Redação Pragmatismo
Compartilhar
Homofobia 20/May/2014 às 12:51
46
Comentários

“Psicóloga cristã” será julgada por promover “terapias de conversão”

Após inúmeras denúncias, defensora da “psicologia cristã” pode ser suspensa e ter a sua licença cassada. Marisa Lobo acredita na "cura gay" como tratamento

psicóloga marisa lobo cristã
A psicóloga Marisa Lobo (Reprodução/Tv Globo)

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) intimou para uma audiência fechada ao público, na última sexta-feira (16), a psicóloga Marisa Lobo, acusada de violação da ética profissional por promover a chamada “psicologia cristã”, que consiste nas terapias de conversão de orientação sexual e por disseminação da homofobia.

Elaine Bernet, gerente técnica do CRP-PR, disse à revista Fórum que não tem acesso ao processo em questão, visto que ele é sigiloso, porém, Bernert explicou que, caso as acusações sejam comprovadas, Marisa Lobo pode sofrer três tipos de sanções, de acordo com artigo 69 do Código de Ética do Conselho Federal de Psicologia (CFP): advertência; censura pública (neste caso, o nome do/a profissional é divulgado, assim como delito cometido); suspensão por 30 dias; e, por fim, a cassação da licença.

Questionada a respeito da referida “psicologia cristã”, Bernert foi enfática ao afirmar que ela não existe e que há apenas a “psicologia científica e laica” enquanto prática. A respeito do trâmite do processo, a gestora técnica disse que, caso Lobo seja condenada, pode recorrer ao Conselho Federal de Psciologia (CFP), assim como a parte acusadora. A respeito do resultado do julgamento que acontece nesta sexta-feira, ele só será divulgado no Diário Oficial em 30 dias e isso se a profissional sofrer censura pública, suspensão ou cassação. Caso as denúncias não sejam aceitas, o caso é arquivado.

Apesar da audiência ser fechada ao público, ativistas dos Direitos Humanos e do movimento LGBT estão convocando a todos para que compareçam à porta do CRP-PR. Na convocação pública, pede-se que todos os atores políticos demonstrem o “seu repúdio a ‘cura gay’ e também se solidarizar à todos aqueles que já foram vítimas da homofobia disseminada por Marisa Lobo”.

Abaixo, você pode conferir dois momentos nos quais Marisa Lobo defende as terapias de conversão:

Marcelo Hailer, Revista Fórum

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago M. Postado em 20/May/2014 às 13:07

    Brasil sil sil

  2. Pereira Postado em 20/May/2014 às 13:16

    Mais uma aí sofrendo de censura !!! Brasil sil sil sil !!!

    • Rubens Postado em 20/May/2014 às 15:41

      "censura" Hipocrisia Brasil sil sil sil!!!

    • Danilo Postado em 20/May/2014 às 17:18

      não é censura mané.... é uma questão ética de uma categoria profissional que tem o compromisso de funcionar de acordo com a ciência e a ética de sua profissão. Qualquer profissão tem um conselho, e o conselho é responsável pela fiscalização e correção de infrações e desvios dos profissionais. Enquanto psicóloga esta mulher não pode pregar algo pessoal contra o que é vigente na ciência atual. Enquanto pessoa ela pode até acreditar no que quiser. consegue entender a diferença??????

    • Roger Postado em 22/May/2014 às 00:37

      Sofrendo censura... A ética profissional é que está sendo censurado pelo comportamento dessa lunática.

  3. Pereira Postado em 20/May/2014 às 13:19

    esse negócio de "cura gay" não existe , nunca existiu e nunca existirá. O que houve foi uma manipulação estapafúrdia de informação por parte de ativistas gays em conchavo com a militância do PT. O que existe é uma censura nos profissionais de psicologia que não podem mais exercer livrimente sua profissão. Se alguém quer deixar de ser hetero e se tornar homossexual pode, mas a via contrária é terminantemente proíbido. CENSURA PROFISSIONAL NÃO !!!!

    • Marcelo Postado em 20/May/2014 às 16:19

      Incrível que os abortistas não conseguem entender algo tão simples, não é?

    • lyah Postado em 22/May/2014 às 00:21

      Quem é hétero, nunca deixará de ser, da msm forma que homossexual NUNCA será hétero! pode se tornar no máximo um enrustido e infeliz.

    • Roger Postado em 22/May/2014 às 00:41

      Pare de escrever besteira! E ainda dá um jeitinho de falar do PT onde não há política em questão! Você está precisando de um bom psicólogo, Pereira! Ou, quem sabe, psiquiatra. Tá defendendo a falta de ética dessa infeliz alegando censura? Coitado.

