Redação Pragmatismo
Compartilhar
Polícia Militar 11/Jun/2014 às 16:23
37
Comentários

Sargento que gravou homens agonizando poderá ser expulso da PM

“A violência policial está fora de controle”, afirma advogado especialista em direitos humanos. O caso aconteceu no último mês de abril e, na época, o vídeo foi divulgado em uma página do Facebook que exalta a Polícia Militar de São Paulo

A Polícia Militar do Estado de São Paulo identificou o homem que teria gravado um vídeo que mostra dois suspeitos agonizando no chão, depois de serem alvejados por tiros disparados por policiais, no último mês de abril. Trata-se de um sargento do 29º Batalhão de Policiamento Militar Metropolitano.

Apesar do policial já ter sido identificado, o caso continua sendo investigado e pode acarretar ao sargento penas administrativas e até expulsão da corporação.

O vídeo foi divulgado no dia 8 de abril e, de acordo com a polícia, os três homens que aparecem agonizando no chão teriam tentado assaltar um caminhoneiro na Vila Curaçá, zona leste da capital. A PM foi acionada e teria se inciado uma troca de tiros entre as forças do Estado e os suspeitos. Dos três que aparecem agonizando nas imagens, um morreu.

Para Ariel de Castro Alves, advogado membro do Movimento Nacional de Direitos Humano e do grupo Tortura Nunca Mais, esse tipo de comportamento dos policiais, de filmar os alvos de sua violência, é uma forma de zombar da resolução que os proíbe de encostar nas vítimas.

“Desde o ano passado que se proliferam essas situações de policiais gravando vítimas agonizando. Esses comportamentos ocorrem como uma afronta à resolução da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que impede os policiais de socorrer pessoas”, analisou Ariel. “Trata-se de uma conduta incompatível com a função dele”, adicionou.

A SSP implantou a norma no ano passado com o objetivo de preservar os locais dos crimes e garantir o atendimento adequado aos feridos.

O advogado acredita que esse tipo de atitude da polícia é uma “apologia ao crime” e que episódios assim vêm mostrando que “a violência policial está fora de controle”. Alves destaca ainda que a Polícia Militar é uma responsabilidade do Estado e que é ele quem precisa intervir nessa postura. “Próximo das eleições, o governo de São Paulo se mostra conivente com essas práticas”, afirmou.

O vídeo em que os policiais gravam os homens agonizando foi deletado pelos administradores da página no Facebook após a repercussão nas redes sociais, mas pode ser visto aqui.

SpressoSP

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 11/Jun/2014 às 16:50

    Eu tenho que ler um absurdo desses: "A violência policial está fora de controle". Os homens bonzinhos, gente boa, ativistas do 157, estão na rua para assaltar um caminhoneiro, TROCAM TIROS COM A POLÍCIA ... alguém aqui que está lendo este post troca tiros com a polícia? E o advogado quer criminalizar os Policiais da ação. Lógico, nunca vi reportagem de policial ou membros de suas famílias mortos, pois gambé bom é gambé morto. O Policial nesse país passou a ser o bandido, o violento, não entendo mais nada ...

    • Elias Postado em 11/Jun/2014 às 20:09

      Em países de verdade ganhariam medalhas, aqui parasita de bandidos chamado advogado fica com conversa fiada, e o tipo de gente que frequenta esse site adora essa conversa fiada, atirou na polícia não deveria estar agonizando deveria estar morto, estão pegando o boi de estarem vivos.

      • rafa Postado em 22/Nov/2014 às 01:31

        nos EUA e europa policial q extrapola SUAS ATRIBUIÇÕES vai expulso. pesquise

    • Shuma Postado em 13/Jun/2014 às 14:06

      "Lógico, nunca vi reportagem de policial ou membros de suas famílias mortos" Ja viu sim, Thiago. Lembra da família Pesseghini?

      • Thiago Teixeira Postado em 14/Jun/2014 às 13:23

        Desculpe Shuma, mas virou notícia quando o jornalismo golpista investigativo e sensacionalista quis vincular o crime com sendo de responsabilidade de Policiais. Polícia matando Polícia. Quando começaram as investigações, e ao desencadear dos depoimentos, câmeras de vigilância e o crime logo sendo desvendado como altíssima probabilidade de ato cometido pelo próprio filho, rapidinho e mídia foi se calando e evitando comentar o caso. Até sumirem definitivamente pois não colou a tentativa de desmoralização da Polícia. Sou suspeito pois acompanhei a fundo o comportamento da mídia nesse caso.

