Redação Pragmatismo
Compartilhar
Copa do Mundo 02/Jun/2014 às 17:27
33
Comentários

Domingão do Faustão vira palanque eleitoral

Faustão transforma seu programa em palanque eleitoral. Apresentador ataca a Copa do Mundo, mas esquece a Rede Globo

faustão copa globo domingão
Faustão ataca a Copa e esquece a Globo (Reprodução)

Altamiro Borges

O apresentador Fausto Silva anda muito revoltado. Não deve ser por causa do salário, já que ele recebe uma fortuna da TV Globo e ainda tira uns “trocados” dos bilionários anunciantes. Nos últimos tempos, ele transformou o seu programa Domingão do Faustão num verdadeiro palanque eleitoral.

Neste domingo (1), segundo o site UOL, ele aproveitou para “criticar a incompetência e a corrupção no Brasil”, reforçando o complexo de vira-latas das elites tão em moda nas vésperas da abertura da Copa do Mundo. Vale conferir alguns trechos da reportagem:

“País da Copa do Mundo, mas que não conserta enchente, que dá serviço péssimo de saúde, escola de quinta categoria, que não oferece segurança. Esse é o país que quer fazer Copa do Mundo com 17 [12] cidades, mas que não faz nem com cinco”, entrou no assunto Fausto Silva, durante o ‘Domingão’, deste domingo (1). O apresentador prosseguiu com as críticas, mas pediu uma trégua à população brasileira em relação às manifestações. “O Brasil convidou mais de 600 mil estrangeiros para virem aqui. Os nossos problemas temos de resolver entre nós. Passa a Copa do Mundo e depois o pau come de novo para a gente resolver”, desabafou.

“Já que vai começar dentro dessa bagunça toda, desses estádios caros, vamos tentar fazer o melhor possível, até porque a minha avó já dizia ‘roupa suja se lava em casa’. Não dá para mostrar para o mundo inteiro que somos o país da corrupção e da incompetência. Muita gente já sabe”, completou Fausto Silva… Minutos depois, o apresentador voltou a tocar no assunto. “O Brasil dentro de campo é uma coisa. O Brasil fora é outro. O povo já percebeu. O Brasil precisa ganhar a Copa da educação, da saúde, contra o preconceito”, avaliou. “A nossa Copa do Mundo é em outubro, época das eleições”, decretou.

Já que anda tão rebelde, Faustão podia aproveitar para criticar o império midiático em que trabalha. A TV Globo é uma das maiores culpadas pelas mazelas históricas do Brasil.

Ela sempre apoiou as forças conservadoras que emperram o desenvolvimento do país. Para montar sua rede nacional de televisão, através das afiliadas, ela firmou parceria com as velhas oligarquias, montando um sistema de coronelismo eletrônico.

Em todos os momentos decisivos da história, a família Marinho se colocou contra o progresso social, a soberania nacional e a democracia. Foi contra as leis trabalhistas de Getúlio Vargas, fez campanha contra a Petrobras e sabotou os governos progressistas.

Recentemente, acuada pelos protestos de rua e os gritos de “A realidade é dura, a Rede Globo apoiou a ditadura”, o poderoso império global inclusive reconheceu oficialmente que apoiou o golpe de 1964 e a sanguinária ditadura militar, numa autocrítica meia-sola.

Faustão, tão rebelde e corajoso, poderia aproveitar esta confissão para criticar seus patrões, que fizeram fortunas exatamente neste período. Como forma de resolver os graves problemas sociais, o milionário apresentador poderia até defender a urgência de uma reforma tributária no Brasil, que retire um pouco de grana dos muitos ricos para investir em programas de superação das injustiças crônicas do país.

No mês passado, a revista Forbes publicou a lista das 15 famílias mais ricas do Brasil (veja aqui), que juntas possuem uma fortuna de US$ 122 bilhões – o equivalente a 5% de todas as riquezas produzidas no país (PIB). No topo do ranking aparece a família Marinho, dona das Organizações Globo, com uma fortuna estimada de US$ 28,9 bilhões.

No próximo “Domingão do Faustão”, o indignado apresentador bem que poderia citar os nomes dos bilionários nativos, maiores responsáveis pelas mazelas nacionais.

Recomendados para você

Comentários

  1. Daniel Postado em 02/Jun/2014 às 17:37

    Claro que ele não iria criticar quem o emprega! Mas ficaria interessante se o povo que admira esse programa de 5ª categoria e repleto de atrações que só um idiota total gosta de assistir soubesse que a Rede Globo é uma das maiores sonegadores de impostos do ramo jornalístico/televisivo no Brasil.

