Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 19/May/2014 às 19:16
37
Comentários

Os “segredos” da TV Revolta

O que está por trás do crescimento superficial de uma página conhecida por divulgar, entre fotos de gatinhos e frases de auto-ajuda, um discurso raivoso que engana, principalmente, os mais jovens?

joão revolta tv revolta
João Revolta, autor da página TV Revolta (Reprodução)

A TV Revolta é uma página que divulga fotos de gatinhos, fotos de cachorrinhos, frases de auto-ajuda, vídeos sensacionalistas e um discurso conservador. O uso desse conteúdo disfarçadamente neutro acontece paralelamente a postagens mais raivosas contra a política e em defesa da “moralidade”. Os ataques políticos são direcionados contra o atual governo, quase que exclusivamente. É a velha fórmula do senso comum que engana, principalmente, os mais jovens, além de gente madura desprevenida ou desatenta.

É de se esperar que uma página que utilize de apelações tenha forte adesão. Mas, de pouco tempo para cá, precisamente um mês, a Tv Revolta deu um salto anormal em sua taxa de crescimento. Analisando o intervalo de 18 de março até 18 de abril, observa-se um crescimento moderado: cerca de cem mil entradas. No intervalo entre 15 de abril a 13 de maio, porém, a página teve um crescimento de 1,5 milhão de curtidas, como pode ser visto no gráfico 1:

curtidas tv revolta

Para quem não acompanha a popularidade de páginas, comparamos a TV Revolta com outra página de grande apelo no Facebook. A fanpage de Luciano Huck, com todo o aparato publicitário, sua fama de comedor de bananas e seu extenso tempo de TV aos sábados na maior emissora do país, acumula nada menos que 13 milhões de fãs no Facebook. Ele está atualmente crescendo em uma velocidade de 500 fãs por hora, segundo a ferramenta quintly.com, de onde reproduzimos o gráfico 2:

huck

Como então explicar a popularidade da página TV Revolta, que na mesma análise consegue atingir 13 mil entradas por hora (12 mil e 500 a mais que Luciano Huck), como se vê no gráfico 3:

tv-re

Qualquer cidadão minimamente informado é capaz de perceber o alto grau de futilidade e de sensacionalismo expostos pela Tv Revolta. A grande questão, portanto, é: como eles estão crescendo dessa forma?

Duas possibilidades: uso de robôs no Facebook ou um caminhão de dinheiro em publicidade paga.

Especular sobre robôs é tema batido, tendo em vista que a página está cheia de perfis falsos. Basta abrir uma postagem e perceber como são os compartilhamentos. Diversos usuários compartilhando a mesma publicação com uma diferença que, muitas vezes, nem chega a segundos. Esse tipo de ação interfere no número de pessoas que estão “falando” sobre a página.

Para ter um grande número de curtidas, é preciso divulgar fortemente a página. Precisar sobre quanto se tem gasto em publicidade para fazer a TV Revolta crescer nessa velocidade também é realmente difícil. Mais difícil ainda é saber de onde vem todo esse dinheiro, porque publicidade tem custo e não é baixo. A quem seria interessante promover uma página aparentemente boba, mas com forte conteúdo conservador, raivoso e anti-PT?

Outro dado que impressiona

Na página SocialBakers podemos ver que a TV Revolta foi a segunda página do Brasil que mais crescia no dia 15/05. Um crescimento inferior apenas à página do jogador de futebol Oscar, que notadamente tem investido muito em publicidade para crescer nas redes sociais. TV Revolta cresceu mais que a página da FIFA e a página de Neymar:

Ranking das páginas que mais cresceram no Facebook no último dia (15/05/14)
Ranking das páginas que mais cresceram no Facebook no último dia (15/05/14)

Página de José Serra?