  4. eu daqui Postado em 20/May/2014 às 13:29

    O problema aqui é de ética: psicólogo é pra ajudar a resolver e não para padronizar ou manipular. Uma estudiosa do comportamento humano deveria asber e aceitar que ser humano é ser diverso.

  5. Deisi Postado em 20/May/2014 às 15:29

    Meu Deus,até onde vai a ignorância do tal Pereira,não adianta argumentar com fundamentalista o melhor é ignorar, por causa de pessoas desse tipo, como essa "profissional" que ocorre grande números de jovens que acabam cometendo suicídio, pois não aguentam a pressão, dos familiares e pastores,que acham que são Deus para julgar, cambada de hipócritas e incoerentes,que se esquecem que maior mandamento do cristão é o amor,e maior prova de liberdade é respeitar todas as pessoas e suas diferenças. Quanto ao Pereira é impossível ele compreender, estude menino, e pare com esse ódio do PT.principalmente se for cristão,porque a raiva gratuita,da câncer.

    • Pereira Postado em 20/May/2014 às 15:38

      É o que eu mais faço, estou concluindo o mestrado. Dá um trablaho imenso.

      • francis Postado em 20/May/2014 às 15:47

        Se for mestrado de psicologia ou sociologia é melhor ficar longe dessa faculdade.

      • Raíssa Postado em 21/May/2014 às 10:16

        Vc é a prova que estudo não é sinônimo de senso crítico e inteligencia.

    • Pereira Postado em 20/May/2014 às 15:49

      Da uma olhada aí no que tu chama de "progresso" e em que quem te manipula quer que tu aceite. https://www.youtube.com/watch?v=XjUGoSr4MWE

      • Roger Postado em 22/May/2014 às 00:42

        Pereira já se consultou com ela... Diz a verdade!

    • Carlos Prado Postado em 20/May/2014 às 15:49

      E se a pessoa quiser mudar sua preferência sexual e quer buscar ajuda profissional para isto a maior mostra de amor é proibi-la?

      • Pereira Postado em 20/May/2014 às 16:09

        Eles dizem que se "nasce" gay e por isso é "impossível" reversão . O estranho que com essa tal ideologia de genêro eles dizem exatamente que a pessoa pode escolher o que quer ser sexualmente. Nem eles conseguem definir direito se se nasce homossexual ou se escolhe. E querem definir se se pode ou não trocar de opção. Dá vontade de mandar esses ativistas gays mandar planta batata.

      • Raíssa Postado em 21/May/2014 às 10:36

        O problema Carlos é quem te garante que é essas pessoas procuram esse tipo de "profissional" por livre e espontânea vontade? Tenho uma amiga que é homossexual e sei o quanto ela sofreu e sofre por a família não a poiar, a mãe dela já fez de tudo para ela se "converter", se não fosse por sua força interior imensa e o apoio dos amigos ela talvez teria se submetido a esse tipo de coisa. Muitos se submetem a isso não, pq não querem ser gays, mas sim, pq não suportam o preconceito dos familiares, "amigos" e da própria sociedade. Ser homossexual não é doença, portanto, não precisa de cura e sim respeito. O importante é as pessoas serem felizes, se aceitarem como são, não viverem um modelo de sociedade, família, pessoa que já deu inúmeras provas de falência. E para aqueles que adoram gritar CENSURA, com vários pontos de exclamação, vcs deveriam ler o conceito disso, pois liberdade, de expressão, profissional etc, não é vc fazer tudo o que quer ou falar tudo o que vem a cabeça, tudo senhores e senhoras é limitado por outros princípios que também nos são caros, como igualdade, fraternidade, respeito, humanidade, e dignidade - muito dito mais pouco aplicado.

      • Carlos Prado Postado em 21/May/2014 às 23:10

        Raíssa, se a pessoa está sendo forçada cabe a ela e também ao bom senso do psicologo buscar uma solução. Agora você vai impedir todas as pessoas que queiram buscar tal tratamento?

    • Marcelo Postado em 20/May/2014 às 16:21

      Deisi, já parou pra pensar que também possa existir gente que seja gay, e não consiga se aceitar por isso, e precise de ajuda? Já parou pra pensar que talvez essas pessoas também pensem em se matar?

      • Carlos Prado Postado em 21/May/2014 às 23:11

        Para a Deise que estes se matem! Serve até para as estatísticas de homofobia. O importante é que a vontade dela seja imposta sobre todas as pessoas.