  2. Mariano Postado em 02/Jun/2014 às 17:37

    Sem falar que a Globo deve 1 BILHÃO AO FISCO e ninguém mais fala nada... o processo sumiu, o gato dormiu e a banda passou... é o Brasil deles... e muitos "de nós" ainda defendem essa elite esdrúxula do país... um assalariado que defende o retorno desses ao poder, deveria perder o direito de reclamar!

  3. Leici Postado em 02/Jun/2014 às 17:39

    Revolta seletiva... Mas não é exatamente novidade Faustão falar besteiras, ele e o Ronaldo são campeões em dar declarações ás quais depois se arrependem, devido á má repercussão.

  4. cesar Postado em 02/Jun/2014 às 18:04

    Rodrigo, críticas tem que ser inteligentes. Críticas do Faustão nunca serão. Você acha que as críticas desse são pertinentes? Peça a ele que seus patrões parem de sonegar, devolvam parcela da riqueza conquistada de forma injusta. A crítica não é ao fato do Faustão criticar, é à incoerência de quem o faz. Pense!

  5. Maria Postado em 02/Jun/2014 às 18:06

    Antes do governo Lula criticar de forma negativa o Brasil era praticamente um pleonasmo. Negar as mudanças e dizer "ah o Brasil é um país de merda" é praticamente assumir que era melhor antes, antes de quem? do Lula? O FHC era melhor? Mas melhor pra quem exatamente? Não existe esquerda e nem direita no Brasil, existem partidos que se estruturaram em políticas de esquerda e de direita, entretanto como todo organismo vivo (sim, a política é viva) as mutações são necessárias. Problemas todos os países tem, mas ficar preso neles e negar as soluções existentes e os passos dados em direção as melhorias é assumir uma cegueira, muito burguesa por sinal, cegueira essa que tanto aflige a sociedade e não nos permite focar em soluções, nos deixa apenas com nossas conceituais e absolutas reclamações sobre problemas que existem no país antes mesmo do Lula ou o PT existir.

  6. Nelson Accordi Silvestre Postado em 02/Jun/2014 às 18:18

    Quem tem complexo de virala é ele. Eu consigo rastrear os meus antepassados até 8 geração ante de mim. E ele sera que consegue. Seu SILVA. Mais quem vê este programinha inútil. E os brasileiros são gente boa que sobrevive com um salário mixuruca, pago por pessoas exploradoras como vc seu Silva.

  7. Thiago Teixeira Postado em 02/Jun/2014 às 18:19

    Todas as Copas do Mundo a Globo delirava em histeria e propaganda. Só na copa do Brasil a Globo resolver filosofar o pão e circo, pois acredita que o sucesso da Copa dará crédito eleitoral ao PT.

    • Gleidson Postado em 02/Jun/2014 às 18:43

      Não apoio algumas idéias do Rodrigo sobre outros temas, mas desta vez tenho que concordar. A ideia que fica é que ninguém da Globo pode reclamar, mesmo todo mundo sabendo que o que o cara fala é verdade. Não gosto do Faustão, mas temos que separar o homem das idéias.

    • Eliezer Lopes dos Passos Postado em 02/Jun/2014 às 19:03

      Muito boa sua posição, Thiago Teixeira! Seu texto é a expressão da verdade. Parabéns!

    • Thiago Teixeira Postado em 02/Jun/2014 às 20:57

      Que verdade? O que a Copa tem haver com Saúde e Educação? Antes da Copa como estava estes itens? Depois da copa de 50, se passaram 64 anos ... que avanço fizeram na Saúde? Agora resolveram boicotar o evento em nome da saúde? Porque o Faustão não protestou na década de 90, 2000? Só agora resolveram se tornar solidários a cobrança dos serviços públicos?

    • Gleidson Postado em 03/Jun/2014 às 08:17

      Cara (Thiago Teixeira), suas comparações estão fora da realidade. Se gastamos milhões para construir estádios (somente três são particulares, os outros nove são públicos) como não relacionar com saúde e educação? Copa de 50? Sério que você está comparando o evento copa do mundo dos dias atuais com o de mais de meio século atrás? Tá, se faltou a esta aula de história vou te ensinar: em 1950 a copa ocorreu no Brasil devido ao fato da Europa ainda estar sendo reconstruída após a segunda Guerra Mundial. Na época a FIFA não fazia as exigências de hoje pois a copa não era um evento tão grande como nos dias atuais. Outra... Foi construído o Maracanã para a copa. Boa parte do dinheiro veio por meio de doações de pessoas que ganharam um lugar cativo no estádio. Estádios utilizados naquela época como São Januário, Couto Pereira e Pacaembu já existiam e foram utilizados sem o "padrão FIFA" atual. Você diz que o Faustão deveria defender a saúde durante as copas de 94 (EUA), 98 (FRA), 2002 (JAP/Coréia do Sul), 2006 (ALE) e 2010 (África do Sul). Talvez ele até devesse reclamar do último que possui problemas semelhantes ao nosso mas, e os demais? Passam por problemas na área da saúde e educação? E outra: o que a gente tem a ver com o problema dos outros? Somos todos brasileiros e como tal nos preocupamos com o Brasil. Se a copa é aqui e o governo financia ela, eu, como contribuinte, posso perfeitamente questionar estes gastos, independente se ganho 2000 reais por mês ou 200.000. O Faustão é um bosta, mas tem todo o direito de protestar ou expor suas opiniões. Fato!!!