Um fato curioso e que merece um pequeno parêntese foi a taxa de crescimento da página de José Serra. O ex-presidenciável tucano andou anabolizando sua rede social por 2 dias, totalizando cerca de 150 mil fãs nesse período. Esse crescimento repentino foi flagrado por acaso. A página que pertence ao endereço fb.com/timeserra45 aparentemente estava offline, pois não era possível rastrear seu crescimento em tempo real, assim como era impossível acessá-la. Eis que ela volta ao ar com espantosos 180 mil fãs:

serr

Voltando a falar da TV Revolta, e dessa vez com dados atuais, confira o ranking das cinco páginas que mais cresceram na última semana:

tvr

Ranking das páginas brasileiras que mais cresceram nos últimos 7 dias (16/05/14) – http://naofo.de/89o

As outras páginas que aparecem no ranking são patrocinadas pontualmente, tendo picos de entrada. Basta perceber os gráficos de curtidas de qualquer uma das páginas com grande publicidade, até mesmo a de José Serra.

Conclui-se, então, o óbvio: a popularidade de páginas financiadas é questionável. A mídia e a elite abastada impõem sua pauta e seu ódio através do seu poder financeiro, seja ele em meios profissionais ou mesmo em espaços claramente amadores.

Por fim, a torneira de dinheiro está aberta na TV Revolta. Mas, afinal, quem está financiando isso? O interesse visivelmente é político.

Leia também: Facebook admite não ter controle sobre venda de likes falsos

Jornalistas de veículos da grande mídia, como Veja, Folha e Globo costumam afirmar, mas sem nunca conseguir provar, que a esquerda é quem paga militantes para atuar na internet. Talvez eles sejam capazes, agora, de informar quem abriu a torneira de dinheiro para financiar a tão aclamada, e conservadora, Tv Revolta.

Pragmatismo, com informações de Cômicas Políticas

Recomendados para você

Comentários

  1. Albert Postado em 19/May/2014 às 20:41

    Respeitando-se as devidas diferenças de tempo e de mídia utilizada, o surgimento de TV Revolta lembra em muito o fenômeno Ratinho ainda nos meados dos anos 90 - seu auge. Uma fórmula que incluía "prestação de serviço", "notícias", sensacionalismo, exposição de pessoas e muitas, muitas intenções suspeitas com o objetivo de ludibriar um público predominantemente de baixa instrução. É uma embalagem atual, mas o seu conteúdo já é há muito conhecido. Deplorável.

  2. Carlos Postado em 19/May/2014 às 21:10

    Quem financia o Pragmatismo Político? Quem são os autores dos artigos aqui publicados?

    • Victor Postado em 19/May/2014 às 22:15

      Claro, por que uma página que tem 316 mil curtidas e existe há meses é financiada igual a uma cresce nessa mesma quantidade por semana.

      • Leandro Dias
        Leandro Dias Postado em 20/May/2014 às 00:46

        Eu sou um autor de artigos publicados aqui e não recebo nada. Publico nas minhas horas vagas e nunca medi palavras para criticar PT, PSOL, PCdoB, black blocs e qualquer movimento. Nunca fui censurado ou tive minha pauta modificada pela direção.

    • luiz reis Postado em 20/May/2014 às 02:31

      Você não entendeu ou não quis entender. Aí fica difícil dialogar. Leu todo o artigo? Acha normal a evolução "espontânea" e turbinada? Eu aqui perdendo meu tempo...

    • Fernando Postado em 20/May/2014 às 07:34

      "É o PT tudo petralha" Esses caras são foda, não pode criticar a direita que já fica de butthurt...

    • Thiago Teixeira Postado em 20/May/2014 às 07:41

      O PT retira da Saúde 300 milhões e deposita todo mês na conta do Pragmatismo. Satisfeito?

      • Michel Postado em 20/May/2014 às 08:22

        Olha, dizer que o TV Revolta ou o Pragmatismo não tem ideologia é ingenuidade, mas deve analisar o conteúdo do que é publicado, mesmo eu estando puto com todas as falcatruas(diga-se de passagem de todos os lados) tenho que admitir que a pagina pragmatismo traz muito mais conteúdo!

  3. Elias Postado em 19/May/2014 às 21:13

    https://www.facebook.com/photo.php?v=445682128909657&set=vb.262104660600739&type=2&theater Mais lixo de esquerda na Globo, mas tomaram o troco de defenderem esse de "atitude" no mesmo programa, em países de verdade essa gente é presa e fica mais tempo na cadeia do que assassinos confessos no Brasil, se não limparmos a esquerda desse país a situação só tende a piorar, as cidades brasileiras todas elas parecem verdadeiros lixões tirando algumas ruas devido a esse bando de idiotas, Belo Horizonte mesmo é uma das cidades mais feias que já vi tirando alguns bairros. Ou o Brasil começa a atacar esse tipo de pensamento esquerdista ou a tendencia é só piorar.

