Redação Pragmatismo
Compartilhar
Copa do Mundo 30/Jun/2014 às 15:48
21
Comentários

Mujica ataca Fifa por punição a Suárez: "bando de filhos da p..."

"A Fifa é um bando de velhos filhos da p...", disse Mujica. Presidente uruguaio chamou punição a Suárez de "fascista"

luis suárez mujica
Atacante Luis Suárez foi suspenso do futebol por 9 jogos e mais 4 meses por morder rival italiano (Getty Images)

O presidente do Uruguai, José Mujica, insultou a Fifa por punir tão severamente e tirar da Copa do Mundo o atacante e estrela da seleção Luis Suárez por morder um rival italiano.

Mujica, um ex-guerrilheiro de 79 anos popular por não ter papas na língua, fez o comentário no domingo ao receber a seleção, que sem Suárez perdeu de 2 x 0 da Colômbia nas oitavas de final e foi eliminada do Mundial.

“A Fifa é um bando de velhos filhos da p…”, disse o presidente, segundo um vídeo divulgado por um programa de televisão uruguaio no domingo à noite.

O mandatário tapou a boca com a mão imediatamente com uma expressão debochada. Sua esposa, a senadora Lucía Topolansky, que estava a seu lado, sorriu e disse concordar com suas palavras.

Suárez mordeu o zagueiro italiano Giorgio Chiellini no ombro durante a última partida da fase de grupos, que o Uruguai venceu por 1 x 0.

Dois dias depois, a Fifa o puniu com nove partidas internacionais de suspensão, além de lhe proibir qualquer atividade relacionada com o futebol durante quatro meses.

O atacante do Liverpool deverá ainda pagar uma multa de 111 mil dólares.

“Poderiam ter punido”, disse Mujica no vídeo, “mas não punições fascistas”.

Assim como muitos de seus compatriotas, Mujica já tinha saído em defesa de Suárez, insistindo não ter visto a mordida e inclusive atribuindo a punição à origem humilde do jogador.

A Associação Uruguaia de Futebol declarou que apelará da punição, porque viola direitos humanos de Suárez como indivíduo e trabalhador.

Reuters

Recomendados para você

Comentários

  1. George Postado em 30/Jun/2014 às 15:54

    IMAGINEM se o neymar tivesse se jogado no chão, cavado penalti e garantido uma vitória do brasil e daí a Fifa dá uma punição em que ele é expulso da copa do mundo e no jogo seguinte o brasil joga mal sem ele e perde. O que você sentiria nessa situação é o que o Mujica tá sentindo agora.

    • roseli sarilho Postado em 30/Jun/2014 às 16:56

      com certeza, toda brasa sempre pra sardinha de cada um,

    • roseli sarilho Postado em 30/Jun/2014 às 16:58

      se ainda não comentei , como pode estar igual ao outro ?

    • roseli sarilho Postado em 30/Jun/2014 às 16:59

      certo, todos querem puxar a sardinha para seu braseiro.

  2. poliana Postado em 30/Jun/2014 às 15:59

    n achei a punição injusta não! foi a 3º vez q esse cara agiu dessa forma estúpida! me deu nojo dele por esse comportamento! ele tem sérios problemas! o q dá a ele o direito de simplesmente morder seus adversários em campo???!! esporte é isso? futebol é isso? foi extremamente grotesca a atitude desse suarez...a punição foi mais do q merecida, haja vista n tenha sido a 1º vez! ele tem sérios problemas!!!! precisa de tratamento psicológico o mais rápido possível!!!

  3. José Ferreira Postado em 30/Jun/2014 às 15:59

    Acho um exagero a punição da FIFA, poderia ter sido de um a dois jogos. Se fosse assim sempre então o Wetzel, da Bélgica, deveria ter sido banido de todos os esportes por causa do carrinho criminoso que ele fez em 2009. Dois pesos, duas medidas.

  4. Rodrigo Postado em 30/Jun/2014 às 16:11

    (Outro Rodrigo) Aí o herói de Mujica e Maduro (R7): "26/6/2014 às 12h46 (Atualizado em 26/6/2014 às 12h47) Mordidas, cabeçada e racismo: Veja o histórico recente da carreira de Suárez Jogador uruguaio coleciona polêmicas no futebol". No mais, é plateia de show e torcida xingando a Presidente, é Lula xingando o então Presidente Itamar, Mujica xingando a Fifa, Maradona xingando Pelé e Beckenbauer, comentaristas se xingando... Muito xingamento e pouco argumento...

