Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 21/Jun/2014 às 10:59
55
Comentários

A jornalista que teve a casa invadida por causa de Aécio Neves

Pessoas que supostamente estariam difamando Aécio Neves na internet tiveram suas casas invadidas e foram apreendidos computadores, pen-drives, câmeras fotográficas e outros aparelhos eletrônicos

aécio neves minas gerais rio de janeiro

Na última semana, a pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro, a jornalista Rebeca Mafra, do Canal Brasil, teve a casa invadida por policiais e apreendidos um computador, dois HDs externos, pen drives, um iphone sem uso, chips de computador, CDs de fotos e um roteador.

A acusação é de que ela e outras quatro pessoas fariam parte de uma espécie de “quadrilha virtual” organizada para difamar nas redes sociais o senador e candidato do PSDB à Presidência da República Aécio Neves.

Rebeca, além de não conhecer os demais acusados, nunca falou nada de Aécio nas redes sociais.

Em entrevista à TVT, Rebeca confirma que a denúncia partiu do senador tucano.

“Uma denuncia feita pela assessoria de imprensa dele, diretamente ligada à candidatura”, frisa. “Pelo que eu soube, foram 17 buscas e apreensões no Rio. No mandado que tinha o meu nome eram mais quatro pessoas.”

Nenhuma novidade para jornalistas e políticos mineiros. Não à toa deputados estaduais criaram o bloco parlamentar de oposição Minas Sem Censura (MSC), integrado por PT, PMDB e PRB.

“Aécio não tem limites, é um perigo à democracia. Em Minas, não há democracia. O que existe é um poder de exceção feito a partir do dinheiro e do poder”, denuncia Rogério Correia, deputado estadual Rogério Correia (PT-MG) e vice-líder do MSM. “O que acontece hoje em Minas é uma amostra do que Aécio fará no restante do Brasil, se eleito. O caso da jornalista do Rio de Janeiro é a prova.”

“Como Aécio comete ilegalidades na vida pública e apronta muito na vida privada, ele precisa de blindagem absoluta na mídia”, prossegue. “Tem que frear tudo que contraria seus interesses.”

“Aécio fez com jornalista do Rio o que sempre faz em Minas. Censura, cala e até prende quem denuncia o que ele faz de errado”, alerta Rogério Correia.

“Um dos objetivos centrais de Aécio, caso eleito, será limitar o acesso à informação. Tanto que não ele queria a aprovação do marco civil da internet”, previne o deputado.

Rogério Correia fala de cadeira. Em 2010, o então governador Aécio Neves tentou cassar o seu mandato e o do deputado estadual Sávio Souza Cruz (PMDB-MG).

Leia a entrevista completa de Rogério Correia aqui.

Conceição Lemes, Viomundo

Recomendados para você

Comentários

  1. Ecim Postado em 21/Jun/2014 às 11:10

    Aécio NeveR

    • Patricia Postado em 22/Jun/2014 às 14:42

      Patentéia!!!

    • Isadora Postado em 22/Jun/2014 às 14:44

      O cara não é flor que se cheira . Só ele cheira...rsrsrs tudo!

    • Eduardo Postado em 23/Jun/2014 às 23:21

      never forever....nunca, que o Brasil não viva as leis 100 e aos choques de indigestão.... aqui em MG o ICMS é de 18% enquanto em todos os estados da federação é menos que isto.... por aí vocês podem ver porque a reforma tributária não sai..... MG tucana é um estado que não quer....

  2. Alexandre Lopes Postado em 21/Jun/2014 às 11:24

    Espera um pouco ! Aécio Neves pode ser um sujeito autoritário e tal . Não vejo essa afirmação como absurda . Ela até é plausível . Agora, será que ele tem tanta influência a ponto de usar o MP do rio como instrumento político para sua campanha ? Ainda que tivesse, será que o membro do MP não iria ponderar antes de tomar uma atitude sem respaldo jurídico ou com um frágil respaldo , uma vez que isso poderia macular a imagem da instituição ? Acho que , com todo o respeito , essa matéria foi longe demais . O pragmatismo , às vezes , dá uma extrapolada . E olha que eu gosto do site .