  8. Ronin Postado em 02/Jun/2014 às 18:25

    Até antes do governo Lula, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso era o político que deixou como legado a recessão, o arrocho salarial, o desemprego, o racionamento de energia, o desprezo pelos aposentados, o estouro da dívida pública, a volta da inflação e o Brasil refém do FMI, depois de três empréstimos-pontes em oito anos de mandato. Agora, o magicamente, o passado nefasto de FHC "sumiu' e virou o presidente da estabilização, e que reconduziu o Brasil ao rumo do progresso. Coxinha, que te conhece não esquece.

  9. Zeca Postado em 02/Jun/2014 às 19:49

    Isso é jogada de marketing, ta bonito falar mal da copa então ele fala pra ficar simpático diante de seus telespectadores, ele está garantindo o trabalho dele.

  10. Esdras Pereira Alves Neto Postado em 02/Jun/2014 às 20:29

    Uma emissora de televisão HIPÓCRITA só poderia ter FUNCIONÁRIOS HIPÓCRITAS. Então só se espera esse tipo de comentário desse FAUSTÃO.

  11. Alexandre Lopes Postado em 02/Jun/2014 às 20:50

    Discursos vazios de um homem estúpido , com o escopo de conservar ou evitar o declínio institucional da emissora em que trabalha . Como foi bem ressaltado na matéria, falta a ele atribuir à sua fala elementos concretos , isto é , citar culpados pelo caos social em que vivemos . Um dos principais culpados é justamente esse tiranossauro rex midiático em que ele trabalha . Que contexto irônico , não ?

  12. Deisi Postado em 02/Jun/2014 às 21:11

    Faz muitos anos que não assisto esse lixo de domingão, desde que na competição da dança dos famosos, houve manobra para favorecer uma artista, ficou nítido a armação, o ex gordo rico e bobalhão que precisa de ficha para não se perder não tem credibilidade. Nem esse moço e muito menos seus patrões tem qualquer autoridade e falam como papagaio para pessoas e grupos que os apoiam, derrotismo descabido está na moda no mundinho dos coxinhas e reaças.temos muitos problemas à serem resolvidos, mas corrupção não é invenção do PT, ela existe desde do tempo de Jesus, Judas traiu Jesus por moedas de ouro, nem preciso citar as do governo FHC, é só pesquisar, mas falar de corrupção recebendo salario de patrão sonegador é piada para rolar de rir. Muitos dos paladinos da justiça que falam em desonestidade, são os mesmos que furam filas em banco e supermercado, estacionam em vagas destinadas a idosos e deficientes, puxam o tapete do colega para se dar bem, recebem troco a errado e embolsam, são atitudes de pessoas que exigem honestidade mas esquecem de exercer a sua. Além dos jogos da copa, uma noticia muito legal, é que o Faustão irá nos poupar de suas asneiras. a copa é a última esperança da Platinada Sonegadora porque com à audiência despencando, o melhor a fazer e tentar usar o evento, porque a Record vem ai cada dia chegando mais perto..

  13. André Postado em 02/Jun/2014 às 23:28

    "Foi contra as leis trabalhistas de Getúlio Vargas"... Se a CLT é de 1943 e a Rádio Globo foi fundada em 1944, como isso foi possível?

    • Marcos Vinicius Postado em 03/Jun/2014 às 14:14

      Pelo jornal impresso O Globo meu caro!

  14. kennedy Postado em 02/Jun/2014 às 23:42

    Quem é Faustão ? É da Globobo ? Não assisto !

  15. Thiago Teixeira Postado em 03/Jun/2014 às 07:16

    Esqueceu de mencionar a violenta supressão da CPMF ... explique! Vocês coxinhas negaram 0,1% de movimentação financeira, que daria 10 bilhões a saúde. Da onde sai esse rombo? Sai na véspera das eleições, para usar o sucateamento da saúde para derrubar o governo.