    • rafa Postado em 22/Nov/2014 às 01:30

      nos EUA e europa policial q extrapola SUAS ATRIBUIÇÕES vai expulso. pesquise

  2. Thiago Lopes Postado em 11/Jun/2014 às 17:56

    Thiago, fale essas coisas para as milhares de vítimas desses bandidos fardados. Esses caras entram nas periferias e tocam o terror. Somem com Amarildos todos os dias. E estão cada vez mais violentos. Escute uma coisa: a policia é o órgão opressor do Estado. E como o Estado hoje só existe para manter as multinacionais (a Copa está mostrando a subserviência do nosso Estado com a FIFA, por exemplo) consequentemente seus aparelhos (como a policia, a imprensa, a ideologia, as leis) vão apenas defender os direitos das grandes corporações. resumindo: não venha com esse discurso datenístico de que a polícia é boazinha e defende a sociedade, porque a verdade é que a policia defende apenas patrimônios particulares. Como tudo no mundo, a polícia é movida por interesses, e está Sempre do lado de quem manda nesse país (quem tem capital). E a PM ainda tem um perfil a mais: ela é racista, de direita. Desde Canudos ela atua violentamente contra os subalternos. Veja o que significam cada uma das estrelas do brasão da policia e vc vai ver que ela foi a responsável por dizimar grupos (canudos, revolta da chibata) e chama o golpe de 64 de revolução. E, por fim, não vamos nos esquecer de que ela fez um verdadeiro massacre no Pinheirinho em 2012. Polícia boazinha? Como toda instituição militar ela tem um inimigo. E o inimigo da PM são os civis.

    • Elias Postado em 11/Jun/2014 às 20:08

      Thiago menos ficção por favor, "desde canudos" kkkkkkkkkkkk, hoje a maioria dos PMs evitam ocorrências para não terem complicações na justiça, Thiago é o tipico alienado que não sabe a realidade inversa do Brasil, se de fato a PM estivesse podendo combater o crime a criminalidade seria bem menor, hoje os policiais estão de mãos atadas. Sem a PM um dia o Brasil acaba e o seu tipo de perfil psicológico muito provavelmente seria o primeiro a clamar pela volta dela.

      • Thiago Lopes Postado em 11/Jun/2014 às 22:59

        Alienado? Vc é um alienado que não enxerga um palmo à sua frente. Isso que vc chama de criminalidade tem nome, está catalogado, tem cor e classe social bem definidos. Olhar apara a polícia militar de maneira acrítica, sem levar em consideração sua história (daí a citação de Canudos, que eles no seu brasão tem o orgulho de sustentar) e significado no país, isso é ser alienado. Outra coisa, meu caro, vc vem falar de perfil psicológico (dando uma de Lombroso) sem me conhecer, hein? Que fica incentivando a violência, dando respaldo para as atitudes criminosas da polícia. Se há criminosos a serem combatidos nesse país, são justamente esses que praticam a violência institucionalizada e as pessoas do seu tipo psicológico que dão sustentação ideológica para esses urubus. Um monte de gente morre nas mãos da polícia, mas aí o policial chama de traficante e beleza, tá justificado. E o bando de canalhas aplaudem. É uma espécie de ódio latente que vcs ficam acumulando, uma espécie de prazer pela morte, pela força policial, pela força do Estado. Isso porque aquele que morre nas mãos da polícia tem um perfil com o qual vcs defensores dela não se identificam. Enquanto a polícia mata o outro, tudo bem. Aliás, só pra encerrar -e eu sei que vc vai pesquisar na Wikpédia - o que vc entende por alienação? Vc leu isso onde? Porque essa palavra aparece no Capital e dúvido que vc tenha tido intelecto o suficiente para lê-lo. Ah, já sei, deve ter lido em qualquer jornaleco e saiu reproduzindo por aí.

