Redação Pragmatismo
Compartilhar
Nordeste 24/May/2014 às 11:23
114
Comentários

As pessoas que fizeram “piada” com uma tragédia no Nordeste

Comentaristas do G1 fazem piada com um acidente de ônibus que deixou 18 mortos no Ceará. Quem vai responder pelos comentários criminosos?

piada nordeste g1 tragédia
Reprodução: DCM/G1

A Justiça Federal do Ceará acatou um pedido do MP para quebrar o sigilo de seis internautas que conseguiram fazer piada com um acidente de ônibus no Ceará, no dia 18, que deixou, até o momento, 18 mortos. O estado em que estavam os corpos dificultou a identificação.

A determinação foi rápida. O Ministério Público coletou dezenas de comentários — dezenas — que podem ser enquadrados como crime de racismo, que prevê de dois a cinco anos de prisão.

(É preciso lembrar que não há ninguém preso por racismo no Brasil, o que não tira o mérito da decisão, evidentemente).

Comentaristas de grandes portais costumam se dividir, basicamente, em três grupos: os intolerantes; os burros; e os que culpam o PT por todos os problemas do universo, da fase gorda de Elvis Presley à falta de água em Marte. Em comum, o ódio.

O G1, entre outros, deu a notícia. Não por acaso, foi ali que a maioria dos comentários surgiu. Coisas do tipo:

“A notícia boa é que esse povo não virá poluir meu RS.”

“Não sabia que existia ônibus no Ceará kkk.”

“Com todo o respeito… 20 eleitores do PT a menos.”

“Nada de valor foi perdido.”

“Será que o acidente poderia ter sido evitado se as pessoas (cearenses) tivessem sentados um de cada lado? Vai ver o peso da cabeça chata fez o ônibus tombar… eu tinha 2Kg de mandioca para dar a esse povo… o que eu faço agora?”

Ao repercutir a decisão da Justiça, o G1, cinicamente, desabilitou a caixa de comentários.

Há um consenso entre psicólogos de que qualquer pessoa pode virar um monstro na internet. Inclusive seu vizinho gente fina que leva os filhos para a escola às 6 da manhã.

O anonimato torna tudo possível. Só psicóticos dizem num bar que estão contentes com a morte de crianças. No mundo virtual, a sensação de estar sozinho e protegido faz com que a doença aflore.

Leia também: Comentários anônimos: é hora de pararmos de tolerar esta covardia

Platão conta a história do anel de Giges, que deixava seu dono, um pastor, invisível. Uma parábola da impunidade. Com ele, Giges rouba, mata o rei e sobe ao trono. Quem não faria isso, sabendo que era invisível e não seria pego, pergunta Platão.

Tirar a invisibilidade de quem tripudiou sobre o massacre de nordestinos num acidente rodoviário é um avanço.

Kiko Nogueira, DCM

Recomendados para você

Comentários

  1. paollo nogueira Postado em 23/May/2014 às 16:26

    que horror, o ser humano cada vez menos HUMANO.

  2. Jônathas Arruda Postado em 23/May/2014 às 16:32

    Algo que sempre me intriga: as pessoas nascidas no Estados Minas são mineiras. Nascidas no Rio, fluminenses. Nascidas no Rio Grande do Sul, gaúchas. Nascidas no Ceará, nordestinas. A nossa região é composta por nove estados distintos. Sotaques, capitaia, culturaa, danças, músicas, comidas e manifestações distintas de credo. Mas por que diabos insistem em nos jogar numa caldeirão chamaro Nordeste, como se nós não fôssemos brasileiro, como se a nossa região fosse um país à parte, dentro do Brasil? Sou nordestino, mas antes disso, pernambucano. E quanto aos comentários, não há o que dizer. Seria maravilhoso que alguem fosse punido exemplarmente pelo caso.

    • Francisco Saldanha Postado em 23/May/2014 às 16:57

      Apoiado.Sou Potiguar mas antes de tudo sou brasieliro.

      • eu daqui Postado em 27/May/2014 às 12:15

        Eeu antes de tudo sou americana e cucaracha. Graças a deus !

    • José Humberto Postado em 23/May/2014 às 17:04

      Jônathas, só consigo pensar, agora, numa resposta para sua pergunta. Insistem em jogá-los num caldeirão chamado Nordeste porque, do alto de sua ignorância, não conseguem coordenar seus poucos neurônios. Porque, de fato, são indivíduos aculturados, ignorantes, pobres de espírito e, sua pior característica, xenófobos.

      • Vinícius Postado em 23/May/2014 às 17:30

        Bem, eu acho que seu texto é um ótimo exemplo da relação complicada que existe entre "coordenação de neurônios", inteligência e ignorância. Aliás, seu comentário todo apresenta um teor tão característico de sabedoria, de espírito, de conhecimento de mundo, que não consigo formular uma resposta à altura... Mas didaticamente, vou ousar perguntar se vc sabe mesmo o que é xenofobia... Não sabe? Sabe? Tem certeza?

      • Pelegrini Postado em 23/May/2014 às 17:46

        Boa, José Humberto, faço minhas as suas palavras.

      • Rebeca Postado em 23/May/2014 às 18:56

        Indivíduos aculturados? Vc eh um imbecil ridículo que fica aqui escrevendo e olhando no google o significado das palavras pq nao sabe sequer o que significam. Saiba que o meu ceará, onde ocorreu este acidente é o paraíso. La eu posso sentar na calçada sem ser assaltada ou estuprada. Posso andar pelas ruas sem medo e cumprimentar as pessoas sinceramente, sem qualquer receio. Não me preocupo com greves de ônibus pq posso ir p onde quero a pé. Lá eu escuto músicas de verdade, como Dominguinhos, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Alceu Valença....posso me deleitar num belo livro de Rachel de Queiroz ou Graciliano ramos.....Calma, não precisa pesquisar no google quem são, eu falo. São Nordestinos! DA terra que vc julgou sem cultura, seu asno. O que vc conhece? Valeska popozuda? Anitta? Mc creu? Latino? Antes de se expressar aqui reveja seus conceitos. Vc esta pagando o maior mico. Mal amado! Rejeitado. Ridículo. Sem coraçao. Fracassado. Idiota. Ignorante. Eh isso que vc eh.

