Redação Pragmatismo
Compartilhar
Rede Globo 21/May/2014 às 10:06
34
Comentários

Repórter da Globo se dá mal ao tentar fazer entrevista tendenciosa

Jornalista de O Globo leva três tocos durante entrevista com o ex-chanceler mexicano Jorge Castañeda

Jorge Castañeda méxico globo
O ex-chanceler mexicano Jorge Castañeda (Divulgação)

A jornalista de O Globo, Tatiana Farah, entrevistou o ex-chanceler mexicano Jorge Castañeda. Ou ela é mal informada ou jogou cascas de banana em três perguntas, mas levou 3 tocos como resposta.

Vergonha alheia. Veja abaixo as perguntas e as respostas:

Jornalista: “O Brasil estagnou em seus anseios econômicos e se encolheu no que diz respeito à projeção internacional?”

Chanceler: “O Brasil tem um papel econômico internacional muito importante. É uma voz que se escuta. “

Jornalista: “Os países da Aliança do Pacífico têm crescido mais que os do Mercosul? Por quê?”

Chanceler: “Isso é falso. O Brasil cresce mais que o México. E “países do Pacífico” não existem. Há um país grande, que é o México, há um país mediano, que é a Colômbia, e dois países pequenos, que são Peru e Chile. Não é certo que os do Pacífico cresceram mais. Essa é uma ficção criada pelos mercados na mídia internacional. O que se sucede é que as expectativas sobre o Brasil foram muito elevadas. Afirma-se que o México cresce mais que o Brasil, mas, no ano passado, o Brasil cresceu mais. E este ano o Brasil vai crescer mais que o México.”

Leia também: O dia em que uma repórter da Globo foi sincera

“Jornalista: Como avalia o governo do presidente do México, Enrique Peña Nieto?”

Chanceler: “É um governo que teve muitas boas ideias, boas intenções, algumas realizações, mas os resultados ainda não vemos. Há por um lado impaciência e , por outro, ceticismo.As pessoas estão impacientes e céticas. É possível que haja resultados. Mas é uma incógnita.

Quando a economia brasileira começou a estagnar, a imprensa internacional passou a dizer que a nova potência da América Latina seria o México.

Isso é um pouco falso. O Brasil continua recebendo muito mais investimento estrangeiro que o México. A mídia brasileira é ruim, a mexicana é muito ruim e a mídia internacional, quando fala de Brasil e do México, é péssima. É muito mau conselho escutar o que diz a mídia internacional tanto sobre Brasil quanto sobre o México, porque ela sempre se equivoca.”

Stanley Burburinho, Contexto Livre

Recomendados para você

Comentários

  1. Maria Auxiliadora Postado em 21/May/2014 às 10:22

    Ela, a jornalista, é mal informada mesmo. Foi fazer seu trabalho sem o mínimo de conhecimento acerca do assunto da pauta e fez papel de burra.

    • Maria Regina Cortez Postado em 21/May/2014 às 12:41

      não acredito que a jornalista não tenha informação, ele tem sim é uma entrevista com opinião pronta...isso tá muito longe do jornalismo.

    • José Postado em 15/Feb/2015 às 12:43

      O próprio chanceler disse: é má fé. 99.99% do que se diz na mídia corporativa é mentira e tem um único objetivo: agradar os patrões do norte e os representantes deles no sul. E para isso, jornalista nenhum tem medo de passar uma vergonha como essa, aliás, esse é o trabalho deles: passar vergonha.

  2. Arthur Postado em 21/May/2014 às 10:28

    Diogo Mainard passa mal

  3. Gabriel c Postado em 21/May/2014 às 10:32

    quem foi esse reporter

  4. Bruno Postado em 21/May/2014 às 10:59

    Aliança do Pacífico é diferente de Países do Pacífico, e é um bloco consolidado e formalizado desde meados de 2012 e composto por: México, Chile, Colômbia e Peru. Acho que quem é economista como eu sabe que ele não respondeu a pergunta da moça, pois o grupo da AP cresce mais no conjunto que o Mercosul sim. O que não quer dizer que o Brasil se pior ou melhor que o México, que são economias bastante divergentes, embora com problemas sociais parecidos. Diferente do resto do grupo, o Chile é certamente o país mais sólido da América Latina, e também o com maior liberdade econômica e com mais acordos bilaterais com as grandes potências e uma economia bem equilibrada. Acho que o a questão nem é contrapor as visões de cada bloco econômico, mas sim rever o Mercosul como bloco ECONÔMICO.