  6. Deisi Postado em 20/May/2014 às 16:10

    Minha filha também está, fazendo mestrado, depois vai fazer doutorado, pelo jeito você não está aprendendo nada,principalmente algo que nem um curso universitário pode ensinar, respeito as diferenças, o mestrado só está te deixando cada vez alienado e cheio de preconceitos.Uma dica reveja alguns conceitos, só assim será um grande profissional.

    • Pereira Postado em 20/May/2014 às 16:24

      Viu o vídeo que coloquei ? Não tem coragem ? Te desafio a ver .

    • Pereira Postado em 20/May/2014 às 16:26

      O desafio ta lançado https://www.youtube.com/watch?v=XjUGoSr4MWE

    • Pereira Postado em 20/May/2014 às 16:39

      Sinto te informar deisi , é você que está sendo manipulada e não se da conta. Existe uma orda marxista tomando conta do Brasil e da A latina. Esse pessoal transforma tudo em luta de classes, qualquer coisa. Eles usam essas bandeiras como o movimento GLBT e o feminismo para atacar a família que eles chaman de "patriarcal". Eles acreditam que acabando com a propriedade privada, que é oriunda da família nos moldes cristãos, eles conseguirão implantar o marxismo na sua totalidade. Não to dizendo que homossexuais e mulheres não tenham direitos, tem sim e muitos e nós apoiamos, mas o que vemos é um jogo rasteiro e sujo que usa essas pessoas e sua boa fé para atingirem seus objetivos. Ja escreveram na decada de 60 que comportamento homossexual era coisa da elite de direita, e se o comunismo fosse implantado essas pessoas iriam sumir da sociedade. Em cuba che guevara e Fidel mataram e torturaram centenas de homossexuais, justamente por achar que eles eram contrários ao regime. Agora a nova orda de marxismo pega os LGBT e dizem que são amigos. Mentira !!!! é porque eles representam uma bandeira que pode prejudicar a família nos moldes como temos e assim fomentar sua utopia doentia de acabar com a propriedade privada. O dia em que eles acaharem que o movimento LGBT não serve mais, os comunistas vão abandonar essas pessoas a própria sorte e descartá-los como se joga no lixo papel higiênco usado.

      • Luciana Postado em 20/May/2014 às 16:46

        Pode listar quais são os direitos que os homossexuais e as mulheres tem? Só para ficar mais claro.

      • Deisi Postado em 20/May/2014 às 17:41

        Pereira sou de esquerda desde de 1979,não adianta você indicar videos para mim que eu jamais verei, não por falta de coragem,mas sim que vindo de você não tem nada a ver comigo, e jamais mudaria minhas convicções . Sou católica praticante e feliz, e o padre da minha paroquia, diz que Deus não faz distinção de pessoas , que ama a todos igualmente . Nele eu acredito , e também todos tem direito de lutar por suas causas , isso é liberdade, agora dizer que os gays vão acabar com a família , é muita idiotice,o mundo está cheio de famílias composta de papai mamãe e filhinhos ,de todas as classes,que são verdadeiros monstros, exemplo o pai medico do Bernardo,a madrasta enfermeira,e amiga assistente social,e também os abrigos estão cheios de crianças esperando ser adotadas,ai a jamais a família deixará de existir . Não venha com a conversa de que o casal gay , os filhos serão também, não é sarampo,muito pelo contrário são tantos preconceitos que eles preferem que seus filhos não sofram como eles.Tanta violência,tanto ódio, tudo fruto de casais hétero e famílias compostas de pai mãe e filhos

      • Daniel Postado em 20/May/2014 às 18:06

        Então a propriedade privada surgiu depois de crsito? Espero que seu mestrado não seja em História.

