Redação Pragmatismo
Compartilhar
Justiça 11/Jun/2014 às 17:20
19
Comentários

OAB repudia truculência de Joaquim Barbosa

OAB emite nota de repúdio a Joaquim Barbosa, presidente do STF, que expulsou de maneira arbitrária um advogado do tribunal

oab joaquim barbosa nota repúdio
OAB divulgou nota de repúdio contra Joaquim Barbosa (Reprodução)

Leia abaixo nota de repúdio do Conselho Federal da OAB contra o ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, que nesta quarta-feira (11) expulsou do plenário da Suprema Corte, com uso de segurança (veja aqui), o advogado Luiz Fernando Pacheco. Defensor do apenado José Genoíno, Pacheco usou a tribuna para requerer que entrasse na pauta da Casa julgamento sobre pedido de prisão domiciliar de seu cliente.

O presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, disse que o ato foi uma ‘agressão à democracia’ e consiste em um episódio inédito na história do STF. “Sequer na ditadura militar ousou-se ir tão longe contra o exercício da profissão de advogado. O advogado tem apenas a palavra e a tribuna. Em uma democracia, argumentos devem ser respondidos com argumentos, e não com ato de força.” Leia abaixo a íntegra da nota de repúdio da OAB.

NOTA DE REPÚDIO

A diretoria do Conselho Federal da OAB repudia de forma veemente a atitude do presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, que expulsou da tribuna do tribunal e pôs para fora da sessão mediante coação por segurança o advogado Luiz Fernando Pacheco, que apresentava uma questão de ordem, no limite da sua atuação profissional, nos termos da Lei 8.906. O advogado é inviolável no exercício da profissão. O presidente do STF, que jurou cumprir a Carta Federal, traiu seu compromisso ao desrespeitar o advogado na tribuna da Suprema Corte. Sequer a ditadura militar chegou tão longe no que se refere ao exercício da advocacia. A OAB Nacional estudará as diversas formas de obter a reparação por essa agressão ao Estado de Direito e ao livre exercício profissional. O presidente do STF não é intocável e deve dar as devidas explicações à advocacia brasileira.

Diretoria do Conselho Federal da OAB
Brasília, 11 de junho de 2014

Pragmatismo

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Rodrigo Postado em 11/Jun/2014 às 19:00

    Não é a OAB que vive fechando os olhos para os advogados que levam armas, drogas e servem como canal para mandatos de assassinatos? Que moral tem para lançar nota de repúdio ao presidente do STF que foi derespeitado por mais um membro do PT pago com dinheiro da verba partidária.

  2. Olga Lasalvia Postado em 11/Jun/2014 às 19:29

    Uma pessoa da altura do presidente do STF, não pode mandar a força um advogado, ele deve responder a altura sempre e nunca perder a postura que do cargo que honra. Lamentavelmente o Presidente do STF já mostrou sua raiva quando rasgou a Constituição Federal; esse fato marcou desfavoravelmente sua imagem, porque isso não é um exemplo para os cidadãos que devem respeitar-la, considero um desrespeito o que ele fez na ocasião. O advogado estava a cumprir com seu trabalho e não pode ser expulso. O JB não tinha argumentos? sua profissão não o preparou para diplomáticamente resolver esse intuito? Muito bem pelo OAB...coisas do tipo não podem ficar na sala. Ao final somos civilizados o não? estamos preparados para resolver o para calar expulsando a quem nos fala, questiona, o tem postura contraria a nossa? Ë para pensar e seguir observando.

    • Ana Cristina Postado em 11/Jun/2014 às 20:13

      Acho que nós não assistimos o mesmo vídeo. O que vi foi o advogado aumentar seu tão de vós enquanto o JB tentava pedir a famosa "Ordem no Tribunal",q ue o advogado continuou a gritar sem nenhuma compostura no STF. Os advogados desses políticos fazem de nossa Constituição uma zona, zombam dela na maior cara dura. Os políticos hajam sem nem lembrar da Constituição que eles tem obrigação de seguir e vc vem me falar em respeito? Respeito é algo que esses políticos e seus advogados não sabem o que é.

      • Hércules Postado em 11/Jun/2014 às 20:49

        Deixa ela Ana Cristina , ela e dessas que acredita em tudo que vê no facebook , ela esta se referindo a um post do JB rasgando a constituição , nem teve o cuidado de analisar a imagem uma montagem barata , e com relação ao assunto , na minha opinião o JB agiu certo ...

      • Lívia Postado em 12/Jun/2014 às 01:42

        Sim, R-E-S-P-E-I-T-O para com todas as pessoas, independente de classe social, cor, sexo, nacionalidade ou ficha criminal. Todos merecem ser ouvidos!

  3. José Humberto Postado em 11/Jun/2014 às 20:17

    Um verdadeiro democrata esse Barbosão, hein....

  4. Helena/S.André SP Postado em 11/Jun/2014 às 21:01

    Ainda bem que logo estaremos livres desse Barbosa. Vá pra Miami, Barbosa, curtir seu apartamento que vc quer nos convencer que comprou por US$ 10.

