Redação Pragmatismo
Compartilhar
América Latina 29/May/2014 às 12:00
22
Comentários

Venezuela divulga prova de plano para assassinar Maduro

Venezuela divulga provas de tentativa de golpe e de plano para assassinar Nicolás Maduro com o apoio do Departamento de Estado dos EUA

maduro chávez golpe venezuela eua
Venezuela denuncia novo plano de golpe de Estado e envolve embaixador dos EUA em Bogotá. Assassinato do presidente Nicolás Maduro, sucessor de Chávez. também estava sendo organizado (Reprodução)

Nesta quarta-feira (28), o governo venezuelano ofereceu uma coletiva de imprensa para revelar as provas que vinculam os atores políticos e empresariais da direita com uma tentativa de golpe de Estado contra Nicolás Maduro, inclusive com um plano de assassinato ao presidente.

O prefeito do município de Libertador (Caracas), Jorge Rodríguez, confirmou a existência de um plano para derrubar o presidente da Venezuela ao apresentar provas que mencionam inclusive a pretensão do assassinato de Maduro com o apoio do Departamento de Estado dos EUA.

Os documentos fazem parte de uma investigação criminal que a justiça venezuelana está desenvolvendo. Rodríguez exibiu e-mails enviados pela ex-deputada María Corina Machado a vários representantes da ultradireita venezuelana, entre eles, o advogado constitucionalista Gustavo Tarre, o ex-governador Henrique Salas Romer e o empresário Diego Arrias.

Em um dos textos María Corina afirma: “já decidi e esta luta seguirá até que este regime se vá”. Ela também menciona o embaixador dos Estados Unido na Colômbia, Kevin Whitaker, além do patrocínio do Departamento de Estado à oposição que tenta desestabilizar o governo venezuelano. “Não tenho medo de ninguém, Kevin Whitaker me reafirmou o apoio e indicou os novos passos. Contamos com um talão de cheques mais forte que o do regime”, diz a ex-deputada da oposição em uma de suas comunicações.

Segundo informou Rodríguez, um dos textos revela os planos de ataque ao transporte público, instituições educativas, entre outras ações terroristas que vêm se repetindo no país desde o dia 12 de fevereiro.

“Mais ingovernabilidade, a ação dos ativistas no metrô, ônibus, colégios bolivarianos, universidades públicas, tudo, tudo, vamos fazer até o final”, indica María Corina.

Há quase um ano, o governo bolivariano da Venezuela vem denunciando sistematicamente a aplicação do chamado “golpe suave” no país. Segundo Nicolás Maduro, a oposição, com ajuda dos EUA, promove atos de violência para gerar descontentamento no país, com o objetivo de desestabilizar o Executivo.

Rodríguez assinalou que com tais evidencias em mãos, pode-se demonstrar a verdadeira responsabilidade da ex-deputada nos atos de violência. “O golpe foi desativado nesta fase, ainda quando restam alguns focos de violência”, disse o prefeito. Da mesma forma, ele afirmou que as manifestações estudantis não forma espontâneas.

Segundo as denúncias de Rodríguez, María Corina também teria escrito ao opositor Diego Arrias dizendo que era necessário “acumular esforços” para “aniqular” o presidente Maduro.

Théa Rodrigues, AVN e Vermelho

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago M. Postado em 29/May/2014 às 13:04

    EUA apoiando regimes militares/ultradireitistas? Conta uma novidade aí, Pragmatismo. hahahahah

    • Roberto Carlos Suave Postado em 29/May/2014 às 20:02

      eu tava discutindo isso com um colega esses dias e ele disse o mesmo que você, mas o que que os EUA tem de ultradireitas?

  2. Pereira Postado em 29/May/2014 às 13:22

    Deve ter sido a mesma corrente política americana que planejou o golpe de 64 ... hahahahaha, esses esquerdopatas estão cada vez piores. O cara é um torturador/ditador e tem gente que apoia.

  3. Pereira Postado em 29/May/2014 às 13:43

    Pô e o Lula ganhou uma homenagem desses "tiranos americanos" . hahaahh é piada !

    • Silva Postado em 29/May/2014 às 15:23

      O Pereira é caso perdido, ainda ele não conseguiu engolir, o fato do Lula ter uma estátua nos USA, a inveja mata filhinho.

      • herbo Postado em 29/May/2014 às 16:38

        Infelizmente não mata, senão não haveriam esquerdistas.

    • Leandro Dias Postado em 30/May/2014 às 11:43

      A estátua, se é a isso que se refere, foi de uma exposição de um artista chinês. Não sei se será permanente.