      • Juliana Postado em 23/May/2014 às 19:07

        Ótima resposta!

      • Maria Aparecida Jube Postado em 23/May/2014 às 21:13

        Concordo plenamente com você, mas acredito que muita gente só conhece o nordeste mostrado na televisão e, a televisão faz questão de mostrar um nordeste que nada tem a ver com a realidade, eu não sou do nordeste mas conheço todos os estados e acho todos maravilhosos, meu sonho é mudar para o nordeste, perto de mim ninguém fala mal do nordeste.

      • Fernanda Postado em 25/May/2014 às 22:23

        Depois de ler algumas das respostas ao seu comentário, acredito que algumas pessoas não tenham entendido o que você escreveu.

      • eu daqui Postado em 27/May/2014 às 12:16

        A Bahia é bem diferente do Maranhão, por exemlo. Tanto a terra como o povo.

      • Gabriel Navarro Postado em 13/Aug/2014 às 23:43

        Você deve ter essa raiva toda pq foi molestado por algum nordestino quando pequeno, correto bostinha????

      • Carvalho Postado em 13/May/2015 às 11:14

        Sr.José Humberto, o Sr realmente dono da sua verdade absoluta .Parabéns pela insignificância dos seus comentários.

    • Suely Postado em 23/May/2014 às 17:19

      Muito bom.Sou Carioca e amo o Nordeste.Tenho muitos amigos por lá.Essas pessoas tem que ser castigadas.

      • eu daqui Postado em 27/May/2014 às 12:19

        Discordo apesar de ser nordestina. Os comentários são crueis e não costumo fazer piada com tragédia. Mas as pessoas devem ter um mínimo de liberdade de conscinecia e expressão. Além do que, não preciso que sudestinos e sulistas gostem de mim já que eu mesma me gosto e vivo do meu trabalho.

    • Jônathas Arruda Postado em 23/May/2014 às 17:28

      Peço desculpas pelos erros. Digitei num tablet.

      • adao Postado em 24/May/2014 às 20:31

        Sua mae deveria esta no onobus...voce não ia comentar jamais!!!!!

    • Rafael landim Postado em 23/May/2014 às 17:29

      Jônathas, acredito que muitas pessoas que se acham civilizadas demais, principalmente as que vivem nas regiões sul e sudeste (sem generalizar, pois sou paulista e não sou assim) seguem como referência de cultura e estilo as tendências americanas e europeias, o famoso metido a besta, dessa forma tentam se desligar de todas as culturas brasileiras e cortar os laços com o povo daqui. Pessoas assim geralmente tentam desqualificar as outras para sobrepor suas opiniões e comportamento. São Paulo por exemplo talvez até por ser uma metrópole, praticamente não tem mais cultura regional. É uma miscelânea de tudo o que tem dentro e fora do Brasil e ao mesmo tempo não é nada. O Nordeste é um dos lugares onde ainda há a cultura brasileira. Não se esqueça disso.

      • karl schwartz Postado em 23/May/2014 às 17:44

        Nossa, perfeito seu comentário. Sou de Curitiba e moro aqui e a síndrome do "odeio o Brasil e tudo que lembre o remotamente" é grande. Aí fica esse povo que não quer ser brasileiro (mas é) morando na Europa dentro do Brasil, (só que não)! Lamentável!

      • gecy Marty Postado em 26/Apr/2015 às 07:53

        Perfeita sua resposta Rafael Landim

    • Dhoco Postado em 23/May/2014 às 17:31

      Nada contra você Jônathas, não me leve a mal, mas moro em SC e sou Paranaense, e mesmo assim, sou chamado por alguns de "gaucho", gaucho para mim, é quem nasce no RS. Seria quase a mesma coisa, mas não levo a mal. Acredito que o preconceito (em certos casos) esta na cabeça de cada um. No caso, pode ser que não exista maldade nas pessoas que se referem a você como "nordestino", mas sim, o preconceito esta na cabeça de quem ouve essa denominação. Digo isso para pensarmos sobre, somente. :)

      • Caio Postado em 23/May/2014 às 18:23

        Eh que a cultura brasileira vem do eixo (mídia)

      • P. Weber Postado em 23/May/2014 às 18:43

        Há uma grande confusão no termo gaúcho, algumas gramáticas e dicionários colocam como o nascido no RS, mas o gaúcho é relativo uma cultura dos povos dos Pampas que se estende desde a Argentina, passando por todo o interior do Uruguai, até o RS, posteriormente os gaúchos colonizaram também o oeste de SC e PR, as vezes atingindo o MS, MT e Paraguai. Chamar rio-grandense de gaúcho também é uma generalização, uma simplificação pois boa parte do estado foi habitado povos com esta cultura. Pra quem quiser saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gaúcho

      • idailza Postado em 14/Aug/2014 às 16:57

        Sempre que citam "nordestino " é num sentido pejorativo, muito diferente de qdo se referem a "gaúcho" , e etc...Não tô nem aí, sou nordestina " e quem não gostar , vai ter que me engolir!" como diria o outro.

    • Lara Postado em 23/May/2014 às 18:03

      Lendo seu comentário, me lembrei das aulas de História da África que tive na faculdade pois isso que vc diz, vale pra África também! O sujeito ignora toda uma diversidade e generaliza tudo! Acho que têm esse comportamento/visão por se sentirem culturalmente e economicamente superiores aos outros sujeitos, ou seja, a população dos vários estados do nordeste e dos vários países do continente africano. Ignoram completamente as particularidades!