    • adilson Postado em 19/May/2014 às 22:25

      Vc é doente! !!!!

    • Eduardo Abreu Postado em 19/May/2014 às 23:58

      o site disse que é coisa da esquerda, mas na maioria das vezes o pichador usa a direita... então não é coisa da esquerda é da direita, aliás sujeira não é privilégio de nenhum lado.... e disse também que o video não acrescentou nada, mas postou para divulgação na internet.... ora se não acrescentou porque postar???? Será que é para pichar a internet???

  4. Elias Postado em 19/May/2014 às 21:16

    É bom lembrar que nos USA ninguém pixa se não leva tira de 12 na kra e ganha medalha do prefeito. País de merda esse mesmo.

    • Florizeu Campos Postado em 19/May/2014 às 22:46

      Moras nos EUA, Elias? Suponho, pelo teu comentário cheio de ódio, que não mores no Brasil!

    • Tooleo Postado em 20/May/2014 às 02:01

      "nos USA ninguém pixa" - Sabe de nada, inocente.

    • Sandro Postado em 20/May/2014 às 08:58

      Para de falar merda, ô caralho.

    • Tiago Postado em 20/May/2014 às 09:03

      Porque você não se muda pra lá? Lá não tem Imposto, não tem o PT, a Dilma, o Lula! Vai lá cara! Grow up and move on!!!

    • José Postado em 20/May/2014 às 09:13

      Esse nunca visitou o metro de NY. "Sabe nada, inocente".

  5. Marcos Postado em 19/May/2014 às 22:19

    Existe um bando de desocupados, talvez pagos, que ficam lendo páginas de conatação de esquerda para fazer críticas sem conteúdo e que só servem para provar o quanto são vazios em suas opiniões. Querem proibir opiniões de esquerda na Internet e em qualquer lugar. O ódio é tanto que o principal prejudicado é o próprio indivíduo, que torna-se sério candidato a um ataque do coração em frante ao computador. Divergência de opiniões não significa ter ódio e espumar de raiva enquanto escreve. Nunca "curti" TV Revolta porque sempre percebi o teor de manipulação e conteúdo raso que eles transmitem. Também tenho alertado amigos sobre a página, fazendo comentários nas postagens que eles compartilham. Na maioria são incautos, alguns com menos grau de escolaridade, que não conseguem enxergar um pouco além das palavras que leem.

  6. Bom senso Postado em 19/May/2014 às 22:19

    Vo te levar pro quarto Reich, partiu Elias?

  7. Leon de Chacara Postado em 19/May/2014 às 22:22

    É bom lembrar que vc nunca morou nos USA. Né?

  8. Eduardo Abreu Postado em 19/May/2014 às 23:47

    tem site melhor que esse revoltoso.... com licença pragmatismo, mas é mais um nas minhas páginas de abertura do meu Chrome....é o http://mudamais.com/ , quanto a lixo virtual, fica pra quem gosta, pois o lixo físico tem valor agregado o virtual não.