  4. Natália Postado em 29/May/2014 às 14:28

    Com todo respeito Pereira,mas você é mesmo um sonâmbulo,Acorda para o Brasil.Está mais que provado que o golpe de 64 foi patrocinado pelos americanos,mas como você não é adepto a leitura vou deixar um bom alvitre: documentário O dia que durou 21 anos.

    • Pereira Postado em 29/May/2014 às 14:50

      Provado como ? Prova mesmo só que a KGB estava nos mais altos escalões do governo joão goulart. Esse negócio que foi americano que planejou o golpe foi inventado pela KGB.

      • Juca Postado em 30/May/2014 às 01:09

        O que você me diz sobre Pinochet, Pereira? Não me diga que a Rússia apoiou tbm? Tá de palhaçada, rapá? Tenha mais amor à história de seu continente!

    • Pereira Postado em 29/May/2014 às 14:52

      Mas mesmo assim vou ver o documentário.

    • Fernanda Postado em 29/May/2014 às 15:02

      Natália, não adianta argumentar com o Pereira, eu simplesmente deixei ele "pra lá". No fundo, acredito que o cara é só um troll inofensivo.

      • Gustavo Postado em 29/May/2014 às 15:09

        Natália, também penso como a Fernanda. Esse Pereira é um troll caricato e conhecido deste site e ninguém o leva a sério, basta atentar para as bizarrices que são os seus posicionamentos. Se não tiver 14 anos de idade, tem idade mental equivalente.

      • Deisi Postado em 29/May/2014 às 15:16

        Fernanda eu pulo todos os comentários do Pereira, mas é incrível como ele é xingado, na realidade eu perdi a paciência com ele faz tempo, e ainda disse pra mim que está concluindo mestrado, sua definição foi perfeita,um troll digno de peninha.

      • Gleidson Postado em 29/May/2014 às 15:57

        Pereira deve ser do Pragmatismo Político. Um troll utilizado pelo site para acalorar os debates. Até que está dando certo no fim das contas, rsrsrs...

  5. Thiago Teixeira Postado em 29/May/2014 às 14:58

    Muito discurso e pouco trabalho. A gestão Maduro beira ao ridículo, um país com a quantidade de petróleo de qualidade tipo A como a Venezuela, deveria ter um governo preocupado em expandir suas relações comerciais, incendiar sua economia para promover o bem estar da população, e não um bando de "palhaços" se fazendo de vítima (já imaginaram se a Dilma / Lula ficassem incomodados com as criticas da oposição e tentativa de golpe pela imprensa? Tem como governar dessa forma?) querendo promover um "chavismo" pelo mundo.

  6. Pereira Postado em 29/May/2014 às 15:26

    Agora porque não caio na manipulação neomarxista que toma conta do Brasil, não posso estar fazendo mestrado ? Típico de esquerdopata que só aceita opiniões de quem é a favor das ideias terroristas que querem impor na sociedade. Mas entendo, num país que até a propaganda do Cumpade uóshinton é censurada pelo CONAR, vale tudo.

    • Bruno Postado em 29/May/2014 às 17:34

      Você nem deveria esquentar a cabeça com isso, tem que apresentar os fatos. Eles gostam mesmo é de todo mundo concordando, e se tiver uma voz dissidente, é o fim do mundo, é o nem li, é o "eu não vou discutir mais".

    • RAFAEL Postado em 29/May/2014 às 17:38

      Também acho Harry Pereira Potter de Hogwarts! Essa manipulação neomarxista, típica de esquerdopatas, fadas e elfos. O terrorismo imposto aos habitantes de Hogwarts pela Bruxa Má do Oeste de Oz é algo muito real. E o Compadre Washington? Aquele mesmo, que segurava o "o Tchan" que era uma beleza, que "chu chu pá pá" ... "ordinária", foi condenado à forca pela nave intergalática CONAR, comandada por Darth Vader, Lula e Dilma.

  7. Pereira Postado em 29/May/2014 às 15:29

    Agora porque acho que antonio gramsci é um FDP que norteia a cabeça de muitos desses malucos esquerdistas, eu sou burro, idiota , coxinha e que mais ?

  8. Rafael Postado em 29/May/2014 às 17:38

    Este Maduro tá verde! Tenho dó da população que infelizmente fica a mercê desta política sem vergonha! Quem sabe um dia se libertam como das amarras igual ao Chile!

  9. mauricio augusto martins Postado em 29/May/2014 às 17:54

    O Bicho Pegou!!!...maumau