      • Lina Postado em 04/Oct/2014 às 13:48

        Lara, quando li o comentário do Jônatha fiz a mesma conexão, também discuti isso na faculdade há um tempo, e penso o mesmo que você, algumas pessoas falam da África não como um continente com uma diversidade imensa, mas sim como um país utópico onde tudo é homogêneo. Acho que nos dois casos isso acontece, em parte pela falta de uma educação emancipatória e pela repetição de velhas fórmulas, e por outro lado, pela não identificação com o outro, sempre mantendo a velha dualidade "nós" e "eles".

    • Carla Schindler Postado em 23/May/2014 às 19:04

      Sou catarinense, e infelizemente você está coberto de razão, aqui no Sul muitos sofrem de uma síndrome "soumelhorqueorestodoBrasil" há inclusive alguns que defendem um movimento separatista. Mas não são todos. Minha família e eu fazemos parte da parcela que lamenta, se entristece e repudia comportamentos como o descrito acima. Sou brasileira e honro cada um dos nascidos nesse país. E fique certo, me solidarizei com cada um dos envolvidos nas perdas desse acidente tão triste!

    • Herivelton Postado em 23/May/2014 às 19:44

      Sou Paranaense de Curitiba e sou contra a estas opiniões escrotas de muita gente aqui do Sul , conheço o nordestes sempre fui muito bem recebido pelo povo só norte e nordeste

    • Elena Postado em 23/May/2014 às 21:34

      Só os ignorantes desconhecem essa diferença, Jônathas Arruda! Uma veez, alguém do sudeste me perguntou se eu era pernambucana e respondi que era paraibana. aí ele disse: E qual é a diferença? Tudo é Nordeste...

    • Aline Maciel Postado em 23/May/2014 às 23:21

      Queria eu que o nordeste fosse mesmo um país a parte, queria que o nordeste tivesse condições econômicas e sociais para se emancipar o resto do Brasil... Em sua maioria pessoas preconceituosas, que nem ao menos se dão ao trabalho de conhecer o que tanto criticam, gente burra e mesquinha, miseráveis de espírito.

    • Roberto Postado em 24/May/2014 às 09:29

      Sou paulista, e já morei um tempo em Petrolina-PE onde fiz boas amizades e tenho boas lembraças do povo pernambucano e de tudo que vivi lá. Quem fala mal do Nordeste é porque não conhece. Tem gente boa e gente ruim como em qualquer lugar do Brasil. As diferenças culturais e sociais existem. Também não dá para negar certo atraso em muitas coisas comparando-se com o sul ou sudeste. Sem falar dos políticos corruptos que são nordestinos...como o maior ladrão do Brasil em todos os tempos; que é pernambucano de Caetés (Lula). Por tantos motivos criou-se esse preconceito negativo do nordeste. O nordeste tem que melhorar em muitos sentindos, para um dia acabar esse preconceito. Enquanto existir músicas como Lepo Lepo, axé e outras coisas mais...vai ser difícil o sul-sudeste ver o nordeste com outros olhos.

      • poliana Postado em 26/Jun/2014 às 09:35

        roberto, o seu comentário foi o mais estúpido q já ouvi! tem razão em discriminar o nordeste pq existe o lepo lepo e a axe music né?! vc é apenas mais um a desrespeitar a cultura baiana...goste ou não, o axé music faz parte da história da BAHIA, e n do nordeste! e bom mesmo é o latino, a waleska popozuda, a anita, o mc gui, mc guimê, o belo e cia...sem contar q políticos ladrões só tem no nordeste não é filho??? nem me faça falar do seu maravilhoso estado e um de seus grandes representantes políticos, o senhor maluf!! hahahaha..é cada uma q a gente tem q escutar!qta estupidez e arrogância em uma pessoa só!

    • Emanuel Postado em 24/May/2014 às 12:36

      Sou Paraense, sou nortista, sou brasileiro, amo o Ceara, adoro o nordeste. Quem fez esses comentários maldosos são um bando de FDP, que não conhece um povo ordeiro e hospitaleiro como os nordestinos.

      • ANONIMO Postado em 14/Aug/2014 às 18:13

        O Nordestino nao é povo, pois o Nordestino nao é raça e nem tao pouco o Nordeste é naçao!!Nordestino é brasileiro que nasce numa área imaginariamente demarcada chamada REGIAO NORDESTE. NAO EXISTE "POVO" NORDESTINO! EXISTE POVO BRASILEIRO E MUITA GENTE BURRA QUE NUNCA ESTUDOU HISTORIA E GEOGRAFIA!

    • francisco carvalho Postado em 24/May/2014 às 13:51

      concordo.nós nordestinos sempre ha razão para piadas;o que me deixar irritado.

      • eu daqui Postado em 28/May/2014 às 14:44

        Deixa de ser vitimista. Piada se faz com gaúcho, carioca e paulista também

    • Antonio Junior Postado em 14/Aug/2014 às 04:41

      O problema tbm é que os nordestinos repercutem algumas críticas incabíveis ao passo que deveriam ignora-las ao extremo. O contrario do amor não é o ódio e sim a indiferença. Qnd vcs do norte e nordeste pararem de pegar pilha a piada perde a graça. Conforme muitos dizem a cultura da região de vcs é muito rica e as riquezas infinitas. Mas vcs fazem questão de pagar pau pra carioca e paulista por exemplo muita gente torcendo pra corínthians e flamengo e assistindo sempre a um joguinho na tv ou a novelinha da globo. Ps.: sou mineiro e moro no interior do rio a 20 anos e ja morei no Maranhão tbm lugar do qual tenho muitas saudades e volto sempre que posso.