    • LOURDES SANPAIO Postado em 22/Jun/2014 às 22:56

      O próprio MP de MG engavetou processo sobre os 4.300 bi da área da Saúde... Ora.... só quem nada entende da política em nosso país é q pode achar ser difícil o que é rotina entre eles. rsrsrsrs

    • Josué Postado em 23/Jun/2014 às 00:31

      Tenho percebido isso também.

    • Hudson Postado em 23/Jun/2014 às 09:50

      Sr. gosta do site, então me explique o motivo da jornalista ter sido enquadrada? Será que existiria alguma prova, realmente? O branca da neves, é carioca e conhece todos os "trâmites" do MP. Os coxinhas ficam todos com cara de ingênuos qdo são questionados:" eu não sabia", "esse país é uma vergonha", "o aecinho da neve (no singular, mesmo) é homem de bem", "Helicóptero, que helicóptero?", "o plioto é o trafcante". O fedor da inhaca de vocês eu sinto de longe.

      • Jão Da Silva Postado em 23/Jun/2014 às 16:33

        O Beto Richa([Des]Governador do Paraná pelo PSDB): "eu não tranalho aqui".

      • Alexandre Lopes Postado em 23/Jun/2014 às 19:25

        Hudson, eu não afirmei ,em momento algum, ( basta ler o que escrevi ) que seria impossível que qualquer político exercesse influência sobre as instituições brasileiras . O que eu acho temerário é publicar uma matéria, como essa, sem nenhuma prova nessa sentido , pois são meras ilações , não há nada de concreto . Por isso mesmo é que eu fiz essa indagação : Será mesmo que ele influenciou o membro do MP ? Me perdoe, mas não existe nada de concreto . Foi uma matéria irresponsável .

      • Zé Carioca Postado em 24/Jun/2014 às 19:18

        Branca de Neves foi sensacional...

      • José Postado em 25/Jun/2014 às 13:25

        Hudson, veja como voce é mal informado. o dono do Helicóptero se chama GUSTAVO PARRELLA e ele é filiado ao SDD. As vezes é bom ler antes de escrever.

      • Luiz Oliveira Postado em 25/Jun/2014 às 16:45

        Para conseguir um mandado de busca e apreensão com certeza há fortes indícios de envolvimento dela com o caso. Se defender ou dizer que não conhece "A" ou "B" é direito dela, mas vamos aguardar para que as análises do material sejam feitas. Muito provavelmente ela realmente faz parte do grupo que publica notícias difamatórias ao candidato da oposição. Em Brasília a polícia desbaratou uma quadrilha que era paga pelo atual governador. Trata-se de artifício usado por todos os governantes que querem manter-se no poder (seja do PT, PSDB ou outros). "Se precisar difamar que seja feito", esse é o pensamento deles.

  3. Alexandre Lopes Postado em 21/Jun/2014 às 11:26

    Seria prudente que a autora da matéria buscasse saber em quais elementos o promotor se apoiou para requerer, judicialmente , a busca e apreensão e , além disso , ler a decisão do juiz .

    • Igor Postado em 22/Jun/2014 às 15:41

      A questão é que nesse site não há jornalismo, apenas matérias infundadas.

    • Samm Postado em 23/Jun/2014 às 09:43

      http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/06/140611_aecio_busca_e_apreensao_mp_rj_rs.shtml Você leu o link que foi postado no corpo da matéria? Segue um trecho: "Procurado pela reportagem, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) se limitou a informar que "o MPRJ recebeu representação do senador Aécio Neves e está realizando diligências, que incluem o cumprimento de mandados de busca e apreensão.""