      • Raíssa Postado em 21/May/2014 às 10:54

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk agora patriarcalismo é igual a patrimonialismo meu Deus onde vamos parar com a ignorância de nossos "estudiosas". Propriedade é oriunda da família nos moldes cristãos, verdade - IRONIA - deve ser por isso que não existia propriedade antes do cristianismo, já que os pagão eram todos comunistas, assim como os islâmicos, budistas hoje kkk Meu Deus nunca vi tanta loucura em um comentário só. Nunca vou intender esse medo do comunismo em pleno século XXI !!!!!!! Senhores senhoras a Guerra Fria acabou!!!!!!! O ideário que somos iguais acabou !!!!!! O ideário de se lutar por um mundo mais igual e justo acabou !!!!!!!!!! O número de pessoas que acreditam nisso e, principalmente, lutam por isso é quase ínfimo, mas parece que apesar disso todos vcs tem medo, seu medo só consegue ser compreensivo para mim ao escutar essa música de Chico: " (...) Apesar de você Amanhã há de ser Outro dia Eu pergunto a você Onde vai se esconder Da enorme euforia Como vai proibir Quando o galo insistir Em cantar Água nova brotando E a gente se amando Sem parar Quando chegar o momento Esse meu sofrimento Vou cobrar com juros, juro Todo esse amor reprimido Esse grito contido Este samba no escuro (..) Apesar de você Amanhã há de ser Outro dia Inda pago pra ver O jardim florescer Qual você não queria Você vai se amargar Vendo o dia raiar Sem lhe pedir licença E eu vou morrer de rir Que esse dia há de vir Antes do que você pensa Apesar de você Amanhã há de ser Outro dia Você vai ter que ver A manhã renascer E esbanjar poesia Como vai se explicar Vendo o céu clarear De repente, impunemente Como vai abafar Nosso coro a cantar Na sua frente (...)"

  7. josemilton Postado em 20/May/2014 às 16:31

    talvez seja uma ignorancia da minha parte, mas se pode haver uma cura gay atraves da psicologia crista, tb nao podera haver uma cura para bandidos atraves desta psicologia? Brincadeira uma coisa desta!!!!!!

  8. Walter Postado em 20/May/2014 às 17:01

    Se tiver mostre a cura para ladrão que desvia dinheiro público esta praga é pior que querer curar o que não é doença.

  9. Pereira Postado em 20/May/2014 às 17:12

    "Pode listar quais são os direitos que os homossexuais e as mulheres tem? Só para ficar mais claro." Mulheres têm o direito de assistência do estado, Este deve apresentar alternativas sérias para uma eventual gravidez indesejada e não vias simplistas como aborto, bem como assistência psicológica, jurídica e socioeconômica diferenciadas em caso de violência sexual.

  10. Vinicius Postado em 20/May/2014 às 17:16

    Uma vigarista que promove charlatanismo com certeza deve ser caçada e quiçá presa !, não se mistura religião com ciência, além do que a lei dá prerrogativa ao conselho que é o órgão regulamentador da profissão do psicólogo que diga-se de passagem não age por conta própria ! Agora a questão é; quem tem competência para discutir ou determinar o que é passível de tratamento ou não, o conselho federal de psicologia que segue as orientações da OMS ? ou um congresso corrupto cheio de fanáticos religiosos ? O desafio está lançado ! http://www.onu.org.br/opasoms-condena-tratamentos-para-curar-homossexualidade/ Passar bem sr Pereira, ´mestre´ em cursinho de porta de botequim que é de onde deve ter saído sua mestre, a ´pesecóloga cristã´ ;)

  11. Pereira Postado em 20/May/2014 às 17:16

    No caso dos homossexuais, acho que eles têm direito de se satisfazerem sexualmente/afetivamente como bem entenderem, assim como se quiserem trocar de opção ter o direito de ajuda profissional. A rusga não é contra os homossexuais e sim contra os ativistas que fazem parte dessa orda marxista que citei.

    • Deisi Postado em 20/May/2014 às 18:04

      Ai que meda,dos ativistas marxista, muda o discurso , para de generalizar, tenho 53 anos ,já vi muitas coisas,aprendi a ter discernimento,você deve ser jovem, não seja tão radical e preconceituoso.

    • Ricardo Postado em 20/May/2014 às 19:06

      Que horda MArxista , isso é no mundo inteiro.. vai se enxergar analfabeto,. é horda que se escreve, não orda..kkk Que mestrado é esse que nem ortografia sabe direito. Qualquer um diz que tem mestrado na internet. Vai se tratar com essa paranóia que tudo é marxismo..

    • lyah Postado em 22/May/2014 às 00:29

      Pereira, pelo amor de deus, desde quando a sexualidade é opção? Vc é hétero por opção? Eu sou hétero pq NASCI hétero, nada jamis mudará isso, o msm acontece aos homossexuais...Pq essa dificuldade de entender algo tão simples?