    • Cláudio Nunes Postado em 19/Aug/2014 às 00:49

      Esse olhar generalista, e ao mesmo tempo indiferente, é, em grande parte, produzido pela própria imprensa que reproduz um ponto de vista tipicamente colonizador, vendo aos que não se encontram ao centro das decisões políticas e econômias como menos importantes. É um olhar de desprezo, que na generalização vê massas e não indivíduos. Não difere muito de nossa visão sobre os diversos povo africanos, especialmente em época de Copa do Mundo ou corridas como a São Silvestre, quando todo negro, via de regra, vira "africano".

    • enganado Postado em 11/May/2015 às 18:04

      Meu caro Jônathas Arruda. Se vc escutasse como os paulistas=paulistanos=PSDB (ñ livro a cara de nenhum paulista, paulistano até que provem ao contrário) tratam os nascidos no NORDESTE, ou seja, aqueles que cozinham, limpam a bunda de merda de seus filhos, constroem seus edifícios, atendem nos balcões, ... . Chamam esses BRASILEIROS de "BAIANOS" todos sem exceção. P E J O R A T I V A M E N T E, com deboche, desdém e menosprezo. Enfim é isto aí que esperam que o Governo Tucano=Cheirador=Ladrão=Violento=Imundo=Apátrida= ... farão com o BRASIL. Parabéns pelo texto. Viva todos os estados do Nordeste, gente finíssima/educada/simples/humildes/bons de coração/acolhedores/ ... todos os elogios de Nossa Língua, ñ é o inglês de São Paulo até o Rio Grande do Sul.

  3. Matheus B. Postado em 23/May/2014 às 16:40

    Só não entendi a acusação por racismo. Não há nenhuma referência à qualquer raça nos comentários mostrados acima.

    • Jeniffer Postado em 23/May/2014 às 17:26

      Mateus, a lei de racismo pune também incitação ao preconceito contra a procedência nacional. Art. 20 da lei 7.716/1989

      • eu daqui Postado em 28/May/2014 às 14:47

        Não vi incitação a nada muito menos ao preconceito. Mesmo porque preconceito não precisa de incitação pois que nos é incutido antes que nosso cérebro alcance os 5 anos. Vi, sim, foi a manifestação de insensibilidade e crueldade.

    • Raphael Postado em 23/May/2014 às 17:27

      existe sim Matheus B., Raça é uma construção social que faz menção a características físicas e biológicas. Os autores dos comentários fazem referências a essas características de forma negativa. Talvez em alguns comentários não deixem isso tão evidente, mas existe toda uma construção em cada comentário, as frases não foram ditas de maneira solta, ou seja, não foi do nada que pensaram isso, existe todo um embasamento para que eles tenham dito essas frases (embasamento preconceituoso). Mas caso continue acreditando que não houve comentário racistas em si, mas outro tipo de preconceito, pense na necessidade da criação de outras leis específicas para outros preconceitos. o cara que comete um crime tem que saber o motivo de ele está sendo julgado.

      • Matheus B. Postado em 25/May/2014 às 19:49

        Ok, Jeniffer, está certo, obrigado. Raphael, creio que o artigo citado explica tudo.

  4. Luiz Ramos Postado em 23/May/2014 às 17:16

    Pois eu digo que ouvi em plena mesa de boteco que grevistas e manifestantes que atrapalham trânsito seriam atropelados por um tanque, se o emissor dessa mensagem (aluno de direito, inclusive), tivesse um.

  5. Patrick Postado em 23/May/2014 às 17:17

    Aí eu pergunto para quê o G1 tem moderação nos comentários. Pelo visto é apenas para bloquear quem falar mal do Aécio ou das novelas lixo dela.

    • Luiz Patriota Postado em 23/May/2014 às 22:09

      Falou tudo, hein! Sou paulista, filho de pernambucano, e acho o preconceito um câncer a ser extirpado da sociedade!

      • eu daqui Postado em 28/May/2014 às 08:56

        Sou nordestina filha de árabe e acho preconceito normal dentro de um detreminado limite que não resvale para o crime.

  6. Andre Postado em 23/May/2014 às 17:17

    Racismo nao se refere à discriminações envolvendo somente cor de pele. Bairrismo também é uma forma de racismo.

    • eu daqui Postado em 27/May/2014 às 12:20

      Acho que o termo mais aplicável aqui é extremismo regionalista.

    • Bianca Postado em 13/Aug/2014 às 20:04

      Não tenho problema algum com os outros estados acho uma ignorância desqualificcar as pessoas que nascem ou vivem no nordeste sou gaúcha com muito orgulho mas isto não justifica as piadas sem graça a respeito dos nordestinos e seus infortunios que não são poucos pessoal não importa de onde mas vamos ser em 1° lugar sere HUMANOS

  7. Otailton Medeiros Postado em 23/May/2014 às 17:21

    Acaso não são os do sul e sudeste que vem aqui para o Ceará preencher as vagas nas universidades daqui amplamente reconhecidas?

  8. Inez Postado em 23/May/2014 às 17:22

    Justiça seja feita a racistas.

    • eu daqui Postado em 28/Nov/2014 às 15:14

      Apioado ! E ainda mais injustiça para os invejosos, por favor.