  4. Thiago Teixeira Postado em 21/Jun/2014 às 11:53

    Se o Lula resolvesse tomar a mesma atitude, teria que contratar 10 Caminhões fora de estrada, 60 Caminhões Basculantes, 18 carretas, e se possível, pá-carregadeira para ajuntar as injúrias e difamação que a Veja, Folha, Estadão e Jornal O Globo fazem com ele e seu partido.

    • Paulo Postado em 24/Jun/2014 às 13:09

      Penso que ainda assim seria pouco.

  5. Deisi Postado em 21/Jun/2014 às 12:26

    Muito típico do Aécio essa conduta, velha conhecida, só não vê quem não quer, mesmo com o PIG, ao seu favor não se contenta. precisa de mais, recorrer a justiça também se torna uma tática, em ganhar uns pontinhos. Me faz lembrar os velhos coronéis, me faz lembrar o prefeito de Presidente Prudente, Agripino Lima, que mandava incendiar carro de jornalista que ousavam escrever uma linha contra seus desmandos. Sua carreira politica foi cheia de escândalos, inclusive foi cassado e perdeu direitos políticos, na ultima eleição saiu candidato a prefeito com o filho como vice, foi vexatório seu fim, mesmo dono de jornal, TV e rádio, ficou em terceiro lugar, atrás de um jovem que saiu candidato pela primeira vez, poder e dinheiro, um dia tem fim, isso sim se deve à democracia.

    • Donizeti Postado em 22/Jun/2014 às 12:50

      Verdade!!!

  6. Grey Postado em 21/Jun/2014 às 13:49

    Paradoxo? Vc viu algum partido ser mais linchado durante toda sua duração no governo em toda história do país? Vc viu algum momento eles atacarem repórteres da Veja ou Folha (especialmente Veja) depois q eles descaradamente manipulavam fatos apenas para atacar o PT? Não, pq nunca aconteceu! Eu posso não gostar de paixão o PT, não acho q ele foi absolutamente sem corrupção, mas putz, uma coisa q eles nunca fizeram foi censurar.

    • carlos Postado em 22/Jun/2014 às 18:53

      Por acaso não foi o PT que tentou expulsar do País um correspondente (norteamericano ou inglês) que andou fazendo matérias abordando o lado B do então presidente Lula? E não é o PT que vem há tempos tentando emplacar o tal "controle social" da mídia, que nada mais é que a censura travestida com um nominho novo? Seria interessante que as pessoas se desapegassem de suas preferências pessoais e olhassem todos os lados antes de postarem comentários de fundamentação discutível.

    • Zé Carioca Postado em 24/Jun/2014 às 19:15

      E só pra responder ao mané aí de baixo, o Larry Rother operava como agente da CIA no Brasil ! Jornalista uma ova !

  7. Thiago Teixeira Postado em 22/Jun/2014 às 08:19

    SOCORRO, acordem o Ali Kamel. O Globo Rural de hoje só deu notícias positivas do setor agropecuário. Agricultores sorrindo a TOA! Produtores de Suínos com lucros exorbitantes por causa da … COPA!!!! E pior, a apresentadora mostrou um gráfico que custará o emprego dela: Exportação de soja para a China em 2000, 10 mil toneladas e em 2011, 60 mil toneladas. Chamem a Urubóloga para revisar os dados URGENTE!!!!!!

    • André Postado em 22/Jun/2014 às 09:51

      ...para mim isso é uma mostra de como estamos na contramão, em pleno século 21 só temos o setor agropecuário ficando mais forte, enquanto nossos empreendedores estão falindo, ahh mas tudo bem é a burguesia imunda mesmo, ninguém precisa de suas empresas....

