eles !

    • Thiago Teixeira Postado em 17/Jul/2014 às 10:31

      Meu amigo, se o PCO entrar no poder e der lucro as mineiradoras, montadores de veículos, agronegócio, certamente o Rui Costa Pimenta terá milhões investido em campanha. O mercado não tem militância, quer lucro. Basta ver qual campanha terá mais verba e espaço eleitoral. Hoje é o PT.

  10. poliana Postado em 17/Jul/2014 às 15:39

    alguém sabe me dizer qual a idade dessa moça, e o q ela faz da vida? é formada? estuda na usp? qual a profissão dela? certas coisas n entram em minha cabeça.

    • Thiago Teixeira Postado em 17/Jul/2014 às 18:02

      Ativista! Se fosse pobre .... Barraqueira.

    • poliana Postado em 17/Jul/2014 às 19:02

      n a acho um exemplo thiago. grande exemplo são os representantes do movimento passe livre. marcaram a história do país, por conta de sua ideologia maior,qual seja, transporte público gratuito e de qualidade para todos! sim, é possível! deram um basta, chamou a população pras ruas e o resto é história. eles sim são exemplos. mas vandalismo, depredação do patrimônio público, assassinato, e n sei mais o q, pra mim é rebeldia sem causa! só esvazia o conceito dos protestos. se ela quer tanto mudar o brasil, pq n se candidata a um cargo político? tenho certeza q no pstu, no psol ou no pco, ela seria muito bem recebida. ela n quer lutar pelo povo, representá-lo, então faça isso. o congresso é o melhor lugar pra ela nesse momento.

  11. Rodrigo Postado em 17/Jul/2014 às 16:35

    Filha de uns dos fundadores do PT no RS, presidente da Associação dos Banqueiros, e filiada ao partido da baderna do mesmo que do presidente dos metroviarios de SP. Em resumo ela quebra tudo desses capitalistas opressores e volta para casa em seu carro importado, para seu condomínio. PS: O Pai da moça não é mais filiada ao PT.

    • poliana Postado em 17/Jul/2014 às 19:02

      tá explicado. obrigada rodrigo.

  12. Roberto AM Postado em 20/Jul/2014 às 11:11

    Sou Brizola! Sou contra a prisão de Sininho. O PT tá bobeando.Olhem o passado pra enxergarem o amanhã. Os mesmos fenômenos que ocorreram no passado, ocorrerão no futuro.

    • Mateus Postado em 30/Jul/2014 às 02:56

      O que demonstra que a verdadeira revolução passa longe desse ciclo.