    • Lucas Postado em 21/May/2014 às 11:30

      Bruno nao da para afirmar que ela esta equivocado, nao da para afirmar que um bloco cresce mais que outro sem definir parametros e periodo, pode ter crescido mais no ultimo ano, ja em um periodo mais longo de tempo ja nao e bem assim. Sem contar que olhar exclusivamente PIB nao e um bom parametro para medit crescimento real. Economistas sensatos como eu questionam inclusive a supremacia da medida PIB em detrimento de outras muito mais significativas e importantes

    • victor Postado em 16/Dec/2014 às 13:22

      O Chile e um pais que depende 100% do cobre, esta bem economicamente agora por que os precos do cobre estao altos. So que na hora que baixar os precos ou encontrarem outros materiais que substituam o cobre essa solidez que voce diz nao se apresentara e a economia chilena sera extremamente fragil por nao ter diversificacao.

      • renan Postado em 16/Dec/2014 às 15:16

        Victor, não

  5. Bruno Postado em 21/May/2014 às 11:50

    A pergunta foi feita em relação ao crescimento do PIB, e sim foi maior em 2012 e 2013, só olhar os dados. Até o IPEADATA tem disponível. Se a pergunta fosse em relação a outros dados, ai poderiamos discutir outros dados. E da pra afirmar que um bloco cresceu mais que outro sim, em relação a valores percentuais. E os dados são do crescimento real do PIB. E esse papo de supremacia do PIB é uma besteira sem tamanho. O PIB como indicador econômico, que é a discussão, é importantíssimo. Não existe melhora na qualidade de vida no geral se o PIB de certa forma não acompanhar. E é bastante óbvio que embora ele não revele outros aspectos, como a distribuição de renda ou qualidade de vida, possivelmente é o indicador mais importante.

    • Yohan Postado em 21/May/2014 às 14:44

      O PIB é totalmente desfalcado Bruno. Se em um determinado país se gasta muito com guerra, com despoluição, com tratamento de saúde, se vende muito cigarro e bebida alcoólica isso vai resultar num aumento do PIB. E o que isso tudo tem de bom ??? PIB é só produção de riquezas. Ninguém sabe a que custos (ambientais e sociais) essa riqueza foi produzida. A questão é que precisamos de outros indicadores que reflitam melhor outros fatores que não são levados em conta (qualidade do meio ambiente, felicidade das pessoas, expectativa de vida, saúde, emprego, renda... etc). Se vc analisar os dados do IPCC verá que não há mais espaço para o capitalismo. Não por questões ideológicas, mas por questões científicas. O planeta não suporta mais o capitalismo e a humanidade irá se extinguir rapidamente se isso não mudar. Não há mais espaço para ficarmos olhando apenas para o PIB e pensarmos em crescer e crescer economicamente. Não existe crescimento econômico infinito em um planeta finito. Quem propõe isso ou é louco ou é economista.

      • Joao Postado em 23/May/2014 às 00:17

        Brilhante! Ponto final!

      • Emerson Postado em 19/Dec/2014 às 01:40

        lá vai um BIS. Brilhante, ponto final.

      • ricardo Postado em 19/Dec/2014 às 19:54

        Brilhante,fechou!

  6. sandra Postado em 21/May/2014 às 12:42

    "A mídia brasileira é ruim" "A mídia internacional fala mal do Brasil" E ela ainda se pauta pela mídia internacional.

  7. Jean Postado em 21/May/2014 às 12:55

    tendenciosa é se dizer pragmatico quando não se é....

  8. Thiago Teixeira Postado em 21/May/2014 às 13:21

    Ridículo a família mais rica do Brasil torcer contra a própria nação.

    • Maria Aparecida Jubé Postado em 21/May/2014 às 19:37

      Isso é muito pior do que cuspir no prato que se come. Esses filhos de Roberto Marinho para mim são a besta do apocalipse em dose tripla. Será que são os Anti-Cristos brasileiros?