  8. silvano alves Postado em 22/Jun/2014 às 11:16

    O marco atual é a luta entre PSDB, PSB e PT. Toda propaganda genérica contra o governo, puramente negativa, será revertida em votos para esses setores. Não é preciso procurar muito pelas provas. Vimos o candidato da direita, Aécio Neves, saindo abertamente contra a copa, procurando capitalizar o descontentamento. Esse fato elementar já colocaria o problema de não se fazer tal propaganda. A política da esquerda revolucionária deve ser feita em torno dos objetivos da própria classe operária e essa campanha não a beneficia em nada. Ou seja, o movimento não luta por nada concreto e permite que a direita tire proveito dele. É uma evidente manipulação.

  9. leonardo Postado em 22/Jun/2014 às 13:15

    Claro o agricultor brasileiro tem ferrovias na sua disposição e a melhor tecnologia, juros baixos, contos de,fada na prática nem a água é bem distribuída. .. de resto o PT nunca,perseguiu tanta gente, nem por isso eu vejo alternativas em partidos, voto nulo a alternativa é um povo menos ligado nessa Copa !!!!!!

  10. Grey Postado em 22/Jun/2014 às 13:23

    Rodrigo, eu não consigo ver nessa matéria, momento algum, onde falem qualquer coisa sobre proibir eles de atuarem na mídia, qualquer uma delas, direta ou indiretamente. Até sei de onde vc tirou a ideia que esse texto clama por isso, infelizmente de uma fonte que ser chamada de tendenciosa seria o mesmo que chamar neve de fria. Criticar jornalistas por seu imenso viés político, que não raramente beira o doentio (sério mesmo, achar que a letra vermelha no logo da copa tem relação com o PT?), não é clamar por censura, é o mesmo direito de liberdade que eles tem para fantasiar que existe uma ameaça socialista sobre o país. Liberdade de expressão e de mídia não da o proteção contra criticas ou ridículo de outros. Aprenda a diferença

  11. Thiago Ferreira Santos Postado em 22/Jun/2014 às 13:55

    Rodrigo, você realmente leu o que o cantalice disse? Parece que não. "Personificados em Reinaldo Azevedo, Arnaldo Jabor, Demétrio Magnoli, Guilherme Fiúza, Augusto Nunes, Diogo Mainardi, Lobão, Gentili, Marcelo Madureira entre outros menos votados, suas pregações nas páginas dos veículos conservadores estimulam setores reacionários e exclusivistas da sociedade brasileira a maldizer os pobres e sua presença cada vez maior nos aeroportos, nos shoppings e nos restaurantes. Seus paroxismos odientos revelaram-se com maior clarividência na Copa do Mundo."

  12. Patricia Postado em 22/Jun/2014 às 14:38

    Nem mal foi indicado e jÀ está tocando o terror? Deve ser algo ligado a alguma coincidência genêtica , karmica,com certeza, não com o Tancredo, mas com o com o ACM... Vão ter que abrir novos túmulos nos cemitérios de Minas, como foi feito na Bahia...

  13. João Postado em 22/Jun/2014 às 14:53

    Vamos ver os dois lados da história. O Aécio entrou sim como uma ação contra algumas pessoas. Isso fica claro na reportagem feita pela BBC Brasil. Com que base essa decisão judicial foi tomada, eu não sei. Porém, foram com 4 ou 5 pessoas e não 17 como o site enfatiza. Hoje, todos os sites sejam pró ou contra o governo, enfatizam demais apenas alguns aspectos da informação, sempre aqueles que são convenientes. Isso tem criado um grande desserviço para os eleitores. Os que criticam a posição ferrenha da Veja fazem a mesma coisa quando vão para o teclado. Está cada dia mais complicado saber o que é informação e o que é posição política.

    • Lucas Postado em 22/Jun/2014 às 17:13

      Finalmente alguem que realmente pensa. Realmente está dificil, pois existem: o que é publicado no site vermelho, o que é publicado no azul e a realidade do fato!

