Redação Pragmatismo
Compartilhar
Redes Sociais 09/Jun/2014 às 12:24
15
Comentários

O boato de Selton Mello em Game of Thrones

Como Selton Mello foi parar em Game of Thrones? Responsável pelo boato explica como espalhou a mensagem – compartilhada por milhares de pessoas nas redes sociais, inclusive grandes portais

selton mello game of thrones
Boato de que Selton Mello participaria de Game of Thrones foi criado por um usuário e atingiu milhares de pessoas na internet (Divulgação)

Talvez você tenha lido nos últimos dias a notícia de que o ator brasileiro Selton Mello faria parte do elenco de Game of Thrones. A notícia era falsa. Agora, o criador do boato veio a público explicar como provocou o efeito viral em torno de sua mentira.

Felipe Venetiglio usou o serviço Shrturl, que permite a alteração do conteúdo de uma página verdadeira, gerando uma réplica idêntica. Atento ao fato de que nem sempre as pessoas sabem o que compartilham, aproveitou-se do frenesi em torno da série da HBO, e cuidou para não plantar uma notícia absurda demais, ainda que extremamente suculenta: Selton Mello em Game of Thrones.

No texto Anatomia de um Hoax, ele dá detalhes do processo de viralização. Venetiglio usou seus canais pessoais no Facebook e Twitter para começar a espalhar a história, até que ela começou a correr sozinha:

“Fiz um post no Facebook pouco antes das 19h. Meus amigos comentaram. Um ou outro sacou que era pilha, e eu atento apaguei e avisei que eu que tinha feito e queria ver até onde ia. Eles entraram na onda e compartilharam, assim como outros amigos que caíram (mal, galera).”

Perfis populares, como o da Dilma Bolada, publicaram, e aí foi questão de tempo para que grandes portais de notícia caíssem na pegadinha.

Venetiglio dá algumas estatísticas do sucesso do boato:

“Mais de 145 000 acessos na página;
521 tweets com a url;
4.500 tweets com “Selton Mello” nas últimas 24 horas (usei o Topsy);
3717 compartilhamentos no Facebook;
13363 likes no Facebook;”

A lição é velha mas vale cada vez mais: cuidado para não acreditar em tudo que você lê na internet.

Veja também:
A entrevista de Marcola na Globo é uma farsa
6 mentiras publicadas pela TV Revolta

Info

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 09/Jun/2014 às 12:28

    E porque não? O que os atores de Los Angeles tem mais que os latinos?

    • Laila Postado em 09/Jun/2014 às 12:38

      A questão não é essa e sim a facilidade com que inverdades são compartilhadas e se espalham como verdades. E, sem querer ser chato, a grande maioria dos atores de GoT é da Inglaterra e não dos EUA.

      • Thiago Teixeira Postado em 09/Jun/2014 às 12:50

        Sim, entendi que o texto trata-se de inverdades difundidas na internet ... mas provoco a pergunta: Porque não um latino no Game of Thrones?!

    • Adriana Postado em 09/Jun/2014 às 13:51

      nada, a questão não é esta. a questao é: ninguém verifica a veracidade de algo nos dias de hoje. julga-se logo por "obviedades" que algo é verdadeiro e aí... "lincha-se" tudo!

    • Dhoco Postado em 09/Jun/2014 às 14:09

      O princepe Oberyn Nymeros Martell, foi "lindamente" interpretado pelo chileno Pedro Pascal. Mas isso vocês já sabiam neh?

    • Leandro Dias Postado em 09/Jun/2014 às 14:30

      O garoto que faz Rob Arryn é o brasileiro Lino Facioli e o moço que fazia Oberyn Martell é o chileno Pedro Pascal. Pelo menos dois latinos, portanto, já passaram pela série.

    • Diego Postado em 09/Jun/2014 às 15:30

      Cara, você não presta atencao mesmo. Não interessa se é latino, se é ator, se é selton mello. O que interessa é proliferação de uma mentira através das redes sociais. Foda-se got.

      • Thiago Teixeira Postado em 09/Jun/2014 às 16:09

        Acho que quem não presta atenção é você, se não percebeu abri outra discussão. Você deve ser aqueles linchadores da Sheranazi que chega chutando a pessoa só de ver outros chutando também ou sem querem entender a história. Você é um perigo a sociedade.

    • Valenhil Postado em 09/Jun/2014 às 17:05

      Pedro Pascal não é latino agora?

    • marcos Postado em 10/Jun/2014 às 01:14

      só se Selton mello fosse o bobo da corte no game of thrones,claro que ele e um grande ator ,mas esse tipo de filme não tem nada haver com ele ,e a mesma coisa de chama edy morfin como ator.

    • Rafaela Postado em 10/Jun/2014 às 06:33

      Tem um brasileiro no GoT. O ator Lino Facioli é o Robin Arryn.

  2. Marina Postado em 09/Jun/2014 às 13:11

    Pq os Latinos tem um ingles de merda? Com um sotaque de merda? Vc precisa de outro motivo?

    • talita Postado em 09/Jun/2014 às 14:12

      O garoto que faz o Robert Arryn é brasileiro e inglês de forma muito clara.

  3. Jorge Postado em 09/Jun/2014 às 13:57

    Pessoal faz esse tipo de coisa nos dias de hoje e acha que ninguém sabe da reprodução de hoax (até já sabemos qual é o conceito de hoax). Desde a década de 90 sites como o saudoso Cocadaboa.com inventam notícias e monitoram a reprodução delas pelos "veículos profissionais", criticando a divulgação delas sem a devida apuração. Achar que foi uma "sacada genial" porque passaram para trás usuários de facebook, blogs, além do perfil da Dilma Bolada é um pouco demais.

  4. Rodrigo Postado em 10/Jun/2014 às 15:11

    A notícia que o Oberyn Martell era chileno, o Pedro Pascal não deu em nenhum site de esquerda por isso o Thiago não sabe e vem falar besteira. PS até o Dilma Boladona publicou isso? para vocês verem como eles nem se preocupam em verificar, eu mesmo vi a notícia e por conhecer tão bem o papel que dizia que ele ia fazer e por isso mesmo não bater com sua performance, fui pesquisar e em menos de 5 minutos descobrir que era mentira, e os ptopatas ainda falam da tv revolta.