  9. Jeniffer Postado em 23/May/2014 às 17:25

    Mateus, a lei de racismo pune também incitação ao preconceito contra a procedência nacional. Art. 20 da lei 7.716/1989

  10. Rafael landim Postado em 23/May/2014 às 17:26

    Jônathas, acredito que muitas pessoas que se acham civilizadas demais, principalmente as que vivem nas regiões sul e sudeste (sem generalizar, pois sou paulista e não sou assim) seguem como referência de cultura e estilo as tendências americanas e europeias, o famoso metido a besta, dessa forma tentam se desligar de todas as culturas brasileiras e cortar os laços com o povo daqui. Pessoas assim geralmente tentam desqualificar as outras para sobrepor suas opiniões e comportamento. São Paulo por exemplo talvez até por ser uma metrópole, praticamente não tem mais cultura regional. É uma miscelânea de tudo o que tem dentro e fora do Brasil e ao mesmo tempo não é nada. O Nordeste é um dos lugares onde ainda há a cultura brasileira. Não se esqueça disso.

    • Dhoco Postado em 23/May/2014 às 17:38

      Porque você acha que apenas no nordeste há a cultura brasileira? Conhece algo além para fazer tal afirmação?

      • Rubens Postado em 23/May/2014 às 19:55

        "é um dos lugares" E não "é o lugar".

      • eu daqui Postado em 27/May/2014 às 12:23

        Cultura brasileira é o conjunto das culturas do Brasil todo

  11. jonatas Postado em 23/May/2014 às 17:27

    Comentários NAZISTAS feitas por esses rascistas fdp...tem de se haver com a Lei.

    • eu daqui Postado em 28/May/2014 às 14:49

      NAzista nesse caso seria pregar o extremínio completo dos nordestinos. Onde e quando foi feito isso?

  12. Francisco Postado em 23/May/2014 às 17:38

    Triste saber que pessoas pensam assim, para mim, essas pessoas têm o mesmo pensamento de uma nazista. Como pode isso acontecer de brincar com a dor de pessoas mortas numa tragédia, e ainda se achando os melhores. Que triste e essas pessoas são simplesmente ignorante e merecem serem punidos como manda a lei.

  13. Daniel Postado em 23/May/2014 às 17:42

    Acredito que o site deveria divulgar e rebater um post de hoje em que o senhor rodrigo constantino chama os eleitores do PT de traidores da patria.

  14. Erick Davi Postado em 23/May/2014 às 18:14

    Por isso que não queriam que aprovassem o Marco Civil da internet, para poderem falar qualquer besteira e ainda assim saírem impunes.

    • Caio Postado em 23/May/2014 às 18:26

      Serio mesmo que o humor negro vai ser perseguido??

      • Erick Davi Postado em 23/May/2014 às 23:40

        Não Caio, o marco Civil neste aspecto apenas garante que os dados de conexão à internet( endereço ip) sejam armazenados pelas operadoras por um período pré-determinado para auxiliar investigações de crimes que se fazem por meio da internet, seria algo similar ao registro de chamadas telefônicas. Todas as empresas registram a hora e o local para onde vc liga e por princípio vc tem direito a sigilo, mas este pode ser quebrado por decisão judicial.

    • Rubens Postado em 23/May/2014 às 19:56

      Pena que o marco civil não censura*.

  15. Luis Eduardo Postado em 23/May/2014 às 18:16

    Sou gaucho, e fico horrorizado com as coisas que os meus conterraneos sao capazes de falar e fazer(além dos de outros estados também) a intolerancia é um cancer na nossa sociedade que a todo custo deve ser extinguido

    • eu daqui Postado em 27/May/2014 às 12:25

      Aqui na Bahia fazem piada com gaúcho. E nem todas são piadas leves. Não se sinta culpado por seus conterraneos imbecis. Os idiotas daqui também tem meu desprezo. Falando na gauchada, acho o sotaque de voces um dos mais lindos dos tres continentes que conheço.

      • poliana Postado em 26/Jun/2014 às 09:42

        eu daqui, vc é uma completa retardada! sem condições!

      • eu daqui Postado em 30/Sep/2014 às 13:14

        Vc é uma completa fracassada que não tem condições de discordar sem precisar ofender.

    • Leda Gonçalves Terraquia, Postado em 14/Aug/2014 às 11:49

      Temos nordestino, nortista, centralista e sulistas ignorantes poluindo um intercambio de somas culturais, políticas e sociais a "internet" denegrindo a imagens do outros, sem respeito a diferenças. A terra é única, o país diversos regiões milhares e pessoais bilhões com suas limitações,e superações com o único destino; viver e morrer, só existem magoas por que existem magoados" ,

  16. Bárbara Postado em 23/May/2014 às 18:16

    Depois de ler alguma coisinha no @aminhaempregada definitivamente não há o que comentar nem esperar dessa "casta" que se acha privilegiada - como se fosse algum privilégio não ter o mínimo de respeito e consideração pelo seu semelhante.

    • Alexis Postado em 23/May/2014 às 19:28

      Falou tudo guria, até evitei a fadiga de seguir @aminhaempregada para não estragar o meu dia tamanho o nível de sandices que são postadas lá. É para fazer perder a fé na humanidade :(

  17. Caio Postado em 23/May/2014 às 18:25

    Se forem criminalizar o humor negro entraremos para o guines de prisões lotadas.

    • Bruna Postado em 23/May/2014 às 18:41

      claro! Humor acima de tudo...é só uma piada, não é mesmo?! Pois o humor negro, na sua visão, vale mais do que a dignidade dos mortos no acidente e de suas famílias em luto. Para pessoas que pensam como você, liberdade de expressão é um direito absoluto, central, que vale mais do que qualquer outro direito...mais do que a dignidade da pessoa humana, honra subjetiva e todos os demais. Pensamento raso de uma pessoa que acredita no mundo em preto e branco. Triste por você. Meu sentimento às famílias das vítimas, pela tragédia e pelo preconceito. Eu sou do rs e me sinto envergonhada pelo bairrismo!

      • Laila Postado em 23/May/2014 às 21:49

        Perfeito o teu comentário, Bruna.