      • Euzona Postado em 12/Jun/2014 às 06:20

        vai estudar vagabundo

      • rafa Postado em 22/Nov/2014 às 01:33

        nos EUA e europa policial q extrapola SUAS ATRIBUIÇÕES vai expulso. pesquise

    • Thiago Lopes Postado em 12/Jun/2014 às 00:00

      Aliás, Elias, deixe eu usar seu método sujo de comentar pra dizer: quero ver quando a PM meter bala na cabeça de alguém da sua família se vc vai continuar defendendo esses porcos

      • Elias Postado em 12/Jun/2014 às 01:09

        Lido com centenas deles por dia, salvam centenas de vidas durante 1 ano apenas, sua distorção esquerdista provavelmente criada por algum professor de esquerda passa longe da realidade.

      • Thiago Lopes Postado em 13/Jun/2014 às 00:39

        O que vcs tem é fetiche por polícia isso sim.

      • Thiago Lopes Postado em 13/Jun/2014 às 13:16

        Vc está com eles, mas como é alienado não enxerga um palmo à sua frente. Alguns que estão com eles enxergam melhor do que vc: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/11/desmilitarizacao-da-policia-defendida-por-um-proprio-pm.html

      • Elias Postado em 14/Jun/2014 às 01:24

        Sou a favor da desmilitarização da polícia, mas a polícia brasileira é violenta pois o Brasil é violento apenas isso, se não é capaz de entender isso pouco posso fazer.

      • rafa Postado em 22/Nov/2014 às 01:36

        e o brasil é violento, Elias, pq você, brasileiro é violento

    • Thiago Teixeira Postado em 12/Jun/2014 às 09:14

      Quanta babaquice. Quanta generalização superficial, você não conhece os militares pois nunca foi militar. Duvido ainda que tenha servido o exército, deve ter fica na fila com as pernas trêmulas contando um monte de empecilhos para ser dispensado. Você está muito influenciado por jornalzinho e televisão.

      • Thiago Lopes Postado em 13/Jun/2014 às 00:36

        Pernas tremulas é o K* meu amigo, me procura na frente das manifestações, que estou lá enfrentando seus heróis.

      • Thiago Lopes Postado em 13/Jun/2014 às 13:20

        O que dizer para um caso desses? http://noticias.r7.com/cidade-alerta/noticias/policial-morto-por-faccao-criminosa-em-supermercado-e-velado-em-sao-paulo/

  3. Adalberto Postado em 11/Jun/2014 às 19:42

    E o que dizer de um policial que aborda um jovem indo ao trabalho de madrugada, chamá-lo de vagabundo e ainda agredi-lo. Essa foi a uma estória contada pela mãe do jovem. Por desinformação ela não procurou a corregedoria. Isso aconteceu em Fortaleza-Ce.

    • Thiago Teixeira Postado em 12/Jun/2014 às 09:17

      O que dizer para um caso desses? http://noticias.r7.com/cidade-alerta/noticias/policial-morto-por-faccao-criminosa-em-supermercado-e-velado-em-sao-paulo/

      • Thiago Lopes Postado em 13/Jun/2014 às 00:38

        E um caso desses. hein paga-pau de policia? http://oglobo.globo.com/brasil/em-alagoas-sessao-de-tortura-comandada-por-policiais-filmada-12230980

      • Thiago Lopes Postado em 13/Jun/2014 às 13:19

        E o que dizer disso, Teixeira? : http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/08/policiais-sao-suspeitos-de-matar-e-ocultar-cadaver-de-menino-na-bahia.html E isso? http://www.youtube.com/watch?v=fQEiL9GkYkg E isso? http://negrobelchior.cartacapital.com.br/2014/04/12/pm-chama-de-macaca-falevada-e-quebra-2-dentes-de-menina-negra-de-15-anos-em-sp/ E cadê o Amarildo, hein?

      • Thiago Lopes Postado em 13/Jun/2014 às 13:23

        E o que dizer de um caso desses, meu colega? http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/11/desmilitarizacao-da-policia-defendida-por-um-proprio-pm.html http://negrobelchior.cartacapital.com.br/2014/04/12/pm-chama-de-macaca-falevada-e-quebra-2-dentes-de-menina-negra-de-15-anos-em-sp/ http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/08/policiais-sao-suspeitos-de-matar-e-ocultar-cadaver-de-menino-na-bahia.html E cadê o Amarildo?

      • Thiago Lopes Postado em 13/Jun/2014 às 13:24

        http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/08/policiais-sao-suspeitos-de-matar-e-ocultar-cadaver-de-menino-na-bahia.html

      • Elias Postado em 14/Jun/2014 às 00:11

        Thiago Lopes policiais não fazem isso, bandidos de farda fazem isso, é algo completamente diferente.