  9. Leticia Calmon Postado em 19/May/2014 às 23:51

    Nessa última semana entrei num embate com a página , óbvio que não deu em nada, foi devido a uma publicação machista completamente ofensiva , na qual tinha um número inexpressivo de curtidas em uma garota que era estudante de advocacia , fiquem apreensiva com isso , por mais que nossa sociedade tenha tendências reacionárias , em uma semana as curtidas eram "inexpressivas" mesmo , descabidas . O argumento não era nada embasado e nem parecia ser de uma aspirante a advogar , na sequência e muito curtido também vinha o comentário do possível criador da tirinha preconceituosa , que se dizia um homem negro vivente da periferia , e que dizia ter a feito para dar uma indireta em suas amigas que se envolviam com " marginais" . Não quero dizer que os mesmos sejam "fakes" ( falsos) pq isso é impossível constatar , e as opiniões sem embasamento algum e com argumentação ruim dão um toque bem real , mas o que eu fui me questionar é ;Como houve crescimento rápido em questão de dias nas curtidas mas que não foram de forma alguma acompanhados de comentários que cresceram muito desproporcionalmente ... Quem quiser pode dar uma olhada e vejam que eu tenho algumas curtidas , 5 , 2 ... Mas minha opinião é contrária né ... Segundo a Tv revolta nossa sociedade tem uma opinião uniforme , e minha opinião não representa 1¨% da sociedade . Isso percebi sem a informação do pragmatismo politico , a matéria só veio me confirmar , quem quiser pode ver a postagem da pag da tv revolta que eu falo fica o link https://www.facebook.com/tvrevolta/photos/a.192749844121804.49307.169983389731783/725469747516475/?type=1&comment_id=756824667714316&notif_t=like

    • Carlos Prado Postado em 21/May/2014 às 23:02

      Vendo seu comentário ao Everton, tenho que fazer o mesmo questionamento: Que preconceito é este, menina? Você chama a pessoa da situação de fraca e presume que ela é pobre e vive com menos de 80 reais? Pois saiba que há muitos pobres que não se desvirtuam, não são nem a maioria que se perde, mas a maioria vive uma vida honesta e muitos conseguem crescer, e até empreender. Digo isto ainda com conhecimento empírico, olhando as pessoas ao meu redor e conhecendo a história de minha família - que não é nada construída num mandato de algum presidente e mais que digna de ser abusada como vitimização barata por um site como este. Se ainda vai soltar algum preconceitos contra negros(como disseram que é triste ver um negro defendendo as "elites", como se um negro não pudesse alcançar a elite) saiba até que quase metade dos empreendedores brasileiros o são, mas sofrem como qualquer empreendedor num país onde a maior parte das empresas falem no primeiro ano. Você solta tantos preconceitos às condições sócio-econômicas, à cor da pele e ao gênero das pessoas, coisas que pouco tem a ver com a situação retratada. Porém critica o comportamento individual que leva à situação.

  10. Diego Postado em 20/May/2014 às 00:18

    Não acredito que tenham perfis falsos aos montes, pois nos meus Feeds boa parte dos meus contatos compartilha postagens de lá. O povo está revoltado mesmo, a página não é boa, é incoerente as vezes. mas a galera curte pra mostrar descontentamento. Nunca vi uma publicação patrocinada deles, pois se tivesse, apareceria nos feeds como aparecem de outras! Eu tenho uma fan page com quase 50mil curtidas e com apenas 1 postagem ela cresceu quase 7 mil pessoas em 4 dias !!! Minha Fan Page tem 3 anos e fiquei assustado com esse estouro de 7mil por causa de uma piada besta que criei. Sinto muito, mas a TV Revolta é um efeito colateral e é real !

    • Carlos Prado Postado em 21/May/2014 às 22:48

      É bem possível. Tem muita gente real compartilhando em grande número os post de lá mais do que de muitas páginas tão famosas quanto. Mas para eles não tem que pedir recibo, é certo que são pagos por um partido. Já para o lado de cá não tem dessa, vale até reunião política sem licitação e ninguém recebe um tostão. Se acha que recebem, mostre o recibo.

  11. Marcia Postado em 20/May/2014 às 01:02

    Incrível como tudo que faz critica ao governo e considerado financiamento das forças reacionárias e elitistas. Faça-me o favor e tenha mínimo de auto critica, o povo não tolera mais os mandos e desmandos, mentiras e armações deste governo que subverte a ordem quando lhe interessa, que até hoje usa como desculpa a "herança maldita" do governo FHC para justificar sua incompetência e manipula a população menos afortunada com as bolsas esmolas que só servem para manter a dependência destes para com a manutenção do partido no poder. Fora PT.

  12. John Dee Postado em 20/May/2014 às 01:33

    Desde a primeira vez que vi essa tal TV Revolta desconfiei que tinha algo de errado com os discursos superficiais revoltados. Patrocinados por quem? Ora, de quem é o interesse de desinformar a sociedade? Essa baboseira é apenas instrumento para gerar crise social! Historicamente, quase todos os governos ditatoriais foram precedidos por crises sociais.