  18. Carolina Postado em 23/May/2014 às 18:32

    Por favor, PSICÓTICOS ( uma pessoa com esquizofrenia por exemplo) não são PSICOPATAS. Logo, não são necessariamente pessoas ruins!

  19. Davi Severiano Postado em 23/May/2014 às 18:44

    Quanto mais preconceito é destilado contra o Povo Nordestino, mais nos orgulhamos de o sermos, às vezes me parece que todo esse ódio vem do fato de não absorvermos as culturas alheias(europeia e americana) com a mesma facilidade que outras regiões o fazem, pois temos uma cultura própria, rica, autêntica e que só nos orgulha. Moramos em cidades maravilhosas, apesar dos problemas, somos um povo feliz e acolhedor, e quanto mais ódio é emanado devido a nossa identidade NORDESTINA, mais temos orgulho ao dizer NORDESTINO, SIM SENHOR! E viva ao meu amado Nordeste!

  20. Antonio Carlos Bueno Postado em 23/May/2014 às 19:14

    Não sou nordestino sou paulistano, mas repudio essa infâmia! Comentários absurdos e preconceituosos veiculados pelo G1 , ofensas produzidas por pessoas ignorantes, que talvez tenham alguma escolaridade e até possuam diplomas, mas não passam de seres repulsivos, que não sabem o que significa educação e respeito humano. Só resta pensar que provavelmente seus pais foram omissos. E pior ainda: Será que, se tiverem filhos, essa gente terá algo de bom para ensinar a eles?

  21. deoclecio Postado em 23/May/2014 às 19:21

    é através .puna exemplarmente e divulgue .única maneira de mudar este estado de coisas *

  22. Lauro Postado em 23/May/2014 às 20:40

    Eu não sei o que é preciso para que o G1 pare de permitir comentários em suas notícias. Quem comenta é doente, e quem não comenta, mas vê os comentários, fica doente.

  23. Lauro Postado em 23/May/2014 às 20:43

    O G1 desabilitou os comentários me pergunto, para que?! Para mim acabou é ajudando a impedir que mais psicopatas da internet distribuam suas raivas nos comentários, consequentemente perde-se uma oportunidade de processar um lixo desses. Parabéns pela iniciativa burra, G1.

  24. Letícia Postado em 23/May/2014 às 21:15

    Sou gaúcha e sinto vergonha de ver conterrâneos meus com esse tipo de atitude. Assim como achei de péssimo gosto os comentários horrorosos que foram postados quando da tragédia na boate Kiss em Santa Maria, os quais iam de "mas gaúcho não ama churrasco" a coisas mais vis, fico extremamente chocada com a falta de noção e civilidade que esses comentários expressam. Meu apoio às famílias das vítimas de tão grave acidente, e meu repúdio à ignorância dessa gente. Lamentável.

    • eu daqui Postado em 28/May/2014 às 08:59

      Transformar em piada uma catastrofe como a da boate KISS é sinal de psicopatia.

      • poliana Postado em 26/Jun/2014 às 09:45

        humm...qdo a piada é direcionada ao sulista é psicopatia, mas qdo é direcionada ao nordestino, é liberdade de expressão, e os nordestinos devem parar de "vitimismo"!? é isso mesmo sua imbecil!!!???

      • eu daqui Postado em 30/Sep/2014 às 13:16

        Imbecil e perdedor é quem precisa distorcer o discurso do outro pra pretextar tentativas de insulto que pra fugir do debate e provar o próprio viralatismo.

      • eu daqui Postado em 29/Oct/2014 às 15:11

        E foi postado lá em cima que a piada com o desastre nordestino foi crueldade. Vá estudar pra aprender a ler, cotista !!!!!!!

  25. Thiago Marques Postado em 23/May/2014 às 22:40

    Cara, ignorância não escolhe zona, região ou qualquer parte do globo por assim dizer. Esse tipo de comportamento é ensinado cara, tu não nasce já pensando em odiar um nortista, ou um sulista, isso é teu pai, tua mãe, tua escola, e quem tu segue que te ensina. O repúdio e asco que te passa é simplesmente a maneira mais simples que tua mente encontra de combater isso, pois nas tuas vivências tu aprendeu a discernir que temos os mesmo direitos e que somos iguais (não simplesmente como brasileiros, mas sim como humanos). Não é o cara que nasceu no RS que comenta isso só pq é do RS, a pouco tempo vimos o caso de pessoas de SP comentando sobre o pessoal não descer pra terra deles...deles quem? O que te dá o direito sobre a terra que tu pisa? Se o teu irmão nasceu no mesmo território que tu, apenas em uma zona diferente? Bah, é muita epistemologia pra o cara tentar divagar aqui, e no final é passível de virar uma enciclopédia esse debate. Sinto a perda destes irmãos que sofreram o acidente, assim como sentiria se fossem conterrâneos meus, ou vizinhos alí de SC, PR, enfim... A consciência é a de solidariedade pois perdemos irmãos, não "nordestinos", não qualquer um...Irmãos.

  26. Leonardo Postado em 23/May/2014 às 23:03

    Mas caramba a reportagem faz rir mais ainda, piorou a coisa !!!!!

  27. Eduardo Postado em 24/May/2014 às 01:59

    Acho interessante que quando jogaram uma banana para o Daniel ALVES todo mundo se ofendeu..... E o Daniel é nordestino com muito orgulho inclusive; assim como o Hulk e outros da seleção.... Outra coisa que acho engraçado e que quando viajamos para o exterior, principalmente os EUA para eles ssomos todos latinos.... e o preconceito em relação a nós e indiferente a sua localidade. NÃO INTERESSA SE VC É PAULISTA OU PARAÍBA.... VOCÊ É.LATINO DA MESMA VALA COMUM. E isso incomoda muita gente, pois, ser desrespeitado não é prazeroso a ninguém é em nenhum lugar. Mas no Brasil o que temos de aculturado é algo do mesmo tamanho do próprio Brasil.