      • rafa Postado em 22/Nov/2014 às 01:39

        e quantos sao bandidos de farda, Elias, no brasil?

  4. Lucas Postado em 13/Jun/2014 às 09:02

    Chega a ser cômico esses lambe botas da PM.

  5. Gilnei Postado em 13/Jun/2014 às 17:21

    Digita teu comentário

  6. marcelo Postado em 15/Jun/2014 às 14:46

    Esse povo que cheira-cheira da polícia perece não vê o nível de brutalidade e violência com que pobre, negros são tratados no dia a dia das cidades. Devem se considerar "tão do bem" que imaginam quem jamais podem ser tratados de forma animalesca e por abuso de poder de uma polícia que cada vez mais se confirma despreparada para lidar com gente. Cuidado, demagogos defensores da polícia, não descartem a possibilidade de vc ou parente seu ser tratado como lixo apenas por está num protesto (algo que todo cidadão tem direito e nem me venham com o discurso de que a PM só bate em vândalo, não, pois sabemos que isso não é verdade, a menos que a Globo te diga e vc simplesmente acredite, sem refletir), por estar na rua de madrugada, voltando de uma festa etc. Agora, veja se ricos são abordados da mesma maneira. Veja se ricos criminosos são tratados com a mesma violência que o pessoal das favelas. NUNCA!! Se colocar a favor da polícia, defender o discurso de que bandido tem mais direito do que o "cidadão de bem" é cair numa falácia de gente acéfala. Claro que o código penal precisa ser revisto, muita coisa precisa ser atualizada, mas daí a defender que a polícia tem o direito a ver alguém agonizar, a torturar, a matar chega a ser desunamo mesmo. Quem atribuiu este poder a polícia??? A obrigação dela é prender, e não fazer a justiça. o O interessante é que a polícia normalmente ganha mal, mas diante de um protesto de uma classe desfavorecida, agem como animais. Sabemos que eles obedecem ordem, mas a truculência da maioria poderia ser evitada por eles mesmo. Mas parece que há um prazer sádico em humilhar o outro, quando se veste uma farda... Queria ver se eles fossem as ruas se não iam querer apoio da população!!

    • Rafael Postado em 16/Jun/2014 às 11:58

      Marcelo, bobagem no Brasil policiais são verdadeiros heróis, eu sei disso pois conheço dezenas que desistiram por não suportarem serem policiais no Brasil devido ao risco de vida, a realidade da polícia brasileira é tenebrosa pouca gente conhece, tanto que sem ela o Brasil literalmente desaparece. Esses sites de esquerda só mostram coisas ruins da polícia, mas as milhares de ocorrências positivas e vidas salvas não são mostradas. https://www.facebook.com/FanpageApoioPolicial?fref=ts

      • rafa Postado em 22/Nov/2014 às 01:41

        claro q ha mta coisa positiva: O PROBLEMA É Q HA COISAS DEMAIS NEGATIVAS

    • Thiago Teixeira Postado em 16/Jun/2014 às 12:04

      Policial também é negro, pobre, e vive as mesmas dificuldades com todos os brasileiros, não generalize. Culpe sim os bandidos de farda, corruptos infiltrados na polícia pois há muitos militares que tentam fazer um trabalho honesto e digno, e sem polícia está mais que provado que a sociedade entrará em colapso.

  7. Elias Postado em 16/Jun/2014 às 21:51

    https://www.facebook.com/photo.php?v=846485448712341&set=vb.100000526800049&type=2&theater Depois de prenderem esse cara vcs fariam o que com ele? É muito fácil criticar um policial mas se imaginem na pele de um em um país onde os bandidos matam e nada ocorre.

    • rafa Postado em 22/Nov/2014 às 01:42

      se imaginem na pele de um ser humano em um país onde os policiais matam e nada ocorre.

  8. Ela mesma Postado em 17/Jun/2014 às 10:11

    Ainda não foi expulso? Sim, o Governo do Estado, o Sr. Geraldo Alckmin é conivente com essa atuação. A polícia não está aí para isso. Eu gostaria de saber o que é ensinado na academia de polícia para essas pessoas. O povo não é inimigo! Ou não deveria ser. A polícia é tão povo quanto todos os outros. Lamentável um sujeito, um policial, pensar e agir dessa forma. Lamentável.