  13. André Oliveira Postado em 20/May/2014 às 06:55

    Quando uma pessoa fala que o seu país é uma merda, eu tenho a ligeira impressão que ela não tem condições de sair daqui, mesmo que quisesse. A parte pior do Brasil e que não existe nos EUA e Europa é que lá, apesar dos problemas, os moradores tem vergonha dos problemas e orgulho do país e lutam para resolvê-los. Aqui o cidadão, que em geral é um fracassado na vida, e acha que merecia mais do que tem, mas em vez de melhorar o seu lado, investe seu tempo em falar mal de tudo, menos dele.

    • Edison Villela Postado em 20/May/2014 às 10:56

      André, essa atitude de colocar responsabilidade da própria vida no Estado ou na sociedade também existe em outros países, moro no EUA e percebo isso. A diferença é a o quanto isso é mais comum no Brasil e menos em outro países. A GRANDE diferença real que percebo é a Educação, isso faz toda a diferença, de resto as pessoas são muito parecida no Mundo toodo!

    • Leticia Calmon Postado em 20/May/2014 às 12:25

      Concordo , as pessoas tem um complexo no Brasil de vira lata que me chateia bastante , não sei se é só aqui ( creio que não) mas as pessoas se alimentam de menosprezar alguém em situação pior , quando vc as questiona elas dizem que todos temos escolhas , mas se vc as questionar do pq não lutam por melhorar , elas dizem que não têm essa escolha , ou seja eu sou um pobre vira lata o outro é sempre um " vagabundo " aproveitador que usa do bolsa família. Não acredito que nada exista sem intencionalidade , e a tv revolta vem sim para confundir e alimentar o ego das pessoas com preconceitos e notícias falsas .

  14. TADEU DUTRA Postado em 20/May/2014 às 07:24

    TV REVOLTA. O NOVO "PEGA-MOSCA" DA REDE....ATÉ GOEBELLS SE ENVERGONHARIA,

  15. Thiago Teixeira Postado em 20/May/2014 às 08:00

    Fizeram um estudo detalhado daquilo que venho observando a anos. Sites de direita, vídeos no youtube ligados a política a desproporção de aprovação é gritante. Quando o vídeo é de alguma figura do governo trabalhista uma avalanche de xingamentos, e todos os xingamentos com 15, 30 e já vi até 40 joinhas. Está mais que provado, há robôs fazendo guerra virtual na rede e formando opinião.

  16. Maria Postado em 20/May/2014 às 10:36

    Mais ou menos duas ou três semanas atrás curti um post de uma amiga. Um filhote canino muito fofo, que depois vi que a origem era o tv revolta.Passado uns dias começou a aparecer no meu face que eu havia curtido posts absurdos do tv revolta por um ou dois dias. Vai ver essa é uma tática para aumentar estatísticas.

  17. josemilton Postado em 20/May/2014 às 10:59

    sera facil vermos de onde vem o financiamento da tv revolta, e so aguardarmos o fim das eleicoes.

  18. Alex Postado em 20/May/2014 às 21:18

    Olha, a tv revolta está ligada ao UOL que pertence à Folha mas tem uma participação significativa do fundo BTG Pactual, aquele que foi ao jantar do Aécio em Sampa. Não tenho dúvidas que a fonte de dinheiro desse lixo é o BTG Pactual, a Folha não tem grana nem pra se promover.

  19. Marcos Rosa Silveira Postado em 21/May/2014 às 16:46

    Essa pagina não passa mais de um câncer assim como Eterno Romance, Garota Ciúmes, Chapolin Sincero, Minions sinceros, Dilma Bolada e etc, etc....

  20. Bruno R. Postado em 22/May/2014 às 00:40

    Acho que se leva muito a sério o nº de acessos em uma página do Facebook ou os trending topics do twitter e toda essa baboseira das redes (anti)sociais. Acredito que a importância e a influência desses meios ainda não é tão grande quanto se pensa. Até porque likes e compartilhementos são cada vez mais automáticos, as pessoas não refletem sobre aquilo que eleas estão curtindo. Por isso o feed de todo mundo vive cheio de lixo.