    • ademar Postado em 22/Jun/2014 às 18:45

      Boa reflexão João, os discussões andam no campo das paixões, a razão parece estar ficando esquecida, quem perde é o debate em torno daquilo que mais nos interessa : Um Brasil melhor, que até agora nenhuma das candidaturas apresentou nada de novo, nem projetos, e o mídia nada tem contribuído para cobrar dos candidatos propostas concretas e fomentar discussões a cerca das melhorias que precisamos, é simplesmente uma guerra de acusações de baixo nível, sem proposito, que estão levando as pessoas há uma divisão desnecessária e prejudicial a toda nossa sociedade, não se vê palavras de união, neste ou em qualquer outro veículo de comunicação da internet, os comentários são agressivos uns contra os outros, o debate de ideias ficou marginalizado, as ofensas e acusações predominam, uma incrível divisão separatista de nossa sociedade, que deveria ficar apenas no campo das diversidades de pensamentos, está se transformando em uma ferrenha divisão de pessoas que não nos leva há um futuro melhor. Lamentável o que está acontecendo com a sociedade brasileira, precisamos aprender um pouco com Mandela.

  14. Esdras Pereira Alves Neto Postado em 22/Jun/2014 às 15:22

    Onde há fumaça há fogo, já dizia o meu avô. Então pessoal vamos ficar esperto com esse cara, pois, não é a primeira vez que se propaga noticias de autoritarismo do Aécio.

  15. Deisi Postado em 22/Jun/2014 às 17:07

    Minha filha tem alguns amigos mineiros. eles comentam de todo seu autoritarismo, em relação a imprensa local, sem dizer que bate em mulher, quando toma umas e outras.Essa de bom moço, só convence coxinhas.

  16. carlos Postado em 22/Jun/2014 às 20:17

    Será que se já tivéssemos o chamado "controle social da mídia" publicações tendenciosas como o Pragmatismo Político seriam punidas? O artigo tem, no mínimo, uma falha de informação que confunde o leitor: omite o fato de que uma residência não pode ser "invadida" e bens do proprietário dela retirados se não houver uma ordem judicial para isso. E se um juiz deu uma ordem como essa, teve que se basear em argumentos e evidências legais para tanto.

    • Paulo Postado em 24/Jun/2014 às 13:26

      Sim, Carlos, e racismo também é crime inafiançável, e por isso ninguém é racista no Brasil. Ah, você está falando da justiça... essa não erra: http://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2011/11/23/interna_nacional,263590/preso-injustamente-por-19-anos-homem-morre-apos-ser-avisado-sobre-indenizacao.shtml

  17. Eliana Postado em 22/Jun/2014 às 22:30

    Não creio!

  18. André Postado em 23/Jun/2014 às 00:28

    Típico dele

  19. Patricia Postado em 23/Jun/2014 às 01:51

    O Carlos, vc ainda está vendo o filme de Alice no País das Maravilhas? Acorda Carlos, sabe quntos juizes e promotores já foram indiciados pela "venda" de sentenças e mandados falsos", e aqui, não se trata de dinheiro que ,muitas vezes para eles não é rlecante. Trata-se de PODER de acesso ao PODER, de aquisição de mais PODER.. caso houvesse uma pólitica séria de combate às drogas esse era o Primeiro dos tráficos a ser combatido. Neste quesito a elite mineira tem TODOS OS TRAFICANTES NAS MÃOS!

  20. goiano Postado em 23/Jun/2014 às 12:00

    orá, para essa tucanada não existe nada q o dinheiro não possa comprar, quem me diga aqui no goiás 16 anos na mão da maior quadrilha que existe no brasil. aqui vale tudo, tribunal de contas, ministério público, imprensa, Câmara legislativa, empresários, funcionários públicos, tudo pago com dinheiro do povo, quase 600 milhões gasto só com publicidade em 3 anos um absurdo para um estado desse tamanho. se o Aécio do pó pará pó. ganhar vai ser mais ou menos assim.

  21. Ana Beatriz Luz Postado em 23/Jun/2014 às 12:50

    Se você não estiver usando mesmo o Iphone eu quero!