    • eu daqui Postado em 27/May/2014 às 12:14

      Dá pra ver que nem sabe o que significa "latino". Fecha a boca e vai trabalhar, otário !

  28. Luiz Postado em 24/May/2014 às 09:06

    Quanto mais leio os comentários mais triste fico com este povo cheio de preconceito, um preconceito embutido e escondido, sou a favor da liberdade de expressão, andem com a camisetas informando seu preconceito, tem medo de que? Mostra para todos como vc é baixo..

    • eu daqui Postado em 28/May/2014 às 09:03

      Sou nordestina e também defendo a liberdade de expressão. As pessoas devem se respeitar dentro dos limites da lei mas não devem ser obrigadas a amar todo mundo. Quem odeia algo ou alguém deve ter liberdade para simplemente dizè-lo.

  29. Kássia Postado em 24/May/2014 às 09:39

    Sou de Brasília, não tenho nada contra ninguém e além disso amo o povo dos estados nordestinos! Quem mora aqui sabe o quando eles adicionaram no nosso dia a dia. Com relação aos comentários vejo inúmeros covardes postarem absurdos acreditando sempre em anonimato. É só observar os comentários no site da globo.com com relação a qualquer assunto. Basta uma única notícia pra ver o quanto muita gente continua preconceituosa e intolerante. Geralmente a maioria dos comentários são totalmente absurdos e sem fundamento. Eu acho é pouco que as identidades dessas pessoas sejam reveladas e que sejam punidas pelas postagens, afinal de contas pessoas sofrem com esses comentários e julgamentos. Ninguém é melhor que ninguém não gente!

  30. Risonete Postado em 24/May/2014 às 13:37

    Sinceramente, indigno-me a cada comentário sarcástico e imbecilizado feito por "gentes" que não se pode chamar de gente...Gostaria de dizer a estas que antes de me receber qualquer adjetivação em relação a minha naturalidade e/ou nacionalidade...EU SOU HUMANA! Virtudes como respeito e amor ao próximo independem de cor, raça ou religião-virtudes as quais as gentes que me refiro aparentam não conhecer. De vocês, eu sinto pena por possuírem sentimentos tão mesquinhos e repugnantes...Pessoas morreram num acidente brutal e ene não nos interessam de que lugar são ou aspectos físicos, mas a dor que suas ausências causam aos seu familiares e outros -deixo aos familiares meus verdadeiros sentimentos. À vocês "gentes" ignorantes, possivelmente ignorados, deixo meu sentimento de desprezo!

  31. Carolina Postado em 24/May/2014 às 14:19

    Eu só tenho pena dessa gente... Nordestina, pernambucana, filha de pernambucano e com muito orgulho!!!

  32. Davi T. Postado em 24/May/2014 às 14:49

    O problema é que como nós sabemos, crime de intolerância no Brasil não é combatido. Eu entendo que não seja, o Estado não tem moral para isso, o país se configura em um apartheid social que mantém o preto, pobre e nordestino em seu lugar através da violência policial, da mídia, do aparato estatal. Mais do que isso, a justiça brasileira não prende aquele que se acha elite, esse perfil "Manhattan connection" babaca que é quem pratica esse tipo de discriminação. No fim das contas, é tudo instrumental, e o defeito que esses caras deram não é discriminar, mas estampar a discriminação. O Brasil era um país melhor, para suas elites, quando racismo "não existia", homofobia "não existia", violência policial era "só pra bandido". A hipocrisia é, afinal, um instrumento de controle social.

  33. leonardo Postado em 24/May/2014 às 15:05

    Seja como for sem melhoramento genético a humanidade vai para a quarta guerra mundial a terceira já foram todas essas daí desde a segunda, já veio outra crise de,29 a 2009, então têm apenas uma bomba nuclear com despertador para se desativar, esssa p o r r a é a bomba demográfica espera um monte de gente ignorante disputando o planeta para ver no que vai dar !! Embora a média da população humana em,idade hoje seja mais velha que no passado e bem menos inocente mentalmente que seus antepassados pelas informações pornôs e conhecimentos da internet o problem é justamente esse, a civilizada Ucrânia fala por si só! !!!!!!!

    • eu daqui Postado em 28/May/2014 às 14:51

      Não entendi a ligação com a Ucrânia !

  34. Eduardo Abreu Postado em 24/May/2014 às 22:49

    Tomara que a JUSTIÇA, tire as vendas e haja com firmeza sobre estas atitudes.... racistas, nojentas, beirando a ideário nazista.... tem que ter punição senão não pára.

  35. Fernando Postado em 25/May/2014 às 01:34

    Se as pessoas não gostam de nordestinos,seria justo que as mesmas procurem outras lindas praias pra passarem férias ou lua de mel.Desejo justiça, contra essas atitudes vindas de corações pobres e podres.

  36. AGEU Vieira Postado em 25/May/2014 às 10:20

    Racismo não tem região geográfica, não há nada que justifique tamanha ignorância. A discriminação está presente em todos os lugares. Sou gaúcho e não sou homossexual. Mas o Brasil faz essa relação e acha normal. E ri. Aí, chamam sulistas de racistas, racistas, etc... Sou gaúcho e não sou racista. Meu pai era negro e minha família condena o racismo. Racismo, homofobia e ignorância não tem nada a ver com regiões. Deveríamos exigir também a investigação de piadas que fazem contra gaúchos. Dai, acredito na Justiça. Minha solidariedade a todo o povo cearense e nordestino.