  5. ademar Postado em 30/Jun/2014 às 16:12

    o Pessoal da FIFA com certeza são FDP como disse o Mujica, mas neste caso, defender Suarez é uma aberração, dizer que não viu a mordida, é completa dissimulação, alguém precisa mandar alguns vídeos para o Uruguai. E atribuir a punição a origem humilde de Suarez é o argumento mais desvairado, o simpático Mujica desta vez viajou na criatividade.....

    • Rodrigo Postado em 30/Jun/2014 às 16:33

      (Outro Rodrigo) São os "salvo-condutos", Ademar: 1- pisca-alerta ligado (pode estacionar aonde quiser, entrar em contramão, dar ré a qualquer momento e local etc.); 2- "SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO?" (famigerado e sempre em voga...); e, agora, 3- "sou humilde". Nós, seres humanos, não nos emendamos mesmo...

      • ademar Postado em 01/Jul/2014 às 17:42

        Boa Rodrigo

  6. Beto Postado em 30/Jun/2014 às 17:00

    Alguém pode me ajudar a entender o que fascismo tem haver com a decisão da FIFA, o que seria decisão fascista? Expulsar um jogador latino de um torneio realizado em terreno latino em que competem diversos times latino americanos?

  7. carlos Postado em 30/Jun/2014 às 19:57

    Pode ser velho, guerrilheiro e maconheiro, mas isso não é justificativa para um chefe de estado ser mal educado. Lamentável.

    • Felipe P Postado em 01/Jul/2014 às 09:52

      Vai dormir, ô xarope.

  8. André Postado em 30/Jun/2014 às 23:10

    Isso é piada, né? Só pode ser. Daqui a pouco aparece um louco dizendo q a imagem foi manipulada e que fizeram isso com ele, pq ele mordeu um branco, europeu etc etc.

  9. Pereira Postado em 01/Jul/2014 às 09:08

    Até que gostei do espetáculo, curti o máximo que pude os jogos que fui(mesmo porque eu estava ganhando para isso). Resolvi curtir o máxmio porque sei que legado não ficará quase nada. A insegurança voltará às ruas, obras inacabadas , outras prometidas e sequer saíram do papel(ampliação de aeroportos, novas vias, metrôs fantasmas e estádios de power point) e os 9 bilhões investidos não retornaram na ítengra aos cofres públicos. Não vejo como se obter ganho político com a copa, a não ser pela manipulação de informações promovida pelo PT. Mas como espetáculo temporário a copa foi boa, pelo menos para mim que obtive algum ganho com ela.

    • Felipe P Postado em 01/Jul/2014 às 09:54

      "Ôôôô, o pereira voltoooou, o pereira voltouuu, o pereira voltouuuu, ôÔôÔô...." "Euuuu sou brasileeeirooo, mas mando a deeeeelmaaa tomar no cuuuuuuuuuu. (sic)"

      • José Ferreira Postado em 01/Jul/2014 às 16:30

        Eu sou brasileiro, por isso mesmo mando a presidente-ditadora tomar lá mesmo...

  10. Pereira Postado em 01/Jul/2014 às 12:17

    O Povo no estádio não pode mandar a chefe de estado tomar naquele lugar, mas o chefe de estado pode ofender a mãe dos integrantes da FIFA. É a velha falta de coerência ! chega a ser cômico, parece aqueles programas ao estilo casseta e planeta.

  11. Pereira Postado em 01/Jul/2014 às 12:20

    "A Associação Uruguaia de Futebol declarou que apelará da punição, porque viola direitos humanos de Suárez como indivíduo e trabalhador." Acho que o fanfarrão mujica quer criar uma guerra contra a FIFA, talvez ele mande as forças revolucionárias uruguaias derrubarem o Blatter. Quanta besteira, Meu Deus do Céu !!!! O coitadismo chega ao futebol.

  12. Pereira Postado em 01/Jul/2014 às 12:21

    O SENHOR É UM FANFARRÃO SENHOR MUJICA !!!!

  13. Eduardo Postado em 01/Jul/2014 às 22:51

    morder o semelhante é um ato de um trabalhador????? a danada da erva tá fazendo efeito.