      • Ligadíssimo Postado em 23/May/2014 às 17:27

        Se anti-cristos existem, querem que o povo passe fome...

  9. Alberto Postado em 21/May/2014 às 13:34

    Cá entre nós PP, tu não podes falar de reportagens tendenciosas! Acredito que esta seja a razão pela qual acompanho o blog.

  10. Alisson Postado em 21/May/2014 às 14:20

    Não vi nada de toco aí. Ele só respondeu as perguntas que ela fez. E outra, muitas vezes as perguntas que serão feitas nem formuladas pelo entrevistador são, e sim pela direção.

  11. Deisi Postado em 21/May/2014 às 14:44

    Nossa que toco, acertou em cheio, a imprensa que pertence ao PIG, não para de dar vexame, mas não apreende, concordo plenamente, a mídia do Brasil é ruim, a do México é ruim, mais a internacional principalmente a inglesa é péssima. Quanto a do Pragmatismo Politico, pra mim é ótima.

  12. Eduardo Abreu Postado em 21/May/2014 às 15:19

    QUE COISA BOA, ACHA QUE TODOS SÃO ADEPTOS A MENTIR PARA SATISFAZER A ELITISINHA GLOBAL.... QUEBROU A CARA E AINDA FEZ A MENTIRA QUE É DIVULGADA AQUI DENTRO E SOBRE NOSSO PAÍS CAIR POR TERRA, POR UM REPRESENTANTE ISENTO.

  13. Anderson Porto Postado em 21/May/2014 às 18:26

    Cadê o link original para o vídeo?

  14. Lauro Postado em 21/May/2014 às 18:33

    Sensacional. Antes de eu ler que ele disse que a mídia brasileira é ruim, eu já tava pensando isso. O mal do nosso país, é que nos baseamos em muita coisa errada e desnecessária.

  15. Elias Postado em 21/May/2014 às 19:20

    Qualquer coisa cresce mais que o Mercosul. Basta pesquisar 1 minuto na internet, ou detalhe todos os países de esquerda estão falidos, os que mais cresceram foram SIM os da Aliança do Pacifico.

    • Eduardo Abreu Postado em 21/May/2014 às 23:41

      tenho visto o crescimento desesperado dos problemas nos EUA..... não faz muito o Obama injetou grana na GM pra que ela não gerasse milhares de desempregados... agora pra quem acha que tá tudo ruim até sorvete é dispensado.

  16. Evaristo Postado em 21/May/2014 às 21:57

    A jornalista é uma tucanista, gente que usa da profissão para disseminar mentiras e tentar destruir o povo brasileiro. Estão a serviço dos Estados Unidos.

    • Ligadíssimo Postado em 23/May/2014 às 17:28

      Estão.

  17. Allysson W. Postado em 22/May/2014 às 09:28

    Toma..

  18. mauricio augusto martins Postado em 22/May/2014 às 12:51

    Por um momento veio em minha cabeça o Som dos Mariachis, com som de "X", pois já fora admoestado por um Querido Amigo Mexicano(Um Abração Luiz) quando pisei no tomate e pronunciei "mariaquis", tenho a impressão que é o mesmo que xingar a Mãe de alguém, a Vida é assim mesmo Vivendo e Aprendendo Arriba, Arriba Con nosotros...maumau

  19. GustavAB Postado em 19/Dec/2014 às 19:53

    hahaha, noticia antiga fracassou de novo.Na verdade a jornalista não levou toco nenhum, tudo que ela falou é verdade.Se o México tem um presidente mal informado, assim como est site é, não podemos fazer nada.

  20. tony amaro Postado em 12/Feb/2015 às 10:29

    Como é triste ver a imprensa daqui colocar o Brasil no chão,tudo porque o PSDB não levou.Agora por exemplo poderia noticiar sobre corrupção,mas o que a gente vê antes de tudo,é uma vontade de destruir a Petrobrás,para a culpa cair sobre o PT.Imprensa irresponsável.

  21. Antonio Palhares Postado em 16/Feb/2015 às 16:42

    É a velha historia., a imprensa brasileira não presta. Só sem noção não percebe isto.Nossa imprensa é um lixo e pelo jeito vai continuar sendo.Não vão fazer a regulação da mídia.

O e-mail não será publicado.