Redação Pragmatismo
Compartilhar
Juristas 10/Jun/2014 às 17:42
13
Comentários

Movimentos sugerem que Barbosa seja substituído por um negro

Movimento negro sugere nomes para substituir Joaquim Barbosa no STF

joaquim barbosa negro stf
Movimento Negro quer outro negro no lugar de Barbosa no STF (Reprodução)

Foi entregue pela organização não governamental Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro) e outros membros do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Cnpir) à presidente Dilma nesta segunda-feira, 9, lista com sugestões de nomes para substituir Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com o documento, a atitude da presidente de substituir a ex-ministra Ellen Gracie por uma mulher, no caso a ministra Rosa Weber, Dilma poderia seguir o mesmo critério e manter um negro no Supremo. “Isso é o verdadeiro compromisso com a inclusão e sabemos que seu governo não vai recuar”, diz a carta.

Segundo o diretor executivo da Ordem dos Frades Menores, frei David Santos, que assina a carta pela Educafro, Dilma se mostrou aberta à proposta. “Ela assinou cotas para negros em universidades, assinou agora cotas para negros no serviço público. Se ela for coerente com todo o gesto dela, não pode colocar outra pessoa a não ser um negro nesse cargo. Se não colocar, está sendo infiel com a proposta de política dela”.

Segundo ele, inicialmente nove nomes foram apresentados a Dilma. A lista tem representantes das magistraturas federal (um) e estadual (três), dos tribunais superiores (dois), das defensorias públicas (um) e da advocacia (dois).
Os nomes não foram divulgados à imprensa. De acordo com o documento, a lista inicial serve “apenas para abrir o debate” e outros nomes de pessoas negras bem preparadas academicamente poderão ser incluídos.

O Povo

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 10/Jun/2014 às 17:52

    Sou Negrão e prefiro um profissional imparcial no STF do que um coxinha travestido de afrodescendente e a serviço dos poderosos. Vou criar um movimento para exigir cotas para juristas técnicos, idôneos e apartidários na justiça brasileira, será possível?

    • Naiara Postado em 10/Jun/2014 às 21:31

      Não poderia ter lido resposta melhor!

    • Eduardo Postado em 10/Jun/2014 às 22:11

      pela matéria para até que estão exigindo prova de coerência a presidente Dilma, como se a colocasse contra a parede, num ou dar ou desce, senão você é incoerente... não é por aí, tá parecendo o ditado que diz, "damos as mãos, logo querem os pés e o resto do corpo"... calma que o Brasil, desde Lula é nosso, verdadeiramente.....

  2. Ingrid Postado em 10/Jun/2014 às 18:06

    Esses movimentos não devem nem ser escutados, espero que pessoas de competência estejam nesse cargo, apenas isso.

    • Eduardo Postado em 10/Jun/2014 às 22:12

      isso.

    • Célio Pires Postado em 10/Jun/2014 às 23:58

      Exatamente, que seja por competência e merecimento.

  3. Nilson Postado em 10/Jun/2014 às 23:19

    Esses dias escrevi em comentários a respeito disso, e vi com tristeza essa situação de JB. Deixou um legado muito ruim, assim como Lula não tinha direito de errar. Uma coisa é certa, cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça, mas a vontade que o PT tem em acertar, talvez faça justiça e coloque outro negro no lugar de JB, pois não é a cor da pele que define o homem, é seu caráter.

  4. luis Postado em 10/Jun/2014 às 23:35

    Ah sim, aí o negro prende um branco rico e fica todo mundo puto com ele. Já vi essa novela!

  5. José Ferreira Postado em 11/Jun/2014 às 00:00

    Agora são os "movimentos" que decidem quem devem ser os ministros. Pelo que eu saiba é a presidente que tem que tomar essa decisão. Ainda mais esses movimentos afrorracistas. Competência não tem cor. Joaquim Barbosa fará muita falta...

  6. Dinio Postado em 11/Jun/2014 às 00:29

    Já vai tarde este bandido que cuspiu na Carta Magna. Este JB é racista, preconceituoso com os pobres, desequilibrado, desrespeitoso com seus pares e além de tudo fora da lei no caso do endereço de sua firma para comprar o Apt. misterioso em miami. A Presidenta Dilma tem que colocar no STF um juiz que resgate a dignidade da Corte, com capacidade técnica e equilíbrio emocional a altura do cargo, independente da cor da pele. Pensar em cor da pele, neste caso, é um verdadeiro absurdo. Até entendemos o gesto do LULA, pela sua grandesa, como o ser humano e grande líder que é. Mas deu no que deu e portanto jamais deve se repetir este critério. É o que espero da Presidência do meu país.

  7. Carlos Santos Postado em 11/Jun/2014 às 00:56

    Queridos "movimentos", nada tenho contra vossa reivindicação mas por favor passem uma listinha de possíveis substitutos, para avaliação. Barbosa tem que ser substituído por aguém com conhecimento jurídico real e compromisso com a aplicação honesta da lei. Lula jogou para a torcida duas vezes e acabou nomeando pessoas que enxovalharam o judiciário. Lembrem que Rosa Weber, citada no texto, é aquela que afirmou "não tenho prova cabal contra Dirceu mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite". O problema deles, Weber e Barbosa, não era o gênero nem a cor da pele, óbvio, mas a falta de capacidade para exercer a função.

  8. Fernando Postado em 11/Jun/2014 às 10:58

    Se for para prestigiar um cidadão afro-descendente, que o primeiro e único parâmetro para sua indicação seja a competência e idoneidade, coisa que JB não tem. Lula errou ao pensar somente na cota racial ao indicar JB, varrendo para debaixo do tapete o passado obscuro e violento deste troglodita que tem vergonha de suas origens e insiste em se travestir de cavalheiro europeu. Há uma juíza negra na Bahia, da qual não recordo o nome, egressa da favela, que nunca abandonou suas origens, desenvolve um trabalho social na comunidade onde nasceu, é candomblecista - nada mais original e autêntico em se tratando de preservação da cultura natal - e que chegou por méritos próprios ao cargo de primeira juíza negra da Bahia. Uma grande defensora das mulheres, crianças e injustiçados em geral e tem uma consciência social raramente vista nesse meio.

  9. Gaspar Postado em 11/Jun/2014 às 11:26

    Nada disso. Que se explodam os movimentos.