  12. Bruna Pagnan Postado em 20/May/2014 às 17:21

    Eu acho, que se a pessoa tiver a iniciativa de deixar de ser homossexual, ela não precisa de ajuda para que se transforme, principalmente porque já terá decidido por si, mas de auxílio para que, como indivíduo, se fortaleça ante os percalços que serão encontrados, oque descarta a necessidade de envolver qualquer conceito de sexualidade no tratamento psicológico. O psicológico que trata seu paciente tendo a sexualidade como pauta principal, é sim moralista e tenta padronizar a sociedade ( oque é impossível, seja no Brasil, na Rússia, em Uganda , Irã... porque o cada indivíduo é único, e o será até que reste um exemplar da nossa espécie.) #aceitaquedóimenos

    • Thiago Teixeira Postado em 21/May/2014 às 13:57

      Se a pessoa por livre e espontânea vontade procurar um profissional da psicologia para compreender sua orientação sexual, não vejo problema no atendimento, desde que o profissional seja PROFISSIONAL, e não tente manipular a vontade do paciente com seus dogmas religiosos ou moralistas.

      • Carlos Prado Postado em 21/May/2014 às 23:15

        Pois é isto que esta profissional, e cristã, está querendo. Ela concorda com você, Thiago. Todavia há quem queira impor sua vontade sobre todos os homossexuais e todos os psicólogos e impedir isto. Que eu saiba não tem nenhum psicologo vegetariano tentando impor aos seus pacientes sua opção alimentar; ou algum psicologo religioso ou ateu tentando manipular seus pacientes a adotarem suas crenças. Pode haver em algum lugar, mas para a grande maioria existe o bom senso.

  13. Pereira Postado em 21/May/2014 às 13:12

    eu sabia que a deisi iria vir com coisas do tipo : "sou feliz" , "Deus é amor" e o utros bla bla blas . Arregô bonito !!!! Eu nao te indiquei o vídeo com o objetivo de voce trocar de ideia e sim para ver o que você chama de "progresso". Eu ja cansei de ler coisa de esquerda, ver vídeos de esquerda , vídeos defendendo o fundamentalismo gay entre outros. Ja vi até gay defendendo que se pegue em armas dentro do Congresso nacional para matar evangélicos. Já vi doação de 11 milhoes de reais de grana pública para passeata BGLT. Entre outras aberrações. ARREGÔ BONITO EM DEISI !!!!

    • Pereira Postado em 21/May/2014 às 13:15

      Nada mais a comentar nesse POST, e que Marisa lobo seja absolvida de mais um linchamento covarde da censura e do fundamentalismo gay.

    • Thiago Teixeira Postado em 21/May/2014 às 13:58

      Pereira? Tem gays se beijando em comerciais na TV! Queremos a sua opinião!!!!!!!

  14. Mansilvas Postado em 21/May/2014 às 16:07

    Acredito que pessoas que buscam consertar o mundo por princípios religiosos, vivem nas nuvens. O mundo real, para elas, não existe. A ciência avança e elas pararam no tempo. Também acredito, que se essas pessoas, entendessem um pouco de genética e antropologia, e deixassem um pouco a religião de lado, teriam uma visão menos conservadora sobre preferências sexuais. É sabido, que nada é perfeito nesse mundo, por lógica elementar, o homem, não é, 100% homem e a mulher, idem. Uma certa parcela, nasce com corpo de homem, e outra parcela com corpo de mulher, na concepção, mas, na divisão do sexo dessas pessoas, entra uma parcela de domínio do sexo oposto. Nota-se, que isso, não é uma doença, e sim uma quebra genética. Dai, aparece a figura do homossexual masculino e feminino, a saber homem tendo preferência sexual por homem e mulher por mulher. Por lógica elementar, é impossível qualquer tipo de cura, tratamento químico ou de choque para conversão dessas pessoas, como querem os fanáticos religiosos ou os desprovidos de uma certa cultura científica. Nesse caso, para eles, é mais fácil acreditar, do que pensar. Além de pararem no tempo, voltam nele, para provar o que não existe. Se eles, não tem a devida compreensão, para se ater a essas regras científicas, também são produto de uma falha genética, e eles deveriam ser uma categoria a parte,também, pois, são diferentes do mundo real. A minha sugestão para eles é que cresçam. E parem de desviar o curso natural da vida, impondo dogmas, regras, mandamentos e axiomas para os outros. Vivam a sua vida naturalmente e deixem a vida dos outros em paz, garanto, que viverão muito melhor.

  15. Wander Postado em 29/Apr/2015 às 17:52

    Lembro das "Organizações Tabajaras" que dizia que todos os seus problemas acabaram. Ou se preferirem, esses soluções cristãs não passem de jabuticabas, só tem aqui, um país cada vez mais carente em educação.