  22. carlos mello Postado em 23/Jun/2014 às 15:30

    Pelo ataque que estão inventando estou começando a gostar desse Aécio. Se o PT combate é sinal que deve ser gente boa.

    • Jão Da Silva Postado em 23/Jun/2014 às 16:35

      Retardado.

      • Paulo Postado em 24/Jun/2014 às 13:28

        São essas crias sem o mínimo de senso crítico que vemos hoje. Dá dó!

      • Maria Eugênia Postado em 25/Jun/2014 às 18:55

        Concordo.

    • Silva Postado em 14/Jul/2014 às 15:20

      Quanta alienação, carlos mello, com esse pensamento, só me resta lamentar, cabecinha pequena.

  23. Taiguara Andrade Postado em 23/Jun/2014 às 18:06

    Quanto coxinha defendendo Aécio Never! Quanto será que ele ou o partido pagou por esses comentários? Somente sendo louco pra ver as atrocidades que esse Aécio faz e fez e ainda denfendê-lo. Sendo senador faz isso, imagina presidente?

  24. Moacir Postado em 23/Jun/2014 às 19:18

    Patrícia, falar que juiz, mesmo com o arrocho salarial imposto de forma autoritária e inconstitucional pela presidente Dilma, não precisa de dinheiro, é assinar um "atestado de desconhecimento da realidade". 15-17 mil líquidos no RJ mal dá pra ser classe média. Pare de defecar com os dedos!

  25. Bruno Postado em 24/Jun/2014 às 11:41

    Para"nóia" aecista!!!!!!!!!!!!!!!!

  26. Carlos Guedes Postado em 24/Jun/2014 às 12:10

    Fazer busca e apreensão é diferente de invadir, portanto parem de manipular as informações!

  27. Paulo Postado em 24/Jun/2014 às 13:18

    O que o link do Cantalice tem a ver com censura? Você leu o mesmo? Aproveitou e leu os chiliques coletivos (pois eu vejo os dois lados, pra não falar besteira), principalmente do Reinaldo Azevedo e do Gentili? Esses cidadãos achincalham o PT todos os dias, sem dó. A Veja de revista passou a ser apenas um antro anti-PT (ainda se salva o Lauro Jardim, que tenta ser apenas jornalista). Aí seus nomes são citados e cria-se essa comoção toda? Por acaso são intocáveis, ou não aceitam críticas somente? Mande um e-mail pro R. Azevedo falando bem do PT e ganha um doce se ele postar, isso quando não edita. E é o PT que é censor... vai entender!?

  28. Eva Alves Postado em 27/Jun/2014 às 18:38

    Aécio persegue os jornalistas em Minas que fazem matéria contra ele, a sua irmã é um verdadeiro cão de guarda persegue até o profissional ser demitido.

  29. Fernando Cavalcanti Postado em 30/Jun/2014 às 21:42

    Caramba, mas que diferença de tom, hein? Afinal, este site é sério ou é mera propaganda mal disfarçada do PT. Para falar que o Lulinha botou a polícia federal para perseguir quem o está "difamando" (palavra usada pelo site, sem aspas, na reportagem), um tom sério, indignado. Para falar do mesmo assunto, agora referente ao Aécio, um tom totalmente diverso, como se o tucano não tivesse o direito de preservar sua imagem de calúnias veiculadas na internet. Estou vendo que este ano a campanha vai ser dura. Ou pior, vai ser muito suja, com esses sites de meia tigela, de falso jornalismo, puxando o saco desses bandidos que estão no poder. Também não sou PSDB, acho que essa turma de esquerda é tudo a lesma lerda, sou conservador, mas que o PT precisa ser urgentemente defenestrado do poder, é uma verdade incontrastável.

    • Antonio Postado em 03/Jul/2014 às 10:51

      Fernando Cavalcanti, estou de acordo com sua opinião " que o PT precisa ser urgentemente defenestrado do poder, é uma verdade incontrastável".