  37. Simone Santil Postado em 25/May/2014 às 14:04

    Vocês deveriam ter vergonha de ter usado essa gente nobre, forte, disposta a trabalhar, gente corajosa e valente com uma "mão de obra quase escrava", e que servem a vocês até os dias de hoje. Por que desfazer dessa gente que cooperou com o progresso de São Paulo levando nossa farinha gostosa, nosso charque para matar a fome dos paulistas? Paulistas e paulistanos vocês têm mesmo é que dar graças a DEUS por ter tido a ajuda dessas pessoas que saíram de seu lugar de origem para trabalhar, dar o seu sangue para hoje ser tratado sem nenhum respeito a dignidade humana. É lamentável essa postura de alguns idiotas, que desvalorizam a força do trabalho. Concordo plenamente com o meu professor Wagnar Argolo quando diz que vocês precisam estudar.

  38. Luciano Postado em 25/May/2014 às 21:13

    Que Deus de comforto aos corações dos parentes das vitimas pois não é nada facíl.

  39. Daniel Postado em 26/May/2014 às 11:43

    Racismo e xenofobia é um terrível sentimento.

  40. eu daqui Postado em 27/May/2014 às 09:36

    Orgulho também. Além de ser combustível de racismo, xenofobia e ideias de supremacia, o orgulho é atestado de fracasso e de complexo de inferioridade. Por isso prefiro trabalhar minha autoestima e não porcaria de orgulho. Quanto ao acidente que matou nordestinos, estou pouco me lixando se sulidtas e sudestinos vibraram ou choraram. Q

  41. Deisi Postado em 28/May/2014 às 11:27

    Minha indignação é tamanha, que me faltam palavras, para um comentário, prefiro acreditar que essas, pessoas não consigam ser pais ou mães, porque seus filhos, com certeza pensarão da mesma maneira, realmente quanto mais conheço o ser humano mais amo meus cachorros, porque pessoas assim, me dá enjoo.

    • eu daqui Postado em 28/May/2014 às 14:53

      Não por isso, Deisi: as piores pessoas que conheço são pais e mães de família.

  42. Leovigildo Santos Postado em 13/Aug/2014 às 18:06

    Viva o povo Nordestino, todo o respeito e admiração a todos, meus melhores amigos são do Maranhão e tenho grande satisfação e alegria por isso!! "Pra que serve o Nordeste? Pra exportar nordestino E qual é o seu destino? é de cabra da peste De Norte, Sul, Leste, Oeste Na indústria ou construção O diabo amassou o pão E ficou bem amassado Isso é que é mourão voltado Isso é que é voltar mourão Pra que serve a cidade? Pra viver no corre-corre E depois que a gente morre Se acaba toda a vaidade Pra que a necessidade? Pra se mendigar o pão Pra que serve o patrão? Pra dar parte ao delegado Isso é que é mourão voltado Isso é que é voltar mourão Pra que serve o operário? Pra construir edifício Pra que tenha sacrifício Pra ganhar pouco salário Mas quem faz esse inventário? Só pode ser o patrão E quem ganha com a produção O fato está consumado Isso é que é mourão voltado Isso é que é voltar mourão Pra que serve a natureza? Pra criar tudo na terra E pra que serve a guerra? Pra se conquistar grandeza Pra que serve a riqueza? Pra má distribuição Onde está o erro então? Na quantia acumulada Isso é que é mourão voltado Isso é que é voltar mourão..." (Vital Farias)

  43. A. Silveira Postado em 13/Aug/2014 às 21:43

    Como é triste ser pobre de espírito e financeiramente, sou Sergipano e moro em São Paulo ha 24 anos. Adoro morar aqui e adoro meu Sergipe, pois tenho oportunidade de vijar duas a três vezes por ano para lá, mas afirmo aqui que minha terra é o Brasil. As pessoas preconceituosas, são assim porque são infelizes, tem algo de errado, não são felizes como eu. Não adianta nascer em determinada região do Brasil, vc tem que fazer a diferença, não precisa nascer em qualquer região do Brasil para ser melhor. Vc tem que ter a sorte de ter uma família que saiba valorizar e respeitar o seu semelhante. Quem critica qualquer região do Brasil, infelizmente não tem condições financeira para conhecer, podres infelizes que de preconceituoso não tem nada, são pobres e muito deles tão pobres que só posso sentir pena. Saibam de uma coisa, um dia essas pessoas irão perder um enter querido por acidente e irão lembrar dos comentários que fizeram, pois tudo que sobe desce.

  44. José Roberto Postado em 13/Aug/2014 às 22:51

    Que fique gravado para quem quiser ler, eu adoro o Nordeste e os Nordestino. Sua cultura, totalmente particular, em todos os estados. O Nordeste representado por qualquer estado sempre fez bonito no Brasil. Gente inteligente, gente forte, de caráter e personalidade impar. Parece mesmo um outro Brasil. Um Brasil menos afetado, mas natural, mas respeitoso, mais criativo. Parece um Brasil mais ensolarado. O Nordeste é mais engraçado, muito criativo. Por quê discriminar um Cearense, um pernambucano, um Nordestino? De onde tiraram esta inveja? Seria porque a música Nordestina é de longe, de primeira grandeza? Não entendo isto. declaro meu amor pelo Nordeste e por todos os seus estados. cresci ouvindo o Nordeste bradar sua graça. Cresci aprendendo a respeitar ícones Nordestinos, como por exemplo Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Suassuna, e muitos outros. O Nordeste nunca precisou de nosso reconhecimento, nunca precisou de nossa aprovação, porque eles se aprovam e são especiais. deveríamos aprender com eles. Sou mineiro, ou sou sudestino.

  45. Mauro Zara Brondi Postado em 18/Aug/2014 às 19:32

    Graças a Deus houve Justiça suficiente para defender as pessoas de bem. Essas outras pessoas que fazem esse tipo de comentário, sem remorso ou peso na consciência, precisam mais de ajuda do que os parentes das vítimas do acidente de ônibus.