Redação Pragmatismo
Compartilhar
Copa do Mundo 23/Jun/2014 às 11:14
13
Comentários

Invasor nega relação com nazismo

Invasor de Alemanha vs. Gana nega qualquer relação com o nazismo. Segundo interpretações iniciais de sites africanos e europeus, a inscrição "HHSSCC" seria uma mensagem de apologia ao nazismo

neonazista alemanha gana

Detido após invadir o gramado da Arena Castelão, durante o confronto Alemanha x Gana, o polonês Leszek Ludomir, de 30 anos, rechaçou em sua página no Facebook ter qualquer ligação com o neonazismo. Ele foi acusado graças a uma suposta referência ao exército do governo nazista na forma do “SS” pintado em seu peito – segundo sites africanos, a inscrição “HHSSCC”, revelada quando ele tirou a camisa, seria uma mensagem pró-nazismo.

Retirado do gramado pela segurança, depois de apertar a mão e dar um abraço em Muntari, meia da seleção de Gana e do Milan, o invasor foi levado à delegacia do estádio e detido. Às autoridades, Ludomir, que trabalha como bartender em seu país, revelou que de Fortaleza iria para Manaus, onde Estados Unidos e Portugal se enfrentam neste domingo, na Arena da Amazônia. De lá seguiria para Brasília – nesta segunda-feira, Brasil e Camarões jogam no Mané Garrincha – e São Paulo – a próxima partida na Arena Corinthians acontece na quinta-feira, entre Coreia do Sul e Bélgica –, e só então voltaria para a Europa.

Após ser liberado, postou uma mensagem em sua página no Facebook explicando que divulgou um telefone (48 é o DDI da Polônia) e um endereço de e-mail no corpo porque está recebendo doações para conseguir comprar ingressos para outros jogos, além de ajudar no seu retorno para casa. Segundo ele, parte da pintura não seria “SS”, mas sim “44″ – o que fica nítido na pintura que está nas costas.

“É um endereço gratuito.

“Okay, é fácil.

“HH porque você não pode confundir com BB.

“E 44 porque com 22 você pode errar achando que é 55.

“Simples, e não tem nada de nazismo.”

A controvérsia resultou na criação de um “crowdfunding” para custear o torcedor: a página “Help Leszek Ludomir get tickets to another games!” (“Ajude Leszek Ludomir a conseguir bilhetes para outros jogos”) também pede doações para a passagem de volta para a Polônia. Ele aproveitou para prometer novas aparições se conseguir ingressos.

– Estou livre agora, então vamos mudar o foco da campanha. Faça doações se você quer ver mais ação nos outros jogos – disse Ludomir em sua página no Facebook.

A invasão na Arena Castelão não foi a primeira do polonês. Em marco de 2013, durante a Copa do Mundo de salto de esqui, realizada em Planica, na Eslovênia, Ludomir foi detido após invadir nu uma das pistas da competição.

com Agência Estado

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 23/Jun/2014 às 11:28

    Esse abraço do Muntari com o psedu Nazista (que na verdade é um coitadinho ... bonzinho da Polônia, mas que seja) vale a pena qualquer competição desse tipo. O mundo precisa de unir, trocar informações, culturas, praticar esporte pois não somos gados de corte movidos a pasto, veterinários, trabalho e no final, sermos abatidos.

    • Volff Postado em 23/Jun/2014 às 15:20

      Discordo em todos os pontos,algumas pequenas coisas na vida possuem regras e devem ser seguidas,caso o contrário o caos se instaura.Existem muitas outras formas de se colocar culturas e etnias diferentes em um mesmo espaço de contemplação.A torcida em si com vários povos de diferentes locais já une com um mesmo intuito ,ver um bom jogo e depois comemorar segundo a cultura local.

  2. Carlos Eduardo Postado em 23/Jun/2014 às 12:00

    Quem invade campo deveria ser proibido de acessar estádios. A promessa de voltar a invadir é um deboche.

    • Valentina B. Postado em 23/Jun/2014 às 20:07

      Bonita foto ^=^

  3. George Postado em 23/Jun/2014 às 12:06

    Meu "4" é igual o dele, não acho que ele seja nazista, até porque ele correu para abraçar um negro.

  4. Vanderlei Postado em 23/Jun/2014 às 13:15

    Agora sim, retratação a altura do site. Continuo fã deste. ....

  5. Alexandre Lopes Postado em 23/Jun/2014 às 19:17

    hahahaha ele é apenas um fanfarrão ! Não tem nada que diga respeito ao nazismo , nesta história . É apenas um gringo fanfarrão .

  6. Weaver Postado em 23/Jun/2014 às 20:01

    ....e por causa destas que a Chevrolet passou anos sem usar a sigla "SS" nos seus esportivos...

  7. Philipe Postado em 23/Jun/2014 às 20:36

    Se eu não me engano o facebook moderava os comentários "kkkkkkk" aqui no Brasil por achar fazer referencia a Ku Kux klan, foi uma grande confusão da rede social. Esse sujeito parece estar falando a verdade, mas não justifica a invasão no campo e as autoridades tem evidencias que sejam evitadas futuras invasões.

  8. Eduardo Abreu Postado em 23/Jun/2014 às 23:04

    Silvio Santos que se cuide vai acabar sendo chamado de nazista também, o Grupo Silvio Santos tinha o emblema SS..... de SILVIO SANTOS..... são os verdadeiros "chifres em cabeça de cavalo"....

  9. Victor Postado em 24/Jun/2014 às 01:43

    HH tmb significa Heil Hitler... os neo-nazis pixam isso por todo canto... acho que ele fez de propósito pra gerar polêmica e aparecer como ta aparecendo e com certeza vai ter brasileiro otário ajudando o fanfarrão ai

  10. Fernando Postado em 24/Jun/2014 às 18:18

    Não entendo pq veio pra cá, se mal tem dinheiro pra voltar pra sua terra...

  11. Nicolau Postado em 26/Dec/2014 às 21:26

    Que merda tem a ver o "nazismo" com negros africanos, seus panacas!