Redação Pragmatismo
Compartilhar
Homofobia 23/May/2014 às 16:37
12
Comentários

Psicóloga cristã diz que não é homofóbica

Cassada pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná, Marisa Lobo se declara injustiçada: “Não sou homofóbica, esse povo que é cristofóbico”

marisa lobo psicóloga cristã
“Meu erro foi não querer tirar ‘psicologia cristã’ do meu site”, diz Marisa Lobo (Reprodução)

Marisa Lobo foi cassada pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) na sexta-feira (16). O processo corria em sigilo, mas o senador Magno Malta (PR) realizou um discurso no plenário do Senado revelando a decisão e defendendo a psicóloga. De acordo com Lobo, ela sofre perseguição religiosa pelo CRP. “Não sou eu homofóbica, esse povo que é cristofóbico”, declara.

A psicóloga afirmou que vai recorrer ao Ministério Público contra a decisão. Ela se diz inocente das acusações a respeito da “cura gay”. “Quem inventou isso foi a AGLBT [Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais]. Tenho pacientes muito respeitados que gostam de mim, que são homossexuais e que continuam homossexuais”, contou. “Meu erro foi não querer tirar ‘psicologia cristã’ do meu site”.

“Tentaram me enfiar o tempo inteiro nesse troço de homofobia. Eu tenho 49 amigos em um grupo de Whatsapp que são ex-homossexuais com suas famílias. E são seus meus amigos”, disse, para provar que não é preconceituosa. “A minha filha tem três amigas que são lésbicas. Olha como Deus é bom, né? E elas trabalham com a minha filha e dormem aqui na minha casa”.

Apesar de acreditar que a psicologia deva ajudar as pessoas a fazerem suas escolhas, Marisa responde que não pode orientar homossexuais a se tornarem heterossexuais. “A psicologia não pode [ajudar uma pessoa a se tornar ex-gay] porque o Conselho não permite”, explica. Para ela, isso é tirar “a liberdade das pessoas de não querer viver essa vida”.

Por nota, o Conselho Regional de Psicologia afirmou que não vai se manifestar sobre o caso. “As informações referentes ao processo são sigilosas até o resultado do julgamento, que ainda cabe recurso à instância federal”.

Isadora Otoni, Revista Fórum

Recomendados para você

Comentários

  1. Fernando Postado em 24/May/2014 às 10:26

    Curitiba é um antro desses fundamentalistas evangélicos. Mandam e desmandam e tem muita influência na política, na polícia e na sociedade de forma geral. A decisão do CPP é inédita e vejo como um sopro de autonomia e de não-acomodação diante das enormes pressões que este segmento exerce na cidade.

    • Walter Postado em 24/May/2014 às 11:04

      Boa Fernando!

  2. Leandro Dubost Postado em 24/May/2014 às 10:42

    Era o que faltava inventar... Depois de "racismo contra brancos" e "heterofobia", agora vem essa aí inventar "cristofobia". Qual a próxima, dizer que feminismo é uma forma de preconceito contra homens? De onde as pessoas tiram essas asneiras? (de um cerebro que não é)

    • Luiza David Postado em 24/May/2014 às 10:48

      Já tem gente que diz isso, que o feminismo é uma forma de opressão contra os homens, na busca de privilégios. Triste o mundo que vivemos...

    • Jorge Postado em 24/May/2014 às 20:04

      Leandro, você não poderia estar mais correto!

  3. André Lelles Postado em 24/May/2014 às 11:29

    Não, Marisa... esse povo não é cristofóbico. Sou evangélico, estudante de psicologia, e conheço vários evangélicos que são excelentes psicólogos, mas que não se dão ao erro crasso de misturar valores pessoais e conduta profissional. Inclusive um dos melhores psicólogos da minha cidade é pastor, mas sabe muito bem separar as coisas. Assim como conheço vários outros psicólogos das mais variadas crenças e descrenças, bons ou ruins em sua atuação profissional. Não use seu diploma de psicóloga (porque é o que apenas você tem, pois sua conduta mostra o contrário) para envergonhar nossa categoria, já tão difamada.

  4. mauricio augusto martins Postado em 24/May/2014 às 13:13

    Então o grande erro foi manter no "site" este pensamento retrógrado?, por Baixo dos Panos PODE?, "minha filhas..."(Sabe nada Inocente) que me perdoe o trocadilho Caro Sigfrido Benedetto "Eles não usam USB"(pois parece um tridente),por mais que a Cultura seja implícita e dita em parábolas, nos dias de hoje temos que passar no Bom Português, como Guarnieri no "Eles não usam Black Tie", nunca um ignorante vai entender, e o Cretino irá desqualificar, portanto Parabéns ao CRP-PR por ter mantida a Saúde Mental portanto a Saúde Pública dentro das Normais explícitas e implícitas isto é de maneira formal e mesmo na forma de Pacto Social(Silêncio), esta Doutora que muito Custa ao Estado, deveria largar a Bíblia e ir estudar e Praticar o Kama-Sutra, ai teríamos uma melhor Profissional...maumau

  5. Marc Postado em 24/May/2014 às 13:56

    Sabe o que mais gosto destes evangelicos e religiosos fanaticos em geral? o seu dedo acusador e doutrinal, medonho arcaico, julgando serem os enviados de Deus, para subjulgar e condenar a todos que "vivem em pecado", com eles nao tem discussao... sao retrogridos, bestas, ignorantes, escondendo-se por de tras da biblia para fazer os "seus pecados" e ainda dizer "eu sou convertido, nao vivo em pecado" babela, esses " crentes" estao se espalahndo feito erva daninha, pela tv, radio, midia e pior pela politica, temos coisa bem aterrorizantes se estes chegarem a cargos politicos de expressao.... saudades do tempoq eu "crente"nao assistia tv pq era do capeta, e quando falava-se em religiao na Tv no maximo era um padre falando em 5 min.

  6. nilson santos Postado em 24/May/2014 às 14:06

    independente do que vai se falar sempre aparecerá um insano para apertar o botão da difamação, calunia qdo aprendermos a respeitar a si conseguiremos da um passo para o futuro, pois não existe ciência que vai explicar o comportamento humano pode até imaginar tais motivos mas jamais vai poder impedir de um cidadão tomar as decisões da sua vida se conselho fosse bom não se daria , se venderia, cuidem de suas vidas pois ela é curta e cada um decide por si, não é ninguém que te põe uma mesa para vc se alimentar então parem de ser hipócritas e vão a luta viva a vida

  7. Tiago Postado em 24/May/2014 às 14:20

    Só uma correção. EX- psicóloga cristã.... graças a Deus.

  8. adilson Postado em 25/May/2014 às 10:05

    Parabens ao crp -pr isso a globo nao mostra onde ja si viu eu sou homosesual pos 44 anos mim chamar de doente sao quem nao o entendê e nao o respeitá há opção sexual de cada um

  9. Angélica Postado em 25/May/2014 às 15:37

    Uma luz no fim do túnel, parabéns ao CRP!