  5. Gustavo Postado em 11/Jun/2014 às 21:20

    Joaquim Barbosa fez o certo, o advogado estava completamente errado, visivelmente alterado e ainda ameaçou o Presidente do STF. E esse Genuíno tem mais é que apodrecer na cadeia mesmo. Cansei de ler baboseiras deste site, no início parecia bom, mas hoje em dia virou um cabo eleitoral do PT. É a última notícia que leio aqui.

  6. Silva Postado em 11/Jun/2014 às 21:22

    Gente eu não estou acreditando! por onde anda o Pereira?minhas minhas preces foram ouvidas, ele sumiu daqui P.P, isso é maravilhoso, um reaça fundamentalista a menos, mas bom seria que outros que à fonte de informação é o PIG, sumissem também.

    • Thiago Teixeira Postado em 12/Jun/2014 às 08:59

      Pereira foi substituído pelo Naro Solbo.

      • Silva Postado em 12/Jun/2014 às 09:39

        Infelizmente Thiago, o Naro é um substituto a altura, minha fonte de informação é justamente a mídia que tem o meu perfil, muito diferente do PIG, (Partido da Imprensa Golpista), que é sem dúvida o seu e do Pereira, mas o que eu não consigo entender, o que reaça faz aqui PP,no minimo são incoerentes, motivo eu jamais uso o PIG como fonte de informação, pois foge de todas minhas convicções. A troco do que frequentar site exclusivo de coxinhas, que só postam abobrinhas, entendeu? não tenho vocação para masoquismo, filhinho, mas tenho outros, Conversa Afiada, Viomundo, Carta Capital,nem preciso explicar à diferença, chego a uma conclusão de coxinha vem aqui só encher o saco.

  7. Weaver Postado em 11/Jun/2014 às 21:56

    Ainda tem gente defendendo advogado de ladrão??????

  8. Thiago Teixeira Postado em 12/Jun/2014 às 09:03

    Não sou um cego extremista, defendo com unhas e dentes a babaquice que foi o julgamento do mensalão, político e midiático atribuindo completa inflexibilidade de picuinhas pessoais dos ministros do STF em relação ao PT, mas hoje estou com JB. Aquela postura do advogado é inaceitável, uma falta de respeito com as instituições democráticas de nosso país. Jamais se aponta um dedo no rosto de um presidente do Supremo, isso é desmerecer o nosso judiciário e jogar no lixo toda a luta pela democracia desempenhada em meados do século 20.

  9. Pereira Postado em 12/Jun/2014 às 11:30

    sim, outro órgão dominado por afiliados do PT, assim como CONAR , FENAJ entre outros.

    • Pereira Postado em 12/Jun/2014 às 11:31

      Mas não se preocupem, agora o levandovski assume e o teatro midiático do advogado cana brava dará resultados e o mensaleiro genoíno poderá sair e escapar da punição.

  10. Jão Da Silva Postado em 13/Jun/2014 às 20:54

    É. Do trensalão da nóia no helicóptero ninguém fala, não é? Vai dar PT na cabeça outra vez. Tá bem longe de ser o ideal, mas é o que temos para o momento. Doa a quem doer. E se o PP é sim, governista assumido, e vocês são "anti-PT, anti-corrupção, anti-extinção das baleias e pró-manifestação-pelo-emplacamento-dos-carros", por que perdem tempo aqui? Ou porque recebem um troco, ou por trouxas mesmo. Vão estudar que ganham mais. Quem sabe aprendem algo sobre política. Recomendo "Para entender o poder", de Noam Chomski, pra começar.

  11. Eduardo Benatti Postado em 14/Jun/2014 às 14:54

    Advogado de um criminoiso entra lá, visivelmente alterado, passa por cima de todos os procedimentos, fala que vai dar um TIRO NA CARA do PRESIDENTE DO SUPREMO e a OAB critica o Barbosa. Só na república das bananas mesmo. Se fosse um país sério o cara tinha saído de lá preso, no mínimo.

  12. Mauricio Palhano Postado em 20/Jun/2014 às 06:32

    Fantástico Naro. Parabéns! Tirou todas as palavras da minha boca. Há muito tempo digo isso. Nos limitamos a nos prender a uma linha de pensamento ou determinado grupo, ao variarmos as fontes de estudo e leitura nosso campo de aprendizado se engrandece! Essa muro que se cria é patético, direita x esquerda, russia x eua, pt x psdb. É de uma ignorância extrema, digna de pombos e coxinhas. Por eu ser de esquerda, então tenho que ser socialista, russofilo? NÃO! Eis aqui uma pessoa que não é de esquerda, mas humanista, a favor da igualdade, porém contraria aos ditames da probreza do socialismo e comunismo e com maior aproximação as diretrizes dos EUA (não todas!). Fujo ao padrão! Pode isso Arnaldo? Ou vão me jogar a fogueira por não me alinhar?

  13. Bruno Postado em 21/Jun/2014 às 09:23

    Pq quem roubou não devolve o dinheiro. ? Cadê o dinheiro roubado? Se preocupam tanto em dar respostas para a opinião pública e esquecem de ressarcir o país. Pq esse ladrão do Genoino continua morando numa casa simples no Butantã, bairro pobre de São Paulo? Onde está o dinheiro?