    • Thiago Teixeira Postado em 03/Jun/2014 às 16:07

      Ahhhhhhhhhhhhhh, entendi ... oque a CPMF tem a ver com história? Pimenta no c... dos outros é refresco, retiram 10 bilhões anuais da Saúde e fica por isso mesmo. É a porva o quanto a direita reacionária modinha é hipócrita.

  16. José Postado em 03/Jun/2014 às 10:07

    Só pra melhorar os parâmetros o orçamento do ministério da saúde é de 106 Bilhões. (http://www.blog.saude.gov.br/index.php/programasecampanhas/33526-saude-tera-orcamento-de-r-106-bilhoes-em-2014) Além disso, os estádios estão sendo pagos pelos Governos Estaduais e não pelo Governo Federal. Já o Estadio do Corinthians, é particular mas não é como se ele não custasse para o povão. A prefeitura de SP aprovou 400 milhões em isenção fiscal para a construção e operação dele. Na minha opinião a Copa até poderia rolar por aqui, mas deveriam usas menos sedes e aproveitar os melhores estádios já existentes.

    • José Postado em 03/Jun/2014 às 11:08

      Pode ser preciosismo meu, mas "Financiado" é bem diferente de "Pago". Acho isso importante porque a gente tem que "bater" nas pessoas certas em relação aos erros cometidos com dinheiro público. Tem que "bater" no Governo Federal E no Governo Estadual. E em algumas prefeituras também, como a de SP, que vai pagar quase metade do estadio do corinthians com isenções de impostos. A gente resolve que o governo Federal é o nosso inimigo, o próprio braço do capeta. Enquanto isso tem um monte de gente batendo nossa carteira e comendo nossa marmita...

    • Gleidson Postado em 03/Jun/2014 às 12:32

      Boa José, a ótica é esta mesmo. Não temos que passar a mão na cabeça de ninguém por ser esquerda ou direita. Errou? Então deve ser criticado por seus erros, assim como é elogiado pelos seus acertos. Parece que para alguns a esquerda só deve ser criticada pela esquerda, senda a mesma teoria aplicada para a direita. É fácil rotular os outros de "coxinhas" ou "marxistas"... Difícil é analisar os fatos!!!

  17. testemunha binocular Postado em 03/Jun/2014 às 12:32

    Faustão é figurinha carimbada nas reuniões da cúpula da Globo... Será que ele pede pra pagarem o que devem a Receita Federal ?

  18. Marcos Vinicius Postado em 03/Jun/2014 às 14:13

    Agora reconhecer que a educação, a saúde e o transporte público no Brasil virou sinônimo de ter "complexo de vira-lata"? Explique isso melhor Pragmatismo Político!

  19. Silva Postado em 03/Jun/2014 às 15:07

    Não é essa questão Marcos, é a grande incoerência , do bobalhão do dominguinho , falar de corrupção sendo que seu gordo salário vem de uma empresa sonegadora.

    • Marcos Vinicius Postado em 04/Jun/2014 às 13:46

      Agora entendi. Pelo seu ponto de vista, mas ultimamente eu vejo este site usar o rótulo de complexo de vira-latas direto!

  20. Osmar Sand Postado em 03/Jun/2014 às 16:26

    Infelizmente nem todos conhecem quem é a Vênus Platinada... Infelizmente nem todos sabem o conteúdo do acordo Rede Globo & Time Life... De quinto lugar no IBOPE, de repente aparece em primeiro... De repente, não. Aconteceu por subserviência à ditadura militar. E os jornalistas da Globo sabem muito bem disso. Ignorantes não são... A fortuna da Família Marinho é um insulto à população brasileira. O mesmo se diga da fortuna da família Civita e sua Veja... Armaram um império de ganância... Em todo caso, ainda bem que eleição se vence nas urnas...

  21. Batera Postado em 03/Jun/2014 às 17:10

    Alguém me explica porque esse site aparentemente de esquerda, defende com unhas e dentes o PT? Se está errado, devemos criticar sem olhar quem, até porque partido político no Brasil é tudo a mesma merda.

  22. Hudson Postado em 04/Jun/2014 às 10:13

    Tu já tá aí de novo, coxinha?

  23. Bruno Postado em 04/Jun/2014 às 12:04

    Só Faltou o Aécim pra ir lá fazer campanha... Domingão Do Bostão.Rede Lodo de defecação Pum!Pum!

  24. eu daqui Postado em 06/Jun/2014 às 13:24

    Pois é. E tem gente que sabe de tudo isso e ainda vive assitindo essa merda !