Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 30/May/2014 às 16:07
9
Comentários

PF investiga usuários do Facebook por ataques ao PT

PF vai investigar Facebook e usuários por ataques ao PT. Responsáveis podem ser enquadrados em crimes eleitorais por divulgação de fatos inverídicos

A Polícia Federal (PF) vai abrir inquéritos para investigar a Facebook Serviços Online do Brasil Ltda e pelo menos quatro usuários da rede social por causa de ataques ao PT e ao ex-ministro Fernando Pimentel, provável candidato do partido ao governo de Minas. A decisão de pedir à PF a abertura das investigações é do diretor do Foro Eleitoral de Belo Horizonte, juiz Renato Luiz Faraco, que determinou a remessa de duas notícias crime apresentadas ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-MG) pela legenda e pelo pré-candidato.

Em uma das ações, o PT pede que seja apurada a responsabilidade da empresa, responsável pela administração do Facebook, em crimes eleitorais que estariam sendo cometidos por “usuários anônimos”, que usam páginas de grupos da rede social para “caluniar e difamar” o partido. A ação cita os artigos 323 a 326 do Código Eleitoral, que definem como crimes a divulgação de fatos “inverídicos” ou calúnia contra partidos ou candidatos com “fins de propaganda”, além de ataques “à reputação” e ofensas à “dignidade ou decoro”.

Já Pimentel apresentou ação contra os usuários Cristiano Alves Guimarães, Tomas Soares, Lucas Gontijo Guimarães e Carlucio Santos Carvalho. De acordo com o TRE-MG, na notícia crime, o ex-ministro acusa os usuários de promoverem “verdadeiro achaque à sua figura em duas páginas (FanPages)” na rede social. Ainda segundo a Justiça Eleitoral, além deles, a ação também inclui a Facebook Serviços Online do Brasil Ltda. porque “a hospedagem das páginas ofensivas é feita em seus domínios e que, mesmo recebendo várias denúncias, a empresa não teria providenciado, até o momento, a retirada do conteúdo do ar”.

O juiz Renato Faraco seguiu parecer do Ministério Público Eleitoral ao decidir enviar as petições à PF, o que ocorreu no último dia 24, mas a instituição não confirmou se os inquéritos já foram instaurados. O Estado não conseguiu contato com a assessoria da Google Brasil Internet Ltda, proprietária do Facebook, no início da noite desta quinta-feira, 29.

Nas páginas dos usuários na rede social há diversas críticas ao PT e ao menos na de Lucas Gontijo há elogios ao senador Aécio Neves (MG), provável candidato do PSDB à Presidência e principal padrinho político do ex-ministro e também tucano Pimenta da Veiga, principal adversário de Pimentel na eleição estadual. Gontijo é ex-prefeito de Luz, no centro-oeste de Minas, e foi derrotado nas eleições de 2012 ao disputar novamente o cargo pelo PTB, partido da base do governo mineiro.

Agência Estado

Recomendados para você

Comentários

  1. Eliana Postado em 31/May/2014 às 13:17

    UAI... de novo?!!!

  2. Rodrigo Postado em 01/Jun/2014 às 01:59

    Agora investigar os ataques a Joaquim Barbosa e outros por blogs esquerdistas ( o cafezinho, Nassif), que o chama de louco, que atenta a honra dele ninguém investiga. Aliás parabéns Pragmatismo Político, por mais que não concorde com a maioria das reportagens, enxergo o quanto vocês escrevem bem, sem jamais atacar, difamar iguais a maioria dos blogs esquerdistas e a grande mídia. Continue assim, não desçam a esse nível.

    • testemunha binocular Postado em 01/Jun/2014 às 08:53

      Rodrigo, quem disse que o Joaquim Barbosa tem problemas emocionais foi o Itamaraty. Que o reprovou no exame psicológico.

  3. Rodrigo Postado em 01/Jun/2014 às 09:30

    Não falei emocionais falei que o chamaram de louco, que falam que ele trabalha para o PSDB, que o filho dele foi trabalhar na globo por troca de interesse, desconsiderando o currículo do rapaz, diferente do filho de Lula que passou de funcionário de um zoológico para um grande empresário da noite por dia. Entre outras tantas coisas que tem lá. Pesquise o cafezinho, que você o verá. E aonde você viu que o Itamaraty disse isso? Não vi nada desse tipo. Se for dá fontes por favor não use sites esquerdistas com exceção do PP e Carta Capital, são os únicos lúcidos que existem.

  4. Rodrigo Postado em 02/Jun/2014 às 14:28

    Filho de Lula hein? OU vão dizer também que falsificaram a página oficial dele? http://www.folhapolitica.org/2014/05/filho-de-lula-e-flagrado-organizando.html

    • Thiago Teixeira Postado em 02/Jun/2014 às 18:27

      Acho que você ama esse homem ... vira o disco cara, estou te estranho!

    • Jamilo Postado em 02/Jun/2014 às 22:54

      Folha Política.... Affffff!!!!

  5. Rodrigo Postado em 03/Jun/2014 às 13:34

    Thiago está nos prints ele incentivando ataques a páginas como tv revolta, aí você quer dizer ainda que quem paga internautas é o PSDB? Mas sempre é assim, PSDB comete um crime há 15 anos mete a bomba, PT, vire o disco cara, belo parcialidade vocês tem. Até mesmo Lula disse que os figurões do PT do mensalão não era homens de confiança deles e vocês continuam pedindo para virar o disco cada vez que o PT se mete em escândalos. Estou desconfiado de você. Ganha quanto Thiago?

  6. Hudson Postado em 04/Jun/2014 às 10:07

    E você Rodrigo, ganha qto? Teu papo de coxinha é velho, também. Se tu pergunta, é por que tu ganha pra fazer isso. Fala aí.